Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Menu de avião: Comidinhas especiais a bordo. (Notícia histórica).

Enquanto a matéria sobre o serviço de bordo da VARIG não chega, pois estou realizando pesquisas de bibliografias já existentes, pois o museu da empresa falida em Porto Alegre/RS não existe mais, não se sabe onde estão as obras e os acervos de tal museu e a PUC/RS não possui esse acervo, que até então, dizia-se que estas encontravam-se na biblioteca da instituição.



Irei postar uma matéria publicada em 19 de agosto de 2000, no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo, uma reportagem sobre o serviço de bordo nas empresas aéreas, onde dei uma entrevista ao jornal, representando a Iberia, em aquela época, como agente coordenador do serviço de bordo na Sky Chefs Catering (que saudades daquela época...). Atualmente, a Iberia é servida pela Gate Gourmet Catering que presta um trabalho esmero às empresas, como também a Sky Chefs Catering, o RA Catering, a Marcia´s Catering (que atende em Congonhas) e o novo catering, Comissaria RIO (em Guarulhos), também já tradicional na cidade maravilhosa.

Saborear uma alimentação saudável, light ou especial mesmo nas alturas também é possível. A ênfase para refeições leves, livres de gorduras e condimentos pesados, é cada vez maior nas companhias aéreas. O que talvez possa deixar os viajantes descontentes seja a pouca quantidade de alimento oferecida pelas companhias aéreas.


Empresas aéreas contratam chefs de restaurantes famosos...


A elaboração do cardápio nasce nas mentes dos nutricionistas e, principalmente, dos chefs de restaurantes, cada vez mais requisitados pelas companhias aéreas para aumentar a variedade e melhorar a qualidade dos pratos.

Aprovado, o cardápio é passado para uma empresa de "catering", que irá produzir as refeições em grande escala. Os cardápios são planejados em ciclos, para evitar reclamações de passageiros quanto à monotonia da comida de bordo.

Na United Airlines, por exemplo, eles são trocados de três em três meses e mudam de acordo com a rota.

Em voos para o Havaí e para o Japão, a partir dos EUA, os pratos são inspirados na culinária havaiana e japonesa, respectivamente. O cardápio também varia nas viagens para América do Sul e Central. Nos voos domésticos de longa duração, nos EUA, também existem diversas opções.

Na American Airlines, o filé à Chateaubriand, uma das refeições favoritas dos passageiros, está presente em todos os ciclos anuais de cardápio da empresa.
As diferenças entre as classes fazem com que o cardápio também seja variado. A primeira classe e a executiva têm maior diversidade à disposição em relação à econômica. Nas viagens longas, por exemplo, em vez de três tipos de pratos quentes, o turista tem duas opções. Em algumas companhias o champanhe é servido apenas para a primeira classe e a executiva.

Origem...


Os cardápios se baseiam nas tradições culturais e gastronômicas dos países de origem das companhias aéreas. Por isso, a diversidade é grande e os cuidados diferem.

Na Transbrasil, o diferencial acontece na quarta-feira: feijoada "light". A companhia garante o preparo é o mais leve possível para não dificultar a digestão do passageiro. Na Alitalia, nutricionistas têm preocupação maior com a qualidade das massas servidas, enquanto que, na Iberia, há uma atenção especial com os pratos típicos à base de frutos do mar.

Cardápio a bordo tem opção light...

Menu servido na classe executiva da United Airlines.


Saborear uma alimentação saudável, light ou especial é possível mesmo nas alturas. A ênfase para refeições leves, livres de gorduras e condimentos pesados é cada vez maior nas companhias aéreas. O que talvez possa deixar os viajantes descontentes é a pouca quantidade de alimento oferecida durante as viagens.

Em média, o passageiro tem em seu prato ou bandeja 70% do que comeria em terra. Isso porque comer bastante em voo pode prejudicar a digestão, devido à pressurização e à altitude. Por isso, há a preocupação das empresas em preparar refeições de fácil digestão.

