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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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sábado, 2 de abril de 2011

Lembrando a VASP nos anos 60!

Leitores, hoje postarei duas fotos dos antigos "Viscount" da VASP e um anúncio publicado no final dos anos 60 para 70. Clique nas imagens e veja em tamanho original.

Foto de um Viscount da VASP, matrícula PP-SRE, em serviço, no antigo aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão. Ao fundo, um DC8 da Iberia, matrícula EC-ARC, mais conhecido como "El Gigantón".


Acima o "Viscount" da VASP, matrícula PP-SRP, sendo sucateado em suas instalações no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ao fundo, edifício administrativo da VASP, hoje abandonado. A INFRAERO contou inicialmente que nesse edifício se construa um hotel.


Anúncio VASP de 1969, publicado nas revistas da época.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A KLM entre as companhias aéreas que optam por kits de bordo de designers holandeses para seus clientes.

As empresas aéreas, tais como a Emirates e a Singapore Airlines juntaram-se com as mais tradicionais marcas de luxo italiana e francesa como por exemplo, Bulgari, Ferragamo e Givenchy para oferecer mais qualidade a seus clientes durante os vôos como kits de higiene, necessaires, novos utensílios de mesa, cobertores e pijamas, para as classes nobres.

Kits de Higiene e de dormir da casa Salvatore Ferragamo para a Singapore Airlines.

Pratos de serviço da Singapore com o logotipo da Givenchy.


Travesseiros confeccionados pela Givenchy para a Singapore Airlines.







Kit de pijamas Givenchy para a Singapore Airlines.


  
A KLM, companhia aérea holandesa pensou em abordar esses kits de uma forma mais folclórica, pois com a sua experiência na distribuíção desses materiais, preferiu somente atualizar esses kits. Ao invés de juntar-se com as lojas de luxo, a empresa está enfocando a sua origem holandesa contemporânea, em parceria com os estilistas holandeses Viktor & Rolf e Marcel Wanders para a criação de suas comodidades a bordo. De acordo com a KLM, os clientes indicaram que eles apreciam os produtos tipicamente holandeses, levando a KLM, decidindo abraçar design e a cultura holandesa.

Casinhas de Delft Blue oferecidos aos clientes da KLM.


Viktor & Rolf na KLM
Ao iniciar no último dia 27 de março de 2011, o horário de verão europeu, a KLM lançou kits de conforto para os seus clientes da Viktor & Rolf, na sua classe Executiva, nos vôos de longa distância, como por exemplo os voos Amsterdam-São Paulo-Amsterdam; Esses kits são distribuídos para homens e mulheres, além de contar com o logotipo Viktor & Rolf nas escovas de dentes, nos cremes dentais, nas meias de conforto, nas máscaras de olhos, nos batons hidratantes, nas canetas e nos tampões para os ouvidos; Um novo projeto será criado todo o ano, durante quatro anos, e uma nova cor nas necessaires serão exibidas a cada seis meses.


Os estilistas Viktor & Rolf.

Necessaries para homens e mulheres oferecidos pela KLM.

Necessaires para mulheres que voam na KLM.


Necessaire oferecidos para os homens que viajam pela KLM, da marca Viktor & Rolf.

Marcel Wanders
Também em 27 de março último, a KLM também começou a oferecer suas refeições na classe Executiva, nos voos de curto, médio e longos percursos,  em louças com o design de Marcel Wanders. O designer criou porcelanas, copos, talheres, roupas de cama e uma bandeja para a empresa aérea com seu logotipo gravado em cada ítem. Ao projetar os elementos para os novos serviços, Wanders levou em consideração desejos dos clientes, os procedimentos de trabalho dos comissários de voo, além dos limites de peso e de espaço para as viagens aéreas, que nunca devemos de não levar em conta.

 



O famoso design holandês Marcel Wanders.

O designer Marcel Wanders, nascido em Amsterdam, criou um serviço de jantar para a companhia aérea holandesa KLM .


O projeto envolveu a criação de uma novas porcelana, copos, talheres, panos e bandejas.



