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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como as empresas aéreas podem utilizar o patrimônio para adicionar histórias para a experiência de viajar de seus clientes...

Na recente feira  "Aircraft Interiors Expo" que traz novidades sobre interiores e design de aeronaves, realizada na cidade de Hamburgo, na Alemanha, o site de marcas airlinetrends.com apresentou um trabalho mostrando a forma de como as principais tendências do luxo atualmente, chamada de "Heritage Luxury", pode ser uma fonte de inspiração para as companhias aéreas no desenvolvimento de novos produtos e serviços.



 
Patrimônio de luxo 
O luxo sofreu uma mudança significativa nos últimos anos. Na primeira década do novo milênio, o aumento constante de rendimentos disponíveis trouxeram bens de luxo ao alcance das classes médias. Como parte dessa "democratização do luxo" as tendências, as marcas de primeira linha, também introduziram versões mais acessíveis de seus projetos. No entanto, como resultado da crise financeira e seus efeitos sobre a economia mundial global, os consumidores nos últimos anos foram retornando aos estilos básicos, mesmo aqueles que relativamente foram protegidos dos efeitos da recessão. Os consumidores de hoje são mais reflexivos e após uma década do 'fast forward', eles estão à procura de um consumo mais autêntico e significativo. Robert Polet, diretor da marca Gucci, resume que o consumidor de luxo dos dias atuais procuram ítens mais discretos, compras de temporada, e não estão interessados ​​em artigos que podem sair de moda a qualquer momento.

Fábrica da Gucci, ano de 1953.

Mesmo em economias em rápido crescimento como o Brasil e a China, os consumidores procuram cada vez mais bens o os façam voltar ao passado, conforme comentário de um analista: "A China está mudando tão rápido e não há nenhum ponto de referência para os consumidores. Eles produzem novas marcas, mas não tem história alguma, e há marcas ocidentais que possuem histórias, porém é difícil que eles se identifiquem.

Storytelling...

Portanto, o que a tendência, "storytelling" ou a "herança do luxo" significa para o setor aéreo?

Os clientes adoram aprender sobre a história que está por detrás do produto, pois é algo que faz sua viagem mais emocionante e inesquecível, seja de alimentos locais e/ou sazonais que são servidos a bordo com guias, cardápios, informativos sobre tal produto, tal prato, tal bebida, ou ao vivo, através de comentários de tripulantes das empresas aéreas que comentam sobre os tais produtos, que podem ser das cidades que estes foram criados, ou ainda sugestões do público em geral que façam co-criar kits de amenidades, que traz ou refliatam um "ar retrô".

A sazonalidade traz qualidade no serviço das empresas aéreas...E histórias...


Como a indústria da aviação sempre capturou a imaginação e a criatividade das pessoas, as companhias aéreas podem incorporar na história da aviação. assuntos históricos para que se tenha uma curiosa experiência de viagem. As companhias tradicionais em particular, podem se beneficiar de sua história para se destacar contra o barato e "alegre" low-cost de muitas empresas. Um exemplo simples é a pintura das aeronaves em esquemas "retrô" - como parte de aniversário de , 50, 75 ou 90 anos. No entanto, um número de companhias aéreas foram além disso, criando uma experiência à bordo de luxo inspirado nas heranças.

Imagem retrô que a Air Lingus está adotando.

A Air Lingus é a empresa aérea de bandeira irlandesa, membro da One World.


O avião também foi recriado com os "ares retrô".



A nova Primeira Classe da British Airways

Como vimos em reportagens anteriores do blog, mostramos que, no início de 2010, a British Airways lançou sua nova cabine da First Class.


Design da bolsa oferecida pela BA aos seus clientes da First.

Ao invés de se juntar a outras companhias aéreas em sua extravagância a bordo, tais como bares a bordo, chuveiros e cabines privadas, a British Airways procurou criar um ar de luxo discreto lembrando a calma britânica. Remontando à década de 1920, o design da BA First Class é inspirado nas clássicas marcas de carros de luxo como a Aston Martin e o Jaguar, e o uso proeminente de couro de qualidade e das persianas eletrônicas, acrescentam um toque de luxo clássico.


