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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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sábado, 27 de novembro de 2010

“PINCHOS” DE ALTOS VOOS: UM SHOW GASTRONÔMICO ESTREOU A CONEXÃO DIRETA ENTRE MILÃO, ITÁLIA E A CIDADE DE BILBAO, ESPANHA.

A ROTA SUPÕE PARA A AGÊNCIA DE VIAGENS DO PAÍS BASCO, BASQUETOUR “UMA OPORTUNIDADE A MAIS PARA APROXIMAR A CIDADE BASCA A UM DOS MERCADOS MAIS IMPORTANTES, O MERCADO ITALIANO.


Fonte: El Diário Vasco


O cardápio estava composto por piruleta de foie (pirulito de foie), empada de morcela de verduras com gelatina de abóbora, torrada de queijo Idiazabal com escamas de panceta (bacon), pasta de tomate, azeite de trufa e pó de fungos e, para finalizar, “floração” de verduras. Não, não se tratava de algum casamento nem mesmo um banquete de pompa, ainda que o resultado fosse um evento às alturas, por onde foi desenvolvido – a nada menos que 9 mil metros-, pela qualidade do serviço e o ambiente agradável que passaram os passageiros, que elaboraram seu próprio aperitivo, como uma bruschetta, em italiano, tapas em espanhol ou pincho, em dialeto basco, brindando até com txakoli, um vinho típico da região de Bilbao.. E tudo isso enquanto voavam entre as cidades de Milão e Bilbao.

Durante uma hora e meia, a cabine de um Airbus A-320 se transformou em um restaurante de altos vôos, em um evento com que a companhia aérea espanhola de baixo-custo Vueling e o Governo Vasco davam as boas-vindas à nova conexão entre Bilbao e a capital da Lombardia. A nova rota direta, de uma hora e 50 minutos de duração e que conta com quatro vôos semanais, “supõe uma oportunidade a mais de aproximar os dois mercados”, conforme afirmou a diretora da Agência Basca do Turismo, Ana Izaguirre.

E o que vendemos aos turistas? Gastronomia. Já diz o slogan “Euskadi, saboréala”. Assim que tanto a Vueling como a Basquetour se propuseram deixar aos passageiros que embarcaram em Milão-Malpensa às 12.50h e chegando a Loiu, Bilbao às 14.40h, “com um ótimo sabor em seus paladares”. Para isso, contaram com a cumplicidade do chefe de cozinha Josean Merino, do restaurante da cidade de Vitória, Marmitaco, e da tripulação, que se apresentou vestida com aventais, com o lema “Basque country to go”. O piloto, de nacionalidade inglesa, saudou aos viajantes pelo alto-falante com um “ongi etorri eta on egin”, ou seja, bem-vindo à todos. E, após alcançar a velocidade de cruzeiro, quando começaram a distribuir uma espécie de “tuppers” com a advertência de que somente poderiam abrir em cima das nuvens, os passageiros já tinham se dado conta de que lá se estava cozinhando algo. Cozinhar, em realidade, não se cozinhou nada, porque as estritas normas de segurança aérea impedem que se leve a fundo em sua totalidade o cardápio que em um principio, havia planejado o chefe Merino e que incluía, por exemplo, o uso de nitrogênio líquido.

VINHO DE TXAKOLI

O enólogo Jose Ramon Calvo, das adegas viscaínas Gorka Izagirre, quebrou o gelo. “Abram a caixa e tirem a taça, porém não observem o resto”. E, de repente, nos trolleys (carrinhos) de comida, invés de cervejas e coca-colas havia o txakoli. Enquanto as comissárias de bordo serviam aos passageiros, Calvo, situado no corredor central, explicou que txakoli não era sinônimo de vinho no dialeto basco, “mas sim é o vinho que é elaborado para o consumo em casa”. Que se elabora a partir da variedade da uva hondarribi-zuri, que cresce na costa basca... E dirigiu uma cata.

