Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Anos 60... Novas empresas...Comissárias como símbolo do marketing aéreo...

Inauguração de novas companhias internacionais.
Em todo o mundo, novas companhias aéreas foram surgindo. Em 1961, a THAI iniciou suas operações com um Douglas DC-6B, que acomodavam 60 passageiros sentados, voando de Bangkok para Hong Kong. A companhia aérea foi concebida com a participação de 70% do governo tailandês e 30% de propriedade da Scandinavian (SAS). Principe Kraisingh Vudhijaya projetou os uniformes tradicionais do país confeccionados em seda, bem como o logotipo da empresa. Em 1966, a THAI torna-se a primeira empresa aérea asiática a ter todas as suas aeronaves formadas por jatos.

Além das calças de cores quentes e as microsaias...
Nos Estados Unidos, as companhias aéreas regionais foram obrigadas a buscar maneiras de se diferenciar em uma concorrência acirrada. Além de shorts e saias curtas, estratégias de marketing e novos conceitos nos voos foram se multiplicando nessas empresas locais – aproximadamente 20 territórios dos Estados Unidos, criaram identidades para um público cada vez mais cansado das prestações dos mesmos serviços.

Na costa leste americana, a Mohawk Airlines é criada em 1945, conhecida como uma pequena, mas bem sucedida transportadora nova-iorquina. Em 1960, a Mohawk apresentou uma proposta “vintage” comemorando os anos vinte em seus serviços e em suas aeronaves. Os DC-3 foram enfeitados com lampiões a gás, cortinas de tecidos feitos da época, e assentos típicos; as comissárias se vestiam com uniformes de cetim e serviam lanches aos passageiros, além de "um bom cigarro”.

A PSA, era uma companhia da Califórnia que pintou um sorriso embaixo do nariz de todos os seus aviões, modelos foram contratadas, celebrando sua beleza. As comissárias da PSA atendentes usavam calças provocantes de cor laranja nos voos. A empresa fez uma referência constante para as atrações de seus voos e suas equipes, descrevendo uma visão que a PSA representava como: "Pure, Sober and Available", que traduzindo poderiamos chegar ao “Genuíno, Firme e Disponível”.

ANÚNCIOS DA ÉPOCA (DÉCADA DE 1960)

KLM Royal Dutch Airlines Electra II Stewardess (1961)


TWA - Star Stream 1962.


Convair 880 Jet-liner Now Entering Service Nice (1960)


Delta Airlines Stewardess Carol Koberlein (1969)


L' economique Est Tres Chic Air France Photos (1961)


Nenhum comentário:

Postar um comentário