Poltronas da 'First' com persianas.
 
 
Os clientes da Primeira Classe recebem uma tradicional bolsa estilo "Gladstone", desenhado por  Anya Hindmarch embelezado com o brazão original das armas da companhia aérea "To fly, to serve". A primeira gama de produtos localizados dentro das necessaires foram adquiridos na loja St. James, baseado na farmácia de 200 anos quje está localizada em Londres ou mesmo a Dr. Harris, que fornecem amenidades aos membros da família real britânica por mais de 80 anos.

Necessaire completa oferecida aos clientes da First.


Virgin Atlantic e Porter Airlines: voltadas ao "Jet set-chic"

As boutiques à bordo nas companhias aéreas, como a Virgin Atlantic Airlines, e Porter Airlines apostam no "glamour" das viagens aéreas, lembrando a falida PanAm.


Boeing 707 da Pan American no aeroporto Kennedy, em Nova Iorque.

Por exemplo, a elegante sala vip da Virgin Atlantic em Londres, chamada de Heathrow Clubhouse foi projetada para que os clientes se sentam como em um clube para membros "vintage" com áreas voltadas aos anos 70, como as cadeiras 'Eames', que foi ícone de fabricação destas, jogos de vídeo ou fliperama "retro-arcade" e um telão widescreen inspiradas nos mini-cinemas dos anos 60.


Sala vip da Virgin Airlines no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Poltrona clássica da marca Eames.


Bar retrô da sala vip da Virgin Atlantic, em Londres.

Em uma aposta similar, a Porter Airlines, com sede em Toronto, no Canadá, recriou o glamour dos anos 50 em uma época da redução de custos, em seus serviços à bordo. Desenhado por Tyler Brûle (famoso da Wallpaper- publicação sobre arte, arquitetura, design, moda, estilo de vida, tecnologia e carros, e da Monocle, que é uma publicação global que cobre assuntos internacionais, de negócios, cultura e design.); O slogan da Porter Airlines é o slogan é o “Flying refined” e todo o visual e a sensação da companhia aérea é o retrô elegante, com comissários de bordo vestindo elegantes uniformes na cor azul marinho e utilizam aeronaves turboélice com todos os assentos de couro.


Uniforme ao estilo "vintage" da canadense Porter Airlines.



Kit de amenidades da Austrian Airlines


Kit oferecido pela Austrian Airlines.

A nova Business Class da empresa austríaca oferece um kit de amenidades, onde é
apresentado oito imagens históricas diferentes em preto e branco, que mostram caminhadas em montanhas austríacas e algumas cenas de esqui no início de 1900. Esse kit projetado pela Formia, é feito de feltro (chamado de Loden, na Áustria), em homenagem às roupas tradicionais austríacas e chapéus feitos de feltro, como o típico "Steirer Anzug". O kit também contém cosméticos da marca eco-austríaca Alpienne.


KLM Delft Blue


A KLM acaba de lançar uma campanha de mídia social que convida os usuários do Facebook para converter sua foto do perfil em um azulejo Delft Blue holandês e adicionar uma mensagem inspiradora. Quatro mil dos mais inspiradores azulejos Delft Blue
serão desenhados na fuselagem de um Boeing 777-200 KLM.


Porcelanatos premiados pintados na fuselagem de um B777 da KLM.

Os azulejos Delft azuis são parte da tradição holandesa. Os porcelanatos foram decorados com cenas tipicamente holandesas, como moinhos de vento ou barcos de pesca, e eram comumente descritos por algumas palavras de sabedoria. Por quase 60 anos, a KLM também foi distribuindo pequenas réplicas desta cerâmica Delft Blue das casas holandesas históricas para os clientes que viajassem em sua Business Class.

