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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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sábado, 9 de abril de 2011

Em nosso blog as curiosidades não param!!! Editorial.

Agradeço pelas inúmeras visitas, onde no último dia 7 de abril de 2011, visitaram nossa página, 53 leitores!!!! Continuem divulgando, pois este blog não conta somente o "glamour" das empresas de ontem, de hoje e de sempre... Ela oferece aos seus leitores, curiosidades do mundo do transporte, da gastronomia, de tudo que as pessoas querem saber... E vem ai, após da conclusão da "Grande história das comissárias de voo no mundo", que iniciamos em agosto de 2010, na inauguração de nosso blog, a verdadeira referencia em SPMLs (Specials Meals), refeições especiais que são servidos a bordo das aeronaves no mundo inteiro. Essa será a bibliografia definitiva sobre todos os tipos de serviços especiais que existem por ai. Será uma excelente referencia a todas as empresas aéreas e às agências de turismo que querem requisitar o melhor serviço ao seu cliente e mesmo àqueles viajantes que querem solicitar um prato especial e não sabem como...

Serviço CHML (para crianças).


Serviço especial "SFML" - Frutos do mar - oferecido pela ANA All Nippon Airways.

A nossa reportagem anterior causou uma grande repercussão nas faculdades de gastronomia, onde os seus docentes e alunos respeitam o chef Heston Blumenthal, só não tinham idéia que ele iria aprontar mais uma mirabolante invenção até mesmo nos restaurantes industriais, ou seja, o nosso tão querido catering.


A sensacional cozinha pedagógica da faculdade de gastronomia do Grande Hotel SENAC em Campus do Jordão.


E como recordar é viver, está em transmissão diária (de segunda à sexta) às 00H40, no Canal Viva, da operadora NET, com reproise ni dia seguinte às 12H, a novela que fez um grande sucesso no Brasil desde maio de 1988 à janeiro de 1989, que foi a novela "Vale Tudo", onde existe um catering, a "Paladar", cuja sua principal proprietária é a Raquel Acioli, estrelada por Regina Duarte, que é a provedora de serviços de bordo da empresa aérea TCA, cuja a dona é a Odete Roitman, estrelada pela magnífica atriz Beatriz Segall. Vale a pena ver de novo!


A magnífica atriz Beatriz Segall interpretando a empresária Odete Roitman, dona do Grupo Almeida Roitman, onde dirige a empresa aérea TCA, na novela Vale Tudo de Gilberto Braga.


A lutadora personagem Raquel Acioli protagonizada por Regina Duarte, uma das proprietárias do catering industrial "Paladar" que atende a empresa aérea TCA, de Odete Roitman, na novela Vale Tudo (1988-1989).


Em nossa postagem de hoje, iremos voltar às décadas atrás, revivendo gloriosas aeronaves no aeroporto de Congonhas, em São Paulo e suas instalações. A nossa próxima postagem está excelente: mostraremos a nova First Class da Lufthansa; Atualmente, a Lufthansa opera em São Paulo com duas distintas aeronaves diárias, o Boeing 747-400, realizando o voo para Frankfurt e o Airbus A340-300, realizando o voo para Munique.


Airbus A340-300, realizando sua chegada em Guarulhos, desde Munique.


Boeing 747-400, realizando pouso em Guarulhos, procedente de Frankfurt. Foto de Bernardo Andrade para Airliners.net.




E finalizando o nosso papo de hoje, quero comentar sobre o voo especial que será realizado hoje, dia 9 de abril de 2011, envolvendo a British Airways e as crianças carentes: Para realizar o sonho de 237 crianças carentes e portadoras de necessidades especiais que nunca tiveram a oportunidade de voar, a British Airways irá promover o "Voo Crianças nas Nuvens".

O passeio especial, será realizado em uma aeronave Boeing 747-400, que decolará de Guarulhos às 10 da manhã, com o retorno previsto para as 11horas. O comandante Maroun Nasr, que tem o Brasil como rota predileta, realizará um voo panorâmico sobre São Paulo e o Rio de Janeiro.

