Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

domingo, 29 de maio de 2011

As melhores refeições das primeiras classes das melhores empresas aéreas no mundo.

Já não é preciso você estar com os “pés no chão” para desfrutar de uma refeição de cinco estrelas. Atualmente, você poderá desfrutar desse luxo, nos céus, à 10 mil metros de altura. Essa matéria inédita você só vê aqui no nosso blog www.gostonasalturas.blogspot.com. Aperte seus cintos de segurança em uma das melhores classes de serviço, das melhores empresas aéreas na atualidade, a “first class”, ou a primeira classe!

Caviar e Dom Perignon? Cinco voos em que são oferecidos frutos do mar frescos? Seis tipos de refeições de baixas calorias? Os novos cardápios das primeiras classes das empresas aéreas prometem isso tudo e muito mais: o produto global da primeira classe, assim como as refeições que são oferecidas, tornaram-se nos últimos anos, muito luxuosas. As empresas aéreas atualmente não tratam em servir apenas cardápios para cumprir trechos, mas concentram-se em sim em criar uma experiência personalizada e de qualidade superior.


© Cortesia Singapore Airlines


As melhores refeições das primeiras classes

Normalmente, as companhias aéreas servem os alimentos pré-cozidos e requentados, conforme vimos em matérias anteriores aqui no blog. Mas reservar em assento e viajar na primeira classe da empresa Gulf Air, estará lhe servindo um verdadeiro chef a bordo, que irá preparar a sua refeição e lhe apresentará artisticamente em porcelana chinesa. Você poderá encontrar pratos, como codornas glaceadas no mel acompanhados por um bolo de batata doce ou um “ragout” de vitela condimentado com especiarias árabes.

Não há nenhum reaquecimento das torradas ou dos ovos quando você viajar na cabine da primeira classe da empresa Cathay Pacific, empresa de Hong Kong (China). A companhia aérea possuí à bordo frigideiras e torradeiras, assim os ovos são preparados conforme pedidos e o pão fresco é torrado na hora. Os pratos compostos por arroz são preparados frescos, graças às panelas de arroz a bordo.

Super ceias

Essas facilidades extraordinárias fizeram com que a Gulf Air e a Cathay Pacific ganhassem por muitos anos, prêmios da Skytrax, uma empresa com sua base em Londres, que realiza pesquisas sobre serviços das companhias aéreas no mundo inteiro e observam também os serviços nos aeroportos. As empresas citadas ganharam prêmios nos quesitos de melhores refeições servidas nas primeiras classes. Essas pesquisas são baseadas em uma variedade de fontes, incluindo entrevistas on-line e e-mails de passageiros, grupos de viajantes de negócios, as entrevistas nas agências de viagens, nas de viagens corporativas, além de questionários das entrevistas telefônicas.

As atualizações que as companhias aéreas estão realizando em seus serviços de catering, mostram que elas estão gastando bem mais por refeição. A empresa Skytrax estima que as empresas estejam gastando pelos serviços da primeira classe a partir de USD 50 (dólares americanos), considerado um salto significativo desde cinco anos atrás.
As empresas aéreas consideradas étnicas, baseadas na Ásia e no Oriente Médio progrediram e aumentaram o nível de suas refeições da primeira classe, serviços estes que realmente “aparecem” .



 A Singapore Airlines, por exemplo, que ocupa os primeiros cinco lugares em pesquisas anteriores, dá a possibilidade de seus clientes escolherem o champagne Krug ou Dom Perignon momento do embarque, como boas-vindas. O luxuoso caviar iraniano Sevruga, é servido antes da refeição principal, que é apresentado em porcelana Givenchy (postado em matéria anterior em nosso blog). Pratos de carne Wagyu e filé de enguia ao estilo coreano são projetados por uma equipe de nove chefs de todo o mundo, incluindo o chef Alfred Portale da Gotham Bar & Grill, da cidade de Nova York.
Eva Air - Serviço de primeira classe para crianças.


A Qatar Airways, com sede em Doha, também está presente entre as dez melhoras empresas aéreas que oferecem serviços da primeira classe, devido aos investimentos realizados nos últimos anos. Os cardápios são apresentados em capas de couro, e a companhia aérea oferece até dez opções de escolhas de refeições em seu serviço de bordo. As seleções incluem a tradicional “mezze” árabe, composto por tabule e homus, pães variados do Oriente Médio como pão lavash e um prato principal composto de cauda de lagosta e frango frito empanado recheado com queijo feta e tomates. Se você ainda tiver um lugarzinho para a sobremesa, a empresa serve um bolo de chocolate quente com molho de amêndoas, um prato de queijos variados e cappuccino bem fresquinho.

