Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Editorial: Ajuste de currículos nos cursos técnicos e superiores de gastronomia e nutrição.


Hoje o blog "gosto nas alturas" quer conversar com os gestores, coordenadores e docentes de nossas instituições de ensino que ministram cursos de gastronomia e nutrição: este assunto é apenas um esboço do que poderá ser aplicado futuramente em estes cursos.

Atualmente, os cursos técnicos e superiores de gastronomia e de nutrição estão carentes, tanto em profissionais especialistas nos assuntos a seguir, como em estudos e pesquisas, no que tange ao uso de materiais sustentáveis, ingredientes orgânicos e sobras, além de quem carece de enfermidades, como os celíacos etc.

Devemos incentivar os responsáveis pelas universidades, cursos técnicos e, incluso tramitar através de informes junto ao MEC, a inclusão de matérias como as citadas nos currículos destes cursos e justificando tais benefícios...

Estamos em tempos de crise e, em estes ainda são ministradas fichas extensas e de custo elevado que, encarece extremamente as produções, sem dizer nos posteriores desperdícios, não sendo admitidas estas circunstâncias, vistas em muitos cursos atualmente.

Devem-se criar novas disciplinas para o enriquecimento destes cursos... Como por exemplo: poderia-se realizar uma redefinição para a disciplina de cozinha internacional alterando para cozinha clássica, incrementando as internacionais dentro de esta, além de criar a disciplina de cozinha regional (devemos saber a alimentação de nosso país, de nossas origens, ainda pouco difundido nas instituições) e acrescentar as disciplinas descritas acima, ajustando às atuais.

Além disso, deveriam entrar nas aulas de economia/finanças e elaboração de cardápios, assuntos referentes a ajustes para a redução de custos.

Gestores e educadores, vamos aderir a essa ideia e aplicá-las imediatamente para que possamos ter cursos de qualidade e profissionais a altura que saibam lidar com a gastronomia em todas as situações e nutricionistas preparadas para tais tarefas.

E senhores docentes: devemos ter bom senso e aplicar atividades pedagógicas, que melhor dizendo, em atividades andragógicas, ampliando a teia do conhecimento e incentivando nossos discentes à realização de pesquisas e estudos. Vamos transformar nossa profissão e nossas instituições em referências mundiais, já que o Brasil é considerado um dos países em desenvolvimento.

Luís Blanco