Logo, distribuíram o pincho de morcela, que já estava preparado e embrulhado com um formato de lembrança de casamento – incluso com uma etiqueta que dizia “enlace Milão-Bilbao”-, e Merino começou com o espetáculo gastronômico. Cada kit continha uma espécie de instruções e o chefe foi elaborando o pincho, batizado com o nome de “Euskading”, enquanto os passageiros iam preparando a iguaria sem se mexer no assento.

Ingredientes: uma fatia de pão, queijo Idiazabal “preparado na consistência de um creme”, creme de tomate seco concentrado em um mini-tubinho, um copinho com escamas de panceta, um conta-gotas com azeite de trufa e um mini frasco com pó de fungos. O tempo estava bom e não houve turbulências na hora de preparar o pincho, que, na verdade, estava saboroso. O espetáculo gastronômico finalizou com a “Floração”, uma criação que, em 2009 foi reconhecido como o melhor pincho vanguardista da Espanha e de que Merino realizou uma unidade.

EM 2011, EM ROMA

Entre os passageiros, havia um grupo de jornalistas bascos e italianos, estes especializados em gastronomia e viagens, assim como o diretor de marketing da Vueling, Lluís Pons, que se explicou a execução da nova rota, “com a que ampliamos nossa oferta de vôos a Euskadi”, e anunciou que a empresa espanhola de baixo custo, tem a intenção de iniciar, a princípios de 2011, uma nova conexão direta com Itália, mas neste caso com Roma.

A conexão direta com Milão que se inaugurou desde Bilbao (e que desapareceu há algum um tempo pelos problemas econômicos enfrentados pela empresa Alitalia), opera as segundas, quartas, sextas e domingos. Às saídas de Loiu-Bilbao a Malpensa é às 10.20 horas, com chegada às 12.10 horas; e o vôo Milão-Bilbao parte da capital financeira e econômica da Itália às 12.50 horas. Ana Izaguirre também destacou que esta nova conexão “supõe um avanço também nas relações comerciais entre os dois países.

 
22.000 TURISTAS ITALIANOS NO VERÃO

Um total de 21.889 turistas italianos visitou Euskadi entre julho e setembro, o que supõe um 15,7% mais de que no mesmo período de 2009, no que se contabilizaram 18.916 visitantes procedentes deste país europeu, segundo dados que comanda Basquetour. Sua diretora, Ana Izaguirre, firmou que “Itália é um país com o que já estamos trabalhando com resultados extraordinários e sublinhou que o objetivo é que siga crescendo estes números e que os italianos “venham e conheçam o país basco” porque dispõe de atrativos turísticos “maravilhosos que deve ser desfrutado e experimentado”.

“Entre eles destacou a “excelente” gastronomia, que deve ser acompanhada, valorizada, porque é uma referência a nível mundial”. E afirmou que a cidade de San Sebastian “é o lugar do mundo com maior número de estrelas Michelin em proporção aos seus habitantes”.

À espera do balanço turístico de outubro, Izaguirre recordou os números recordes de entrada de viajantes que registrou Euskadi neste último verão e os 1.719.595 viajantes contabilizados entre janeiro e setembro, um 13,1% mais que no mesmo período de 2009.

PUBLICADO POR ANE URDANGARIN para o jornal El Diário Vasco, de 04 de novembro de 2010. Interpretado por Luis Blanco-Núñez


INFORMAÇÕES E REFERÊNCIAS:

BASQUETOUR: Agência de turismo do governo Vasco: http://www.basquetour.net/home.html

VUELING: Empresa aérea espanhola de baixo custo: http://www.vueling.com/

PINCHOS: Saiba mais sobre esse aperitivo espanhol:
http://www.publispain.com/recetas/pinchos/

EL DIÁRIO VASCO: http://www.diariovasco.com/



Confira abaixo o vídeo sobre o evento:



domingo, 21 de novembro de 2010

AVIAÇÃO - NOVIDADE: ESTÁ NA MODA DE VOAR DE BARCELONA A SÃO PAULO...

A crescente economia brasileira impulsa os vôos diretos desde a cidade espanhola de Barcelona. De momento já há dois anunciados, que poderão ser três.


