As condições das viagens dos passageiros na Europa eram similarmente austeras. A precursora da British Airways, a Aircraft Transport and Travel Limited (AT&T), em 1919, lançou o primeiro serviço aéreo regular diário entre a cidade de Londres e de Paris, com o biplano De Havilland 4A, transportando um único passageiro, além da carga, que contava com jornais, caixas do cream-cheese Devonshire, e aves, como perdizes. Atualmente, o voo dura aproximadamente duas horas, naquela época tinha a duração de dois dias para realizar o percurso, fazendo 33 pousos forçados ao longo da rota.
Na Austrália, a Qantas fez seu primeiro voo regular em 1922, uma viagem de 580 quilómetros transportando um passageiro. O piloto, Wilmot Hudson Fysh, afirmou que, quando a aeronave havia aterrissado no local, a população recebeu o avião com curiosidade e estranhamento, como se um astronauta tivesse chegado da lua. A viagem levou cerca de oito horas de voo durante dois dias.
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Cortesia BAmuseum.com |
Os passageiros desses biplanos viajavam com binóculos, capacetes, óculos de sol e pára-quedas. Colocavam nos ouvidos algodões para proteger dos ruídos dos motores e mascavam gomas de mascar para ajudar a desentupir os ouvidos, bloqueados com os efeitos da altitude, pois não eram pressurizados. Esses passageiros eram pesados antes do embarque, para que o piloto tivesse o cálculo entre o peso da aeronave e equilíbrio antes da decolagem. As cabines eram pequenas e os passageiros desses voos sentavam em cima dos malotes aéreos.
Nenhuma bebida era servida, a não ser que um piloto gentilmente compartilhasse seu café a partir de sua própria garrafa térmica. Os passageiros às vezes enjoavam muito. Mas cada um cuidava de seu próprio desconforto.