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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Catering em ferrovias: a parceria de trabalho entre dois fornecedores de catering, no atendimento de um mercado ferroviário que não está em crise na Espanha...



 

Primeiramente agradeço pelos mais de 20 mil acessos de nosso blog: Nosso, porque são de vocês! Este blog, sem fins lucrativos, mostra curiosidades sobre o mundo da gastronomia. Um mundo que ninguém imaginou que existisse, saindo de uma gastronomia convencional, de novas culturas que desconhecemos, querendo este incrementar e adicionar novos conhecimentos a todos; Espero que até o fim deste ano de 2012, o blog possa dobrar esse número de acessos e este depende exclusivamente de todos vocês! Ao pedir sugestões, algumas novas informações, muitas pessoas conversam comigo, gostam do projeto e me afirmam que não há um blog parecido com esse, confiável e, que as informações são muito escassas, na presença da gastronomia nos meios de transporte, principalmente no do aéreo. Mesmo assim, peço quem quiser compartilhar informações que estão por aí, esquecidas, memórias etc., que nos escrevam através do e-mail gostonasalturas@hotmail.com contando experiências ou curiosidades... Enviando-nos fotos, porém sempre com nome e e-mail para divulgação. E não me esqueci da matéria especial sobre a história da Varig para os saudosistas desta querida empresa aérea. E, em minha página no "Facebook" que é http://www.facebook.com/luisbnunez, pode-se consultar algumas dicas de gastronomia sustentável, curiosidades do mundo da culinária, vídeos especiais de aviação do "youtube" e conhecer novos amigos...

Comissário de bordo ferroviário. Foto de Kari Kohvakka.

Muitos leitores de nossa última reportagem pediram para que eu postasse algo sobre o catering ferroviário e o catering escolar, como alternativas e/ou completar o catering aéreo. Não existem, infelizmente, referências ou reportagens sobre o assunto. Mas irei à busca de tais matérias ou tentar estudar para reproduzir um novo artigo. A seguir, postarei um novo artigo baseando-se em uma reportagem da revista do setor de catering chamada “PAX International” de fevereiro de 2010, de Rick Lundstrom, adaptado por mim para os dias atuais, através das pesquisas realizadas nas empresas RENFE, referência mundial em ferrovias (a Renfe Operadora é uma das entidades públicas empresariais que explora a rede ferroviária espanhola. Como o seu nome indica é herdeira do legado da RENFE (Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles), empresa criada em 1941, da qual se desprendeu a Renfe Operadora, no dia 1º de Janeiro de 2005, passando a RENFE a chamar-se ADIF (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias). A criação da Renfe Operadora deveu-se à Lei do Setor Ferroviário (LSF), que exigia a separação da exploração dos serviços de transporte e da administração de infraestruturas, pelo que se teve que se formar duas empresas, sendo a ADIF e a RENFE Operadora) e dos caterings Rail Gourmet (da Gate Group) e do grupo italiano Cremonini que realiza catering ferroviário na Europa.  

Oferta do serviço de bordo ferroviário. Foto do site: con mucha gula.

No ano de 1998, quando a associação internacional de catering aéreo, conhecido atualmente como ITCA, realizou sua conferência na cidade espanhola de Sevilha, com a presença de muitos dirigentes que resolveram testar na época, os serviços que eram oferecidos a bordo de um trem de alta velocidade, o AVE, ao invés da costumeira viagem de avião saindo da capital Madrid, que os levaram em uma viagem eficiente, sem passar pelos pormenores que o aeroporto oferece aos seus clientes, rápido como um pássaro, uma ave.  

AVE RENFE: O trem-bala espanhol. A Espanha é tida atualmente como um país em crise, com suas ferrovias extremamente modernas e em pleno crescimento e conservação. O Brasil, ao contrário, é um país em "desenvolvimento" e suas linhas no auge da decadência... Trens desses em nosso país, nem sonhando! Só indo para a Europa para experimentar... Foto: RENFE.

O AVE, abreviatura de “Alta Velocidad España”, é um meio de transporte que oferece comodidade, segurança, rapidez y translada ao seu cliente ao coração das principais cidades espanholas.

Outra versão do AVE espanhol. Foto: RENFE.
Oficinas de manutenção dos trens da RENFE.

A alta velocidade na Espanha supõe uma nova forma de viajar e conhecer o país, tanto para os viajantes domésticos como para os estrangeiros. As cidades em que opera o AVE permite a esse turista conhecer a Espanha através da sua variedade cultural, gastronômica e seu popular folclore, em uma única viagem, ofertando as expectativas e satisfação da viagem.