Seguindo essa tendência de uma alimentação saudável, a companhia britânica British Airlines prepara alimentos grelhados em vez de fritos, ou utiliza molhos mais leves e maior quantidade de arroz e grãos para aumentar os nutrientes da refeição.

Os cardápios especiais da maioria das empresas aéreas dispõem de até 25 opções, para as classes executiva, turística (econômica) e primeira classe. O leque varia de refeições vegetarianas, de baixa caloria, para diabéticos ou específicos para crianças, até as preparadas segundo a religião do passageiro, como a “kosher” (judaica) ou a muçulmana.

As companhias exigem apenas que as solicitações sejam feitas com 48 ou, no máximo, 24 horas de antecedência. A recomendação é que o pedido seja feito no momento da reserva, dependendo do tipo de refeição e da empresa aérea.

Mas, como nem o cardápio tradicional pode ser esquecido, as companhias tentam se esmerar para agradar o exigente paladar do passageiro, principalmente o de primeira classe e o executivo. Entre os frequentadores de aviões, é comum ouvir que o sabor do alimento consumido a bordo é pior do que o ingerido em terra firme.

Todas as refeições são preparadas especialmente para o consumo durante as viagens. Empresas especializadas, chamadas de "catering", como a Gate Gourmet ou a LSG Sky Chefs, têm cozinhas instaladas nos aeroportos, onde preparam as refeições horas antes do embarque.

A validade dos pratos, de 24 horas, é exigida pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA). O órgão é vinculado ao Ministério da Saúde e fiscaliza as condições de higiene das cozinhas na preparação dos alimentos. O objetivo é evitar a contaminação toxicológica e microbiológica dos pratos.

Depois de prontos, eles são transportados para o avião e acondicionados a uma temperatura de, no máximo, 14° C, suficiente para preservar a textura e a qualidade da comida até a hora de ser aquecida e consumida. Esses alimentos só podem ser esquentados uma vez. No caso de sobrarem refeições, elas são jogadas no lixo.

"Tinha uma picanha maravilhosa e até caviar", diz Raí...
Raí, ex-jogador do São Paulo e da seleção brasileira, antes de embarcar de João Pessoa para a capital paulista.

O ex-jogador do São Paulo e da seleção brasileira Raí, 35, diz que gosta dos cardápios servidos durante as viagens aéreas. Ele prefere alimentos mais comuns, e comenta que não gosta muito de pratos exóticos ou muito temperados.

Mas já ficou surpreso com a variedade dos cardápios. "Lembro-me de uma vez em que eu ia viajar na classe executiva, e a companhia fez um "upgrade" e fui pra primeira classe. Aí, serviram uma picanha maravilhosa, tinha caviar e tudo", conta.

Para ele, apesar de não serem mais luxuosos, os serviços são bons, e a comida é leve. "Por causa da concorrência, as companhias aéreas estão se preocupando cada vez mais com isso."
A jornalista e apresentadora de TV Silvia Poppovic, 45, aprova o café da manhã, os lanches e as sobremesas do serviço de bordo dos aviões, mas quanto às refeições quentes, faz restrições. "É duro de comer. Prefiro os lanches rápidos, principalmente os servidos pela Varig", diz.
Para Poppovic, um dos problemas das refeições quentes é a temperatura. "Às vezes, o queijo não derrete o suficiente, o molho não está no ponto", completa. Apesar de a maioria das refeições da primeira classe ser criada por chefs de restaurantes famosos, ela diz que a aparência é bonita, "mas na hora de comer...", completa.
A apresentadora de TV Silvia Poppovic, que gosta dos lanches de avião.

Mas Poppovic acredita que as companhias aéreas estejam se esforçando em melhorar a qualidade dos alimentos, mas diz que "ainda estão longe do ideal". Dentre as empresas em que viajou, Poppovic prefere o serviço da Varig. A pior comida de bordo onde já comeu foi na Índia, durante um voo em uma empresa regional. "Era uma refeição apimentada, com muito curry e, na verdade, não sabia o que era."

Iberia aposta na culinária espanhola.