Os pins da Delta Air Lines

Esquemas dos pins de ouro e de prata oferecidos aos clientes mirins da Delta.

Em 1958, os pins para as crianças, fizeram sua estréia na Delta Air Lines. Os meninos recebiam pins de "piloto júnior" enquanto para as meninas eram entregues pins de "aeromoça júnior". Os pins tornou-se uma parte icónica do serviço da Delta, mas a companhia aérea deixou de oferecê-las, como parte das medidas de corte dos custos. No final de 2010, a Delta decidiu trazer estes pins de volta e, agora, estes são apresentados em duas variedades: um Pin de ouro, que são recebidos pelos "Delta young flyers" por um piloto e um pin de prata que será oferecido a eles por Comissários de Bordo.  Um primeiro-oficial de vôo da Delta comentou: "Eu fui distribuindo os pins de ouro durante algumas semanas e a resposta tem sido incrível! Eu acho que os pais ficam tão animados ao recebê-los quanto as crianças."


Pins oferecidos aos meninos pelos pilotos da Delta, nos tempos de "glamour" da aviação.


Pins oferecidos as meninas pelos comissárias da Delta, antigamente.


Voltam-se à oferecer os pins às crianças que voem na Delta Air Lines.



A Japan Airlines retorna ao básico...


Variação dos logotipos da JAL no decorrer do tempo.

O logotipo da Japan Airlines, o Tsurumaru foi introduzido na década de 1950, enfeitando as caudas da frota da JAL, durante o seu período de crescimento rápido. No início de abril de 2011, Japan Airlines reviveu seu tradicional logotipo para marcar o seu relançamento, após quase três anos sob em bancarrota, inclusive suspendendo seus serviços para São Paulo, trazendo saudades. O presidente da JAL, Masaru Onishi, afirmou que o logotipo foi adotado com a determinação de voltar ao básico, quando tiveram o espírito do desafio de reerguer a empresa: "Queremos criar uma JAL regenerada", disse Onishi.

Bolsa 'vintage' da JAL oferecida aos clientes nos primordios da aviação.


Novo esquema de pintura da JAL, voltando às suas origens.


Fonte da reportagem: Site www.airlinetrends.com e interpretado pro Luis Blanco. As fotos são de propriedade das empresas citadas.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

La Première da Air France: Atenção aos modernos detalhes com refinamento à francesa.



O serviço de La Première da Air France redefine as novas tendências de luxo para satisfazer aos seus clientes, quem preza aos detalhes. A partir do momento em que chegam ao aeroporto, ter a bagagem recepcionada com todo o cuidado, até a recepção personalizada pela tripulação a bordo da aeronave, os clientes se beneficiam da assistência personalizada durante toda a viagem, tornando sua experiência em um momento puro de bem-estar e conforto.


Os clientes recebem um atendimento personalizado em todas as fases da viagem.

A equipe de cerca de 1.500 técnicos e todo o pessoal de cabine especialmente selecionado de um total de 15.000 comissários de bordo são atenciosos, discretos e constantemente sintonizados com as necessidades de seus clientes. Na maioria das aeronaves da Air France, a primeira classe é composta por duas comissárias de bordo para atender às necessidades de seus clientes durante todo o vôo.

Para garantir que os clientes da La Première possam saborear uma bela experiência gastronômica que personifica o prazer e elegância durante toda a viagem, a Air France continua a sua tradição de incorporar a arte de viver "à la française", em que aos clientes internacionais da La Première são particularmente interessados.


 
Disponíveis em vôos para mais de 28 destinos atendidos pelo Airbus A380 ou pelo Boeing 777, La Première propõe um menu original elaborado por três dos maiores chefs da França, com pratos servidos em uma coleção de utensílios de mesa refinados e panos de linhos.

 
A sala-vip da La Première é um verdadeiro refúgio de paz no coração de Paris-Charles de Gaulle.





Serviços personalizados e exclusivos a partir da chegada ao aeroporto...

