Em 1965, Mary Wells, um executivo de publicidade de Nova York, apresentou duas campanhas que melhor definiram a década dos anos 1960. O seu cliente, a Braniff Airlines, era uma transportadora aérea com sede em Dallas, que desejava expandir sua presença para competir no mercado internacional. O conceito de Wells era melhorar a experiência de voar através da incorporação da arte e da moda nessas experiências. Um renomado designer foi contratado para decorar os aviões com motivos ousados, criando tremendas obras de arte no ar. Um desses artistas foi Alexander Calder. Wells chamou de "o fim do avião simplista". Os terminais da Braniff também foram redesenhados com tetos espelhados e mobiliários ousados, assemelhando a apartamentos de pessoas modernas e solteiras, estilo groovy. Emilio Pucci foi contratado para criar um uniforme inovador para as comissárias da Braniff nesse mesmo ano. Os trajes, coloridos, de multicamadas, foram cobertos com um plástico, e tinham até capacetes espaciais/chapéus-bolhas, para demonstrar um design futurista. Wells desenvolveu uma campanha chamada "The Strip Air", que mostrava comissárias modernas, ousadas, descoladas, como verdadeiras personagens do desenho “Os jetsons”...
O “air strip” foi um enorme sucesso. Anúncios impressos inundaram as revistas e os comerciais de TV, foram muito comentados naquela época, onde todas as pessoas tinham interesse de voar Braniff para comprovar se aquilo que estavam vendo era mesmo real...
De um outro lado, as comissárias da Braniff tornaram-se os troféus, os prêmios para os ricos homens de negócios do Texas, pois a Braniff era a cara do Texas.
Como Pucci definiu as comissárias da Braniff com seus desenhos coloridos, outros designers foram incorporados como Pierre Cardin que vestiu as comissárias da Pakistan International Airlines e da United, onde foi comprovado que, roupas clássicas, luvas e outras prendas formais dos anos anteriores não mais faziam parte dessa nova década que passou... Os despojados e modernos anos 60!
DC-8, avião também dos anos 60, da Braniff, em cores vivas: obra do pintor A.Calder.
Este avião da Braniff, o DC-8, de A.Calder, visitou muito o nosso país através do aeroporto de VCP-Campinas/São Paulo, nos anos 60.
The "Air Strip"... Capacete para mostrar a modernidade da família Braniff.
Uniformes coloridos fizeram parte da vida das comissárias da Braniff.
Anúncio de revista que mostrava essas cores de Emilio Pucci para as comissárias da Braniff.
Outro anúncio que mostrava as viagens pela Braniff através das cores de Calder...
Exemplo do terminal da Braniff em DFW - Dallas, de cor amarronzado.
Vídeo sobre "Air Strip" da Braniff
Este vídeo da Air France mostra os 75 anos das comissárias de vôo da empresa. Agradecemos à Air France pela exibição desse elegante e bem editado vídeo institucional.
E, para os jovens que visitam esse blog, que não conhecem o pintor catalão surrealista Salvador Dali, o espanhol de Fìgueres, Barcelona, aqui em um anúncio divertido da Braniff com o jogador de baseball, Whitey Ford.