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quinta-feira, 11 de abril de 2013

A vice-campeã das empresas aéreas mais inovadoras de 2012 é: a British Airways!

 

Após ter vivido as crises dos últimos anos, a British Airways (BA), devido a um conjunto de fatores, entre elas, a crise financeira global contra a alta exposição da BA para o mercado viagens de negócios que resultou em grandes perdas, as intermináveis negociações de fusão com a Iberia e as disputas trabalhistas que forçaram o cancelamento de voos e encalhamento de frotas, como já foi citado anteriormente, e com isso, a abertura em 2008 do terminal 5, do aeroporto de Londres Heathrow. Com essa temporada difícil para a empresa, parece ter recuperado com vários dos principais programas inovadores e planos colocados em prática principalmente no ano passado.


A British Airways atende a cidade de São Paulo com seus Boeings 747-400. Fonte: BA.


A British Airways atende a cidade do Rio de Janeiro com seus Boeings 777-200. 

Esses programas inovadores, que custarão, aproximadamente, 5 bilhões de libras, já anunciados, desde setembro de 2011, vem focando novas aeronaves, cabines renovadas da First Class e com atualizações das classes econômicas (World Traveller Plus e World Traveller), além de uma série de melhorias no serviço de bordo, com serviços personalizados e mais saborosos.

To Fly. To Serve.


Campanha publicitária que tem o objetivo de “acender uma paixão e crença” na marca BA, entre os seus clientes e funcionários. O lema “para voar, para servir” em si, é encontrado no brasão de armas da BA e nos uniformes de seus tripulantes. A campanha destina-se a refletir a longa história da British airways ser os pioneiros genuínos da aviação comercial, desde os seus primeiros dias da era moderna, e para evocar uma imagem de confiança de uma marca distintamente britânica, enfatizando traços da excelência britânica transparecendo calma, confiança, competência, profissionalismo e devoção ao serviço.



Essa campanha foi estreada através do Facebook, na página da companhia aérea. O apoio à campanha por parte da imprensa e ao ar livre inclui anúncios diferentes, destacando a experiência ea habilidade da equipe da British Airways. Por exemplo, um anúncio impresso onde aparece um bebê enrolado em um casaco da BA, para destacar o fato de que os funcionários são treinados para cuidar de bebês se fosse necessário.


Campanha publicitária da British Airways. Fonte: BA.


British Airways: To fly. To serve! Fonte: BA.



Atualizações da frota e das cabines.

Nos céus, a British Airways encomendou da Airbus, 12 aeronaves A380 para manter concorrência e está pendente com a polêmica dos serviços dos Boeings 787, que havia encomendado 24 unidades dos Dreamliners. A British já remodelou seus Boeings 777-200 para combinar com as novas cabines que já estão instalados nos novos Boeings 777-300ER. Essas cabines atualizadas possuem um novo sistema de entretenimento de bordo da Thales, com telas maiores e com mais escolhas, além de oferecer assentos mais confortáveis ​​tanto na classe econômica, como na Premium Economy, como já foi relatado anteriormente em nosso blog, antes dos jogos Olímpicos do ano passado.






Vídeo de demonstração da pintura do novo A380 da British Airways.

O Airbus A380 da British já pintado, matrícula G-XLEA.

First Class no Airbus A380 da British. Fonte: BA.
Escadas para o upper-deck do Airbus A380 da British. Fonte: BA.

Um vislumbrante olhar no interior do novo Airbus A380.



Nos Boeings 767 de longo curso da British Airways, os assentos da Club World foram renovados com novas capas e espumas, semelhantes aos do Airbus A318 da companhia aérea, utilizados na única classe, a classe executiva, que realizam a rota London City - Nova York/JFK. O projeto de atualização começou em outubro de 2011 e está prevista para terminar neste primeiro semestre de 2013. O próximo produto que a British irá oferecer de renovação de cabines está prevista ainda para este ano de 2013, com a chegada de seus aviões. A transportadora também aperfeiçoou os serviços gastronômicos, e lembrando que, desde outubro de 2011, inovou oferecendo refeições da Business Class em sua cabine da Premium Economy.


