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terça-feira, 14 de agosto de 2012

As dez maiores empresas aéreas inovadores de 2012 - O décimo lugar...








Muita gente me perguntou: "Puxa Luis, faz quase dois meses que você não publica nada, o que aconteceu?" Bem, como muito de vocês sabem, no próximo mês de setembro, concluo finalmente, meu Master em Comunicação e MKT! Então imaginem como andam as coisas! Finalzinho de curso, adicionando o curso de pedagogia e o trabalho! Como consegui uma "brechinha", vou publicar essa pesquisa muito interessante nestas semanas, para que vocês conheçam quais são as empresas aéreas que mais se destacam em inovações... Nestes tempos de crise mundial, a criatividade vem em boa hora...
Gosto muito de pesquisar pela rede, a tendência do mundo do serviço de catering nos transportes e trazer para vocês aqui no blog. Há muitos sites que oferecem essas informações e, com isso podemos facilitar essas informações, porem muitos deles são em inglês e muitos, não entendem. Através do gosto nas alturas, traduzimos e interpretamos para que possam estar “antenados” com o mundo da gastronomia nas alturas...

Um excelente site que traz essas novidades é o airlinetrends.com que continuamente informa sobre produtos e serviços inovadores implantados pelas empresas aéreas ao redor do mundo, respondendo ás necessidades dos clientes e a evolução do setor, como pudemos observar em matérias anteriores do blog. Esse blog referencial, o airlinetrends.com faz uma votação anual e escolhe as dez melhores empresas aéreas em todo o mundo, que na opinião deles, lançaram uma vasta gama de produtos e serviços inovadores em 2011, seja como parte de uma cultura empresarial de inovação contínua, de uma estratégia para desafiar o “status quo” da indústria, ou mesmo como parte dos esforços para recuperar “o atraso” depois de anos de sub-investimento.

Conforme o site airlinetrens.com, e confrontando com as informações nos sites das empresas citadas nas reportagens abaixo, as companhias aéreas inovadoras desse “ranking” não necessariamente são características das pesquisas oficiais realizadas que, compõem requisitos das melhores empresas aéreas do mundo. Ao melhor, essa pesquisa teve como objetivo, selecionar as companhias aéreas que surgiram com inovações interessantes ou as que tornam as experiências de clientes das empresas aéreas, inigualáveis.

10ºLUGAR: ALL NIPPON AIRWAYS


A ANA possui produtos exclusivos nos aeroportos de Tóquio-Haneda (base central), através de seus serviços exclusivos e inovadores. Fonte: airlinetrends.com
A ANA inovou com a separação de toaletes exclusivos para mulheres. Fonte: airlinetrends.com

Quando essa pesquisa, ou melhor, “ranking”, foi realizada no ano passado, a empresa aérea japonesa All Nippon Airways (ANA), recebeu um segundo lugar devido à sua inovadora inspiração nas cabines e conceitos em serviços dedicados ao Japão e, em especial, a abertura de um novo terminal internacional em terminal central localizado no aeroporto de Tóquio-Haneda; Esses serviços também incluíram a sua nova classe executiva, o ANA Business Jet, o programa auxiliar de pontos, o MyChoice, bem como as comodidades recebidas pelos clientes, tais como os toaletes especiais para as mulheres à bordo, os kits noturnos que são distribuídos nos voos longos noturnos e os carregadores de celulares e serviços wireless disponíveis inclusive em seus salões de serviços domésticos.

Serviços de "amenities" oferecidos aos clientes da primeira e da classe executiva. Fonte: airlinetrends.com


Propaganda ANA 2012. Propriedade All Nippon Airways.







Movimentos estratégicos de impacto.

Instalações aeroportuárias do aeroporto internacional de Tóquio-Haneda, base de operações da ANA.

Com o objetivo de preencher o vazio deixado pela reestruturação da Japan Airlines, a ANA - que é atualmente a nona companhia aérea maior do mundo em faturamento e a maior do Japão em número de passageiros– disputa entre uma das principais companhias aéreas na Ásia. Pilar desta estratégia ambiciosa faz planos para expandir a capacidade internacional em 22% nos próximos dois anos, capitalizando seus novos Boeing 787 Dreamliner, dos quais terá 20 em operação até o mês de março de 2013. Além disso, a companhia aérea terá foco em novos segmentos de clientes com a criação de duas transportadoras de baixo custo ainda neste ano de 2012.
Entrada da sala vip da First Class para os clientes da ANA.