Em Paris-Charles de Gaulle no terminal 2, a Air France oferece aos clientes La Première, um serviço personalizado e exclusivo em cada etapa de sua viagem.

Independentemente do seu destino e terminal de embarque, os passageiros que viajam em La Première se benefíciam a partir de um ponto de encontro único no terminal 2E, saída 12, são acompanhados individualmente ao salão e podem desfrutar de uma passagem rápida e privilegiada no do aeroporto.


Eles estão reunidos em frente ao terminal por um porteiro que toma conta da sua bagagem antes de acompanhá-los para o salão de check-in, cujo design combina esteticamente com o aço e materiais preciosos. Funcionários especializados auxiliam seus clientes com todas as formalidades do check-in e despacho de bagagens enquando os clientes podem disfrutar de um assento cómodo e de uma bebida de boas-vindas. Os clientes da La Première podem ter um acompanhante (colega de trabalho, por exemplo, etc) até ao pé do avião, mesmo que o acompanhante não esteja viajando na cabine La Première.

Em seguida, os clientes são acompanhados ao salão La Première, beneficiando-se de um rápido e privilegiadofast-track”, que são postos expressos de checagem de segurança da imigração. O procedimento de check-in leva apenas alguns minutos desde a chegada do passageiro ao terminal.


 
... Para a sala vip da La Première...

Os clientes da La Première poderão acessar a esta "casa longe de casa” projetada pelo arquiteto francês Didier Lefort, que abrange mais de 1.000 metros quadrados através de uma sala circular, com uma iluminação suave na cor vermelha, e decorada com obras de arte contemporâneas a partir da Galeria de Jérôme Noirmont. Obras de artistas de renome internacional, tais como Jeff Koons, Keith Haring e David Mach já foram exibidos neste espaço.
 


Antes de chegar ao aeroporto, os clientes de La Première poderão reservar uma mesa e seu cardápio favorito do restaurante da sala vip usando a eficiente “hotline” da classe La Première. Os clientes poderão saborear uma cozinha gastronómica criada especialmente para a Air France pelo renomado chef Alain Ducasse, servido por garçons de uniforme branco com detalhes em ouro, similar aos uniformes usados ​​pelos comissários na década de 1950. O cardápio de vinhos e dos Champagnes incluem alguns dos melhores vinhos da adega da Air France, além de comtemplar com uma seleção de mais de dez águas minerais disponíveis aos seus clientes.
No bar da sala vip, os clientes podem solicitar ao barman que preparem a sua bebida preferida em uma lista de cocktails disponíveis.
 


Relaxe antes de embarcar em um longo vôo...

 
O salão também possui um centro de relaxamento, com o parceiro Biologique Recherche. Uma oferta exclusiva de tratamentos personalizados de saúde e beleza estão disponíveis, incluindo os cuidados faciais, cuidados com o corpo e os programas de massagem que foram especialmente projetados para atender as necessidades dos freqüentes viajantes. Existe um menú com vários tratamentos como cuidados com a pele que duram entre 20 minutos e duas horas, disponíveis aos seus clientes de La Premiere. Os tratamentos são gratuitos nos primeiros 30 minutos.


 
Após um banho refrescante, os clientes podem reclinar em uma das "chaises longues", e relaxar com uma decoração de inspiração zen, com um jogo de luz e sombra no teto. Cada banheiro situa-se dentro de pequenos espaços forrados com detalhes em couro e iluminadas por bolas de vidro. Existem penteadeiras contendo produtos da Biologique Recherche à disposição de seus clientes.


 
E se for trabalhar ou resolver assuntos urgentes...

A sala vip está equipada inteiramente com acesso Wi-Fi gratuito, em parceria com a Orange. Espaços privados estão projetado em linhas orgânicas, equipados com estações de trabalho individuais permitindo que seus clientes possam realizar negócios confidenciais em um ambiente silencioso. Os clientes também vão apreciar a paz e o sossego da área compondo por um pátio com banquetas.