As crianças foram selecionadas dentre alguns projetos que a empresa apóia no Brasil, como a Cotic e a Alivi, que abriga crianças especiais e/ou com o vírus HIV. Outras entidades participantes são: Casa Ronald McDonald, Centro Educacional Amélia Rodrigues, Centro Assistencial Cruz de Malta, Lar de Elisinha, Fundação Comunitária Despertar e Afinando o Futuro com Música.

“Esse é um projeto criado pelos próprios tripulantes da British Airways baseados no Brasil, e estamos muito felizes em colocá-lo em prática pela segunda vez no país - a primeira aconteceu no Rio de Janeiro há alguns anos. Agora poderemos repetir a experiência já que, no último 27 de março de 2011, o voo da British Airways Londres/São Paulo/Buenos Aires/São Paulo/Londres, não mais operará da capital paulista, afirma Daniela Bertollini, que é a Executiva de Marketing para o Brasil e a Argentina.

Lembrando que a British Airways realiza voos diários saindo à noite de Londres, chegando em Guarulhos na manhã do dia seguinte. O voo de retorno à Inglaterra sai de São Paulo no final da tarde e chega em Londres no início da manhã; A British Airways operará três vezes semanais na rota Londres-Buenos Aires-Londres.

Para realizar a ação, a companhia conta com o apoio da tripulação e de seus funcionários - que trabalharão como voluntários neste dia -, e de empresas parceiras que doaram, por exemplo, combustível para o voo, quitutes para a festa de recepção das crianças, camisetas, bonés, livros infantis e brinquedos.

“Promovendo ações como essa, sentimos que estamos fazendo nossa parte. Ofereceremos a esses passageiros tão especiais aquilo que fazemos de melhor: tornar a experiência de voar especial e inesquecível”, afirma Renata Caruso Lorenzo.

Após o voo especial, os funcionários voluntários da British Airways, com apoio da Tour House, plantarão 160 mudas de árvores nativas no Parque Ecológico da Vila dos Remédios para neutralizar o carbono emitido por este voo. Parabéns a todos que propiciaram esse momento único a todas essas crianças.

Parabéns à British Airways e seu staff de São Paulo e de Guarulhos. Com certeza, se depender de seus funcionários de Guarulhos, as crianças estarão muito bem servidas e será um fato maravilhoso em suas vidas!!!!

Boeing 747-400 que realizará o voo especial, "Crianças nas nuvens", que sairá de Guarulhos às 10 da manhã de hoje, dia 9 de abril de 2011.



GALERIA NOSTÁLGICA EM CONGONHAS/SP...

BOEING 727-200, da VASP estacionado em Congonhas/SP. Ao fundo, outro B727 da VARIG realizando manutenção.


Boeing 727 da VARIG aguardando a realização de mais um voo desde Congonhas/SP.


Boeing 727-200 da VASP, decolando de Congonhas/SP.


Boeing 727-200 da VASP, possivelmente vendida à empresa aérea dos Estados Unidos, NORTHEASTERN, nas instalações do Aeroporto de Congonhas/SP.


Boeing 727-200, agora da NORTHEASTERN, dirigindo-se à pista de decolagem no Aeroporto de Congonhas/SP. Nota-se ao fundo, o Airbus A300 com a nova pintura VASP, adquirido pelo governo de São Paulo, já que a empresa era estatal.


Bonita foto do Boeing 737 da VASP, estacionado em Congonhas/SP.


Boeing 727-200 da VASP, recém recebido da Singapore Airlines, estacionado no Aeroporto de Congonhas/SP. Lembramos qye todas as fotos nostálgicas acima são de propriedade do excelente fotógrafo Hélio Salmon, na década de 80.


Visão aérea do Aeroporto de Congonhas/SP nos anos 80.


Panorama da pista do aeroporto de Congonhas/SP nos anos 60.


Sequência de "Scanias" da VASP estacionados no Aeroporto de Congonhas/SP, em 1966.


Lindo panorama da pista de Congonhas/SP nos anos 50.


