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terça-feira, 7 de setembro de 2010

Comissárias de voo: Tanto mães como orientais...

Comissária Delta Airlines



Em 1951, havia aproximadamente 3400 comissárias de bordo voando nos céus americanos. Apesar de muitas empresas aéreas terem seus próprios centros de treinamento para tripulantes, mesmo assim havia escolas formadoras por todo o país trazendo garotas esperançosas em ganhar dinheiro, e sonhavam em serem anfitriãs dos céus.

Além das atendentes aprenderem os aspectos comuns de serviço de bordo, tinha aulas de etiqueta e de como conversar. Um livro típico de formação dos anos 50 sugere que uma comissária perfeita deveria combinar a autoridade militar, as qualidades de conforto de uma mãe, e de uma secretária, e ter atenções para conversar como uma oriental, não deixando de contar fatos e conversas igualmente a um guia turístico. Este livro orientava:



1. Ser uma boa ouvinte e seja sincera. Faça perguntas diretas e mostre interesse na conversa. Isso permite que o cliente sinta que está sendo importante.

2. Evitar falar sobre si mesmo e incentive aos clientes a falar sobre eles. Este procedimento vai fazer a viagem dele mais agradável.

Cortesia DELTA
3. Evitar a argumentação. Não deve haver nenhuma ocasião para uma comissária participar de uma discussão a bordo de um avião. Nada pode ser adquirida pelo argumento de pareceres concentrados neste tipo de conversa. O objetivo da comissária é de agradar aos clientes. Os argumentos criam oposição e aversão, e seguem em contra os objetivos dos trabalhos de uma comissária.

4. Evitar respostas irreverentes ou inteligentes, independentemente de quão tolasas perguntas irrelevantes dos clientes que possam ser.

5. Evitar qualquer tipo de conversa que se torne grosseira.

6. Evitar longas conversas. Geralmente conversas curtas, concisas são bem mais eficientes.

7. As informações de transporte aéreo relativo devem ser apresentadas de uma forma mais clara e interessante possível.

Esta informação deve ser dada em cada oportunidade, porém não deve ser forçado aos clientes. Os clientes devem estar autorizados a fazer perguntas conforme os seus interesses.

Em 1952, a Administração Civil Aérea dos Estados Unidos ordenou que todos os comissários de bordo em serviço nas cabines em aviões comerciais, deveriam ser treinados por profissionais de segurança, para que nos voos houvesse procedimentos de segurança.


Comissária oferecendo o serviço de bordo.


Cortesia BRITISH AIRWAYS

Anfitriãs da pioneira...Vestidas à caráter...

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