Apesar de nos Estados Unidos verificar-se uma tendência de abolir a refeição nos voos domésticos de curta distância, as companhias, mesmo as norte-americanas, procuram melhorar a qualidade dos pratos para atrair passageiros. A maior parte das rotas domésticas de no máximo duas horas, nos EUA, já aboliu as refeições durante os voos. O motivo seria o custo alto. Geralmente, são servidos apenas salgadinhos e bebidas.

Bandeja com o café da manhã servido pela Iberia aos passageiros.
 
As companhias aéreas apostam nos pratos saborosos da culinária de seu país para satisfazer os passageiros. Mas para aqueles que não apreciam essa opção, a cozinha internacional está sempre presente em todos os cardápios.

Em voos de longo percurso, a companhia espanhola Iberia dispõe de um cardápio com 24 opções, que inclui o item “pedido especial”. Oferece três tipos de cardápio para suas três classes: executiva, grande classe e turística. A empresa só não atende a solicitações de mingaus quentes, suco de fruta natural e cardápios pessoais, por razões operacionais.

Na recepção ao executivo e ao viajante de primeira classe, a Iberia oferece uma "copa" (bebida alcoólica) de boas-vindas. No café da manhã, há frutas, canapés, iogurtes e sucos embalados. Omeletes podem ser preparadas na hora. Nas refeições, há três opções de pratos quentes.
Há três variações de cardápio, que é trocado a cada mês. Comidas especiais, de caráter religioso, como pratos muçulmanos ou judaicos, vegetarianas ou apropriadas para pessoas com problemas de saúde devem ser pedidas no momento da reserva. Para acompanhar, vinhos espanhóis compõem a adega.

Transbrasil tem feijoada no cardápio...

A saudosa e conhecida feijoada que era servida na TransBrasil. Foto: Revista FLAP.



Não tão sofisticado nem com tantas opções, o cardápio da Transbrasil aposta na boa apresentação, na qualidade do prato e no atendimento personalizado para satisfazer o passageiro.

O diferencial da Transbrasil está na quarta-feira: feijoada "light". A empresa garante que o "catering" prepara o prato típico o mais leve possível para não dificultar a digestão do passageiro.

Em voos nacionais, como para o Nordeste, o cardápio é fixo, sem direito a escolha pelo viajante. Os voos internacionais, como para Miami, incluem uma refeição e um lanche, com três opções de pratos quentes, duas de sobremesa, couvert, entrada e salada.

Nas dietas especiais, United Airlines fornece dados nutricionais do prato...

O principal objetivo da United Airlines é atender a todos os gostos e necessidades dos passageiros. Oferece refeições religiosas, para crianças, vegetariana, médicas, da cozinha internacional e especial, como saladas light de verduras, de frutas ou da culinária japonesa, que devem ser solicitadas com pelo menos 24 horas de antecedência do voo.

Nas dietas para diabéticos, a empresa adota critérios da American Diabetes Association. O regime é de baixo teor calórico, pobre em gordura e relativamente rico em carboidratos. Informações nutricionais dos pratos sempre são fornecidas pelo serviço de bordo.

A United também elabora refeições especiais com baixo nível de gordura e colesterol, sem lactose, rica em fibras, baixo nível de sódio, pobre em proteínas, para pessoas com problemas renais ou gota, e portadores de doença celíaca ("alergia" ao glúten, presente na cevada, farinha, aveia, centeio).


British Airlines oferece refeição antes do voo.

A British Airlines, de origem britânica, deixou o seu cardápio mais light, seguindo a tendência mundial.

O cardápio da British é planejado anualmente. De três em três meses ele é renovado e mensalmente mudado. As opções light, vegetarianas, de cunho religioso e dietas especiais são oferecidas para as classes executivas e primeira classe. À econômica, é servido o cardápio normal.
A empresa está implantando o horário flexível da refeição. Executivos e frequentadores da primeira classe escolhem a hora em que querem comer. Pratos maiores e mais modernos e xícaras e talheres parecidos com os que se encontram nos restaurantes também fazem parte das mudanças.