A operação do Boeing 787 Dreamliner.

A ANA foi a primeira companhia aérea a receber o Dreamliner B787, em setembro de 2011. Até agora, recebeu o primeiro dos seis aviões, de um total de 55 Boeings 787, que será o equipamento-chave para sua expansão na Ásia e na Europa. O 787 é um avião de corredor duplo, que pode acomodar até 250 passageiros em voos de até 15.200 quilômetros. É o primeiro jato de passageiros de grande porte que tem mais da metade de sua estrutura feita de material leve composto ao invés de alumínio; o 787-combustível “efficitnet” é o avião de médio porte só capaz de rotas de longo alcance, fazendo o chamado "rotas finas” economicamente viáveis.

Boeing 787 Dreamliner - Foto: Boeing

O interior do 787 Dreamliner oferece aos passageiros uma experiência mais espaçoso do que em outros aviões de corredor duplo, por causa de um teto "abobadado", grandes janelas com máscaras eletrônicas, enquanto o conforto dos passageiros é melhorada por níveis mais elevados de umidade e mantem a pressão do ar equivalente a uma altitude de 6.000 pés ou 1.800 metros de altura em comparação com 8.000 pés de outra aeronave.


Visão interna do Boeing 787 da ANA com a vista de suas amplas janelas.

O novo 787 da ANA, possui uma cabine conhecida "Inspiration of Japan" ou "Inspiração do Japão", lançada no final de 2011 e possui duas classes: a Business e a Econômica. A capacidade varia de 158 assentos (46 na classe Executiva, com os assentos conhecidos como "Sicma Sky Lounge seats" e 112 lugares na classe Econômica, com os assentos conhecidos como "SicmaAIRgonomic FX seats") para aeronaves que voam rotas de longo percurso e a capacidade de 222 assentos (sendo 42 assentos na classe executiva e 180 assentos na classe econômica) nas rotas de curta distância.


Compartimento do Boeing 787 da ANA do serviço de bar permanente que é oferecido aos seus clientes.
Exemplo de oferecimento de cardápios da ANA.


Vídeo institucional ANA sobre a introdução dos serviços "Inspirations of Japan", nos Boeings 777. Fonte: USN.






A Peach, e a Air Asia, no Japão.
A competição no Japão no mercado aéreo foi prejudicada pela falta de “slots” nas aterrissagens em seus principais aeroportos, cobrança de altas taxas aeroportuárias e, até a desregulamentação em 2008, sobre o valor dos descontos permitidos nos bilhetes de passagens.
Além disso, o foco nos altos atendimentos em serviços foi usado como uma “desculpa”pelas empresas de baixo custo, que possivelmente não poderiam ganhar uma posição no país, onde o mercado aéreo é considerado a terceira maior do mundo e onde a quota de mercado das empresas de baixo custo é menor do que 10%.

Como um crescente número do mercado de empresas aéreas de baixo custo sul-coreanas e chinesas - bem como as de longo percurso e de baixo custo como a Jetstar (que realiza as rotas da Austrália e de Cingapura) e a Air Asia X (que realiza as rotas a partir de Kuala Lumpur) - estão tomando partido da liberalização do mercado no Japão, onde a ANA e a Japan Airlines estão também entrando no segmento de baixo-custo. Além disso, a extensa rede ferroviária de alta-velocidade do Japão conseguiu bons lucros, prejudicando um pouco o faturamento o faturamento dos voos domésticos da ANA.
Para cortar custos, a ANA em 2010 introduziu o serviço de bordo pago (que inclui produtos frescos, cervejas e café Starbucks) nos voos domésticos, mas para tornar as viagens aéreas mais alternativas e competitivas, bem como para atrair um novo segmento de clientes, a ANA lançou uma operação de baixo custo - em Osaka e lançou outra companhia aérea de baixo custo - em Tóquio no final deste ano.
A Peach.  
Tripulante da Peach.
A ANA lançou em março 2012, uma nova subsidiária de baixo custo chamada "Peach" - em parceria com a Hong Kong – First Investment Group. A Peach (que traduzida a palavra traduzida do inglês ao português significa pêssego) atualmente opera voos entre Osaka-Aeroporto Internacional de Kansai, Fukuoka, Sapporo, Nagasaki e Kagoshima, com Seul e Taipei posteriormente. Com tarifas que são cerca de 50% menores do que as das linhas principais oferecidas pela operação normal da ANA, a Peach tem como objetivo estimular uma demanda adicional pelos serviços de transporte aéreo.
Tripulantes da Peach realizando o serviço de bordo.
A frota da Peach será composta de dez A320 até o final de 2012, e a companhia aérea tem como objetivo transportar seis milhões de passageiros anualmente, no prazo de cinco anos de operação. Operando de forma independente da ANA, a Peach começou com uma nota boa: a transportadora desfrutou de uma taxa de ocupação média em seu primeiro mês de operação com 83%, ultrapassando a sua previsão de 75% previstos.