Hangar de manutenção da VASP em Congonhas/SP, nos anos 50.













terça-feira, 5 de abril de 2011

O chef de cozinha Heston Blumenthal demonstra que a British Airways pode melhorar a qualidade dos alimentos durante os voos!

No último dia 8 de março, vários telespectadores ficaram sintonizados no Reino Unido (no Channel Four) para ver seu grande chef Heston Blumenthal (categorizado pelo guia gourmet Michelan e possuidor das famosas e concorridas estrelas), enfrentar os desafios da empresa aérea de seu país, a British Airways, ao servir refeições de qualidade a altas altitudes, em sua popular série de TV, "Missão Impossível ", semelhante com os programas "realities" de seus concorrentes de alto nível, como os chefes Jamie Oliver e Gordon Ramsay.

O chef de cozinha britânico, Heston Blumenthal.

Heston que está em uma missão de revolucionar as refeições nas principais corporações britânicas, levou aos céus um dos seus episódios, para tentar elevar ainda mais os padrões gastronômicos no catering de voo da British Airways .

Catering premiado mundialmente, o da British Airways. Fonte: BA.

Participar de um voo da British Airways para Dubai, juntamente com os competentes chefes de voo, os comissários Jackie e Simon, Heston descobriu e conheceu os desafios logísticos de servir refeições de qualidade aos clientes, em uma cabine pressurizada, com seus fornos de convecção que pode aquecer o alimento em apenas dois ajustes de temperatura, para o reduzido espaço confinado em galleys (cozinhas) das aeronaves .

Em terra, Heston visitou o catering fornecedor dos serviços de bordo para a British, em Londres, a Gate Gourmet, que chega a produzir para a companhia mais de 17 mil refeições por dia.

Notando falhas nos métodos de cocção nas refeições da British Airways (e de cada uma das companhias aéreas) que trabalham ao redor das limitações logísticas das galleys do avião com os alimentos pré-cozidos que são produzidos no catering, Heston estabeleceu menús apropriados, para que sejam realizados a bordo dos aviões, desde o princípio, aumentando a qualidade a ser oferecido aos clientes.

De volta aos céus, a galley daquela aeronave estava uma verdadeira desordem, coisa que Ramsay não gostaria de ver, levando Heston e a tripulação envolvida a lutar para cozinhar o salmão cru e produzir os 30 serviços para os clientes presentes na Business Class da empresa. Enquanto o feedback dos clientes foi produtivo, a missão do chef  Heston falhou, ocasionando significativa demora para a preparação das refeições, levando aos clientes não comer no horário previsto.

Heston estuda a melhor forma de confeccionar os alimentos, com os competentes tripulantes de bordo da British Airways.

O próximo desafio de Heston era convencer um cético chef da Gate Gourmet, Steve Walpole, que os gostos alimentares eram diferentes, a milhares de metros de altura. O chef cético finalmente acreditou em Heston, após provar alimentos (provas de paladar e olfato), como se estivesse a uma altutude de cruzeiro (altutude onde é realizado o serviço de bordo), porém em uma câmara hiperbárica, que simula as condições reais a bordo de aeronaves..

Com o chef executivo a bordo, Heston apresentou uma bandeja de frios que evitaria qualquer cozimento demorado, e que sem dúvida "seduziria os sentidos" dos clientes mais exigentes.

Com uma visão de oferecer algo novo e fresco para o menu de bordo da British Airways, Heston criou uma "caixas para altas altitudes", realizado com base aos ingredientes alimentares, que ajudariam a conservar sabores e a umidade do ar.


Recipientes especiais ajudariam a manter os alimentos úmidos e com sabor.

Essas caixas especiais ocasionaram um verdadeiro "assalto" aos sentidos - desde o peixe cavala, tiras de goma com sabores de chá verde e limão, pequenas pílulas que se transformaram em toalhas de mão perfumadas e gomas de mascar com o sabor de vinho, realizados realmente com o melhor vinho, geléias de laranja e de beterraba, além de "gazpacho" servido frio.

Heston também testou no catering, e em seguida, a bordo, as refeições que seriam servidas aos clientes da primeira classe, em um vôo para Nova York, juntamente com os membros da British Airways responsáveis pela degustação a bordo.

