Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mais uma empresa inovadora de 2012: Em sexto lugar, a Qatar Airways

 
 
Desde que a região do Golfo Pérsico firmemente se ancorou como uma verdadeira “ameaça de qualidade” à aviação global, apresentamos a esta lista das maiores empresas inovadoras de 2012, a Qatar Airways. A companhia aérea nacional do Catar sofreu uma rápida ascensão para tornar-se uma das cinco poucas participantes da “Star Airlines” dos céus foi nomeada a "Companhia Aérea do Ano 2011" pela Skytrax, que citou como seu produto principal, a cabine espaçosa, tanto da classe econômica como da Business Class, incluindo o Terminal Premium no seu “hub” do aeroporto de Doha, como sendo fatores essenciais para o prêmio.

Frota de aviões da Qatar Airways no aeroporto internacionais de Doha. Foto: Qatar Airways.
 
Comparado com as concorrentes do Golfo, a Emirates e a Etihad, a Qatar Airways adota uma abordagem um pouco “reduzida”,porém, mais consistente na elaboração, com a experiência junto ao seu cliente. Conforme a Qatar Airways, o compromisso com o cliente é acreditar que a inovação fundamental não é tanto um produto ou serviço específico, mas que o compromisso é a mistura com as mais recentes tecnologias, tendências e estilos, juntando com os melhores aspectos das viagens aéreas como costumava ser antigamente, incluindo a generosidade de espaço, uma cozinha inspiradora, acrescentando de um serviço personalizado e caloroso, oferecendo experiências, não mercadorias.
 
Serviço atencioso e agradável faz parte da tripulação da Qatar Airways.
 
Entrada fria da classe Business da Qatar Airways.
 
A Qatar possuí uma ampla gama de vinhos escolhidos por enólogos renomados mundialmente.
 
Serviço de café da classe Business da Qatar Airways. Fotos: Qatar Airways. 
 
 
 
Experiências a bordo.
 
A frota de aeronaves da Qatar Airways possui uma longa fuselagem, oferecendo na classe executiva, um produto, que apresenta em seus assentos-cama, 180 graus, em uma configuração de 2-2-2, uma distância entre assentos de 78 polegadas, telas IFE de 12’’ (17’’ em seus B777s) com mais de mil opções de entretenimento, e um variado cardápio de refeições (servidos “à la carte”),com todas as refeições preparadas no momento do pedido.

Boeing 777, que realiza os serviços Doha-São Paulo-Buenos Aires-São Paulo-Doha, diariamente.
 
Na classe econômica, o espaço entre os assentos é de até 34 polegadas (muito mais do que em outras companhias aéreas). Os clientes da Qatar também recebem um kit de higiene de cortesia e a companhia aérea fez uma parceria com o guru de bem-estar, Deepak Chopra, para produzir um guia chamado de “Dicas para um voo saudável”, guia este que pode ser encontrada no bolsão à frente do assento, junto com a revista de bordo, a revista de entretenimento e o cartão de segurança a bordo da aeronave. Todos os assentos também oferecem uma tela individual de entretenimento IFE de 10,6 polegadas.

 
O Boeing 787 “Dreamliner”.

Visão geral da classe Business do Boeing 787 da Qatar Airways. Foto: Qatar Airways.
 
 
A Qatar Airways planejou ter até o final de 2012, cinco aeronaves 787s em serviço, sendo a primeira empresa do Oriente Médio a lançar o equipamento, porém informou no último mês de outubro que, a entrega estava suspensa até que a Boeing consertasse um defeito que teria aparecido nos motores.
 
Até então, a Qatar irá operar inicialmente os Boeings 787 nas rotas intra- Golfo para obter uma tripulação com horas de voo treinadas antes de implantar essa aeronave na rota Doha-Londres/Heathrow. A Qatar também planeja iniciar voos para as cidades de Atlanta, Chicago, Boston e Detroit, no próximo ano, uma vez que começa a receber seus 787s.
 

  
A Business Class nos "Dreamliners".
 
Os B787s “Dreamliner” da Qatar terão capacidade para 254 passageiros em uma configuração de duas classes, com 22 assentos na classe executiva e 232 na classe econômica. Na classe executiva, haverá uma configuração 1-2-1 generosa oferecendo a cada cliente um acesso direto ao corredor. A companhia aérea também optou para eliminar as posições dos“bins” de bagagem situados acima dos assentos do meio da cabine da classe executiva, proporcionando assim, uma sensação ainda mais espaçosa.

