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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As despojadas dos ares, moda e costumes... A modernidade chega aos anos 60!


Em 1965, Mary Wells, um executivo de publicidade de Nova York, apresentou duas campanhas que melhor definiram a década dos anos 1960. O seu cliente, a Braniff Airlines, era uma transportadora aérea com sede em Dallas, que desejava expandir sua presença para competir no mercado internacional. O conceito de Wells era melhorar a experiência de voar através da incorporação da arte e da moda nessas experiências. Um renomado designer foi contratado para decorar os aviões com motivos ousados, criando tremendas obras de arte no ar. Um desses artistas foi Alexander Calder. Wells chamou de "o fim do avião simplista". Os terminais da Braniff também foram redesenhados com tetos espelhados e mobiliários ousados, assemelhando a apartamentos de pessoas modernas e solteiras, estilo groovy. Emilio Pucci foi contratado para criar um uniforme inovador para as comissárias da Braniff nesse mesmo ano. Os trajes, coloridos, de multicamadas, foram cobertos com um plástico, e tinham até capacetes espaciais/chapéus-bolhas, para demonstrar um design futurista. Wells desenvolveu uma campanha chamada "The Strip Air", que mostrava comissárias modernas, ousadas, descoladas, como verdadeiras personagens do desenho “Os jetsons”...

O “air strip” foi um enorme sucesso. Anúncios impressos inundaram as revistas e os comerciais de TV, foram muito comentados naquela época, onde todas as pessoas tinham interesse de voar Braniff para comprovar se aquilo que estavam vendo era mesmo real...

De um outro lado, as comissárias da Braniff tornaram-se os troféus, os prêmios para os ricos homens de negócios do Texas, pois a Braniff era a cara do Texas.

Como Pucci definiu as comissárias da Braniff com seus desenhos coloridos, outros designers foram incorporados como Pierre Cardin que vestiu as comissárias da Pakistan International Airlines e da United, onde foi comprovado que, roupas clássicas, luvas e outras prendas formais dos anos anteriores não mais faziam parte dessa nova década que passou... Os despojados e modernos anos 60!

 
DC-8, avião também dos anos 60, da Braniff, em cores vivas: obra do pintor A.Calder.

Este avião da Braniff, o DC-8, de A.Calder, visitou muito o nosso país através do aeroporto de VCP-Campinas/São Paulo, nos anos 60.

The "Air Strip"... Capacete para mostrar a modernidade da família Braniff.

Uniformes coloridos fizeram parte da vida das comissárias da Braniff.

Anúncio de revista que mostrava essas cores de Emilio Pucci para as comissárias da Braniff.


Outro anúncio que mostrava as viagens pela Braniff através das cores de Calder...

Exemplo do terminal da Braniff em DFW - Dallas, de cor amarronzado.


Vídeo sobre "Air Strip" da Braniff



Este vídeo da Air France mostra os 75 anos das comissárias de vôo da empresa. Agradecemos à Air France pela exibição desse elegante e bem editado vídeo institucional.

 
 
E, para os jovens que visitam esse blog, que não conhecem o pintor catalão surrealista Salvador Dali, o espanhol de Fìgueres, Barcelona, aqui em um anúncio divertido da Braniff com o jogador de baseball, Whitey Ford.
 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tempos de vôo reduzidos e saias mais curtas...

Em todo o belíssimo mundo, as jovens mulheres tornaram-se as ferramentas de marketing utilizadas pelas empresas aéreas (e em praticamente todos os setores) para promover os seus serviços. Isso porque as operadoras internacionais estavam voando com o mesmo tipo de equipamento para os mesmos destinos, e com isso, a competição acirrou cada vez mais. O projeto das novas cabines, ou os novos salões dos Boeing 707, foi sacrificado para fornecer mais assentos, gerando mais receitas para as empresas aéreas; O marketing baseado no conforto e no luxo foram desaparecendo aos poucos. Porém as empresas focariam ainda mais em suas comissárias de bordo; Nos jornais e na televisão, as doenças sexualmente transmissíveis estavam no auge e as publicidades insinuantes foram lançadas - todos os temas voltaram-se em torno da atração da feminilidade das suas comissárias.

Essas comissárias tornaram-se o produto utilizado para vender os assentos dos aviões e foram reembalados, ou seja, foram vestidas de maneiras sedutoras. Por décadas, os uniformes das comissárias refletiam as tendências do público num modo geral. Na década de 1960, uniformes dessas comissárias começaram a definir tendências. Designers de renome internacional foram contratados para vestir as mulheres. Maquiagem e penteados, de variadas cores, estilos, formas, tecidos modernos, falsas pestanas, calças de cores quentes, e micro-saias foram as ordens naquela época. Quem ganhava era o público masculino!


 A BRANIFF desenvolveu cores "aluninantes" para os uniformes de suas assistentes de voo.


 Propaganda institucional que mostra a nova "cara" da BRANIFF nos anos 60.


Ao fundo Boeing 707 da BRANIFF e o novo modelo dos uniformes... Da mesma cor da aeronave.


domingo, 26 de setembro de 2010

Atualidades e surpresas...A história e o presente andam de mãos dadas em nosso blog!


Todos estão gostando muito de nosso blog, pois é uma inovação na área do bem-servir, do bem-viver!!!! Começamos com a história das comissárias, desde de suas origens, estamos já nos anos 60 e com o tempo chegaremos aos dias atuais... Sem elas e eles, os nossos voos não seriam a mesma coisa... Ainda teremos muitas aventuras para transmitir, muitos conhecimentos para informar... Mas aqui quem pede é você, querido visitante... Muitas pessoas gostariam ver vídeos sobre a aviação, mais que envolvessem a gastronomia e o catering... Vou postar aqui, hoje, três vídeos: Um sobre o serviço no A-380 da Emirates, mostarndo a luxuosidade que são estes vôos. O segundo vídeo é para mostrar as salas vip da Iberia no aeroporto de Barajas, em Madrid e o último, o grandioso chefe de cozinha Santi Santamaria, que é o cozinheiro oficial da Emirates nas rotas para a Espanha. Será que é uma competição entre o competente Sergi Arola, o chefe oficial da Iberia? Eu, na verdade, adoro essas competições, pois quem ganha somos nós, os consumidores... E não se esqueça... comente, peça, solicite o que quiser em nosso blog, pois é a grande escola da hospitalidade...E estará imperdível nossa próxima postagem... A moda entrará em nosso blog! Saudamos também aqui todos os estudantes e mestres universitários das áreas da gastronomia, hotelaria e pedagogia... Abraços, Luis 

Luxuosidade a bordo dos AIRBUS A380 da Emirates


Salas Vip Iberia Airlines em Madrid-Barajas


Santi Santamaria e sua gastronomia inovadora.


Cortesia dos vídeos: Emirates e Iberia