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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Iberia, o primeiro restaurante do mundo com oito estrelas...



A história da Iberia, Linhas Aéreas da Espanha, tem sido acompanhada por grandes mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais. Ano a ano, década a década, a Iberia cresceu paralelamente aos momentos transcendentais vividos na Espanha e no mundo.

 Com o passar do tempo, a empresa aérea atualizou seus atendimentos e assistência a bordo, com maior satisfação, progressivamente, entre seus clientes. Um dos serviços fundamentais empregados foi à oferta gastronômica.







Acima, exemplos dos excelentes cardápios servidos na classe "Business Plus" da Iberia que aborda seleções de carnes, pescados, frango e massas, além do "cordero español con patatas" visto na penúltima foto. Cortesia Iberia.

 
Com variedade e exclusividade, os alimentos a bordo dos aviões da Iberia foram evolucionando, dentro das limitações que o meio oferece até converter-se em um verdadeiro prazer para o paladar. Nos últimos anos, a importância da cozinha, no geral, saboreou uma forte eclosão.

Bandeja clássica da classe econômica, servida na empresa nos anos 80.



 Nas duas fotos logo acima, vemos que a Iberia também aplica a modernidade de sua rica gastronomia espanhola aos clientes da classe turista da empresa.

Nomes prestigiosos, como os chefs Sergi Arola ou Ferran Adrià e agora com seus novos chefs, Paco Roncero, Dani Garcia, Ramón Freixa e Toño Perez, ou empresas reconhecidas como a Gate Gourmet, Fast Good ou TodoVino colocam, junto a Iberia, seu selo de qualidade.
Elaborar um cardápio, ocupar o tempo necessário para preparar um bom prato e, apresentar as melhores receitas junto a um seleto cardápio de sobremesas e vinhos é toda uma arte que é necessitada atualmente como um dom todo especial. Mais ainda se, a idéia é de servir as receitas a bordo de um avião.



Paco Roncero, Dani Garcia, Ramón Freixa e Toño Perez, são desde junho último, os novos chefs gastronômicos para a Iberia.

Serviço de oferta de pães variados.

"Open-bar" aberto durante todo o voo na classe Business Iberia. Seleção de sanduíches, frutas, iogurtes e bebidas.


Respondendo a esta necessidade, a Iberia escolheu desde que começou a oferecer refeições a bordo no ano de 1946, as opções mais inovadoras possíveis em cada momento.
Uma caixinha de papelão com frango frito, “tortilla” espanhola, ovos cozidos e um bombom, eram oferecidos aos clientes logo nos primeiros voos de longa distância, quando a Iberia incorporou o serviço de cardápios à bordo. Esta novidade coincidiu com a introdução da figura das comissárias de voo, que chegaram para atender ao passageiro durante as longas horas dos trajetos das viagens.
Com o passar do tempo, é introduzido um novo conceito de gastronomia a bordo dos voos da Iberia. Os primeiros pratos quentes chegaram em 1947.

A alta gastronomia na Business Plus Iberia introduziu a figura do cozinheiro a bordo de seus aviões já na década dos 50.
 

Acima, um dos primeiros cardápios de bebidas oferecidos pela Iberia em seus voos intercontinentais.



Acima, dois exemplos clássicos de propagandas da Iberia.

Acima, selo comemorativo dos 50 anos da empresa. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa voou muito com os DC-8 (El Gigantón) e os clássicos DC-10-30.

As rotas que se destinavam de Madrid à cidade de Buenos Aires, na Argentina, lançaram ambos os serviços, com auxiliares de voo - atualmente na Ibéria como TCP (Tripulante de Cabina de Pasajeros) – que ofereciam pratos frios e, um ano depois, contava-se com refeições quentes a bordo.
Para isto, a Iberia contratou, na década dos anos 50, restaurantes como o Molinero, na Gran Via em Madrid ou, o restaurante Alcoceba perto de sua atual sede na Calle Velázquez, também na cidade de Madrid.
Tratava-se dos primeiros estabelecimentos, os pioneiros, em cozinhar para os primeiros clientes da Iberia.

Além disso, nos trajetos iniciais à América Latina realizava-se uma escala inicial em Villa Cisneros, um antigo território espanhol no Saara, lugar este que possuía alojamentos e restaurantes para os clientes da companhia aérea.