Tripulação da Qatar Airways no Boeing 787 "Dreamliner". Foto: Qatar Airways.
 
Os assentos-cama são produzidos pela empresa B/E Aerospace e são colocadas num formato em ziguezague invertido sob os dois ângulos dos assentos do meio, em relação uns aos outros, enquanto que os assentos de janela oferecem um pouco mais de privacidade. Os apoios de braço dos assentos podem ser ajustados nas diferentes alturas e os clientes podem jantar e trabalhar em mesas deslizantes que lembram cores amadeiradas e, ao iniciar as refeições, os clientes têm espaço o suficiente para descansar seus laptops nas mesas laterais. As telas de entretenimento (IFE) têm um tamanho de, pelo menos, 17 polegadas.

As telas individuais faz do sistema de entretenimento da Qatar um dos melhores do segmento aéreo. Foto: Qatar Airways.
 
A classe econômica nos “Dreamliners”.
 
Já os assentos, da classe econômica, são configurados em 3-3-3, que surpreendentemente possui um assento extra por linha, do que os 2-4-2 que é definição oferecida por outros B787, por operadoras como a ANA e a JAL. Os assentos são produzidos pela Recaro, com uma distância de aproximadamente 81 centímetros, todos com focos de luz CL3620 e são fabricados com um sistema integrado de entretenimento que são implantados pela Recaro antes de entrar na fuselagem da aeronave.
 
A classe executiva da Qatar, são reconhecidas mundialmente. Foto: Qatar Airways.

As classes econômicas das aeronaves da Qatar são muito generosas entre espaços. Foto: Qatar Airways.

 
 
O“Touch” PMU.
 
O novo B787 da Qatar Airways será o primeiro avião com a característica Thales com o novo computador de mão "Touch PMU”, com um dispositivo Iphone, permitindo ao cliente a realização de múltiplas tarefas, como por exemplo, assistir a um filme em seu próprio assento como utilizar o computador de mão para verificar a corrente posição de voo ou de temperatura local. O Android, ferramenta que é baseado o TouchPMU, também pode armazenar uma grande variedade de aplicativos, tornando mais fácil para as companhias aéreas adicionar novos recursos. O 787 também será para a Qatar Airways o primeiro “wide-body” a oferecer um completo serviço de wi-fi e de conectividade a celulares, embora a empresa aérea afirme que o uso de celulares ainda está suspensa.
 
 
Vídeo: "The Qatar Airways Boeing 787 Dreamliner in just 3 minutes", onde é mostrado a montagem de um Boeing 787 da Qatar Airways.  Fonte: Qatar Airways.

 
Fuselagem estreita ou os “Narrowbodies”.
 
Enquanto a sua rival do Golfo, a Emirates, utiliza nas suas novas rotas, os “widebodies” B777 e, até mesmo um A380, que opera entre Dubai e Manchester, a Qatar Airways tende a ser mais cautelosa ao adicionar destinos à suas redes. Por exemplo, a companhia aérea implantou aviões de fuselagem estreita, que representa 40% de sua frota, em novas rotas para a Europa Oriental e Europa do Norte. Os A320 da companhia aérea apresentam assentos com um ângulo de aproximadamente 12 graus de inclinação na classe executiva e 132 assentos na classe econômica, e telas individuais com entretenimento em todos os assentos. A Qatar também equipou vários de seus A320 com conectividade celular OnAir.
 
 
 
Experiência em terra.
 
A Qatar Airways tem um suporte de 90 milhões de dólares. Possui um terminal exclusivo em Doha, que foi inaugurado em 2006, onde conta com uma área de restaurantes, delicatessen, cocktail bar, spa, e um centro de negócios. A companhia aérea também acaba de abrir seu primeiro salão vip fora do aeroporto de Doha, localizado no Terminal quatro do aeroporto de Heathrow, em Londres, já que opera cinco voos diários para Londres.

 
As fotos acima, representam variados centros de negócios que a Qatar tem a disposição de seus clientes nas salas VIP de onde opera, no mundo todo, especialmente no aeroporto de Londres. Fotos: Qatar Airways.
 
 
A instalação de 750m2 foi concebida para se assemelhar a um clube de membros privativos, em vez de um saguão de aeroporto convencional, e a Qatar recrutou para a sala vip funcionários dos mais variadas equipes de hotéis cinco estrelas e restaurantes; a sala vip tem o serviço com o estilo “brasserie” e “delicatessen”.

 
 
As três fotos acima comprovam os variados ambientes disponíveis nas salas vip da Qatar, com restaurantes, "brasseries" e "delicatessen", tornando as viagens dos clientes mais exclusivos, uma experiência única. Fotos: Qatar Airways.
 