 
A biblioteca da sala vip dispõe de uma vasta seleção de livros, jornais e revistas. Os clientes também poderão disfrutar de um serviço conveniente de "personal shopping" sem sair do salão La Première. O cliente poderá escolher uma gama de produtos do duty-free em catálogos que inclui itens exclusivos para os clientes La Première.

...antes de embarcar no avião...

Para que os clientes possam embarcar de uma forma serena e discreta, a equipe do sala vip os informa sua partida para que eles não precisem ficar sempre de olho no relógio. Eles são acompanhados pessoalmente no elevador privado da sala vip e transportados em um dos carros de prestígio fornecidos pelos parceiros Sixt e Infiniti. Estes carros levam os clientes ao pé da aeronave. Os clientes da La Première são apresentados à tripulação apenas alguns minutos antes das portas do avião fecharem.

Na chegada em Paris, os clientes La Première são acompanhados à sala de desembarque, onde sua bagagem é a primeira a desembarcar. Os clientes que pretenderem refrescar-se ou ter suas roupas passadas são acompanhados por uma equipe La Première para a sala de desembarque, localizada no terminal 2C do aeroporto parisiense.

Serviços dedicados em todo o mundo...

Os clientes La premiere que estiverem em conexão no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle é recebido por um agente, fora da porta da aeronave e é acompanhado ao salão La Première da Air France, sendo a única companhia aérea a oferecer este serviço.

Nos voos de partida, de conexão ou chegando em outros aeroportos, o pessoal da Air France dá as  boas-vindas e acompanham os clientes, oferecendo-lhes serviços excepcionais da classe La Première. Estes serviços já estão disponíveis em Bordeaux, Nice, Singapura e Hong Kong, e na partida, nos aeroportos de Nova York e Los Angeles. Eles estão sendo progressivamente introduzidos em um número crescente de aeroportos.

Além disso, os clientes poderão se beneficiar de um dedicado serviço nos aeroporto, juntam ente com as companhias aéreas parceiras como a sala vip em Singapura (na sala vip da JetQuay), em Hong Kong (Traveler´s lounge) ou em Los Angeles (na sala vip da Air New Zealand).

 
Uma área dedicada aos clientes La Première também está disponível no Air France Business Lounge, no aeroporto de Washington.


O melhor conforto a bordo...

Os clientes La Première são acomodados em um assento de 2 metros que se transforma em uma cama posicionada em um ângulo de modo a dar-lhes acesso direto ao corredor, assegurando aos clientes desfrutar de uma boa noite. confortável cama tem um colchão adicional com um edredon, um cobertor de pura lã Merino, um colchão "boudoir", um travesseiro de penas anti-alérgico com uma fronha de algodão bordado e ornamentado.


Além de uma mesinha de largura, o assento possuí um número de funções discretamente integrados: massagem nas costas, uma tela de vídeo interativo, vídeo sob demanda, uma tomada elétrica para PC, um telefone individual, iluminação suave e uma luz individual de fibra de leitura óptica.

Em frente ao assento,um banco (divã) com um espaço de armazenamento incorporado disponível, permitindo que o cliente possa convidar um colega de trabalho ou um companheiro de viagem em seu espaço privado.

Para um maior conforto na viagem, os clientes La Première são presenteados com um pijama com o cavalo-marinho bordado, um saco porta-sapatos, chinelos e um kit de amenidades que inclui cinco produtos da Clarins para a pele, kits estes masculinos ou femininos, uma máscara de olho relaxante e artigos de higiene pessoal.

Desde este mês de dezembro, os clientes La Premiere da Air France serão capazes de descobrir uma nova gama exclusiva de produtos de beleza com elegantes e sutis fragrâncias, em linha com a imagem da Air France, chamado «Les notas de Lanvin».
A Air France escolheu a famosa marca francesa para oferecer aos seus clientes La Première os novos produtos de beleza da Lanvin em seus kits de amenidades, bem como nos "box sets", caixas oferecidas no cabine do Airbus A380.
 
