Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

sábado, 14 de agosto de 2010

As comissárias de vôo inspiram a confiança do público no transporte e nos serviços aéreos.

Em março de 1937, informa a revista norte-americana Life que, ocorreram "cinco acidentes aéreos em apenas três semanas." O artigo observou que a confiança do público, depois de todos esses acontecimentos desfavoráveis, ainda é tão grande no transporte aéreo, onde em grande parte, a comissária, cuja função é a presença de confiabilidade no avião, reforçava a moral pública.

Essa confiança do público nas comissárias de bordo é levada para o campo da publicidade. Publicidades de alto nível começam a ser apresentadas para a promoção dos produtos, como por exemplo, em 1935, uma comissária da United promove o sabão em pó Ivory Flakes para lavar as suas meias de pura seda diariamente.

A Coca-Cola em 1938, sugeriu divulgar em sua propaganda, uma aeromoça bonita com uma Coca-Cola gelada com um capitão respeitável num bar de um aeroporto. Prometia fazer a "viagem mais agradável", lógico tomando coca-cola.


Abaixo mostramos vários anúncios da década de 30/40 enfatizando e valorizando o trabalho das comissárias de voo, acrescentando os serviços que as empresas aéreas ofereciam. Clicando nas imagens, obtêm-se maiores detalhes (em inglês) das propagandas.

 
Propaganda de 1938 da Coca-Cola.

Anúncio da Northwest Airlines.

Publicidade da Capital Airlines promovendo o trabalho da comissária de voo.

Propaganda da Pan Am promovendo seus serviços e a atenção da comissária.




Promoção do Ivory Flakes Soap.




 Propaganda da TWA focando o trabalho da comissária.





quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como era o sentimento de voar pelas rotas da UNITED?

Os anúncios da UNITED de um certo modo, informava ao público como era o sentimento de voar, como as informações de navegação eram transmitidas:

Como é o sentimento de voar?
Não há uma sensação de grandes velocidades em um avião da United, embora a sua viagem seja incrivelmente rápido. O país, aparentemente vai passando suavemente, sobre você. Seus pilotos em seus próprios compartimentos são mantidos constantemente informados sobre assuntos como o clima, via telégrafo ou rádio. Um sinal de rádio direto marca o curso das aerovias: são pontos luminosos como se fossem grandes postes; você adormece com o sentimento que se estivesse tocando os ombros com as estrelas!

Na verdade, os aviões são guiados por torres de rádio. Boletins meteorológicos eram enviados aos agentes dos hotéis e das estradas de ferro de uma forma casual, e os meteorologistas eram consultados para averiguar as condições meteorológicas gerais da rota. Sem radar, os pilotos e o pessoal de terra tinham que confiar em seus olhos para "vasculhar a área". Voar era não era ainda um assunto confortável, e o modo de transportar era muitas vezes perigosas.














Esses manuais e propagandas detalhavam ao público como seria o sentimento de voar...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Trens versus aviões: as primeiras publicidades na aviação.

Capitol Airlines 1953
O público era cortejado pelas companhias aéreas; estas se encarregavam de mostrar a esse publico algum meio para perder o medo de voar, através da publicidade. Os trens eram os principais meios de transporte concorrentes à indústria aérea e era geralmente um método mais seguro, mais barato e mais confortável de transporte. Em 1935, os aviões transportaram 52 mil passageiros. No mesmo ano, os trens de passageiros transportaram 700 milhões!

Nas próximas linhas, comentarei alguns anúncios realizados pelas empresas aéreas:

O que eu devo vestir? As empresas aéreas focam nas passageiras.
Em 1937, um panfleto promocional, intitulado "Então você nunca viajou de avião antes? " A United enfocava às mulheres viajantes, promovendo os modelos de qualquer equipamento Douglas Mainliner, equipamentos de longa distância, que possuíam dormitórios e capacidade para 21 passageiros e, nos modelos Boeing, de 10 passageiros para os vôos regionais e domésticos, incentivando que as mulheres também viajassem.

Questões como "onde poderei comer?” “e “Eu posso conversar e fumar durante o voo?" eram abordados no panfleto, assim como outros temas considerados prioritários e essenciais no desejo de uma mulher daquela época.

O que eu devo vestir na viagem?
Quanto às roupas, o que desejassem. As malhas, principalmente as de seda ásperas eram as mais agradáveis. Um chapéu que acomode o cabelo seria reconfortante e um casaco quente no inverno, essencial quando ao caminhar fora da cabine aquecida. Recomendavam que se levasse maquiagem como pó para o rosto, batom e um lenço na bolsa; alertava que não havia nenhuma possibilidade da bagagem ser mexida após que fossem embalados e despachados.

TWA 1953










Devo levar as crianças?
"Bem, por que não levá-los? São amáveis e tão preciosas como o ouro. Com quantos anos os jovens têm que ter para voar? Bem, uma jovem mãe levou seu filho de 12 dias de idade e disse que a viagem foi uma oportunidade para "uma boa soneca para o bebê." Você pode arrumar-los no avião e sem pensar, você praticamente estará em seu destino...", reforçava o panfleto da UNITED.  As comissárias–enfermeiras da United forneciam o alimento e brinquedos para que eles pudessem se divertir durante a viagem.



American Airlines - anos 50


TWA 1953
At your service...


domingo, 8 de agosto de 2010

Ar fresco, papéis de carta e gomas de mascar...

A TWA tinha uma propaganda em seus voos, panfletos, que chamava “At your service”, (ao seu serviço), delineando as variadas comodidades luxuosas disponíveis a bordo e os muitos serviços ofertados pelas comissárias de voo.

Aquecimento: Cabines com vapor aquecido. A comissária regulava a temperatura que fosse mais cômoda aos passageiros.

Ventiladores: O ar refrescante estava disponível a partir de ventiladores individuais próximas às janelas.

Quer ler… ou escrever?
A comissária generosamente oferecia à escolha de uma série de revistas e livros diretamente da biblioteca que os aviões possuíam… Papeis de carta, tabelas informativas, e papeis de telegrafo, a comissária tinha a dispor dos passageiros. As cartas que eram escritas pelos passageiros durante o voo, eram enviadas pelo correio sem custo algum.

Gomas de mascar: Poderiam ser obtidas a partir das comissárias e era indicado como um dos meios de equalizar a pressão do ar sobre os tímpanos.


A hospitalidade já começa a atingir as empresas aéreas...

 
Snacks! Entre as refeições, a sua anfitriã terá todo o prazer preparar uma xícara de café, chocolate quente, consome, de chá ... e sirva com biscoitos, wafers e queijos variados.

Necessita de algum medicamento? Sua comissária TWA (enfermeira registrada) tem uma farmacinha de aspirina, comprimidos efervecentes, Alka-Seltzer, Hexilresorcinol, Sódio-amytal, cápsulas de amônia, álcool medicinal e capsulas contra enjôos, terá o prazer em atendê-lo.


Cortesia BRITISH AIRWAYS
Cortesia BRITISH AIRWAYS