Powered By Blogger

HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

Visitantes Online

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Trens versus aviões: as primeiras publicidades na aviação.

Capitol Airlines 1953
O público era cortejado pelas companhias aéreas; estas se encarregavam de mostrar a esse publico algum meio para perder o medo de voar, através da publicidade. Os trens eram os principais meios de transporte concorrentes à indústria aérea e era geralmente um método mais seguro, mais barato e mais confortável de transporte. Em 1935, os aviões transportaram 52 mil passageiros. No mesmo ano, os trens de passageiros transportaram 700 milhões!

Nas próximas linhas, comentarei alguns anúncios realizados pelas empresas aéreas:

O que eu devo vestir? As empresas aéreas focam nas passageiras.
Em 1937, um panfleto promocional, intitulado "Então você nunca viajou de avião antes? " A United enfocava às mulheres viajantes, promovendo os modelos de qualquer equipamento Douglas Mainliner, equipamentos de longa distância, que possuíam dormitórios e capacidade para 21 passageiros e, nos modelos Boeing, de 10 passageiros para os vôos regionais e domésticos, incentivando que as mulheres também viajassem.

Questões como "onde poderei comer?” “e “Eu posso conversar e fumar durante o voo?" eram abordados no panfleto, assim como outros temas considerados prioritários e essenciais no desejo de uma mulher daquela época.

O que eu devo vestir na viagem?
Quanto às roupas, o que desejassem. As malhas, principalmente as de seda ásperas eram as mais agradáveis. Um chapéu que acomode o cabelo seria reconfortante e um casaco quente no inverno, essencial quando ao caminhar fora da cabine aquecida. Recomendavam que se levasse maquiagem como pó para o rosto, batom e um lenço na bolsa; alertava que não havia nenhuma possibilidade da bagagem ser mexida após que fossem embalados e despachados.

TWA 1953










Devo levar as crianças?
"Bem, por que não levá-los? São amáveis e tão preciosas como o ouro. Com quantos anos os jovens têm que ter para voar? Bem, uma jovem mãe levou seu filho de 12 dias de idade e disse que a viagem foi uma oportunidade para "uma boa soneca para o bebê." Você pode arrumar-los no avião e sem pensar, você praticamente estará em seu destino...", reforçava o panfleto da UNITED.  As comissárias–enfermeiras da United forneciam o alimento e brinquedos para que eles pudessem se divertir durante a viagem.



American Airlines - anos 50


TWA 1953
At your service...


Nenhum comentário:

Postar um comentário