As refeições pré-voo são outra opção da companhia, disponível nos principais aeroportos do leste dos EUA. Os viajantes podem se servir no bufê com pratos quentes ou frios antes de embarcar. Assim, eles têm mais tempo para descansar durante o voo.

Refeições preparadas pelo "catering" têm mais proteínas...
Funcionários preparam os pratos que serão servidos nos aviões.

O cardápio da maioria das companhias aéreas não privilegia nenhum tipo de carne, peixe ou ave, segundo a Gate Gourmet. O que importa é satisfazer o passageiro.

Quanto ao equilíbrio na composição dos pratos, as refeições possuem mais proteínas no café da manhã, almoço e jantar.

Nos lanches, algumas companhias têm a preocupação de acrescentar uma fruta para quebrar o excesso de carboidratos, balanceando melhor a refeição.

Os cardápios mais variados são os da primeira classe, que, em um mesmo voo, chegam a ter cinco pratos quentes como opção. Mas, no geral, eles apresentam três tipos diferentes.

Já nos voos nacionais, eles são trocados com mais frequência, semanalmente, e apresentam quatro tipos. Todos os cardápios são revistos de tempos em tempos, e sempre há modificações.

A refeição tem de ficar pronta pelo menos quatro horas antes do voo. O monitoramento dessa refeição, desde o recebimento de mercadoria até o tempo em que fica esperando a partida do voo é controlado.

Confira os menus do voo de algumas companhias aéreas.

AIR FRANCE

Concordes
  Os cardápios são preparados por experientes cozinheiros e servidos em tableware exclusivo de Concorde:

Paris a Nova Iorque: "apéritif" e caviar, refeições na grande tradição francesa com vinhos de vintage e "spéciale de cuvée" e champanhe.

Nova Iorque a Paris: brunch, com "spéciale de cuvée", champanhe, caviar e" blinis".


L`espace 127 (vôos para África, América e Ásia )

Bebidas e aperitivos, uma escolha de quatro pratos quentes, uma seleção de queijos e sobremesas. Pratos regionais franceses em vôos de Paris e uma lista de vinhos. Dois bares estão abertos durante o vôo.


L`espace 127 (vôos para África, América e Ásia )

Serviço "à la carte" com refeições que inclui uma escolha de quatro pratos quentes, queijos e carreta de sobremesa. Pratos regionais franceses em vôos de Paris. Dois bares estão abertos por todo o vôo. Lista exclusiva de vinhos, águas minerais e chás. Café da manhã ao despertar.

ALITALIA
Classe de Magnifica

A classe de Magnifica oferece os sabores típicos de cozinha italiana, cuidadosamente escolhidos por um perito principal, Derflingher de Enrico, cozinheiro executivo de "Terrazza de La" restaurante no Hotel de Éden da Roma, previamente "Cozinheiro do Ano" em 1990, cozinheiro pessoal da família real britânica. Todos pratos são acompanhados por bons vinhos. Café da manhã a escolher: italiano, continental ou americano .

Cada cardápio na classe de Magnifica foi criado com receitas do melhor da cozinha internacional e da tradição italiana.

Os pratos: massas, carnes e peixes, os melhores queijos, frutas e verduras frescas e sobremesas, tudo acompanhado por vinhos italianos

Pedidos especiais, como pratos vegetarianos, kosher, refeições islâmicas de baixa caloria, devem ser requisitados antes por telefone. São doze cardápios especiais.

Prima Class

A Prima Class escolheu um cozinheiro mundial famoso, Derflingher de Enrico, como seu consultor.
Derflingher utiliza as mil receitas de seu famoso livro "Cozinha moderna de Mediterrâneo", baseado no uso de ingredientes naturais frescos combinados com vinhos cuidadosamente selecionados.

Seus cardápios são baseados nas estações.

Para o desjejum, Derflingher sugere fruta fresca com seleção de queijos e carnes frias. Em vôos mais longos, o real "espresso de caffè" é servido.

