Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

terça-feira, 1 de maio de 2012

Jogo de marketing gastronômico: A Japan Airlines faz parcerias com restaurantes de fast-food para o catering a bordo...



Boeing 787 da JAL com seu novo logotipo.

Diretivos da Japan Airlines na entrega do Boeing 787.
  
É muito gratificante falar da Japan Airlines que, depois de um longo tempo operando em São Paulo, devido à crise da empresa, suas operações foram extintas. Vemos que, através de algumas reportagens que, a empresa vem se recuperando dia a dia e, esperamos ver em um breve muito próximo, as aeronaves do País do sol nascente.
Boeing B747-100 da JAL. Foto e fonte: The Guardian.




Foto "vintage" dos serviços da Primeira Classe nos voos da JAL. Foto de Rob Oeschle e do site Jalopnik.com.br

A reportagem que será postada abaixo nos conta a respeito de uma parceria em que a JAL está realizando com importantes redes de fast-food para os seus serviços de bordo, mas de um jeito próprio e diferente que, conheceremos abaixo.

Além de parceria com marcas eletrônicas, tais como a Apple, a Samsung (tablets) e a Bose (fones de ouvido com canceladores de ruído), a fim de proporcionar aos seus clientes uma melhor experiência em seus voos, vemos algumas companhias aéreas aderirem também a parcerias com marcas bem conhecidas do público, como por exemplo, oferecer aos seus clientes um café bem fresco, servido em uma xícara apropriada, iguais aos que são servidos nas cafeterias especializadas, em pleno ar. Esses exemplos incluem os cafés da Starbucks servido a bordo dos voos da Alaska Airlines e da Porter Airlines, os deliciosos “donuts” e cafés da Dunkin’ Donuts nos voos da Jetblue, além dos cafés da Nespresso, com suas maravilhosas xícaras, para os clientes da primeira classe nos voos da Swiss. A Iberia, por sua vez, vendeu sanduíches da cadeia espanhola Fast Good (de copropriedade do chef Ferran Adria, do El Bulli, que atualmente encontra-se fechado para uma reestruturação), como parte da sua oferta de serviço de catering pago. Agora, a Japan Airlines (JAL) surge com um toque inovador para o seu cardápio de bordo ao se unir com os melhores fast-foods japoneses.

Cardápio atual do serviço de serviço pago de catering à bordo da Iberia: Fresh & Good.

O "Air Yoshinoya"


Restaurante YOSHINOYA, em Tóquio.

A Japan Airlines fez uma parceria com a Yoshinoya, a maior cadeia de restaurantes que oferecem carnes bovinas no Japão, para oferecer o principal prato da casa, servidos aos seus clientes em determinados vôos internacionais.

A campanha iniciou-se em 01 de março deste ano e durante alguns meses, os clientes dos voos da JAL, saindo de Tóquio para as cidades de Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, Londres e Frankfurt, em todas as classes do voo, terão o conhecimento deste serviço através de uma caixa (box), chamada de “Air Yoshinoya" - a especialidade criada na versão da JAL.
 
 
Especialmente desenhado e embalado para ser servido a bordo, o arroz e a carne foram distribuidos em recipientes separados, deixando os clientes possam montar suas próprias refeições como desejarem, da forma que quiser, para poderem degustar. Considerando a baixa umidade na cabine, a “Air Yoshinoya” também conta com um recipiente que vem com mais molho para que os clientes possam saborear a suculenta especialidade, do mesmo jeito em que os pratos de carne são servidos nas lojas.


Comissária da JAL oferecendo o "Air Yoshinoya" a seus clientes. Foto: Airline Trends.

Montagem original da bandeja da JAL, o "Air Yoshinoya".
O “Air Yoshinoya” é oferecido nas classes econômica e econômica premium, como uma segunda refeição e, como uma opção à la carte nas cabines premium. De acordo com a JAL, as refeições em voo foram criadas para proporcionar aos viajantes conhecerem paladares dos restaurantes Yoshinoya, dizendo que com o "Air Yoshinoya”, os clientes ficarão encantados com o sabor familiar da famosa e mais amada carne bovina à milhares de metros de altura. A JAL espera servir 75 mil refeições durante os períodos desta oferta.




O "Air Mos Burger"




A parceria com a Yoshinoya não é a primeira colaboração da JAL com uma cadeia de fast-food japonês. Em 2011, a transportadora fêz uma parceria com a Mos Burger – a versão japonesa do McDonald´s  - para oferecer o famoso hambúrguerteriyaki” da rede de restaurantes em vôo, durante três meses. Chamado de "Air Mos Burger," o hambúrguer teriyaki foi oferecido nos mesmos cinco vôos internacionais da JAL, igualmente ao da campanha deste ano, com o “Air Yoshinoya”.

Loja da "Mos Burger" em Tóquio.

Para evitar que a textura do pão fique prejudicada com o contato com a carne, quando aquecido, foram adicionadas duas folhas antiaderentes, colocadas em cada lado da do hamburguer de carne.  Os clientes poderiam se orientar com a montagem do hamburguer através de uma folha de instrução bilingue.

O "Air Mos" montado em uma bandeja da JAL.


Manual informativo de "montagem" do "AIR MOS BURGER".

Supostamente, seguindo as instruções, resultaria na bandeja acima...




"Vintage": Anúncio antigo da JAL de seus serviços de bordo.