Comissárias da Iberia nos anos 60. Atrás, um DC-8 que realizava os voos intercontinentais da empresa.

Apresentação dos novos uniformes da Iberia nos anos 80.

Tripulante Iberia servindo ao seu cliente. Final dos anos 60.

A Iberia era conhecida nos anos 80 como a empresa que servia grandes "best-sellers" à bordo aos seus clientes. Atualmente, é servido uma ampla gama de jornais e revistas espanholas e internacionais.

Tripulação da Iberia atualmente. Atrás um Airbus A340.

Novos ares culinários
O desenvolvimento da tecnologia teve seu auge na indústria hoteleira e, também, em gerar novas possibilidades a bordo dos aviões. Assim, os aviões da Iberia possuem um design interessante em seus cardápios da Business Plus Intercontinental.


Sobremesas deliciosas e premiadas são servidas à bordo nas refeições oferecidas pela Iberia. A Iberia, através do seu serviço de catering quer trazer aos seus clientes uma experiência única e inesquecível.



Tripulantes da Iberia nos anos 70.
Em tempos remotos, nos voos longos, havia tempo mais do que o suficiente para proporcionar um serviço “à francesa” no que os tripulantes de cabine preparavam os pratos em frente ao cliente e conforme o seu pedido e escolha, como se tratasse de um restaurante propriamente dito. Também variaram as formas de apresentação dos cardápios da Iberia ao longo do tempo, passando da caixinha de papelão inicial, que os passageiros colocavam em seu colo sobre uma manta oferecida pela Iberia, a uma bandeja incorporada na mesinha reclinável do assento.


Por outra parte, desde que a Iberia começou a estender sua rede até hoje, momento no que conta com uma centena de destinos localizados em mais de 40 países, a empresa teve muito em conta que transporta um grande potencial de clientes de diferentes índoles, com culturas diversas e tradições gastronômicas muito arraigadas segundo o lugar de procedência. Segundo esta teoria, algum incidente pode jogar uma estranha passada em certos momentos. Por exemplo, viajando atrás no tempo, se conta uma anedota em que a companhia oferecia angulas a final dos anos 50 quando uns turistas recusaram a comida com o pretexto de “não comer lombrigas”.

Sem “lombrigas” à vista, mas sim com lagostas, filet mignon e merluza, entre outros pratos, Iberia contrasta agora seus pratos com guarnições atrevidas e sugestivas, como costelas de porco com cebolinhas, doce de marmelo e pinhões (pignoli) ou também um mero negro com crestas de galo confitados em caldo de carne com trufa. Tudo isto incluído na nova fase de desenho de menus de longos trechos para clientes Business Plus.



Serviço de café completo que a Iberia serve aos seus clientes.



Bon appétit!
Há mais de 80 anos depois… as mudanças são abismais a todos os níveis, sob grande medida, pelo desenvolvimento da técnica e dos avanços tecnológicos: uma poltrona de grandes dimensões reclinável até converter-se em cama, um sistema completo de entretenimento, comunicações a bordo… e la crême de la crême: café-da-manhã, merenda ou jantar. Faz cinco anos, a Ibéria quebrava moldes no seu catering de bordo contratando um a um chefs de cozinha mais premiados dos últimos tempos, como por exemplo, Sergi Arola. A transformação dos cardápios da classe Business Plus adquiriu rapidamente “status” de alta gastronomia. Atualmente, a Iberia dá uma nova reviravolta a seu serviço gastronômico e embarca a bordo quatro cozinheiros espanhóis, titulares de oito estrelas Michelin para ser responsável pela sua cozinha: Paco Roncero, Dani Garcia, Ramón Freixa e Toño Perez (que serão os próximos protagonistas de nossas reportagens que enfocam os chefs de cozinha nos ares.

Business Plus Iberia: Poltronas que viram camas.

Sala-Vip Iberia "Dali" em Madrid.


Buffet da sala Dali da Iberia em Madrid.


Modernismo na sala vip da Iberia no aeroporto de Londres/Heathrow.


Recinto de reuniões na sala vip da Iberia em Londres.




Acima, exemplos de pratos servidos nas salas-vip da Iberia: Bon Appetit...!!!