Mudanças na nova cabine do Airbus A380 da Air France

Em frente da cabine La Première, encontra-se um espaço privado e exclusivo que permite aos clientes refrescar, trocar seus ternos, relaxar  antes de dormir ou mesmo se preparar antes da chegada.

 

Estas mudanças nas áreas privadas da cabine, traz uma iluminação natural através de uma janela, e dois armários em frente a uma penteadeira e com um banco de couro.

La Première, uma experiência genuína de jantar gourmet

O serviço de refeições a bordo se torna uma ocasião de relax e de mimos para os clientes da La Première. Os clientes La Première podem organizar suas refeições como desejarem, com total liberdade para selecionar os pratos que sejam mais convenientes para o seu momento. A Air France cultiva esta "fina arte francesa de entretenimento" nos mínimos detalhes, tanto em termos da qualidade gastronômica, bem como na escolha dos elegantes utensílios de mesa e linhos.


 
Serviço impecável e atenção aos detalhes...
 

A presença discreta, um serviço impecável e o estilo pessoal irrepreensível fazem das equipes da La Première, os embaixadores ideais, dedicados na exclusivamente na arte francesa de viver, igualmente aos grandes hotéis de luxo pelo mundo afora. Os pratos principais são elegantemente apresentados e servidos pela tripulação, tendo a "hospitalidade" às alturas igualmente como faz um maître d'hôtel em um restaurante fino.


Gastronomia em sintonia com o gosto do século 21
 
A Air France redesenhou seu serviço e cardápios juntamente com grandes ícones da gastronomia francesa da atualidade.




Para atender a esse nível de perfeição, a Air France apelou ao "estúdio culinário do catering Servair", supervisionada por Joël Robuchon, "o chef mais estrelado" do mundo em 2009, ao lado de Guy Martin, chef com as estrelas Michelin do Véfour Grand em Paris, e Jacques Le Divellec, consultor de culinária da Servair. Juntos, eles ajudaram a planejar as refeições servidas nas decolagens de Paris, selecionando cuidadosamente os produtos e receitas que compõem o menu de La Première.

Estes novos e espetaculares cardápios mostram produtos de qualidade, o melhor em vinhos franceses, e um respeito inflexível para os produtos sazonais e para os sabores sutis.
A Air France surpreende aos seus clientes, associando modernas tendências culinárias, como por exemplo, spicy papaya dumplings, ou mesmo os grandes clássicos franceses, como o emblemático e natural patê de fígado de pato.


Como todos os outros pratos, os aperitivos são apresentadas em pratos de porcelana especialmente concebido para La Première. Em seguida, são servidos como exemplo na entrada os sutis e elegantes espargos brancos em vinagrete de Ravigote ou os camarões remoulade da Baía de Dublin com aipo e maçã verde.



Antes do prato principal, além das entradas, é servida uma sopa tradicional francesa, senda uma nova característica do cardápio La Première.

Entre os pratos principais, destaca-se um saboroso "lombo frito com beringela e abacate, em molho de tomate temperado com pimenta Szechuan" ou "lagosta com molho de coral servido com penne com molho de milho doce".



Nos voos saindo de Paris, é servida uma variedade de sobremesas e doces criados pela famosa pastelaria Lenôtre.



Deleitar os olhos é tão importante quanto deleitar os outros sentidos, onde cada detalhe é importante:

• Os pães são servidos crocantes e quentes em uma cesta de metal trabalhada;
• Há uma seleção de variados quentos, moles e duros, bem como queijo azul (blue cheese), são servidos em placas de ardósia. A tripulação corta e serve o queijo conforme o pedido do cliente.
As saladas são sazonais, servidas frescas.
• São servidos deliciosos sorvetes de frutas frescas aos clientes.