 
Vídeo institucional sobre a nova sala vip da Qatar Airways no Aeroporto de Heathrow, em Londres.
 

O novo Aeroporto Internacional de Doha.
 
Como um “hub” eficiente e de alta qualidade, fundamental para a Qatar Airways, é chave para a estratégia de rede, a companhia aérea é o ator fundamental da construção do novo aeroporto internacional de Doha (NDIA), que estava programado inicialmente para abrir em dezembro próximo, foi transferido para metade do ano de 2013. O atual aeroporto de Doha atualmente está lotado, lidando com mais de 18 milhões de passageiros por ano, enquanto o NDIA terá inicialmente uma capacidade de 28 milhões de passageiros por ano e estará preparado para atender a 50 milhões, o aeroporto está plenamente operacional para atender além do ano de 2015. O aeroporto novo está sendo construído por USD15, 5 bilhões de dólares, está localizado há quatro quilômetros da instalação existente e, a Qatar Airways espera começar a operar no NDIA assim que estiver pronto para a operação.
 

Desenho ilustrativo do NDIA, o novo Doha International Airport, previsto para abrir na metade do ano que vem.

Visão geral do setor de desermbarque atual do terminal exclusivo da Qatar Airways, em Doha.
 
Equipe de funcionários do Qatar Duty Free Shop, considerados um dos melhores duty-free shops de aeroportos do mundo.
 
Vídeo institucional do projeto do NDIA, o novo aeroporto internacional de Doha, previsto para operar na metade do ano de 2013. Fonte: NDIA project.
 
 
Expansão.
 
Com a abertura de 24 novas rotas nos últimos dois anos, a Qatar Airways opera atualmente com uma frota de mais de 100 aviões de passageiros (contra 57 aeronaves em 2007) para mais de 100 destinos. Receber uma nova aeronave a cada 2 a 3 semanas, em média, durante 2012, a companhia aérea continua sua expansão em 2012 com 13 novas rotas e planos até o ano de 2016 para servir 170 destinos, com uma frota de 170 aeronaves. Além disso, os diretores da empresa acreditam que a região do Golfo possua apenas duas companhias aéreas dominantes, supondo que a Ethiad, empresa baseada em Abu Dhabi, não estará nesta lista.
 
 
 
No total, a Qatar Airways, empresa de propriedade estatal, tem encomendadas mais de 250 aeronaves com valores superiores a US$ 50 bilhões, a preços correntes, incluindo 10 aeronaves A380, com o primeiro avião previsto a chegar em 2013, mas possivelmente estarão atrasadas (devido à questão das fissuras que surgiram na asa do “super-jumbo”),30 B787s, 80 A350 (dos quais a Qatar será o cliente lançador) e 50 A320neos.

Amplo serviço de entretenimento, para os clientes da classe econômica, com monitores de tela individual em cada assento.
 
também na classe econômica, o serviço de bordo é generoso, atencioso, completo e com escolha de opções pratos quentes nos serviços de almoço ou jantar.
 
Na classe executiva, os clientes contam com uma ampla gama de jornais e revistas internacionais e árabes, além das revistas de bordo e de entretenimento, orientando o cliente.
 
Uma vez mais, mostramos que a Qatar Airways é uma empresa aérea forte em vinhos tintos e brancos, a disposição de todos os seus clientes em seus voos e em suas salas vip, no mundo inteiro.
 
 
Nichos de mercado.
 
A marca de estratégia Qatar tem o seu crescimento focado em um nicho de destinos. Na Europa, a companhia aérea já voa para 30 destinos, incluindo cidades da Europa Oriental, como Budapeste, Bucareste, Sofia, e as capitais escandinavas de Copenhague, Oslo e Estocolmo. Como esses destinos são limitados para voarem diretamente longas distâncias, devem realizar pelo menos uma parada, até chegar ao seu destino final, o que poderia ser muito melhor na região do Golfo, ao invés do que na Europa.



Gold lounge - sala VIP da qatar no aeroporto de Doha. Foto: Qatar Airways.

Oryx lounge - outra sala vip que atende os clientes exclusivos da Qatar no aeroporto de Doha.