O melhor da cozinha do Mediterrâneo está também disponível em rotas mais curtas, tal como pratos frios com carne ou peixe junto com uma variedade de verduras e saladas. "Pizzettes" e pão são servidos em todas as refeições.

Em todos os vôos, há uma bebida de boas-vindas, e sorvetes são servidos no verão. Passageiros que tenham necessidade de dieta especial devem fazer o pedido com 24 horas de antecedência, por telefone.


KOREAN AIR

Primeira classe

Carta de vinhos variada, que vai dos franceses aos californianos.

Frutas frescas, queijos e lanches.


JANTAR
Primeira classe :

Aperitivos:
caviar, salmão norueguês defumado e "terrine" de ave da Guinea.

Sopa:
Caldo de Carne.

Salada:
Servida com molhos caseiros.

Principal
Filé de carne à escolha do passageiro com cogumelos à "Chanterelle", acompanhado por arroz de "Steamed", batatas de "Berny", cenouras e aspargos verdes.

Sobremesa:
Queijos sortidos, frutas frescas da estação, sorvete da Haagen-Dazs e chá de ginseng.

Champanhe:
Dom Pérignon 1990, Cuvée de Grande de Krug.
Vinho branco:
Chablis 1991, Kendall-Jackson Grandioso Reserva (Califórnia) Chardonnay 1995, Gewürztraminer 1993, Riesling 1995, Cerviolo Bianco. Vinho tinto:
D de Cias' Estournel 1992, Sauvignon de Cabernet de Raymond 1998, Classico de Chianti de Antinori, L de Volnay' Ou Rouge 1993.

Classe Econômica

Além de cozinha coreana autêntica, são preparados pratos chineses, japoneses, ocidentais e vegetarianos.

JANTAR

Prato principal:

Especialidade coreana tradicional da carne de "seasoned" e verduras sortidas numa bandeja de arroz, com óleo de sésamo e pasta quente coreana com pimenta.

Sobremesa:
Bolos coreanos saborosos de arroz e chá "piping" quente.

Bebidas:
"Burgundy" branco ou vinho tinto francês.

UNITED AIRLINES

Primeira classe
PARA COMEÇAR
Mil Folhas de Prosciutto e queijo gorgonzola realçado com molho de tomate e manjericão ou
prato de frios incluindo frango defumado, prosciutto e salame
Salada fresca com vinagrete e pimentão vermelho assado.
Variedade de pães frescos.

PRATO PRINCIPAL
Filé à Chateaubriand com ervas finas e molho de vinho pinot noir servido com batatas, aspargos e cenouras.
Peito de frango recheado com creme de cogumelos silvestres realçado com molho Merlot, abobrinha grelhada e arroz com ervas finas e cebola-roxa. Filé de pargo "sauté" com manteiga cítrica acompanhado com purê de batata com alho e aspargos.

THE EARLY SEATING MEAL
Se preferir mais tempo para trabalhar, descansar ou dormir, podemos oferecer uma refeição completa servida de uma só vez. Prato de frios com frango defumado. Prosciutto, salame e variedade de queijos. Lagostinos ao coentro servidos frios com molho de milho assado.

SOBREMESAS
Queijos internacionais com frutas frescas e vinho do Porto Sandeman Mousse de maracujá com calda de baunilha
Sorvete de baunilha e chocolate servido com calda quente de chocolate, chantilly e biscoitos.
Chocolates Godiva.

ANTES DA CHEGADA
Sua opção será servida com frutas frescas, pães, manteiga e geléia de fruta. Torta espanhola, molho de pimentão-vermelho assado e lingüiça. Cereal servido frio com iogurte.


Executiva
PARA COMEÇAR
Salmão defumado com maionese de ervas finas. Servido com crepe recheado com tomate, cebola e coentro picado
Salada fresca acompanhada com vinagrete de champagne ou tempero cremoso de coentro. Variedade de pães frescos.

PRATO PRINCIPAL
Filé mignon coberto com ervas e molho de manteiga de azeitona servido com purê de batata com alho e cebolas caramelizadas.
Penne com Prosciutto e legumes grelhados com molho de tomate à portuguesa acompanhado com vinho branco e cebola.