Airbus A318 da British que atende a rota London City - Nova York, em uma única classe, a Club World. Fonte: BA.



As poltronas da Club World nos Boeings 767 da British Airways serão idênticas ao da foto acima, aos do Airbus A318, que realizam a rota London City- Kennedy. Fonte: BA.
Assentos cômodos para a rota entre Londres e Nova York, com o Airbus A318. Fonte: BA.

Serviço de bordo especializado para essa rota, conquistando os seus clientes executivos. Fonte: BA.
Atendimento de primeira classe aos seus clientes da Club World. Fonte: BA.

Lounges British Airways e os aeroportos de Londres.

Entrada da sala-vip da British Airways no aeroporto londrino de Heathrow.


As tres fotos acima mostram o interior da sala-vip da British Airways. Todo o conforto e serviço ao alcance de serus clientes.


As duas fotos acima mostram os interiores, do check-in, no primeiro e das áreas de embarque, no segundo, do aeroporto de Londres/Heathrow. Fonte: BA.




Propaganda da British Airways: Aeroporto de Heathrow- Londres. Fonte: BA.

Acima, a área de check-in do aeroporto de Londres/Gatwick. Fonte: BA.

Inovações no serviço de bordo.

O plano de negócios principal da empresa é reconhecer seus clientes “top tier”, ou os mais exclusivos, relações estas que foram prejudicadas por mais de dois anos de relações controversas entre os sindicatos de tripulações de cabine e a British que geraram greves caras à empresa. Com o acordo alcançado, já em 2011 com os sindicatos, a British desde então, vem investindo em treinamento de seus comissários de bordo, além de equipar muitos deles com o iPad, chamado de “plataforma reforçada de serviços”, que consiste em possuir vários aplicativos que permitem que os comissários de bordo possam armazenar e receber informações relevantes de seus clientes em tempo real tais como itinerários, preferências alimentares e outros dados em geral que facilitem o trabalho de toda a equipe a bordo e a serviço do voo. Esses iPads informam ao chefe de equipe, por exemplo, o menu de alimentos de um determinado voo  incluindo fotos dos alimentos, cardápios de vinhos e informações sobre origem e destino.

 

Os funcionários da British auxiliam os seus clientes, tanto em terra quanto à bordo com iPads. Fonte: airlinetrends.com


Os iPads também serão disponibilizados para o pessoal de terra da British no aeroporto de Gatwick, em Londres.


Além disso, a British está testando um programa em longo prazo de rotas onde um membro da tripulação é designado como um consultor de viagens a bordo. Equipado com um iPad, contendo um pré-conteúdo carregado sobre o destino de chegada, a tripulação de cabine é capaz de dar conselhos e recomendações de viagem para seus clientes.



Cozinha às alturas.





A parceria iniciado entre a British Airways e o chefe de cozinha inglês de renome internacional, Heston Blumenthal (onde fizemos neste blog uma ampla matéria a respeito), o projeto “cozinha às alturas” iniciou-se em 2011 com cardápios renomados, inovadores, com o intuito das refeições culinárias aéreas servidas terem “melhores sabores”.






Em vez de usar mais açúcares e temperos para manter o sabor em grandes altitudes, o departamento de catering da British juntamente com a Gate Gourmet fez uma parceria e, com muita persuasão, utilizaram mais ingredientes ricos, os chamados “umami”. Em seus próprios pratos e restaurantes, Blumenthal há muito tempo utilizada o umami, um sabor salgado conhecido como o "quinto sabor", que ocorre naturalmente em muitos alimentos.


O que é o sabor "umami"?

Ao degustar um alimento, sentimos seu sabor delicioso por meio dos cinco sentidos como olfato, visão e tato, sendo o paladar aquele que determina o tipo de sabor.