Os desafios logísticos prevaleceram, após Heston e toda a equipe, se esforçarem para criar e servir as bandejas de uma só vez, com suas decorações complexas.


Elegância e criatividade nas montagens nos serviços de bordo da British Airways.

Antes da "experiencia" sensorial, os clientes foram orientados a limpar o nariz através de um spray especial, um exemplo de "ducha nasal" para cada narina, no ínicio de cada prato. Apesar do pedido obscuro, que não conseguiu impressionar o pessoal de degustação da British Airways, os clientes ficaram impressionados com a criatividade e os toques culinários de Heston.

Apesar de contratempos logísticos, os responsáveis pela degustação da British Airways, descartaram essas caixas especiais para os menus complexos, porem no futuro, eles concordaram em fazer mudanças, com a pesquisa e a aprovação dos clientes, de alguns itens, ocasionando um grande avanço na história do catering aéreo.

Mesmo assim, não convenceu o chef Heston. O principal objetivo do chef Heston era de mudar esse jogo, de produzir uma receita que pudesse manter todos os sabores no ar, juntamente com a Gate Gourmet. Mas com os estudos, conseguiram chegar em um consenso: a produção de um prato clássico britânico com uma pequena mudança: uma torta de algas dos pastores (seaweed shepherds pie), que poderia ser preparado no catering e ser servido sem nenhum problema na classe econômica.
  
Um prato britânico clássico: torta de algas dos pastores, ou seaweed shepherds pie. 

O prato conseguiu ser um enorme sucesso, especialmente entre o público da classe econômica e, mais importante ainda, para o pessoal do setor de serviço de bordo da empresa.

Mas será que essa experiência nada mais foi do que um golpe de publicidade? Será que a British Airways investirá nas novas ideias do chef Heston, ou continuará a servir refeições semi-prontas congeladas na classe econômica? O resultado está agora nas mãos da British Airways. Mas iremos descobrir na próxima vez que voar na British, quem sabe essa tal torta estranha, a seaweed shepherds pie, pouse em nossa mesa, na bandeja!



Pequeno vídeo do programa "Mission Impossible", transmitido pelo Channel Four, da Grã Bretanha. 


Fontes: Channel Four e o site britânico Terminal U.
 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mais fotos nostálgicas!!!!

Boa noite leitores... Quero agradecer primeiramente ao leitor Jean A. Algieri pelos comentários das fotos sobre os aviões da VASP em nosso documento "Lembrando a VASP nos anos 60"! Nos felicitou pela riqueza das fotos e texto, e também disse que trabalhou na VASP, na VARIG e que atualmente, é colaborador da AIR FRANCE!

Faça como o Jean, comente sobre as nossas reportagens, dê idéias, dê sugestões etc.
Muitos leitores me pediram para publicar fotos sobre o serviço de bordo que são oferecidos à bordo dos aviões da FAB, principalmente nos presidenciais. Entrarei em contato com a FAB e com o catering, não sei se será a Gate Gourmet ou a Sky Chefs, em Guarulhos ou o Restaurante Aeroporto, em Congonhas, sobre as apresentações que são realizadas dos serviços, se podem me ceder fotos. Irei averiguar e prometo dar uma informação aos amigos leitores.

Para homenagear o Jean e todos os leitores, posto abaixo mais fotos antigas pesquisadas.


Aeronave Electra sem logotipo da VARIG. Anos 70. Realizava voos da Ponte Aerea São Paulo-Rio para todas as empresas do pool.


Primeiro plano dos motores do Electra da Varig realizando mais um voo da Ponte-Aérea Rio-São Paulo. Ao fundo, a praia de Copacabana/RJ. Foto de Daniel Carneiro para Airliners.net


Primeiro plano dos motores do Electra da Varig preparando-se para mais um voo da Ponte-Aérea São Paulo-Rio. Ao fundo, outro Electra da Varig no Aeroporto de Congonhas/SP. Foto de Fernando Mascarenhas para Airliners.net.