O serviço está sendo utilizado nos vôos da World Business Class desde de março de 2011.





Acima, mostramos mais alguns detalhes da nova proposta de Marcel Wanders para a KLM.





Toda a apresentação dos pratos e das bebidas foi completamente renovado para divulgar a jornada de inspiração da KLM, que se esforça para oferecer aos seus clientes.



Ao projetar os elementos dos novos serviços, Marcel Wanders tem, sob pedido da KLM, levando em conta os desejos de seus clientes, os procedimentos de trabalho dos comissários de bordo, bem como considerações ambientais.



Design tipicamente holandês, a pedido dos clientes que voam KLM.



KLM decidiu abraçar este novo design, trabalhando com chefs e designers holandeses, valorizando sua cultura.



A parceria da KLM com o designer holandês Marcel Wanders, reflete esta filosofia.



Um peso otimizado em seus materiais de serviço de bordo, reduzindo também o impacto ambiental.


O blog "Gosto nas alturas" lembra à seus leitores que : Quanto mais leve for a carga a bordo de uma aeronave, a aeronave queima menos combustível, resultando em menores emissões de CO2.



A KLM vê-se orgulhosa em oferecer aos seus clientes da World Business Class um produto inédito, leve.



Conforme informações da direção executiva da KLM, a empresa está investindo nessa classe e todos os especialistas estão constantemente se esforçando para melhorar ainda mais seus produtos e serviços.

Conforme Marcel Wanders, com a introdução deste novo serviço na KLM, um desejo de longa data foi cumprido.



Como passageiro frequente da KLM, Marcel Wanders achou muito fácil começar uma nova sensação para a atribuição dos novos serviços e trazer uma "metamorfose" nos elementos do serviço existente.



Devido a orientações ergonômicas, técnicas, econômicas e logísticas para este projeto, o novo serviço coincide com o padrão de qualidade dos melhores restaurantes do mundo.





O que seria a "democratização do design"?
Através das parcerias da KLM com Viktor & Rolf e Marcel Wanders, atualmente ocorre uma ampla tendência utilizadas pelas grandes empresas, não só as aéreas, a tal "democratização do design", em que equipes de moda e de design estudam as marcas mais famosas do mundo para que, com os estudos possam divulgar seus desenhos para o público em geral (como por exemplo, emprestar uma exclusividade para a marca em parceria). Exemplificando, a marca Viktor & Rolf, em 2009, lançou uma coleção para a grande loja de roupas do Hemisfério Norte, a H&M, enquanto que Marcel Wanders, no mesmo ano, criou uma coleção de férias para a loja varejista Target, dos Estados Unidos.

Design de produtos de casa de Marcel Wanders para a Target.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Singapore Airlines chega à São Paulo!

Singapore Airlines chega à São Paulo!

Batizado da Singapore Airlines na chegada em Guarulhos. Fonte: Folha de São Paulo.
 
No último dia 28 de março, a Singapore Airlines marca mais um novo capítulo na história do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos e o da empresa, que inaugura sua primeira rota para um destino da América do Sul, operando agora nos seis continentes.

A empresa operará a rota SINGAPURA-BARCELONA-GUARULHOS (voo SQ068) e GUARULHOS-BARCELONA-SINGAPURA (voo SQ067), três vezes por semana, em seus moderníssimos Boeing 777-300ER, com capacidade para 278 clientes, em três classes de serviço.

Na conexão em Barcelona, os clientes terão a disponibilidade de realizar conexões através das empresas da aliança "Star Alliance" e em cooperação com a Spanair, onde a "ciudad Condal" é o seu principal "hub".

Em comemoração ao primeiro voo para São Paulo, em Singapura e em Barcelona, os clientes foram brindados com comidas típicas brasileiras e com apresentações de músicas e danças como o sambaa e a capoeira, além de serem presenteados com uma pequena lembrança: uma bola de futebol de cristal.

Os voos estão operando nos seguintes horários:
  • SQ068 - Decola de Singapura às 00H40, chega em Barcelona às 08H15, decola de Barcelona às 09H40 e chega em São Paulo/Guarulhos às 15H55. Horários Locais.