Se você necessitar de uma refeição de baixa caloria ou se preferir que a sua refeição seja servida de uma só vez, ao invés de um desfile gastronômico, você pode optar por isso. De fato, quase todas as companhias aéreas que possuem cabines de primeira classe, tem a possibilidade de seu cliente escolher que tipo de refeição que desejam e quando preferem ser servidos. Cardápios pré preparados e ajustados e os horários fixas das refeições, conforme o desejo da tripulação já são uma coisa do passado. A flexibilidade define o novo banquete da first class.

Uma refeição servida na primeira classe da Emirates Airlines, na suite de um Airbus 380.

A outra participante com uma excelente primeira classe, empresa jovem com 18 anos de existência, que também participou das pesquisas é a empresa aérea da Índia, a Jet Airways, também entre as dez premiadas nos últimos anos. Esta companhia aérea indiana lançou seu serviço internacional de primeira classe em 2005 e desde esse ano recebe notas altas pela sua autêntica cozinha hindú, que inclui pratos como o peito de frango com molho cremoso de caju e trio de lentilhas, além de uma selecção de pães locais, incluindo chappati e naan. A comida é considerada pela Skytrax muito superior que em muitos restaurantes de alto nível.

As refeições são magistrais de fato? E porque não? Hoje, a média das primeiras classes, em uma viagem de trechos intercontinentais de ida e volta, custam a partir de US $ 13.000 (treze mil dólares). Nos parece que torradas e ovos fresquinhos não parece pedir demais!

Gulf Air (www.gulfair.com)
A Gulf Air é mais uma das empresas aéreas que possui um chef de cozinha a bordo de sua cabine de primeira classe. Normalmente, os tripulantes comerciais são treinados para aquecer alimentos, mas aqui, um chef supervisiona a preparação e sua apresentação. Os pratos servidos à bordo - como a codorna glaseada com mel com um bolinho de batata doce ou mesmo o ragout de vitela com especiarias árabes – não estariam fora do cardápio em um restaurante de alto nível de algum lugar do mundo.

© Eva Serrabassa/IstockPhoto

Cathay Pacific (www.cathaypacific.com)
A empresa aérea ganha prêmios devido ao frescor de seus alimentos. As cabines de primeira classe possuem panelas de arroz, frigideiras e torradeiras, assim que, os ovos são feitos frescos conforme os pedidos dos clientes. O arroz é servido, somente após ela ter sido preparada, ao contrário de ser requentado. Entre as refeições, os passageiros podem acessar um frigorífico à bordo abastecido com noodles chineses, sanduíches e sorvetes variados; Na classe executiva da Cathay Pacific servem costeletas de porco, salada mista e também oferecem aos seus clientes dessa classe, uma infinidade de opções. As refeições vegetarianas e religiosas também são oferecidas;A Cathay Pacific baseada em Hong Kong (China) opera com caterings próprios nos aeroportos de Hong Kong, Vietnã, Taiwan, Filipinas, Vancouver e Toronto. O catering de Hong Kong é um dos maiores do mundo, com seções especializadas para refeições Kosher, Halal e comida oriental, possuindo também uma padaria no local.

© MIXA Co., Ltd. / Alamy

Singapore Airlines (www.singaporeair.com)
Os passageiros da primeira classe tem a escolher champanhe Dom Perignon ou Krug, quando estão embarcando e são servidos caviar iraniano Sevruga antes da refeição principal. Dispõem de um serviço de encomenda de refeições antecipadas através do “reserve uma refeição – book a cook”, que dispõe também a lagosta Thermidor, filé de enguia ao estilo coreano, filé de carne Wagyu, costela de cordeiro assado e frango tailandês com curry vermelho. Todas as refeições são servidas em porcelana chinesa da casa Givenchy. A companhia traz uma equipe de nove cozinheiros de oito países e mais três consultores de vinho para garantir que as refeições sejam saborosas e originais.

© Cortesia Singapore Airlines

Qantas Airways (www.qantas.com.au)
Aqui comer na primeira classe, simula a experiência de jantar em um restaurante de alta classe. O serviço de caviar precede cada refeição - um desfile gastronômico de oito pratos de refeições que pode começar com os shitake wontons, prosseguir com uma costeleta de cordeiro grelhada com molho de azeite e finalizar com uma torta de marmelo com calda de especiarias e natas. A empresa aérea trabalha com o preparo de frutas minimamente processadas, ao invés das frutas pré-cortadas e refrigeradas.