No momento em que o setor aeronáutico começa a ver uma saída da crise, todas as empresas aéreas tentam inaugurar novas linhas e oportunidades de negócios que haviam sido separadas em meio à recessão econômica. Uma, das mais claras, utilizando números de passageiros no exercício de 2008, é um vôo direto de Barcelona à capital industrial e de negócios do Brasil, São Paulo.

A crescente economia brasileira, o aumento de relações comerciais entre a Catalunha e sua área de influencia desde o ponto de vista aeroportuário e, pura e simplesmente, os dados de pessoas que saem do aeroporto de Barcelona, El Prat e chegam a São Paulo, fazendo escala em outros destinos europeus, demonstravam que a aposta por um vôo direto entre as duas cidades seria muito certa.

Neste tema, a concorrência entre as empresas aéreas tem-se jogado finalmente a favor da cidade de Barcelona. As tentativas e negociações da empresa espanhola Spanair para conseguir essas autorizações para a realização dos vôos, que duraram mais de nove meses, despertaram o apetite da outra empresa espanhola, a Iberia, pelo mesmo prato. Ou, segundo algumas fontes do setor, na Iberia acenderam-se as luzes vermelhas ante a tentativa do aeroporto de Barcelona de estabelecer cada vez mais vôos diretos com a América Latina, o que faz até pouco tempo era quase uma exclusividade do aeroporto da cidade de Madrid, o Barajas e do aeroporto de Portela, na cidade de Lisboa, em Portugal para a maioria dos passageiros em direção a estes destinos.

Seja pela razão que seja. São Paulo está na moda. A Spanair, em vôo compartilhado com a Singapore Airlines, as duas empresas membros da Star Alliance, operarão três freqüências semanais da rota Singapura-Barcelona-São Paulo a partir do mês de março de 2011.

Em poucas semanas, a Iberia anunciou que também conectará diretamente a capital da Catalunha com São Paulo, a partir do dia 28 de março. Até agora o realizava com vôos que fazia uma parada em Madrid antes de cruzar o Atlântico. Curiosamente ou não, as três freqüências semanais que oferecerá Iberia (as segundas, sextas e sábados em ambas as direções) coincidem com as que oferecerão a Spanair com a Singapore Airlines.

A estes dois vôos protagonizados por companhias espanholas pode-se somar em breve uma terceira oferta, neste caso, operada pela empresa aérea brasileira TAM. Enquanto que algumas fontes relacionadas com as negociações com as autoridades aeroportuárias dão praticamente por realizada esta terceira conexão, a companhia ilude em dar uma resposta oficial.

Com estatísticas de 2008 (mais confiáveis que os de 2009, o ponto mais baixo na crise de vôos) o tráfego aéreo indireto entre Barcelona e São Paulo captou 143.775 passageiros. Os especialistas citam em 40000 passageiros anuais o limite que se considera suficiente para estudar a viabilidade de uma rota.

O comitê de desenvolvimento de rotas aéreas de Barcelona comemorou as novas conexões com São Paulo e destacou que podem ter efeitos muito positivos para unir os tráfegos de países emergentes da América do Sul com o continente asiático ante a impossibilidade técnica dos aviões de realizar vôos diretos entre eles, o que situa a cidade de Barcelona como “cidade ideal para realizar escala e converter-se em um ponto de enlace entre os dois continentes.”

FONTE: Jornal “EL PERIÓDICO”, de 16 de novembro de 2010.

A Singapore Airlines operará a rota Barcelona-São Paulo com o Boeing 777-300.

Serviço da classe Business da Singapore Airlines.

Serviço de jantar - entrada - da Singapore Airlines.

Japanese Meal ofertado pela Singapore Airlines em suas rotas para o Japão.

A Iberia operará a rota Barcelona - São Paulo com os Airbus A340-300.


Serviço de almoço/jantar - entrada da classe Business Plus da Iberia.
Novas "necessaires" e edredons para a Business Plus da Iberia.