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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uniformes despojados. Anúncios ousados... A década de 60 chegou com sede de beleza e modernidade.


As saias das comissárias de voo na década de 60 estavam cada vez reduzidos e os slogans das publicidades sexistas cresciam como foguetes. As campanhas direcionadas para os clientes do sexo masculino foram lançados a partir dessa década. Em 1961, a Continental Airlines iniciou sua campanha "o pássaro orgulhoso com a sua cauda dourada – Proud bird with the golden tail” e com esse slogan, suas comissárias vestiam uniformes dourados. Mais tarde, a Continental anunciou na imprensa que "nós gostariamos de mudar as nossas caudas para você." A duplo entendimento levou a empresa produzir um filme de treinamento para os seus funcionários para que os comissários de bordo pudessem responder a observações dos inconvenientes passageiros com uma adequada e apropriada resposta ou comentário.

Em 1968, a TWA estabeleceu nos voos transcontinentais, as comissárias com seus “trajes” mais exuberantes, que mais se destacavam, bem como a valorização da gastronomia, através do serviço de bordo, onde foram planejados refeições de países atendidos, pijamas para utilização à bordo comprados em Nova Iorque, e outras bajulações aos clientes. Falando em trajes exuberantes, as comissárias da TWA vestiam uniformes feitos de papel, em algumas partes,  e em vôo as atendentes reclamavam que os passageiros do sexo masculino faziam de brincadeira, buracos com os cigarros em partes da “roupa”.

As comissárias em todo o mundo eram contratadas pelo mesmo critério. Cada transportadora internacional ainda insistia que as mulheres deveriam ser solteiras. Um comercial da Oriental Airlines apresentou a voz de um homem que entrevistava comissárias de vôo e rejeitando-as uma por uma, porque não eram consideradas sexualmente atraentes para a sua companhia aérea; Uma companhia aérea do Caribe referiu-se à suas comissárias como "aves tropicais raras", em uma campanha impressa. Eram épocas despojadas....





Acima, conferimos mais uma vez as cores vibrantes e ousados uniformes observados na década de 60.

Um comentário:

  1. Gostei do modelito lançado pela Lufthansa Lu!...
    Beijos da Phóphon!!.. ;)

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