© P.Desgrieux/photocuisine/Corbis

Korean Air (www.koreanair.com)
A Korean Air, a empresa aérea da Coréia do Sul, concorrente da empresa Asiana, é toda imaginação quando se trata de suas escolhas nas refeições ocidentais. A Korean Air está entre as dez melhores devido aos seus excelentes pratos étnicos, que incluem desde rabo de boi cozido, bibimbop coreano e cortes de carne de alta-qualidade.

© Cortesia Korean Air

Qatar Airways (www.qatarairways.com)
Esta companhia aérea modernizou significativamente os seus serviços de refeição da primeira classe nos últimos anos. Os menus são apresentados em livros com capas de couro, e os clientes podem desfrutar de 10 variadas opções de escolha, incluindo a mezze árabe tradicional composto pelo tabule e homus, uma seleção completa de pães do Oriente Médio como lavash, e pratos principais como a cauda de lagosta ou frango frito empanado, recheado com queijo feta e tomates. Escolhas para a sobremesa incluem o bolo de chocolate quente com molho de amêndoas. O cappuccino é feito na hora.

© Kelly Cline/IstockPhoto

Lufthansa (www.lufthansa.com)
Os passageiros que voam na primeira classe podem esperar consistentes ofertas cosmopolitas de alta qualidade, criado pelos chefs locais alemães: um menu que compõem um dim sum chinês, pratos japoneses variados, e a cozinha indiana - incluindo frango tikka masala, criado por Hemant Mathur, um grande chefe da Índia. A Lufthansa oferece outros pratos em seu cardápio como o halibut com trufas negras; A cada dois meses, a Lufthansa pede a supervisão de um top chef para preparar os seus cardápios da primeira classe e executiva dos voos intercontinentais de saída da Alemanha. Durante os meses de maio e junho, os passageiros da primeira classe e executiva da Lufthansa podem desfrutar dos pratos preparados pelo chef suíço Reto Mathis. Aperitivos no menu da primeira classe, o timbale de lagostas e o abacate com creme fraiche. As entradas incluem pratos tradicionais suíços, o escalope de carne seca com sálvia, goulash de abóbora com requeijão spatzle. O chef alemão Ralf Zacherl criou um cardápio infantil testado por crianças desde maio de 2007. O destaque aqui é a "Cauda do Tigre" - uma panqueca recheada com frango e legumes. Para a sobremesa é o "pequeno marciano», uma criatura alienígena feito de mousse e purê de morango com gotas de chocolate para a decoração dos olhos e paus de alcaçuz para antenas do alienígena.

© Cortesia Lufthansa

Malaysia Airlines (www.malaysiaairlines.com)
Todas as refeições da primeira classe são servidas em porcelana Wedgewood e pode ser adaptado a uma variedade de diferentes dietas, inclusive Kosher, Halal, fibras, sem glúten e vegetarianas. As criações incluem o pernil de cordeiro coberto com Sarawak (molho de pimenta negra), cozido de bacalhau negro do Atlântico Norte e um prato típico da Malásia, o satay. As bebidas incluem o chá Rooibos Sul-Africano, água mineral da Ty Nant e café da Blue Mountain.

© Robyn Mackenzie/IstockPhoto

Esta companhia está focando a atenção em sua cozinha da primeira classe, que foi desenhado pelo chef Didier Schneiter enfatizando a gastronomia suíça. As escolhas incluem o filé mignon de cordeiro com legumes de outono em um molho cremolata e nhoque com sálvia, uma seleção tradicional dos queijos suíços como Emmenthaler, ou uma torta de maçã “tart tatin” com sorvete de baunilha bourbon. As refeições são acompanhadas por vinhos suíços e estrangeiros, incluindo o local Yvorne AOC Clos de la George.

© Gastromedia / Alamy

Jet Airways (www.jetairways.com)
Esta companhia aérea da Índia de alto nível está no top 10 por causa de sua confiabilidade na preparação de pratos hindús e indianos, como por exemplo, o peito de frango com creme de caju, trio de lentilhas, o paneer tikka Bharwan, que é recheado de queijo cottage, o piccatta que são marinados e cozidos em forno de barro, além de uma vasta seleção de pães locais como o chappati e naan. Servem para seus clientes da primeira classe, o champanhe Dom Perignon; Desde 2008 que a Jet Airways refina o seu produto de bordo e atendimento em terra a cada ano que passa. Seus clientes podem solicitar refeições especificamente adaptados às suas necessidades alimentares: refeições Kosher, com baixo teor calórico, sem sódio, vegetarianos e refeições diabéticas são as opções disponíveis em todas as classes da empresa.