A RENFE realiza todo o ano, vários trens temáticos, como o do cartaz acima, anunciando o Trem do Morango, percorrendo os locais de produção deste produto, porém o mais famoso é o trem que percorre os vinhedos espanhóis.
O AVE compõe-se atualmente, em quatro corredores principais: com mais de 2.600 quilômetros em serviço, essa rede de alta velocidade é a mais extensa da Europa e, atrás da China, é a segunda em todo o mundo. Atualmente, a marca AVE é valorizada internacionalmente, como projeto-modelo da implantação da alta-velocidade ferroviária. Paises como os Estados Unidos, a China, a Noruega e o próprio Brasil visitam o sistema para obter informações, assessoramento e implantar esse modelo espanhol. Em nosso país ainda é uma incognita como ficará o sistema ferroviário entre o Estado de São Paulo e o Rio de Janeiro que, pelo meu ponto de vista, não vejo um progresso próximo. A Árabia Saudita está implementando os serviços AVE naquele país, por ser um sistema e uma gestão de confiabilidade.


SALA VIP RENFE para clientes que viajam no AVE. Foto de Kari Kohvakka



Essas cidades que são atendidas pelo AVE apresenta dezoito destinos que estão conectados, de uma forma ágil, cômoda, segura e sustentável, através de uma oferta flexível que permite o cliente personalizar cada viagem, cada destino:

Antequera, Barcelona, Calatayud, Ciudad Real, Córdoba, Cuenca, Guadalajara, Huesca, Lleida, Madrid, Puente Genil, Puertollano, Segovia, Sevilla, Tarragona, Valencia, Valladolid e Zaragoza, são os destinos que formam parte deste projeto de promoção turística conhecidas como as “Cidades AVE”.

Vagão-Bar dos trens AVE da RENFE.

Como vimos em nosso último artigo, as empresas aéreas estão lutando em busca de fornecedores e desenvolvendo um novo sistema de trabalho na citada indústria, criando maneiras de tornar seus produtos acessíveis para os clientes; na atual conjuntura de crise que vive o mundo, sendo que, desde então, o mercado ferroviário de alta velocidade na Espanha cresce cada vez mais, e é considerado entre os mais abrangentes na Europa e que se aproxima, segundo alguns estudos relizados, com sistema ferroviário semelhante presente no Japão.

Visão do "Trenhotel" da RENFE para suas viagens internacionais saindo de Madrid, Barcelona e Vigo.



Este serviço ferroviário da Espanha também foca na presença dos viajanets de negócios, os executivos, além dos turistas e incrementando ainda mais o seu programa de fidelidade em troca de serviços regulares de alta velocidade, cumprindo os horários programados e, principalmente no serviço de bordo gastronômico de extrema. E, desde o final de 2009, a RENFE que opera o AVE, selou o maior contrato ferroviário de restauração no período de quatro anos com a Cremonini Rail Iberica SA, a filial espanhola do Grupo Cremonini da Itália.

Cabine "Preferente' do Trenhotel RENFE.
Cabine "Gran Clase" do Trenhotel RENFE. Possuem cabines de uma ou duas camas com banheiro com chuveiro individual.

Esse acordo abrange o complexo de três “lotes”, conforme a Cremonini, atendendo as linhas do Nordeste e Transversais Norte-Leste do Mediterrâneo e as cidades do sul da Espanha.

Os 665 milhões de dólares aproximados, gastos no contrato, incluí a gestão dos serviços de catering nos vagões com bar e no atendimento para as classes “Club” e “Preferente” com os serviços de bandejas em assentos e na gestão dos vagões-restaurantes (transportes de logística e serviço de bordo completo) para os trens noturnos da RENFE “Trenhotel”, “Elipsos” e o “Lusitania” que atende a várias cidades europeias. Além disso, a Cremonini será a responsável pela produção do serviço de bordo da tripulação desses trens.

Abastecimento de bebidas variadas em um vagão-restaurante em um dos trens da RENFE. Foto de Kari Kohvakka.

Esse contrato posicionou os produtos da Cremonini e o seu fornecedor de alimentos, que é a Gate Gourmet na frente, em um potencial de atendimento de aproximadamente 24 milhões de passageiros por ano, atendendo e conquistando o foco que, conforme dito anteriormente, aqueles viajantes de executivos que, utilizam o serviço ferroviário para escapar da burocracia do transporte aéreo, atrasos, cancelamentos, onde esses serviços ferroviários respondem pelas crescentes eficiências na prestação dos serviços e redução dos tempos das viagens em toda a área ferroviária operativa. São produzidas e fornecidas até 15 mil refeições por dia, com uma diversificação de cardápios, chegando a mais de 400 menus para cobrir todas as classes de serviços e os trajetos realizados, resultando um contrato de sucesso entre a RENFE, a Cremonini e a Gate Group, representando conforme as espectativas do sistema ferroviário europeu em demanda, representando oportunidades significativas como increemntação do catering aéreo, provando esta matéria o último artigo realizado.

