Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como as empresas aéreas podem utilizar o patrimônio para adicionar histórias para a experiência de viajar de seus clientes...

Na recente feira  "Aircraft Interiors Expo" que traz novidades sobre interiores e design de aeronaves, realizada na cidade de Hamburgo, na Alemanha, o site de marcas airlinetrends.com apresentou um trabalho mostrando a forma de como as principais tendências do luxo atualmente, chamada de "Heritage Luxury", pode ser uma fonte de inspiração para as companhias aéreas no desenvolvimento de novos produtos e serviços.



 
Patrimônio de luxo 
O luxo sofreu uma mudança significativa nos últimos anos. Na primeira década do novo milênio, o aumento constante de rendimentos disponíveis trouxeram bens de luxo ao alcance das classes médias. Como parte dessa "democratização do luxo" as tendências, as marcas de primeira linha, também introduziram versões mais acessíveis de seus projetos. No entanto, como resultado da crise financeira e seus efeitos sobre a economia mundial global, os consumidores nos últimos anos foram retornando aos estilos básicos, mesmo aqueles que relativamente foram protegidos dos efeitos da recessão. Os consumidores de hoje são mais reflexivos e após uma década do 'fast forward', eles estão à procura de um consumo mais autêntico e significativo. Robert Polet, diretor da marca Gucci, resume que o consumidor de luxo dos dias atuais procuram ítens mais discretos, compras de temporada, e não estão interessados ​​em artigos que podem sair de moda a qualquer momento.

Fábrica da Gucci, ano de 1953.

Mesmo em economias em rápido crescimento como o Brasil e a China, os consumidores procuram cada vez mais bens o os façam voltar ao passado, conforme comentário de um analista: "A China está mudando tão rápido e não há nenhum ponto de referência para os consumidores. Eles produzem novas marcas, mas não tem história alguma, e há marcas ocidentais que possuem histórias, porém é difícil que eles se identifiquem.

Storytelling...

Portanto, o que a tendência, "storytelling" ou a "herança do luxo" significa para o setor aéreo?

Os clientes adoram aprender sobre a história que está por detrás do produto, pois é algo que faz sua viagem mais emocionante e inesquecível, seja de alimentos locais e/ou sazonais que são servidos a bordo com guias, cardápios, informativos sobre tal produto, tal prato, tal bebida, ou ao vivo, através de comentários de tripulantes das empresas aéreas que comentam sobre os tais produtos, que podem ser das cidades que estes foram criados, ou ainda sugestões do público em geral que façam co-criar kits de amenidades, que traz ou refliatam um "ar retrô".

A sazonalidade traz qualidade no serviço das empresas aéreas...E histórias...


Como a indústria da aviação sempre capturou a imaginação e a criatividade das pessoas, as companhias aéreas podem incorporar na história da aviação. assuntos históricos para que se tenha uma curiosa experiência de viagem. As companhias tradicionais em particular, podem se beneficiar de sua história para se destacar contra o barato e "alegre" low-cost de muitas empresas. Um exemplo simples é a pintura das aeronaves em esquemas "retrô" - como parte de aniversário de , 50, 75 ou 90 anos. No entanto, um número de companhias aéreas foram além disso, criando uma experiência à bordo de luxo inspirado nas heranças.

Imagem retrô que a Air Lingus está adotando.

A Air Lingus é a empresa aérea de bandeira irlandesa, membro da One World.


O avião também foi recriado com os "ares retrô".



A nova Primeira Classe da British Airways

Como vimos em reportagens anteriores do blog, mostramos que, no início de 2010, a British Airways lançou sua nova cabine da First Class.


Design da bolsa oferecida pela BA aos seus clientes da First.

Ao invés de se juntar a outras companhias aéreas em sua extravagância a bordo, tais como bares a bordo, chuveiros e cabines privadas, a British Airways procurou criar um ar de luxo discreto lembrando a calma britânica. Remontando à década de 1920, o design da BA First Class é inspirado nas clássicas marcas de carros de luxo como a Aston Martin e o Jaguar, e o uso proeminente de couro de qualidade e das persianas eletrônicas, acrescentam um toque de luxo clássico.


Poltronas da 'First' com persianas.
 
 
Os clientes da Primeira Classe recebem uma tradicional bolsa estilo "Gladstone", desenhado por  Anya Hindmarch embelezado com o brazão original das armas da companhia aérea "To fly, to serve". A primeira gama de produtos localizados dentro das necessaires foram adquiridos na loja St. James, baseado na farmácia de 200 anos quje está localizada em Londres ou mesmo a Dr. Harris, que fornecem amenidades aos membros da família real britânica por mais de 80 anos.

Necessaire completa oferecida aos clientes da First.


Virgin Atlantic e Porter Airlines: voltadas ao "Jet set-chic"

As boutiques à bordo nas companhias aéreas, como a Virgin Atlantic Airlines, e Porter Airlines apostam no "glamour" das viagens aéreas, lembrando a falida PanAm.


Boeing 707 da Pan American no aeroporto Kennedy, em Nova Iorque.

