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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cabeleireiros e cigarros: As comissárias de bordo continuam promovendo produtos…



As comissárias de bordo tornaram-se celebridades, para os executivos de marketing e da publicidade nos anos 50.

Os produtos de uma empresa de beleza chamada Flamingo, dos Estados Unidos, convidavam as mulheres em geral a definir os cabelos com os produtos que as comissárias da American Airlines utilizavam; Uma empresa de tecidos cujo nome Celanese Corporation of America divulgava que:" Você será como os tecidos feitos de acetato, pelas mesmas razões que as comissárias de vôo são!”; Sem deixar de lado os provocantes anúncios de cigarros, um deles chamado Fátima, diziam: "Sábios são aqueles que fumam Fátima extra-suave", diz a propaganda com uma comissária da Northwest Airlines, cujo comentário era exposto como:"Eu concordo". Às vezes, celebridades da indústria televisiva americana apareciam juntamente com uma comissária de voo nas propagandas.


Anúncio da Celanese Corporation of América
Anúncio da National Airlines:"Estrelas viajam com a estrela"...
Anúncio dos cigarros "Tareyton"...

Venda de produtos para cabelos, Flamingo.

Propaganda dos cigarros "Fátima"...



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As comissárias de voo americanas espelham-se nas “Esposas Perfeitas”

Apesar do fato de que as mulheres foram instrumentos para os esforços de guerra e provando suas competências em terra e no ar, as normas sociais na década de 1950 mudaram novamente, com a volta de mulheres para os trabalhos domésticos. Até o início da década, os soldados retornavam para as casas, onde haviam aprendido uma profissão, ganhavam um emprego, uma esposa e uma família. O acesso à habitação foi crescendo desorganizadamente, e com ela, uma mulher nada especializada nos afazeres domésticos, cozinha, limpeza, educação de filhos, e a socialização era um ideal novo. Houve exceções à regra. Em 1953, a pioneira da aviação Jacqueline Cochran, ao pilotar um F-86, se tornou a primeira mulher a quebrar a barreira do som. Nesse mesmo ano, fez pelo mundo vários recordes de velocidade, como já vimos em postagens anteriores, as do mês de agosto. As comissárias de voo, no entanto, refletem a imagem da "esposa perfeita". Eles usavam uniformes simétricos e agiam como modelos em propagandas, mostrando ao público que eram totalmente eficientes e treinadas, desde para o aquecimento de uma mamadeira de um bebê até mesmo fazer coquetéis e mexer um Martini...
Cortesia AMERICAN AIRLINES
Exemplo de excelência em serviço.

Comissária BRANIFF em serviço. Fonte airlinemeals.net







terça-feira, 7 de setembro de 2010

Comissárias de voo: Tanto mães como orientais...

Comissária Delta Airlines



Em 1951, havia aproximadamente 3400 comissárias de bordo voando nos céus americanos. Apesar de muitas empresas aéreas terem seus próprios centros de treinamento para tripulantes, mesmo assim havia escolas formadoras por todo o país trazendo garotas esperançosas em ganhar dinheiro, e sonhavam em serem anfitriãs dos céus.

Além das atendentes aprenderem os aspectos comuns de serviço de bordo, tinha aulas de etiqueta e de como conversar. Um livro típico de formação dos anos 50 sugere que uma comissária perfeita deveria combinar a autoridade militar, as qualidades de conforto de uma mãe, e de uma secretária, e ter atenções para conversar como uma oriental, não deixando de contar fatos e conversas igualmente a um guia turístico. Este livro orientava:



1. Ser uma boa ouvinte e seja sincera. Faça perguntas diretas e mostre interesse na conversa. Isso permite que o cliente sinta que está sendo importante.

2. Evitar falar sobre si mesmo e incentive aos clientes a falar sobre eles. Este procedimento vai fazer a viagem dele mais agradável.

Cortesia DELTA
3. Evitar a argumentação. Não deve haver nenhuma ocasião para uma comissária participar de uma discussão a bordo de um avião. Nada pode ser adquirida pelo argumento de pareceres concentrados neste tipo de conversa. O objetivo da comissária é de agradar aos clientes. Os argumentos criam oposição e aversão, e seguem em contra os objetivos dos trabalhos de uma comissária.

4. Evitar respostas irreverentes ou inteligentes, independentemente de quão tolasas perguntas irrelevantes dos clientes que possam ser.

5. Evitar qualquer tipo de conversa que se torne grosseira.

6. Evitar longas conversas. Geralmente conversas curtas, concisas são bem mais eficientes.

7. As informações de transporte aéreo relativo devem ser apresentadas de uma forma mais clara e interessante possível.

Esta informação deve ser dada em cada oportunidade, porém não deve ser forçado aos clientes. Os clientes devem estar autorizados a fazer perguntas conforme os seus interesses.

Em 1952, a Administração Civil Aérea dos Estados Unidos ordenou que todos os comissários de bordo em serviço nas cabines em aviões comerciais, deveriam ser treinados por profissionais de segurança, para que nos voos houvesse procedimentos de segurança.


Comissária oferecendo o serviço de bordo.


Cortesia BRITISH AIRWAYS

Anfitriãs da pioneira...Vestidas à caráter...

domingo, 5 de setembro de 2010

Aviões bombardeiros convertidos para aviões de passageiros...

Após a guerra, os fabricantes de aviões alteraram os seus projetos de seus aviões bombardeiros para a produção de aviões que transportavam 80 passageiros. Era, na verdade um desafio, pois as pessoas passaram a dirigir mais automóveis do que viajar em trem, como antigamente. O desafio era construir aviões maiores, mais espaçosos, para que os passageiros se sentissem mais a vontade. Com isso, as companhias aéreas atraíram mais passageiros a bordo de suas aeronaves e a indústria começou a crescer.

Os aviões oriundos das guerras estavam sendo convertidos em aviões para passageiros.

Aviões mais confortáveis para atrair a clientela que agora, se locomovia em automóveis pelos Estados Unidos...