Vagão-bar dos trens da RENFE. Acima, comissária oferecendo jornais aos clientes. Foto de Kari Kohvakka

A Cremonini Group atende, além dos serviços ferroviários da Espanha, uma rede de clientes de aproximadamente 1200 trens de passageiros que ligam a Europa a partir do Eurostar em Londres, para a Alemanha, Itália e Suíça, bem como 80% da rede ferroviária francesa.

Durante o esses anos de atendimento, a Cremonini aperfeiçoou o serviço gastronômico, realizando uma seleção especializada de fornecedores para concentrar sua prestação de serviços com um toque distintamente espanhol. A empresa realiza práticas ambientais e sustentáveis, ​​que fizeram com que a RENFE acertasse o contrato com a empresa no processo do concurso, sendo esta também, atualmente, uma característica muito bem-vinda entre os grupos crescentes dos viajantes socialmente conscientes.

Trenhotel Elipsos da RENFE que realiza os serviços Espanha-França, Espanha-Suíça e Espanha- Itália.


Dos planos do Trenhotel parado em estações. A foto de acima é o Trenhotel Lusitania que realiza os serviços Espanha-Portugal. Foto de Sergio Rosso.

Interior do vagão-restaurante do Lusitania. Foto de Sergio Rosso.

Isto também significou uma melhoria significativa nas receitas na divisão do Gruppo Cremonini, onde sinalizou uma decisiva etapa de crescimento, com receitas superiores a 650 milhões de euros, somente no ano de 2010, através do contrato com a RENFE.

Foto externa do vagão-restaurante do trem Talgo da RENFE que agora circulará nos Estados Unidos com a Amtrak.

Ao longo dos anos, a Cremonini desenvolveu uma vasta rede de fornecedores de produtos frescos em toda a Espanha, dando à empresa a capacidade de facilmente obter os produtos locais que faz parte dos serviços e parte do sucesso do concurso. A empresa também fez contratos com fornecedores especializados para pequenos itens, produtos ou materiais que os grandes fornecedores não possuem.
Estilos de trolleys utilizados nos serviços ferrovíários. A foto acima é da empresa fornecedora, a Cinnamon.

Uma das principais virtudes que Cremonini e os seus fornecedores foram capazes de oferecer para a RENFE é a capacidade de práticas de sustentabilidade, destacando um extenso programa político chamado de “Green Touch", programa este que enfatiza a capacidade da empresa de oferecer produtos de origem local, fornecer harmonicamente refeições com um número mínimo de etapas de produção, além de oferecer produtos de papel ambientalmente recicláveis, ou produtos e materiais que respeitam o meio ambiente, minimizando o uso do plástico.


Oferecimento de serviço de bordo nos vagões da RENFE.

O viajante executivo notou as diferenças que a RENFE presta e prestou nos últimos anos, como por exemplo, no embarque desse passageiro, terá direito a um completo serviço de café da manhã, almoço ou jantar com uma séria de diferentes opções com um ciclo de cardápios que se modificam cada seis meses. Os passageiros da classe “Clube” do Ave, que equivale a uma primeira classe nos aviões, em um trem da rota Madrid-Barcelona, por exemplo, poderá escolher a partir de um serviço de cardápio quente ou frio. Dentro da oferta do almoço há uma seleção de peixes variados ou carnes. Eles também terão uma opção de serviço que será oferecido no café da manhã, enquanto que um passageiro da “Clase Preferente” terá um cardápio fixo.

Um dos vagões do Trenhotel RENFE.

Trem RENFE Altaria que faz serviços domésticos da empresa. Foto de Juanjo R por Flickr, através do link: http://www.flickr.com/photos/thereeler/5862700928/. 
Interior dos trens domésticos RENFE.

A oferta de alimentos e serviços a bordo constitui uma parte essencial da expectativa dos clientes já existentes do Ave e dos trens de Longa Distância (Larga Distancia, havendo uma comunicação sobre a oferta de alimentos em todo o decorrer de todas as rotas servidas).

Oferecimento do serviço de bordo em trens.

Carregamento de trens pela empresa Cremonini.

Enfim, a ferrovia na Espanha tem investido mais do que qualquer outro operador ferroviário na oferta de alimentos e serviço de bordo, considerado pela RENFE uma parte importante na oferta do produto, além da velocidade, confiabilidade e conveniências, que continuarão atraindo novos clientes. Bem que esse sistema de serviço poderia ser aplicado no Brasil, onde encontramos, infelizmente, um sistema ferroviário sucateado, com linhas, estações abandonadas, descaso político, superfaturamento de obras quando são realizadas em algumas estações metropolitanas das nossas cidades para atender passageiros que precisam e necessitam desses serviços (no nosso caso, dos trens urbanos).
Estações modernas fazem parte do trajeto de todos od trens da RENFE. Acima estação de Zaragoza- Delícias. Foto de carlos Ferrater por Flickr.