Os Airbus A320 da Peach acomodam até 180 passageiros e possuem assentos de couro com capas que apresentam duas cores: roxa e preta. A Peach oferece uma estrutura tarifária simples de dois níveis: A tarifa “Happy Peach” que inclui em sua tarifa sem incremento de taxas o assento sem escolha e o direito a uma peça de bagagem, enquanto que a tarifa“Happy Peach Plus” inclui bagagem despachada, a escolha do assento básico, e não há taxas para alterar voos, além de possuir taxas para cancelamento de voos reduzidos.

A Peach dispõe também de venda de serviço de bordo, porém o serviço de entretenimento (IFE) não, e os assentos extras podem ser reservados com o pagamento de uma taxa pelo serviço. Com esses tipos de serviços que as empresas de baixo custo começam a oferecer ao público japonês, está gerando certo choque cultural, não acostumado a pagar por isso.
Exemplo de catering pago oferecido à bordo dos voos da Peach.


 
 
A AirAsia Japan.
Tripulante da AirAsia Japan.

A ANA também se uniu com a AirAsia para formar a AirAsia Japan, uma companhia de baixo custo que terá suas operações no aeroporto de Narita, em Tóquio. Iniciou voos para Fukuoka, Okinawa e Sapporo e voos internacionais para Busan e Seul a seguir, em outubro deste ano. AirAsia Japan está contando com a parte da AirAsia de operações e marketing para ajudá-los a transportar 10 milhões de passageiros anualmente, no prazo de cinco anos; Conforme diretores da ANA, decidiram estabelecer um caminho de formar uma empresa de baixo custo mais rápido combinando o modelo da Air Asia de negócio e marca com a profundidade da ANA de conhecimento do mercado japonês, trazendo um novo valor para seus clientes e gerar uma nova demanda, com o objetivo de que famílias aproveitem seus momentos de lazer e dar outras opções viáveis de transporte, que viajem em um avião tão facilmente como viajar em um ônibus.


Vídeo que mostra serviços da inauguração dos voos da AirAsia. Fonte: AirAsia.


A AirAsia Japan também planeja realizar trechos de longa distância, como serviços para a Tailândia, Cingapura, Indonésia, Havaí, Guam, Austrália e Nova Zelândia, com aeronaves Airbus A330, aeronaves de fuselagem larga que será incorporado à frota a partir de 2013. A AirAsia informa que a base operacional da AirAsia Japan será no aeroporto de Narita, em Tóquio, podendo servir como um ponto de ligação entre o Sudeste Asiático e os Estados Unidos para a AirAsia.

Estratégia para a formação de uma nova marca.

Comentando sobre o lançamento de duas marcas de baixo custo ao invés de uma, a ANA disse que tem procurado oportunidades para lançar um negócio de baixo custo, com uma nova sede em Tóquio e, após análise, concluiu que a parceria com uma empresa aérea de baixo custo existente foi a melhor opção. Além disso, com uma população de 20 milhões, a região em torno de Osaka/ Kansai é relativamente grande para receber outra empresa aérea de baixo custo que é a Peach.


Inauguração dos serviços da Peach. Fonte: youtube por komupi.



Na sequência sua entrada em negócios de baixo custo, a ANA também vai adotar uma nova estrutura corporativa até abril de 2013 para refletir a sua posição como companhia aérea, tanto em um serviço completo e em uma companhia aérea de baixo custo. A ANA, a AirAsia Japan e a Peach serão marcas que irão operar sob a empresa holding, que a ANA acredita que será sob uma estrutura organizacional mais ideal para a construção de uma estratégia multimarcas, que otimize entre a marca ANA existente e as novas marcas de baixo custo.


Fontes para consulta:




The Boeing Company: http://www.boeing.com/

Site Airlinetrends.com: http://www.airlinetrends.com/