Um serviço de refeições adaptado à cronobiologia dos clientes...
  Pelo menos dois serviços de refeições são oferecidos, adaptado à cronobiologia dos clientes: a primeira corresponde ao tempo da partida e o segundo ajuda a que o cliente se adapte ao destino, enquanto ainda está acostumado ao ciclo anterior.

 • Um bar permanece aberto durante todo o vôo para que os clientes possam desfrutar de uma bebida refrescante em qualquer momento. Para vôos com duração acima de 10 horas e meia, um buffet também está disponível durante o vôo.



 • No Airbus A380, os clientes da La Première têm acesso exclusivo a um bar que oferece opções de buffet e as melhores safras da adega Air France, que fornece um espaço ideal para uma bebida ou uma refeição rápida e leve, bem como conversar, não perturbando os outros clientes.



Utensílios de mesa contemporâneos e sofisticados...
Porque a observação é uma preliminar muito importante para desfrutar, a Air France redesenhou completamente sua mesa, copos e acessórios com exclusividade para a classe La Première, em perfeita harmonia com a cozinha requintada que é oferecida à bordo.

Como resultado, o molho é servido separadamente em uma molheira, a sopa em uma sopeira, os pães em uma cesta especial, as frutas e os queijos são servidos em uma placa de ardósia, completam a gama de produtos franceses oferecidos.

Os pratos contemporâneos são de porcelana branca com uma faixa fina na cor bege. O novo design uma impressão de leveza e simplicidade em perfeita harmonia com o universo das viagens aéreas.

Na La Première, as toalhas de mesa brancas são demarcados por openwork, e montadas com guardanapos havendo uma perfeita combinação. Um prato grande, foi introduzida com uma faixa fina na cor bege e o cavalo-marinho emblemático, símbolo da Air France.


O conjunto de talheres também enfeita a mesa, que consiste em seis peças delicadamente acomodadas dentro do guardanapo fechado por uma "gravata" vermelha.

Os cardápios similares aos maiores restaurantes de fina categoria dão um toque de estilo e requinte à refeição. A lista de vinhos é composta por Olivier Poussierconsultor de vinhos da Air France, que inclui o nome e descrição completa de cada safra servido a bordo.


"Estúdio de culinária" Servair da Air France: três famosos chefs estrelados...

Três dos maiores nomes da gastronomia francesa, Joël Robuchon (Presidente), Guy Martin e Jacques Le Divellec são os assessores Michelin para a Air France, que participam do  "Studio Culinary Servair".




Um lugar único da criatividade culinária, o Studio Culinary pretende ser um laboratório de inovação de alimentos e idéias para melhorar os padrões e desenvolver gama de produtos que se pode oferecer nos voos. Mais do que nunca, esta equipe de especialistas garante que se produzam e se utilizem apenas alimentos sazonais de qualidade impecável, garantindo a autenticidade dos sabores e harmonia das refeições e vinhos servidos.


A adega La Première da Air France: uma seleção das maiores safras...

Desde 2005, Olivier Poussier, o "sommelier" pessoal da Air France, foi selecionando os melhores e mais variados vinhos das regiões produtoras de vinho da França, para a lista de vinhos da classe La Première.



Os vinhos escolhidos são jovens e encorpados, mais adequados às restrições específicas para uma cabine do avião durante o vôo: o ar seco no interior da aeronave e a cabine pressurizada causam uma menor sensibilidade ao sabor, como já verificamos em matérias anteriores de nosso blog.

Particularmente, Olivier Poussier favorece os vinhos com características de degustação que sejam relativamente semelhantes.

O vinhos velhos, conhecidos como "Vintages", que exigem prévia decantação foram deliberadamente excluídos, de modo a limitar a presença de sedimentos que, apesar de ser normal, conforme a idade destes vinhos, não é compatível com as condições das viagens aéreas.


Taças de degustação especialmente concebidos...