Os elementos essenciais na aceitabilidade do alimento são "doce", "azedo", "salgado", "amargo", e "umami", conhecidos como os gostos básicos. O gosto básico é independente, não podendo ser criado através da combinação de outros sabores.

Entre os gostos básicos, o Doutor Kikunae Ikeda descobriu o umami em 1908, analisando o gosto do kombu dashi (caldo feito de algas marinhas), onde revelou que o glutamato era o componente que proporcionava um gosto, o qual ele denominou umami.



Aceitabilidade do alimento. Fonte: Ajinomoto.

 
A língua possui receptores da substância umami.

A superfície da língua possui três tipos de papilas gustativas, sendo cada uma composta de botões gustativos. Afirma-se que adultos possuem aproximadamente entre 7.500 e 12.000 botões gustativos, formados por células gustativas cujos receptores localizam-se na sua superfície. Os receptores recebem as substâncias do gosto. Os mecanismos da língua humana identificam os gostos básicos doce, azedo, salgado, amargo e umami, e transmitem as informações para os nervos gustativos. Estes receptores reconhecem os cinco gostos básicos, fisiologicamente. A comunidade acadêmica reconheceu o umami como sendo um gosto básico pelo fato de existir um receptor específico que o identifica e transmite o sinal para o cérebro por meio de um nervo gustativo, assim como ocorre com os demais gostos básicos.




As principais substâncias umami.

As três principais substâncias umami são: glutamato, inosinato e guanilato. O glutamato é um aminoácido comum encontrado em grande quantidade na natureza. Os nucleotídeos inosinato e guanilato, substâncias que conferem mais o gosto umamitambém estão presentes em diversos alimentos. Cientistas japoneses descobriram estas três principais substâncias umami, e hoje o umami é um gosto universal presente em alimentos do mundo inteiro.


As três substâncias umani e seus descobridores. Fonte: Ajinomoto.

Abaixo: o chef Heston Blumenthal redesenhou todos os cardápios da British, focando o estudo dos sabores dos alimentos em grandes altitudes. Fonte: BA.






O melhor da British e seus produtos britânicos.


Comissária da British abastece e verifica o "Club Kitchen" na Club World da British Airways. Fonte: BA.
  
Procurando marcas britânicas exclusivas a oferecer em seu “Club Kitchen” - um self-service na galley da cabine da classe executiva, onde os passageiros podem servir-se com bebidas e refeições ligeiras durante o percurso do voo – a British oferece a seus clientes produtos da rede de supermercados Waitrose, bem como uma seleção de produtos artísticos de famosas marcas britânicas como a The Ice Cream Union, Teonis e Beckleberry’s.


A marca de chás "Twinings" é uma das marcas inglesas parceiras da British, para o atendimento ao "Club Kitchen". Fonte: BA.


E, como nenhuma outra bebida é mais exclusivamente britânica do que o chá, a British oferece aos seus passageiros em primeiro lugar, um "chá da tarde” servido pela Dorchester. Composta de sanduíches finamente preparados, biscoitos e doces (e, claro, o melhor chá) a BA adotou uma peça elegante da herança britânica de diferenciar a experiência do passageiro. A companhia aérea também realizou uma parceria com a fornecedora britânica de chá, a  Twinings, para ser o fornecedor exclusivo de chás em todos seus voos.



Serviços "Premium".

Devido à cidade de Londres ser considerada como um centro financeiro global, a British Airways tem uma porcentagem muito elevada de viajantes de negócios. Geralmente, estes executivos estão concentrados na área do Canary Wharf, o local financeiro da cidade. Nos últimos anos, a companhia aérea tem atualizado suas salas-vips no aeroporto de Heathrow e lançou uma nova cabine de First Class, ou de primeira classe.
 