EARLY SEATING MEAL
Se preferir mais tempo para trabalhar, descansar ou dormir, podemos oferecer uma refeição completa servida de uma só vez. Entrada de salmão defumado com maionese de ervas finas. Prato frio de frango grelhado com molho crioulo de mostarda servido com abobrinha grelhada e pimentão vermelho assado.

SOBREMESA
Queijos internacionais servidos com um cálice de vinho do Porto Sandeman
Mousse de maracujá com calda de baunilha
Chocolates Godiva

ANTES DA CHEGADA
Café da manhã incluindo frutas, pães, manteiga e geléia de fruta. Ou se preferir, você poderá pedir torta espanhola com molho de pimentão vermelho assado acompanhada de linguiça de porco.


Econômica
PARA COMEÇAR
Salmão defumado com limão fresco, tomate e cebola

PRATO PRINCIPAL
Coq au Vin com cebola, cogumelos e bacon. Servido com panquecas de batata e ervilhas com salsa. Penne com molho pesto cremoso acompanhado com cogumelos, pinhões e bacon canadense.
SOBREMESA
Quindim com calda de chocolate

ANTES DA CHEGADA
Café da manhã com croissant com presunto, queijo suíço e manteiga

VINHOS
Oferecidos como cortesia, Georges Duboeuf Merlot or Cabernet Sauvignon and e Chardonnay.
TRANSBRASIL

Cardápios para vôos internacionais


Almoço e jantar

SERVIÇO DE PÃES
Pão francês
Pão redondo de centeio
Pão sete grãos

COUVERT
Manteiga, molhos balsâmicos ,Ceasar , Grissini individual e torrada individual

ENTRADA
Tomate seco, agrião processado, molho de mostarda com mel, salada de aspargo e alho poró, rosbife.

SALADA
Alface americana processada , alface crespa processada , cebola roxa , tomate cereja e queijo parmesão

SOBREMESA
- Maçã assada , molho de baunilha e hortelã.

SOBREMESA/PRATO DE FRUTA
Mamão papaia em fatias, abacaxi fresco em fatias , laranja em gomo , uva itália e hortelã.

SOBREMESA/PRATO DE QUEIJO
Queijo brie , queijo gorgonzola e uva rubi com damasco seco

PRATO QUENTE
1º OPÇÃO
Filé mignon c/ crosta de pão e ervas , molho Robert , batata torneada c/ alecrim e ervilha e torta blancheada.

2º OPÇÃO
Filé de Mero ao forno , molho cremoso c/ vinho branco e salsa , arroz branco , arroz selvagem , ratatouille à Juliene.
3º OPÇÃO
Trouxinha de provolone , queijo provolone , molho rancheiro e molho Mornay

SERVIÇOS DE SALGADOS
Folhado de carne, folhado de rúcula , queijo Minas e tomate seco.

LANCHES
SERVIÇO DE PÃES
Pão de leite , pão de leite "bolinha" com centeio

COUVERT
Biscoito "Salsalito" individual , manteiga individual e queijo cremoso.

PRATO FRIO
- Corte de frios selecionados

PRATO QUENTE SALGADO
Queijo parmesão ralado , salsa lisa processada , molho Morday , purê de batata preparada , recheio de siri.
PRATO QUENTE DOCE
Crepe Suzettes.

SOBREMESA
Torta de limão com molhos , coulis de pêssego e hortelã.
BRITISH AIRWAYS

Classe econômica (World Traveller)


CAFÉ DA MANHÃ
Suco de laranja, frutas frescas da estação, sanduíche tostado de presunto e queijo (servido quente), pão doce ou omelete com cogumelos, lombinho de porco defumado, tomate grelhado e batatas "muffin" com glacê de fruta, manteiga e geléia
Leite, café, chá ou chocolate

JANTAR
Salmão chileno defumado e tabule
Frango assado com molho de tomate com azeitona e arroz pilaf ou macarrão (penne) com bacon, espinafre e tomate
Bolo de banana à brasileira
Queijo cheddar, biscoitos, manteiga e café