Primeiro plano do Electra da Varig pronto para realizar sua última viagem no Brasil. Não Para o Santos Dumont/RJ, mas para Porto Alegre/RS, para os hangares da empresa, para realizar check e pintura para uma empresa de um país africano compradora da aeronave. Foto de Renaro Salzinger para Airliners.net.


Um Electra da Varig realizando serviços de manutenção nos hangares da empresa no Aeroporto de Congonhas/SP. Foto de Carlos A. Morillo Doria para Airliners.net.


Um Electra da LAP - Lineas Aereas Paraguayas no Aeroporto de Congonhas/SP, nos anos 80, taxiando para a realização do voo Congonhas/SP-Asunción/PY. Esta aeronave iniciou a rota no Aeroporto do Galeão/RJ.



Anúncio da REAL-AEROVIAS da década de 60, publicado nos jornais da época, informando as suas rotas para o Japão em seus Constellations.


Saudades: Um DC-6B da KLM no aeroporto de Congonhas/SP, que na década de 50-60, servia regularmente este aeroporto.


Histórica é essa foto do saguão do Aeroporto de Congonhas/SP nos anos 60. Vê-se balcões da PLUNA, da BRANIFF, da PANAIR, da PANAM, e outras que não conseguimos identificar.

(aqui havia uma foto do avião da Pluna pousando em Congonhas. O autor, Sr.Glen Thomas Peach não gostou que publicássemos sem dizer a sua autoria. Não havíamos publicado, simplesmente o porque a foto foi retirada da internet sem o nome do proprietário (e não havia). Aqui publicamos pesquisas realizadas e publicamos sim, quando estas fotos, ou as reportagens, tem a sua devida autoria. Caso contrário são de domínio público. Como o autor se identificou e não gostou muito que publicássemos, ou seja, nos disse "em nome da aviação" que poderia deixá-la postada no blog eu, como mestrando e sabendo dos direitos autorais, de todos esses pormenores, preferi retirar. Peço que, se houver alguma foto com a devida propriedade, nos informe para publicação. Caso contrário, retiraremos! Este blog é sério e gostamos de publicar de forma correta, não em nome da aviação e sim em nome do conhecimento, do respeito mútuo e de todos os direitos cabíveis. Peço desculpas ao senhor Peach por não saber que a propriedade fosse deste. Lamentamos que estívessemos invadindo sua privacidade!).  

Boeing 727-100 da Pluna, fotografado no estacionamento descoberto do Shopping Ibirapuera, em São Paulo, em dezembro de 1979, realizando a aproximação de pouso no Aeroporto de Congonhas/SP, na pista na direção de Moema ao Jabaquara.


Aeroporto de Congonhas, em 1960 em uma tarde de domingo: Praia paulistana de luxo!


Outra visão do "terraço" do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos anos 70. Ao fundo Boeings 737 da VASP em outro esquema de pintura da época.

Boeing 727-100 da Cruzeiro do Sul, PP-CJE, saindo da área de hangares da empresa no Aeroporto de Congonhas/SP. Posteriormente as instalações ao fundo passaram para a VOTEC TAXI AÉREO e atualmente encontra-se as instalações da TAM, na rua General Pantaleão Teles, 210.


E para terminar, um DC6C, PP-LFC da VASP em suas instalações no Aeroporto de Congonhas/SP. Esta aeronave realizava serviços de carga para a extinta empresa. Atualmente, em frente à aeronave, encontra-se a Avenida Washington Luis.





E continuo pedindo aos nossos leitores que tenham fotos antigas de Congonhas e de Viracopos, ou mesmo documentos da época, curiosos, que nos enviem por e-mail: luisbnunez@gmail.com declarando nome e fonte de pesquisa para publicação. Obrigado!









domingo, 3 de abril de 2011

A Força Aérea Brasileira deslocará somente militares mullheres para servir no "AeroDilma"!! Conheça os novos e os antigos aviões da Presidência da República.