© Cortesia Jet Airways

Japan Airlines (www.jal.com)
A Japan Airlines aperfeiçoou o macarrão soba para as altitudes de mais de 10 mil metros de altura: não muito macio nem muito firme. A companhia gastou dois anos em estudos para contemplar a sua preparação a bordo com êxito. A “zara soba”, que é um macarrão de trigo sarraceno japonês, é servido frio mergulhado em um molho, é apenas uma das opções no cardápio tradicional da companhia aérea japonesa. Também oferece um cardápio menu com opções ocidentais em baixas calorias para aqueles que querem se manter em forma.

JAL First Class serviço de jantar: "Amuse Bouche".


United Airlines (www.united.com)
A United Airlines pediu a ajuda de do “top chef” Charlie Trotter da cidade de Chicago para preparar suas refeições à mais de sete quilômetros de altura com mais sabor. Dasmascos assados com curry, medalhões de cordeiro com couscous israelenses e berinjelas assadas picantes são oferecidas em determinados vôos internacionais para seus clientes da primeira classe e executiva. Outras opções de pratos principais incluem o robalo grelhado e grãos variados com confit de pato com laranja e gengibre curado com vinagrete de cebola assada.

United First Class - serviço de jantar.


Scandinavian Airlines (www.flysas.com)
A Scandinavian Airlines mima seus clientes em duas classes nos vôos de longo percurso com um coquetel de pré-decolagem, seguido por uma refeição completa e café da manhã antes da chegada do voo. Em um bar entre as refeições, dispõem de um buffet que servem bebidas, frutas e lanches disponíveis em todo o voo. Para o jantar, "humanskost," que é uma das características da cozinha escandinava caseira tradicional. As refeições incluem o salmão com purê de batata e mostarda e aneto, o ensopado de rena com almôndegas, o chanterelle sueco refogados com batatas e lingonberry em compota. Outra tradição dinamarquesa é o smorrebrod - um sanduíche de aberto com diversas coberturas como a carne assada e salada de batata, camarão e ovos, e o gravlax com mostarda.


© Racingsquirrel/Flickr


Air France (www.airfrance.com)
Guy Martin, o famoso chef parisiense e consultor da revista "art of living", prepara o menu da primeira classe da empresa aérea francesa Air France. A companhia oferece uma variedade de aperitivos, pratos principais e sobremesas, uma cesta com pães varidos e pratos com variedade de queijos, bebidas e café Nespresso. As tarteletas de ameixa estão inclusos no carrinho de sobremesa, juntamente com outros produtos da confeitaria francesa, frutas frescas e petit fours (biscoitinhos).

© Christiane Michels


Etihad Airlines (www.etihadairways.com)
A Etihad Airways, empresa aérea baseada na cidade de Abu Dhabi oferece mais de 20 refeições especiais para clientes com necessidades religiosas, culturais ou que necessitam de dietas especiais. A primeira classe ou mesmo clientes da classe executiva, podem jantar a qualquer hora durante o vôo, escolhendo "a la carte" ou cardápios oferecidos pela tripulação. Os Emirados Árabes Unidos é um país que reflete uma posição tradicionalista com uma importante variação das diferentes culturas para o comércio e a indústria, onde neste momento, a Etihad Airways oferece refeições sortidas da gastronomia européia, ocidental, asiática e as influências gastronômicas do Oriente Médio.

©  Cortesia News.com.au


Austrian Airlines (www.austrian.com)
A empresa de catering de luxo austríaca DO & CO cria as refeições para a Austrian Airlines, como vimos em nosso blog na última postagem. Um chef à bordo adiciona um toque gourmet ao jantar, com seus clientes iniciando o desfrute do banquete com um "amuse gueule"- um sabor intenso e aromatizado de pequenos sanduíches da criação do chef. Prosegue com uma seleção de aperitivos e sopas tradicionais, três opções para o prato principal e, finalmente, queijos, frutas e sobremesas variadas. A costela de cordeiro é uma das opções do prato principal na classe executiva.

© Cortesia Austrian Airlines


Sites para consultas:
 
Skytrax: www.airlinequality.com
Eva Air: www.evaair.com