  • SQ067 - Decola de São Paulo/Guarulhos às 01H45, chega em Barcelona às 17H35, decola de Barcelona às 18H45 e chega em Singapura às 13H35 (do dia seguinte). Horários Locais.
 TIMETABLE:

Serviço:

Para maiores informações contatar a Singapore Airlines através do site: http://www.singaporeair.com/.


Na cidade de São Paulo, o escritório da Singapore Airlines é na Alameda Santos, 1940, 3ºandar, sala 31, telefones:11 4305-3507 e 11 4305-5783, com serviço de segundas às sextas-feiras das 09H00 às 18H00.

No aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos, a Singapore Airlines presta serviço no Terminal 1 - Asa A - Mezanino, às segundas, quintas e sábados das 09H00 às 02H00 (dias dos voos); terças, quartas e sextas, das 09H00 às 18H00 e aos domingos, a Singapore não presta serviços. Os telefones para contatos são:11 2445-2650 e 11 2445- 2667.



Apresentação do voo junto às autoridades em GRU. Fonte: Folha de São Paulo.






A Singapore operará para São Paulo, com seus boeings 777-300ER.




Vista da First Class.


 Vista da Economy Class.



Cabine da Singapore Airlines- First Class no Airbus A380.


 
Serviços de bordo da Singapore: Impecáveis... A ser realizado em GRU pela Gate Gourmet.


 
First Class da Singapore Airlines com seu serviço de catering.

 


Outras visões das magníficas cabines da Singapore Airlines.
Fonte das fotos, com exceção às da Folha de São Paulo: Singapore Airlines.













 

Saudades...

Publicamos abaixo dois anúncios publicados na década de 60 e 70. Um da Sadia, que posteriormente passou à ser chamada de TRANSBRASIL e outro da junção da VARIG-CRUZEIRO. Anúncios publicados pelo jornal "Folha de São Paulo" e pela revista "Veja".


Fonte: Folha de São Paulo


Fonte: Veja


Serviços inelutáveis na aviação dos anos 60-70: À conquista do cliente.

Olá leitores, tudo bem? Voltei das férias e trago muitas novidades sobre qualidade em serviços na hotelaria, na gastronomia e na aviação. Hoje postarei a continuação da história das nossas queridas comissárias de vôo na década de 60-70 no mundo. Boa leitura!!!

Cortesia Air France/KLM



Vôos da fantasia: a poesia épica em alta


No Noroeste americano, os voos da Alaska Airlines ostentavam uma volta ao passado, com a corrida do ouro no país, por volta de 1890, com comissárias vestindo trajes da época, como saias feitas de veludo até o chão. As cabines dos aviões também foram condecorados com temas do século dezenove, bem alegres e atrativos. Os clientes eram recebidos a bordo do "Jet Golden Nugget", com anúncios-poemas e rimas à bordo, escritos na década de 1890 por poetas e escritores épicos.



Cortesia Lufthansa


Vôos de glamour: a elegância no planejamento nos serviços de bordoAs refeições também eram usadas para atrair passageiros a bordo. Em 1968, a Pan American (PanAm)  anunciava que um famoso restaurante de Paris iria provisionar o serviço de bordo de seus vôos. "Toda vez que você estiver em um vôo Clipper da Pan Am, você está jantando com o Maxim's de Paris ... o mesmo Maxim´s dos sonhos, com o cardápio internacional mais elegante dos ares”, menu este que nunca saiu do papel.



Cortesia Delta AirLines

Serviço curioso: Pegue minha esposa ... Por favor!!!!!

A United Airlines desenvolveu uma campanha chamada "Leve-me junto", em 1967, destinada a mulheres que eram casadas com homens de negócios para que estes as levassem nas viagens. A campanha tinha uma música-tema, partituras, e anúncios impressos oferecendo tarifas reduzidas para estas esposas, de modo que: "viaje com seu marido na proxima viagem de negócios, com um tempo de lazer para vocês.”


Cortesia: Iberia L.A.E. e site: http://www.vintageadservice.com/