Para melhorar sua experiência de degustação de vinhos, os clientes da La Première podem provar os vinhos da adega da Air France em genuínas taças de vinho. Estas taças especiais foram criadas para a Air France com a ajuda de Olivier Poussier, concebidos ao longo das linhas dos taças utilizadas pelos profissionais da enologia.


Perfeitamente adequados para a degustação de vinhos, bem como às restrições do serviço de bordo, a taça de degustação sem haste e levemente curvada intensifica o perfume e suaviza os taninos. Devido à grande superfície de oxigenação, o que permite que o vinho respire, os aromas assumem sua plena dimensão. Para acompanhar esta taça dedicado ao vinho e ao champanhe, dois outros foram desenvolvidos:

. um copo de video maior para águas e bebidas não-alcoólicas;
. um copo de vidro menor para os licores.


A Air France oferece aos seus clientes residentes na França a oportunidade de comprar on-line a partir de uma seleção de vinhos que compõem a sua adega. Um número de vintages, alguns dos quais ganharam prêmios, estão disponíveis em quantidades limitadas para os compradores via on-line no site http://eshopping. airfrance.fr.



Antes e depois da viagem: serviços de terra exclusivos para os clientes La Première...

Uma dedicada "hotline" para clientes La Première: Um serviço dedicado aos clientes da classe La Première estão disponíveis 24/7 para todas as questões relacionadas com a reserva e compra de bilhetes.

Serviço de Atendimento personalizado ao cliente: Em caso de irregularidades operacionais ou incidências, a Air France contata os clientes diretamente com eficiência, para oferecer-lhes soluções alternativas o mais rápido possível.

Car Service Executive: No aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e na maioria dos destinos que oferecem a classe La Première, é oeferecido um serviço exclusivo de limusines para os clientes que desejam ir do aeroporto ao centro da cidade (um serviço para os clientes da classe La Première que deve ser previamente reservado).



Milhas Flying Blue válida para toda a vida: Viajar na cabine La Première permite que seus clientes possam ganhar milhas do programa Flying Blue mais rápido. Por exemplo, uma viagem de Paris à Pequim na classe La Première contabiliza-lhes um mínimo de 30.000 milhas, o que corresponde a uma ida e volta no trecho Paris-Moscow.

Flying Blue, criado pela Air France-KLM, é também o programa dos clientes frequentes das companhias aéreas parceiras, a Calin Air, a Air Europa, a Kenya Airways e a Tarom Airways.


Flying Blue oferece aos seus 19 milhões de membros, inúmeras possibilidades para ganhar milhas com mais de 130 companhias aéreas e parceiros não-aéreos.

Ao contrário dos outros programas de clientes frequentes, a Flying Blue oferece um prêmio que são milhas válidas para toda a vida, enquanto os clientes viajem pelo menos uma vez a cada 20 meses, com AIR FRANCE-KLM, as companhias aéreas parceiras ou com uma das companhias aéreas da aliança SkyTeam.


Alguns números da La Première da Air France...

 • 28 destinos servidos durante o verão de 2011:


- América do Norte: Atlanta - Houston - Los Angeles - Montreal - New York JFK - Papeete - Washington;
- América do Sul: Buenos Aires - México - São Paulo;
- Ásia: Hong Kong - Pequim - Seul - Xangai - Singapura - Tóquio;
- África: Abidjan - Dakar - Douala - Johannesburg - Lagos - Libreville - Luanda - Porto
Harcourt - Yaoundé;
- Médio Oriente: Beirute - Dubai - Cairo.

  41 aviões equipados com a cabine La Première.

 • 9 lugares no Airbus A380, 8 lugares no Boeing 777-300 e 4 lugares no Boeing
777-200.


Cerca de 50% dos clientes são de origem francesa e americana (Estados Unidos).

Uma concessão de 3 itens de bagagem despachadas, cada uma pesando no máximo de 32 kg (mais um item adicional pesando 32 kg para o Flying Blue Elite e Plus Elite, e os clientes da Skippers da SkyTeam).


Fonte da pesquisa realizada: Créditos e fotos da Air France.