Classe executiva (Club World)

(Além das refeições, os viajantes são recebidos com drinques e podem se servir, a qualquer instante durante a viagem, de doces e salgadinhos na copa)

CAFÉ DA MANHÃ
Suco de laranja, bebida energizante com melão, banana, suco de laranja, hortelã, iogurte e mel, frutas frescas da estação ou cereal Birchermuesli ou iogurte natural
Grelhado tradicional para o café da manhã, incluindo ovos mexidos, lombinho de porco, lingüiça, bolinho de batata, cogumelos e tomate
Omelete de queijo cheddar com batatas "rosti" com legumes e cogumelos frescos, sanduíche tostado de
presunto e queijo, servido quente
Seleção de pães, croissants e "muffins" servidos quentes com manteiga e geléia
Café, leite, café descafeinado ou chá

JANTAR
Entradas
Salmão chileno defumado com cebolinha branca, rabanete picante e lima ou salada de legumes assados com molho verde de manjericão fresco e azeite virgem ou alfaces com cenoura, tomate-cereja e palmito com vinagrete de vinho de arroz ou tempero de iogurte com lima
Pratos principais
(escolhe-se um deles)
Filé grelhado com molho suave de mostarda, vagens e batatas assadas
Medalhões de peixe-pescador fresco, molho de cebola e tomate assado, ervilhas-tortas e purê de batata com alho
Massa tipo agnolloti com recheio de mussarela de búfala e rúcula com molho de tomate de queijo
Salada de peito de pato grelhado com abacate, erva-doce e vinagre balsâmico com laranja

SOBREMESA
Panna Cotta com laranja e morango
Seleção de queijos locais, camembert, gorgonzola e tilsit
Frutas da estação
Café, descafeinado, chá, chocolates

Primeira classe (First)

CAFÉ DA MANHÃ
Suco natural de laranja, bebida energizante com mamão, suco de laranja, lima, iogurte, mel, salada de frutas frescas da estação, cereal "birchermuesli", iogurte natural ou de fruta, cereal
Pães quentes e delícias incluindo torradas, croissants, donuts, pannettone, pão doce de passas e "muffins" de chocolate, aveia e glacê de fruta com manteiga e geléia
Pratos quentes
Grelhado tradicional para o café da manhã, incluindo ovos mexidos ou cozidos, fatias de bacon, lingüiças, cogumelos silvestres, tomate e bolinhos de batata "rosti", panquecas de maçã e frutas secas com calda açucarada fritada de queijo

JANTAR
Entradas
Salmão chileno defumado ou atum branco marinado com corações de alcachofra e tempero de lima, tomate e gergelim
Legumes mediterrâneos assados com queijo feta
Creme de cogumelos porcini
Salada de alfaces com nozes, aipo, pimentão vermelho e "croutons" quentes de queijo, servida com a escolha entre vinagrete de mostarda e azeite virgem italiano ou tempero de iogurte, parmesão e pimenta-verde em grão

Pratos principais
Filé grelhado com molho cremoso de cebolinha verde, abobrinha amarela, aspargos e bolinho de batata com tomilho
Lagostinos com molho de xerez, abobrinha e lingüine
Peito de pato assado, marinado em condimentos, com molho de ameixa e gengibre, legumes sauté e arroz ao vapor
Torta de abobrinha assada, cebola, tomate e queijo de cabra

Opções light
Salada do chef com lagosta, surubim defumado, palmito e vinagrete Pão ciabatta com tomate e azeite
Massa tipo farfalle com a escolha entre atum e tomate e molho verde
Sobremesa
Crepes de maracujá servidos quentes com sorvete nougat
Suflê de caramelo e cappucino à Ipanema
Seleção de queijos camembert, emmenthal, gorgonzola, tilsit e parmesão
Frutas frescas da estação

Bebidas
café, descafeinado, chocolate ou chá, expresso e cappucino regular ou descafeinado