No último mês de dezembro (2010), as comissárias da presidente eleita Dilma Rousseff já realizaram um novo treinamento, na escola de aviação Pró-Flight, da cidade de Campinas, em São Paulo, no Airbus A-319. Batizado como Santos Dumont, em homenagem ao patrono da aviação brasileira que fez história ao se tornar o primeiro homem a voar em um aparelho mais pesado que o ar – o lendário 14-Bis – em 23 de outubro de 1906, o Airbus da Presidência da República é um gabinete com asas, de onde a presidente Dilma pode exercer suas funções durante as viagens. O avião tem instalações especiais, equipamentos de comunicação por satélite à prova de interceptações, computadores e telefonia móvel. De uma forma carinhosa, este avião foi apelidado de "Aerolula".


VC01 - Airbus A319 - "Santos Dumont", taxiando na pista do aeroporto de Zurique/Kloten. Foto de Stuart Prince para a Airliners.net.


Por exigência da presidente eleita, a tripulação do avião que a servirá será composta somente por mulheres. A sugestão de contratar comissárias partiu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de atender a primeira dama Marisa Letícia nas viagens em que ela estava sem a companhia do marido. A eleição de Dilma foi oportuna para que a Força Aérea Brasileira (FAB) viabilizasse o pedido, reiterado pela presidente."Os comissários homens que serviam o ex-presidente apontavam para um certo desconforto da primeira-dama por não ser atendida por mulher", conta o coronel Henry Munhoz, porta-voz da Aeronáutica. "Com a posse de Dilma, a FAB aproveitou para mudar esse quadro, pois a viagem de uma presidenta seria rotina."Pilotos e comissários que atenderão os demais passageiros, no entanto, serão os mesmos do quadro atual. O grupo de transporte especial da Aeronáutica escolheu nove sargentos do sexo do feminino de todas as regiões do país – e elas servirão de forma exclusiva a presidente, em escala de revezamento. Conforme garantem os responsáveis pela escolha, são mulheres que atendem com rigor aos padrões militares, possuem qualidade profissional, são gentis e educadas.


O competente comissário, Sargento Ferreira, executando seu serviço.


Comissárias da Força Aérea Brasileira em treinamento, em Campinas, São Paulo.

E ainda preenchem os requisitos técnicos operacionais: dominam o inglês e têm boas condições de saúde. “A Força Aérea Brasileira selecionou e preparou esse grupo de militares para proporcionar o melhor atendimento possível para a primeira presidenta da República”, afirma Henry Munhoz, coronel da FAB.


No curso preparatório dentro da aeronave presidencial, as militares terão conhecimento de todos os detalhes do Airbus: da localização dos sistemas de segurança ao funcionamento do chuveiro da presidente.  O curso realizado foi de três semanas, criado especialmente para atender à primeira mulher na Presidência.

Comissárias da FAB após a realização do curso de especialização.

Além das disciplinas de sobrevivência e primeiros socorros – igualmente estudadas por aeromoças de companhias civis -, o treinamento incluiu lições de atendimento de primeira classe. “É um enriquecimento curricular em cima do que já existe”, afirma o comandante Marcelo Penteado, diretor-geral da Pro Flight.


Além do conhecimento teórico, as comissárias vão dar um toque de beleza e elegância durante os voos da presidente. Estarão devidamente maquiadas, penteadas e bem vestidas. Para completar a aparência impecável típica de aeromoças, ganharão novo uniforme – confeccionado especialmente para o trabalho no futuro governo. Será preto e com o símbolo da Presidência.

Em um novo "design", as comissárias da FAB vestem uniformes modernos.

As 37 candidatas foram avaliadas em vários quesitos (da postura à ficha de graduação, pois todas têm formação militar e técnica). Após entrevistas, nove foram selecionadas. Apesar de bonitas, todas garantem que a aparência não foi determinante para o recrutamento. "Pensei que ficaria de fora por ter só 1,55 metro de altura", diz Jaqueline, de 29 anos. "Me senti honrada em ser escolhida."

Todas estão deslumbradas com essa oportunidade. "É um momento histórico do qual fazemos parte", diz Izabelle, de 24 anos. Já Elisangela, de 26, não esconde a emoção: "Na primeira viagem, fiquei tensa por se tratar da presidenta".