Conforme diretores da empresa aérea, a missão da Qatar tem sido a operar para regiões onde se encontram os negócios e destinos de lazer ao redor do mundo, mas também focar mercados que onde as outras operadoras não ousam aventurar-se. São decisões corajosas para servir determinados mercados, acreditando um forte sentido comercial, como lançamento de rotas como Baku (Azerbaijão), Tbilisi (Geórgia), Benghazi (Líbia), Kigali (Ruanda) e Mombasa (Quênia), enquanto mais rotas para a América Latina e locais mal servidas da África são direcionados para uma expansão futura.

 
Demonstração dos novos "chefs" gastronômicos da Qatar Airways, com a apresentação de inovações da gastronomia a bordo dos voos da companhia aérea. Fonte: Qatar Airways.
 
China, país com destinos prósperos .
 
 
A Qatar Airways também tem publicado muito sobre suas intenções de expandir na China, que é o lar de nada menos que 160 cidades com uma população de mais de um milhão de pessoas. A companhia planeja dobrar o número de voos para a China passando de 35 para 70 voos por semana em 2013 e em dezembro de 2011 último, lançou o seu quinto destino chinês de Chongqing.
 
Conforme diretores da Qatar, a cidade de Chongqing é um excelente exemplo de uma grande base industrial, com uma população de aproximadamente 30 milhões de pessoas. Não possui suficiente um acesso aéreo internacional merecido. A Qatar Airways espera desenvolver ainda mais a rede na China, com foco especial em cidades do interior, onde a demanda por viagens aéreas é tão alto quanto os portais tradicionais costeiras.
 
 
Plano da sala VIP de chegada da Qatar no aeroporto de Doha. Foto: Qatar Airways.
A Qatar Airways possuí serviço de lavanderia aos seus clientes vip nas chegadas de seus voos de longa distãncia.

Também para os clientes exclusivos, a Qatar conta com um Spa para que o cliente descanse antes de realizar uma reunião. Esta sala possui zona de descanso, relaxamento e chuveiros. Foto: Qatar Airways.
 

 
A Qatar Airways também afirma que não vai parar sua expansão mundial, apesar do efeito da crise americana e da zona do euro que afeta a indústria da aviação global, onde algumas companhias aéreas fracas deixarão de existir e as companhias aéreas, como a Qatar, com capacidade financeira forte, poderá crescer durante uma crise econômica, conforme afirmam seus diretores acrescentando que, o comércio internacional e a demanda continua prosperando em determinados localidades como o da China e dos países na África.
 
As crianças que viajam com seus pais ou desacompanhadas também são muito bem servidas pela Qatar Airways, reconhecida mundialmente pelo serviço UM. Foto: Qatar Airways.
 
Além dos variados serviços que a Qatar Airways oferece aos seus clientes, oferece o serviço de jatos executivos.
 
 
Exemplo de propaganda da Qatar Airways veiculada na mídia. Fonte: Qatar Airways.
 
 
 
Mais uma excelente propaganda veiculada pela Qatar Airways. Fonte: Qatar Airways.
 
 
As aquisições.
 
Além disso, parte do crescimento da Qatar Airways, poderá vir também da aquisição de transportadoras europeias que estejam com problemas, como por exemplo, a participação recente da Etihad, de 29% da Airberlin. Nos últimos anos, a Qatar Airways associou-se com um investidor estratégico na verificação de possíveis aquisições da Olympic Airways, da Grécia, da TAP, de Portugal e da SAS, onde a companhia aérea no início de 2012 saiu das negociações avançadas com a atual falida empresa aérea espanhola Spanair.
 
Embora qualquer aquisição está descartada em curto prazo pela direção da Qatar Airways, a empresa está interessada em investir na Índia, porém há restrições quanto à propriedade estrangeira, que são levantadas pelo governo indiano.
 
Lembrando que a Qatar opera diariamente em nosso país na rota Doha-São Paulo-Buenos Aires-São Paulo-Doha, com os moderníssimos Boeings B777. Já realizei a rota GRU-EZE-GRU, no ano passado, no mês de outubro, e recomendo a viagem... Mesmo que seja na classe econômica. E sinta a diferença do bem-estar!

 

 
Fontes de consulta desta reportagem:

Qatar Airways Global: http://www.qatarairways.com/global/en/homepage.page

Qatar Airways Brasil: http://www.qatarairways.com/br/pt/homepage.page

Aeroporto Internacional de Doha: http://www.dohaairport.com/

New Doha International Airport (NDIA): http://www.ndiaproject.com/

Contato em São Paulo: Rua Samuel Morse, 134 - 9º andar - conjuntos 91/92 - Brooklin - SP. Atendimento de segundas à sexta-feiras, das 9 às 18 horas. Telefone: 11-2575-3000 ou 0800-7772827.