O novo e o moderno. Combinação perfeita nas estações ferroviárias espanholas. Acima estação de Bilbao - Abando. Foto: Vialia-Adif.

A criação de uma ferrovia de qualidade no Brasil, com o seu auge no governo de Getúlio Vargas e decaindo com a “decisão modernista” do então presidente Juscelino Kubtscheck, pensando no plano americano de investimento em estradas-automóveis e serviços aéreos, fez descaso às nossas ferrovias, sucateadas até hoje (como a educação e a saúde), onde facilitaria ainda mais o transporte de passageiros e de cargas do norte ao sul do Brasil, reduzindo custos, acidentes, e deterioração de um sistema de transportes tão deficiente que, não vejo mudanças em um futuro próximo nem longo. Esta reportagem serve como uma reflexão de como poderia ser melhor ao serviço aéreo e rodoviário se existissem as ferrovias para complemento alternativo. Falta estudo, falta inteligência de nossos governantes para fazer deste serviço um sucesso nacional.

Excelente foto de Thiago Teixeira mostra o oposto da nossa reportagem... A deselegância à toda altura. O descaso dos governantes brasileiros mostram estações como acima, a de Evangelista de Souza, que faz marte do ramal de Jurubatuba à Santos, por Embú Guaçú. O blog www.estacoesferroviarias.com mostra esse total descaso com nossas estações.


Descrevendo ainda coisas boas, em seus trajetos ferroviários regionais, a RENFE serve aos seus clientes, as especialidades gastronômicas de cada região espanhola como cerejas, “manzanillas” (bebida típica do sul da Espanha) juntamente com os “picos” (pequenos aperitivos) e a sopa de gazpacho (sopa fria de tomates e pepinos), além do “pão con aceite y tomate”, (aperitivo de pão torrado regado com azeite e untado com tomate) uma especialidade da Andaluzia e da região da Catalunha (correspondendo às cidades de Barcelona, Tarragona, Lleida e Girona); Na Catalunha também a RENFE oferece vinhos da região, juntamente com os “chorizos” (salsichas típicas) e “jamón ibérico y serrano” (carnes curadas). Nos serviços para a região da Comunidade Valenciana é servido a típica “paella valeciana” e outros pratos típicos da região. As especialidades regionais também estão disponíveis nos vagões-bar juntamente com as tradicionais refeições quentes; Os clientes continuam insistindo nos tradicionais e amados produtos típicos espanhóis em todo o país e em todas as classes que oferecem serviços de bordo como o presunto ibérico, o lombo de porco curado, a tortilla espanhola (de batatas), azeitonas recheadas com anchovas e os famosos vinhos de Rioja e da Ribera del Duero, que estão disponíveis em todas as classes e em cada tipo de trem; Os cardápios são totalmente espanhóis com uma abundância de peixes variados e carnes grelhadas, com seus molhos e acompanhamentos tradicionais, como o prato de “escalibada”, que é servida na Catalunha, correspondendo a um grelhado, salada de legumes, além das “tapas” epinchos” (variados aperitivos) para o serviço de lanche, sem deixar de falar de que a Espanha tem quase todos os tipos de frutas, legumes e vegetais na Europa, igualmente que na França.

Serviço de café da manhã, servido no Trem Elipsos da RENFE.

Em nossas próximas reportagens, contaremos como são conhecidos os "trens-hotéis" da Renfe por dentro e também publicaremos algo sobre o inesquecível "Trem de Prata".




Prestação de serviço de bordo nos trens da Renfe. foto: PAX International.

Essa matéria foi realizada em homenagem a Ralph Giesbrecht, referência em história ferroviária no Brasil, que tem um site maravilhoso sobre ferrovias que é o www.estacoesferroviarias.com.br e para o gestor da Gate Gourmet em Guarulhos, Ademar Miranda que era responsável pelo carregamento do Trem de Prata, onde na época, trabalhávamos na LSG/Sky Chefs Catering e atualmente, presta um excelente serviço frente às contas das empresas aéreas sob sua responsabilidade na Gate, em Guarulhos.  

Fonte: Revista "PAX International", volume 14, nº1, fevereiro/março de 2010. Texto de Rick Lundstrom, interpretado por Luis Nunez.


Conheça os fornecedores e a empresa espanhola RENFE, através dos sites:

Cremonini Rail Iberica: www.cremonini.es

Grupo Gate Gourmet: www.gategourmet.com

RENFE: www.renfe.es

Um comentário:

  1. The picture of the 252-023 is incorrectly credited. I'm the author and here is the original link to the image:

    http://www.flickr.com/photos/thereeler/5862700928/

    Juanjo R.

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