Por exemplo, a elegante sala vip da Virgin Atlantic em Londres, chamada de Heathrow Clubhouse foi projetada para que os clientes se sentam como em um clube para membros "vintage" com áreas voltadas aos anos 70, como as cadeiras 'Eames', que foi ícone de fabricação destas, jogos de vídeo ou fliperama "retro-arcade" e um telão widescreen inspiradas nos mini-cinemas dos anos 60.


Sala vip da Virgin Airlines no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Poltrona clássica da marca Eames.


Bar retrô da sala vip da Virgin Atlantic, em Londres.

Em uma aposta similar, a Porter Airlines, com sede em Toronto, no Canadá, recriou o glamour dos anos 50 em uma época da redução de custos, em seus serviços à bordo. Desenhado por Tyler Brûle (famoso da Wallpaper- publicação sobre arte, arquitetura, design, moda, estilo de vida, tecnologia e carros, e da Monocle, que é uma publicação global que cobre assuntos internacionais, de negócios, cultura e design.); O slogan da Porter Airlines é o slogan é o “Flying refined” e todo o visual e a sensação da companhia aérea é o retrô elegante, com comissários de bordo vestindo elegantes uniformes na cor azul marinho e utilizam aeronaves turboélice com todos os assentos de couro.


Uniforme ao estilo "vintage" da canadense Porter Airlines.



Kit de amenidades da Austrian Airlines


Kit oferecido pela Austrian Airlines.

A nova Business Class da empresa austríaca oferece um kit de amenidades, onde é
apresentado oito imagens históricas diferentes em preto e branco, que mostram caminhadas em montanhas austríacas e algumas cenas de esqui no início de 1900. Esse kit projetado pela Formia, é feito de feltro (chamado de Loden, na Áustria), em homenagem às roupas tradicionais austríacas e chapéus feitos de feltro, como o típico "Steirer Anzug". O kit também contém cosméticos da marca eco-austríaca Alpienne.


KLM Delft Blue


A KLM acaba de lançar uma campanha de mídia social que convida os usuários do Facebook para converter sua foto do perfil em um azulejo Delft Blue holandês e adicionar uma mensagem inspiradora. Quatro mil dos mais inspiradores azulejos Delft Blue
serão desenhados na fuselagem de um Boeing 777-200 KLM.


Porcelanatos premiados pintados na fuselagem de um B777 da KLM.

Os azulejos Delft azuis são parte da tradição holandesa. Os porcelanatos foram decorados com cenas tipicamente holandesas, como moinhos de vento ou barcos de pesca, e eram comumente descritos por algumas palavras de sabedoria. Por quase 60 anos, a KLM também foi distribuindo pequenas réplicas desta cerâmica Delft Blue das casas holandesas históricas para os clientes que viajassem em sua Business Class.

Os pins da Delta Air Lines

Esquemas dos pins de ouro e de prata oferecidos aos clientes mirins da Delta.

Em 1958, os pins para as crianças, fizeram sua estréia na Delta Air Lines. Os meninos recebiam pins de "piloto júnior" enquanto para as meninas eram entregues pins de "aeromoça júnior". Os pins tornou-se uma parte icónica do serviço da Delta, mas a companhia aérea deixou de oferecê-las, como parte das medidas de corte dos custos. No final de 2010, a Delta decidiu trazer estes pins de volta e, agora, estes são apresentados em duas variedades: um Pin de ouro, que são recebidos pelos "Delta young flyers" por um piloto e um pin de prata que será oferecido a eles por Comissários de Bordo.  Um primeiro-oficial de vôo da Delta comentou: "Eu fui distribuindo os pins de ouro durante algumas semanas e a resposta tem sido incrível! Eu acho que os pais ficam tão animados ao recebê-los quanto as crianças."


Pins oferecidos aos meninos pelos pilotos da Delta, nos tempos de "glamour" da aviação.


Pins oferecidos as meninas pelos comissárias da Delta, antigamente.


Voltam-se à oferecer os pins às crianças que voem na Delta Air Lines.



A Japan Airlines retorna ao básico...


Variação dos logotipos da JAL no decorrer do tempo.

O logotipo da Japan Airlines, o Tsurumaru foi introduzido na década de 1950, enfeitando as caudas da frota da JAL, durante o seu período de crescimento rápido. No início de abril de 2011, Japan Airlines reviveu seu tradicional logotipo para marcar o seu relançamento, após quase três anos sob em bancarrota, inclusive suspendendo seus serviços para São Paulo, trazendo saudades. O presidente da JAL, Masaru Onishi, afirmou que o logotipo foi adotado com a determinação de voltar ao básico, quando tiveram o espírito do desafio de reerguer a empresa: "Queremos criar uma JAL regenerada", disse Onishi.

Bolsa 'vintage' da JAL oferecida aos clientes nos primordios da aviação.


Novo esquema de pintura da JAL, voltando às suas origens.


Fonte da reportagem: Site www.airlinetrends.com e interpretado pro Luis Blanco. As fotos são de propriedade das empresas citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário