Como enfermeiras nos vôos, estas jovens poderiam ser treinadas e preparadas para trabalhar a qualquer hora do dia ou da noite, e em horas ilimitadas. Em 1944, a ex-aeromoça da United Airlines, Ada Brown organizou a cerca de 300 mulheres para fundar a primeira União Mundial de Comissárias de Voo, permitindo que as mulheres pudessem negociar seus salários e as condições de trabalho. Seria implantado um dos primeiros sindicatos da categoria.
Em 1943, as companhias aéreas estavam transportando o dobro de carga, muitas cartas, como nos tempos de paz e, voavam mais passageiros por milhas; O número de pessoas que voavam a turismo caiu em 25 por cento, mas os viajantes, principalmente em negócios de guerra, voavam mais e mais.
Apesar das circunstâncias, novas companhias aéreas estavam em alta e, com uma escassez de funcionários, especialmente homens, as assistentes de vôo do sexo feminino tornaram-se uma necessidade. A Delta Air Lines iniciou o seu serviço com a primeira comissária de vôo em 1940; a Continental Air Lines contratou seu primeiro chefe de comissários no ano seguinte; A Pan American contratou sua primeira aeromoça, em 1944. Para as mulheres dessa década, uma nova oportunidade profissional surgiu. Foi uma das poucas profissões que aceitavam mulheres.