Por sua parte, a empresa que colabora com a Iberia, TodoVino, também tem um papel importante ao desvelar os sabores e peculiaridades dos melhores vinhos espanhóis. Selecionados com uma cata realizada a 30.000 pies de altura - porque as condições variam de fazê-lo em terra–, Iberia oferece uma carta completa com a colaboração também de um dos principais especialistas de vinhos da Europa, Custodio Lopez Zamarra.

Acima, Custódio L. Zamarra, o especialista de vinhos da Iberia e a empresa colaboradora pela aquisição de vinhos da empresa. A Iberia é reconhecida mundialmente como a melhor adega de vinhos do mundo nos ares...



Novos chefs, novos desafios...

Oito Estrelas e doze Soles trabalharão durante os próximos dois anos em um novo conceito de gastronomia a bordo, distanciado de tópicos e consagrado ao melhor produto espanhol...


“Trocar o atual modelo de cozinha a bordo” é o objetivo que se propôs a companhia aérea e o fará através de um comitê culinário de elite formado pelo madrilenho Paco Roncero (alma mater da La Terraza del Casino), o catalão estabelecido em Madrid Ramón Freixa (a frente de Ramón Freixa Madrid), o estremenho Toño Pérez (de Atrio) e o malaguenho Dani García (chef do restaurante Calima em Marbella), que aportarão seu talento à nova cozinha da Iberia. Cada um deles tem duas Estrelas Michelín e três Soles na Guia Repsol.




Originários de quatro comunidades autônomas (Andaluzia, Catalunha, Estremadura e Madrid) e cada um deles com seu estilo único e pessoal, porém todos com um grande empurro e experiência, os máximos representantes da alta cozinha espanhola já trabalham com os cotovelos em uma nova proposta gastronômica para as classes Business de Iberia que nasceu desde o dia 1 de junho nos voos intercontinentais e, mais adiante, em todas as viagens nacionais e internacionais.


Os chefs no laboratório de experiências.

A troca será paulatina e avançará em direção a um modelo diferente, mais adiante do cardápio de massa, carne e pescado e de acordo com as exigências do público atual. Uma oferta pensada para surpreender ao viajante, baseada nas excelências da dieta e da dispensa mediterrânea e adaptada à maneira de comer do século XXI que, como reza o slogan da campanha, converterá o avião da Iberia no “único restaurante do mundo com oito estrelas”.


 
O valor da matéria prima




Iberia se converte na primeira companhia aérea, não somente da Europa se não mundialmente, que se preocupa por romper definitivamente com a idéia de que não é possível comer bem em 30.000 pés de altura. Para isso contratou por um mínimo de dois anos, não ao habitual chef executivo, se não a quatro assessores gastronômicos que somam um total de oito estrelas Michelin e doze soles na Guia Repsol, entre outras distinções.




Conscientes das limitações logísticas do avião, os quatro cozinheiros estudam a maneira de fazer chegar a poltrona uma proposta culinária capaz de fazer viver uma experiência realmente Premium a um viajante que já conta com todas as comodidades e serviços para uma viagem de autêntico prazer. E todo aponta a que a chave do sucesso será a escolha e a apresentação da melhor matéria prima espanhola. A seleção se fará através de cartas com Jurados formados, basicamente, pelos quatro cozinheiros.




Desde o último mês de junho, os chefs desenharam conjuntamente um novo cardápio de pratos quentes para a que levaram em conta “desde os ingredientes que melhor se adaptam ao voo até os pontos de cocção idôneos, para que o produto sofra o menos possível no seu traslado, desde o catering onde se elaboram os pratos até a galley da aeronave”.

Outros serviços IBERIA:

Tripulação comercial da Iberia.

Excelente propaganda no desembarque de bagagens no Aeroporto de Fortaleza.


Serviço de acompanhamento de menores que a Iberia dispõe.

Tripulante descendo as escadas de um MD-80 já retirado pela empresa.

Atendimento de check-in no aeroporto de Madrid-Barajas.


Um dos milhares informativos de voos localizados no T4 em Madrid.


Comissário da Iberia oferecendo jornais aos seus clientes.


Funcionária do check-in da Iberia, oferecendo um cartão de embarque.


Fonte e crédito das fotos: Iberia e Todovinos.com