Chocolates
IBERIA

Classe Econômica


CAFÉ DA MANHÃ

Pão de leite e croissant
Manteiga, geleia e iogurte individuais, salame, fiambre, pastrame, queijo prato, peito de peru
Mamão fatiado, melão amarelo, uva rubi

Pão de leite e croissant
Manteiga, geleia e iogurte individuais
Presunto, tender, queijo prato, presunto cozido, tomate
Melão prince fatiado, melão amarelo fatiado, laranja fatiada, uva rubi

LANCHES

Frutas frecas da estação e lanches

ALMOÇO E JANTAR


Manteiga e cereal individuais
Salada de frutas secas, presunto cru, manga fresca fatiada
Alface crespa, arroz branco, carne e
torta Ópera
Bombom



Classe Executiva
ALMOÇO E JANTAR
 
Manteiga e cereal individuais, salada russa, peito de frango marinado Peito de peru, alface crespa, tomate fatiado, azeitonas pretas Strogonoff de frango, arroz com salsa
Batata rodela cozida, trança de maçã,
creme de chantilly, cereja em Calda
Bombom

Comidas Especiais

REFEIÇÕES PARA CRIANÇAS
Comida produzida com alimentos suaves e fáceis de mastigar

DIABÉTICOS
Refeição sem açúcar, alto teor de fibras com baixo colesterol

FRUTAS
Serviço de frutas

SEM GLÚTEN
Comida sem trigo, centeio, cevada ou aveia

ALTO TEOR DE FIBRAS
Combinação de frutas, verduras, legumes e cereais

HINDU
Comida sem carne de vaca nem porco. Pode conter cordeiro, peixes ou produtos lácteos

KÖSCHER
Serviço lacrado, vindo do restaurante A Hebraica. Todos os alimentos devem estar preparados e servidos pelas leis judias e benzido pelo rabino. Servido ao passageiro, somente por tripulantes homens.

BAIXO TEOR EM CALORIAS
Alto teor em fibras e baixo em gordura

BAIXO TEOR EM COLESTEROL
Refeição à base de carboidratos, com alto conteúdo de fibras e gorduras polissaturadas

BAIXO TEOR EM PROTEÍNAS
Comida sem carne, peixe, ovos e produtos lácteos. Alimentos com pouco sal

BAIXO TEOR EM SÓDIO
Alimentos sem sal ou com o mínimo conteúdo em sódio

MUÇULMANA
Comida sem porco ou derivados do porco, sem gelatinas ou álcool

SEM LACTOSE
Prato composto de vegetais frescos, carnes e aves. Sem produtos lácteos.

COMIDA ORIENTAL
Carnes, aves ou peixes específicos ao estilo oriental

COMIDA SEM AMENDOIM

BAIXO TEOR EM ÁCIDO ÚRICO
Comida sem vísceras, rins, fígado et, ou pescados em sal grosso

ALIMENTOS CRUS
Combinação de frutas e verduras crus

COMIDA À BASE DE PEIXES OU MARISCOS

COMIDA ESPECIAL
Comida inexistente no menu. Deve-se indicar quais alimentos devem conter a refeição ou os que devem ser evitados pelo passageiro

VEGETARIANA SEM PRODUTOS LÁCTEOS
Alimentos estritamente vegetarianos, sem carne, peixe ou ovos nem mesmo produtos lácteos ou mel

VEGETARIANA LACTO-OVO
Comida vegetariana sem carne nem peixes, mas com produtos lácteos ou ovos


Fonte: Mário Thurler, gerente-geral de serviço de bordo da Transbrasil Linhas Aéreas; Luis Blanco Nuñez, agente responsável de catering da Iberia Linhas Aéreas; Ricardo Carnevalli, chefe de operações da Gate Gourmet Ltda. Matéria publica pelos jornalistas Jorge Blat e Adriana Resende da Folha de São Paulo, em 19 de agosto de 2000. Fotos: Divulgação Folha, Eduardo Knapp (Raí), Ciete Silvério (Silvia Poppovic)