 
As fotos acima mostram o clima totalmente acolhedor da primeira classe, ou "First Class" da British Airways, atendendo todos os requisitos para um excelente serviço aos seus clientes, desde o atendimento no check-in, atendimento na sala-vip, embarque, a bordo com o serviço de bordo, de entretenimento, no desembarque e na chegada. Fonte: BA. 






No desembarque, à chegada, os clientes da primeira classe, se desejarem, contam com espaço "spa", onde encontra-se disponível uma área de descanso, de relaxamento, de chuveiros e outros benefícios. Fonte: BA.





Com 100 milhões de libras esterlinas de investimento em sua nova cabine da primeira classe, a British tem procurado diminuir a diferença dos padrões de luxo oferecidos pelos concorrentes do Oriente Médio e da Ásia, principalmente na sala-vip que atende o aeroporto de London City, onde é operado o voo para a cidade de Nova York/JFK, com o equipamento A318, com apenas 32 assentos, onde todo o equipamento com a classe executiva ou conhecida como “Club World London City Service”, oferece ainda conectividade em voo fornecido pela OnAir, um portal wireless 'Club Mobile', e o entretenimento a bordo consiste em um iPad pré-carregado com filmes e diversos outros conteúdos.


 A British Airways no Aeroporto de London City. Fonte: BA.


A OpenSkies filial da British Airways, por sua vez, oferece um serviço especial inovador, ao estilo “experiência boutique”, voando em sua rota entre Paris/Orly e Nova York/Newark, operando em toda a aeronave em uma econômica premium e cada passageiro tem acesso a um iPad.


 
British Airways Airbus A318 - Embarque no Aeroporto central de London City e desembarque no aeroporto de Nova York/JFK, sem ter que ir ao Heathrow ou Gatwick. Fonte: BA.


Atuando nos mercados emergentes.

A British Airways, já retomou desde o mês de dezembro de 2011, voos para Seul e, com a aliança recente entre a Malaysian Airlines, há códigos de voos compartidos entre as empresas ligando Londres com Kuala Lumpur. A British  implantará seus próximos A380 em suas rotas mais distantes , entre Londres e destinos como Hong Kong, Pequim e Cingapura, e outros destinos programados para nova expansão potencial de crescimento em alta, que são os mercados asiáticos.


Propaganda British Airways: Canton Fair, na China. Fonte: BA.


Atualmente, serve três destinos na China, onde a British também expressou o desejo de realizar os seus serviços de rampa, ou “handling” naquele país.





Serviço eficiente de bordo na Club World da British. Fonte: BA.







Os clientes da Club World contam com um excelente atendimento a bordo, para os que viajam à negócios. Fonte: BA. 
Os clientes da Club World também contam, na chegada em Heathrow, com o Elemis Travel Spa, onde podem relaxar e tomar um bom banho para iniciar o seu dia de trabalho. Fonte: BA.

As fotos acima mostram a nova classe World Traveller Plus da British Airways, a econômica plus. Moderna, arrojada, mais confortável, com serviços de bordo e de entretenimento premiados. Fonte: BA.





 



A British Airways investindo na reformulação de suas classes, também investiu em sua classe econômica, tornando-se uma das melhores classes econômicas do mercado. Fonte: BA.



A British Airways e o centro de turismo da Grã Bretanha, a VisitBritain, patrocinam em conjunto, desta vez na cidade de Moscou, na Rússia, em um "flashmob". Fonte: BA.


Fontes de consulta desta reportagem:

British Airways (Site universal): http://www.ba.com

British Airways (Site de informação não-oficial): http://thebasource.com


Temperos Ajinomoto: http://www.ajinomoto.com.br

British Airways em um desfile retrô: do passado ao presente em Heathrow.

"British Airways Shuttle": uma propaganda retrô (anos 80) da empresa aérea.


2 comentários:

  1. Felipe, muito obrigado! Peço que, para visualizar os vídeos, veja o nosso blog no computador, pois pelo iPad, eles não ficam disponíveis!

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