Em contraste com o estilo de Dilma Rousseff, que prefere usar calças longas, as atendentes também vestirão saias. Pela primeira vez na história, a tripulação do avião presidencial usará esse tipo de traje a bordo. Com pesquisas e sugestões, também as próprias comissárias ajudaram a criar o uniforme de bordo - composto, entre outras peças, por escarpin com aplique de lacinho e vestido preto "sequinho", com gola oriental e botões transversais. Um luxo.A seguir, os nomes das comissárias de Dilma: Adriana Barbosa Gonçalves, Angélica Correa Patriarca, Elisangela Telli dos Santos, Izabelle Rodrigues da Costa Haag, Jamille Paula dos Reis Leal, Jaqueline Alves Marques Gonçalves, Maria José de Sousa Medeiro, Tânia Gabriela da Borba Carvalho e Tatiane de Oliveira Machado.

Como é realizada a seleção de uma comissária da Força Aérea Brasileira?

Apesar de todo o preparo e formação especializada, as nove militares ainda não tiveram nenhuma experiência em missões com autoridades oficiais. A expectativa de trabalhar com a mulher eleita pelo jornal britânico The Independent como a mais poderosa do mundo tem deixado as futuras comissárias ansiosas.

A sargento Jamille Leal conta que cada uma das militares é especializada em diferentes áreas táticas, mas que trabalhar em um avião civil e da presidente eleita da República carrega uma responsabilidade extra.

“A expectativa é muito grande. Já participamos de missões na selva, tiros, manobras militares, mas nunca em uma circustância dessa”, contou Jamile, que é controladora de voo.

A opinião é a mesma da sargento Tatiane Machado, de Anápolis (GO). Depois de ter passado os dois últimos anos em missão em uma base militar na Serra do Cachimbo, região de selva no Sul do Estado do Pará, a militar conta que a experiência de trabalhar com a presidente eleita é um desafio profissional.

“Ficávamos em uma base localizada em uma região isolada do País, onde até pouco tempo nem celular pegava. Acredito que estaremos preparadas para servir à presidência da República”, afirma.

A última fase dos treinamentos será em Brasília, já dentro da aeronave presidencial. As militares conhecerão as especificações especiais do avião oficial, onde trabalharão nos próximos quatro anos.

“Essa fase é muito importante. O layout do avião tem detalhes de segurança diferenciados que teremos que conhecer, para trabalhar no dia a dia”, conta a sargento Maria José, especialista em infraestrutura aeronáutica, que veio da Paraíba.

Para o professor de medicina aeroespacial Adelson Ribeiro Santos, a oportunidade de treinar as futuras comissárias de voo da Presidência carrega obrigações especiais“. A matéria é a mesma que é dada para os civis, mas como elas são militares e já preparadas, o treinamento precisa ser ainda mais técnico”, conta Santos.


Detalhes históricos e atuais: Os "sucatões" e os "sucatinhas" e a nova frota da presidência...



VC 1 (VIP CARGO 1) - AIRBUS A319 ACJ.
  
Airbus A319 "Santos Dumont".


Sala de escritório da presidência.


Sala de reuniões da presidência.


Dormitório da presidência da República.


Cabine de passageiros.


Compartimento da secretaria da presidência.


Toalete e lavabo da aeronave.


Porta de saída da aeronave e estação de comissários.


Uma das "galleys" de serviço da aeronave.


O ex-presidente Lula em uma de suas viagens.


VC 2 e VC3 (VIP CARGO 2 e 3) - EMBRAER EMB 190.


Embraer da presidência "Bartolomeu de Gusmão".


Embraer da Presidência da República estacionado em Cancún. Foto de Rodolgo García Lopez para a Airliners.net.


Sala geral da aeronave da presidência da República.

Dormitório da presidência e anexos.


Sala de estar da presidência.


Histórico: BOEING KC - B707-320c, o "Sucatão".

Saiba que: O Boeing 707-320c FAB KC 137 foi uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), prefixo KC 01, um avião modelo KC-137, fabricado como Boeing 707-320c, com número de série 19840, que foi utilizado pela Presidência da República entre 1986 e 2005. 

