Um número crescente de companhias aéreas está lançando serviços dedicados e produtos que visam melhorar a experiência de vôo
as para famílias que viajam com crianças. Com a iniciativa do programa "Happy
Mom” ou “Mamãe Feliz" da empresa Asiana e “Sky Nanny” ou “Babás dos céus” da Gulf
Air, como por exemplo, um forro de bandejas com joguinhos para elas, iniciativas estas que podem ser bem-vindas
não apenas por pais e filhos, mas
também por outros passageiros que também
se beneficiam de iniciativas que mantêm os jovens passageiros mais entretidos.
As reclamações de passageiros que estão localizados sentados perto das crianças é um tema recorrente em vôo,
vem se reduzindo com essas novas e interessantes iniciativas de marketing.
Serviços da "Sky Nanny" da Gulf Air. Fotos: Gulf Air |
Vídeo institucional da Gulf Air sobre o serviço "Sky Nanny".
A TAM é uma companhia
aérea que tem sido muito criativa
em manter as crianças ocupadas durante o vôo, e também envolver essas crianças no mundo da aviação, para que tenham um conhecimento de como opera a
empresa e seus aviões, didaticamente. Quem sabe, esse incentivo vem da
criatividade incomparável da extinta VARIG nos seus produtos para as crianças,
com o personagem “Variguinho”, já há tempos atrás.
"Variguinho" personagem para crianças que voavam na extinta Varig. |
TAM Kids
Juntamente com consultores educacionais, a TAM desenvolveu o programa TAM Kids que consiste em três pilares principais: Um site próprio da TAM para as crianças, desenvolvido especialmente para elas, contendo jogos, conhecem personagens da equipe de crianças da TAM e aprendem sobre a história da aviação, como é a experiência a bordo das aeronaves, e um "espaço das crianças" no museu da TAM, na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, que inclui brinquedos, jogos e atrações relacionadas com a aviação, incluindo réplicas de simuladores de vôo, um hangar e uma torre de controle.
Espaço "TAM Kids", no museu TAM, em São Carlos/SP. Fonte: Estado de São Paulo. |
Revista de bordo "TAM Kids" oferecida às crianças nos voos da empresa. |
Experiência a bordo
Experiência das crianças que viajam na TAM. Fonte das fotos: Airline Trends. |
Com a
permissão dos pais, as crianças de até
12 anos de idade também podem se
inscrever no TAM Kids e recebem um crachá de “Kid Comandante”. À bordo, as crianças
com os crachás de "Kid Comandante"
são convidados a ajudar a tripulação, acolhendo os passageiros no sistema de fone do voo (o PA), distribuição de doces antes
do vôo decolar, e visitar a
cabine de comando, após o pouso da aeronave. Além disso, a TAM oferece para as crianças a revista “TAM
Kids”, refeições apropriadas para elas, e nos vôos internacionais, canais de entretenimento
com filmes e músicas para que se
distraiam.
Fontes para consultas:
TAM Kids: www.tamkids.com.br
Gulf Air: www.gulfair.com
Nordwind Airlines: www.nordwindairlines.ru
Programa institucional "TAM nas nuvens" veiculado nos voos da TAM, fala sobre o serviço "TAM Kids". Fonte: TAM.
Vídeo de segurança com os personagens "TAM Kids" da aeronave Boeing 767. Fonte: TAM.
Gustavo, "Comandante Kid" num voo da TAM. Fonte: Youtube (alimordnas).
Gabriela, "Comandante Kid" num voo da TAM. Fonte: Youtube (alimordnas).
A Nordwind Airlines, é uma empresa russa que, utiliza atores mirins para a aplicação dos vídeos de segurança nos seus voos.
Fontes para consultas:
TAM Kids: www.tamkids.com.br
Gulf Air: www.gulfair.com
Nordwind Airlines: www.nordwindairlines.ru