Construído em 1968, a aeronave pertenceu inicialmente à Seabord World. Oito anos depois, ele foi adquirido pela Varig e chegou ao Brasil em 7 de abril de 1986, recebendo a matrícula PP-VJY. Ainda em 1986, ele foi adquirido pelo então Presidente José Sarney, juntamente com outro Boeing 707 (prefixo KC 03). Na primeira readaptação como avião presidencial, o KC 01 passou a contar com 90 assentos: metade da capacidade original.

Durante muito tempo, espalhou-se na imprensa brasileira, erroneamente, que o avião fora fabricado em 1958, recebendo, talvez daí, a alcunha de Sucatão. Em dezembro de 1999, o KC-03 (que também foi apelidado de sucatão) levava a comitiva do vice-presidente Marco Maciel à China e foi obrigado a realizar um pouso de emergência no aeroporto de Amsterdam, na Holanda, depois que uma de suas quatro turbinas pegou fogo e foi desligada para evitar o alastramento do incêndio. A comitiva seguiu viagem num avião comercial e o incidente deu novos motivos à discussão, que já havia sobre a substituição dos quatro Boeings que serviam ao Palácio do Planalto, e que resultou na aquisição, no inicio da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, de uma nova aeronave, modelo Airbus A319, que foi imediato e jocosamente apelidado de "AeroLula", já mencionado anteriormente.

Na última semana de 2006, os dois sucatões foram disponibilizados para minimizar o caos no transporte de passageiros da TAM, juntamente com outras seis aeronaves da FAB: dois Boeing 737 conhecidos como sucatinhas (com capacidade para 40 passageiros cada) e quatro jatos C-99 (de 45 lugares cada).


Os "sucatões" eram frotas remanescentes da VARIG.


O "KC-137" em uma de suas missões.

O ex-presidente Lula embarcando no "Sucatão" para mais uma viagem.


O ex-presidente Lula e a primeira-dama Marisa desembarcando na China do KC-137, antes da aquisição do A319.

Comissário da FAB realizando o procedimento de emergência na cabine de passageiros.


Passageiros à bordo do "Sucatão".


Um dos "Sucatões" pousando na pista 27 do Aeroporto de Guarulhos ao fundo. Em primeiro plano, um Boeing 747 da Air-Índia em viagem oficial. Foto de André Bonacin.


Primeiro-plano do cartão de "Instruções de Segurança" do "Sucatão".


Despacho de carga no KC137, com escada de acesso à mostra.

Mostrarenos nas fotos abaixo, como é o procedimento de carga dos aviões militares, que neste caso, ocorreu com o KC137, o "Sucatão". Todas as fotos a seguir são de propriedade da Agência Linha de Defesa - ALIDE, cujo o fotógrafo é o experiente Carlos Filipi Operti.

Tropas militares da FAB, prontos para execução de missões, serviços e tarefas.






Prodecimento de carregamento de cargas em "loader", no "Sucatão".




"Sucatão" reconfigurada em versão PAX (passageiros) e carga = misto.



O "Sucatão" realizando mais uma missão de transporte.


Histórico: BOEING VC96 - B737-200, o "Sucatinha".


O Boeing 737-200 FAB VC 96 foram duas aeronaves Boeing 737 da Força Aérea Brasileira, utilizados para vôos domésticos por ministros de estado e autoridades do governo brasileiro. Ficaram conhecidos como Sucatinhas, diminutivo ao Sucatão, aeronave de maior porte utilizada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em vôos de longo alcance, que foi substituída pelo Aerolula. Os VC-96 foram substituídos pelos FAB VC-2.



Um dos "Sucatinhas" estacionados aguardando missão. Foto de Marcio Capelini.

"Sucatinha" pousando em Berlin/Tegel. Foto de André Oferta para a Airliners.net.


Brasão da Presidência da República.



Fontes das reportagens: Jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, revistas Veja e Isto é.
Crédito das fotos: Airliners.net, Força Aérea Brasileira e ALIDE.