Boeing 787 da JAL com seu novo logotipo. |
Diretivos da Japan Airlines na entrega do Boeing 787. |
É muito gratificante falar da Japan
Airlines que, depois de um longo tempo operando em São Paulo, devido à crise da
empresa, suas operações foram extintas. Vemos que, através de algumas reportagens
que, a empresa vem se recuperando dia a dia e, esperamos ver em um breve muito
próximo, as aeronaves do País do sol nascente.
Boeing B747-100 da JAL. Foto e fonte: The Guardian. Foto "vintage" dos serviços da Primeira Classe nos voos da JAL. Foto de Rob Oeschle e do site Jalopnik.com.br |
A reportagem que será postada abaixo
nos conta a respeito de uma parceria em que a JAL está realizando com
importantes redes de fast-food para os seus serviços de bordo, mas de um jeito
próprio e diferente que, conheceremos abaixo.
Além de parceria com
marcas eletrônicas, tais como a Apple, a Samsung (tablets)
e a Bose (fones de ouvido com canceladores de ruído), a fim de proporcionar
aos seus clientes uma melhor experiência
em seus voos, vemos algumas companhias
aéreas aderirem também a parcerias com marcas bem conhecidas do público, como por exemplo, oferecer aos seus
clientes um café bem fresco, servido em uma xícara
apropriada, iguais aos que são servidos nas cafeterias especializadas, em pleno
ar. Esses exemplos incluem os
cafés da Starbucks servido
a bordo dos voos da Alaska Airlines e da Porter
Airlines, os deliciosos “donuts” e cafés da Dunkin’ Donuts
nos voos da Jetblue, além dos cafés da Nespresso, com suas maravilhosas
xícaras, para os clientes da primeira classe nos voos da
Swiss. A Iberia, por sua vez, vendeu sanduíches da cadeia
espanhola Fast Good (de copropriedade
do chef Ferran Adria,
do El Bulli, que atualmente encontra-se fechado para uma reestruturação),
como parte da sua oferta de serviço de catering
pago. Agora, a Japan
Airlines (JAL) surge com um toque
inovador para o seu cardápio de bordo ao se unir com os
melhores fast-foods japoneses.
Cardápio atual do serviço de serviço pago de catering à bordo da Iberia: Fresh & Good. |
O "Air Yoshinoya"
A Japan Airlines fez uma parceria com a Yoshinoya, a maior cadeia de restaurantes que oferecem carnes bovinas no Japão, para oferecer o principal prato da casa, servidos aos seus clientes em determinados vôos internacionais.
Restaurante YOSHINOYA, em Tóquio. |
A Japan Airlines fez uma parceria com a Yoshinoya, a maior cadeia de restaurantes que oferecem carnes bovinas no Japão, para oferecer o principal prato da casa, servidos aos seus clientes em determinados vôos internacionais.
A campanha iniciou-se em
01 de março deste ano e durante alguns meses, os clientes dos voos da JAL, saindo de Tóquio para as cidades de Nova Iorque, Chicago, Los Angeles,
Londres e Frankfurt, em todas as classes
do voo, terão o conhecimento deste serviço através de uma caixa (box),
chamada de “Air Yoshinoya" - a especialidade
criada na versão da JAL.
Especialmente desenhado e embalado para ser servido a bordo, o
arroz e a carne foram distribuidos em
recipientes separados, deixando os clientes possam montar suas
próprias refeições como desejarem, da forma que quiser, para
poderem degustar. Considerando a baixa
umidade na cabine, a “Air Yoshinoya”
também conta com um recipiente que vem com mais molho para que os clientes possam saborear a suculenta especialidade, do mesmo jeito em que os pratos de carne são
servidos nas lojas.
Comissária da JAL oferecendo o "Air Yoshinoya" a seus clientes. Foto: Airline Trends. |
Montagem original da bandeja da JAL, o "Air Yoshinoya". |
O “Air Yoshinoya” é oferecido nas classes econômica e econômica premium, como uma segunda refeição e, como uma opção à
la carte nas cabines premium.
De acordo com a JAL, as refeições
em voo foram criadas para proporcionar aos viajantes conhecerem paladares dos restaurantes Yoshinoya, dizendo que com
o "Air Yoshinoya”, os
clientes ficarão encantados com o sabor
familiar da famosa e mais amada carne
bovina à milhares de metros de altura. A JAL espera servir 75 mil
refeições durante os períodos desta
oferta.
O "Air Mos Burger"
A parceria com a Yoshinoya não é a primeira colaboração da JAL com uma cadeia
de fast-food japonês. Em 2011,
a transportadora fêz uma parceria com a Mos
Burger – a versão japonesa do McDonald´s - para oferecer
o famoso hambúrguer “teriyaki”
da rede de restaurantes em vôo, durante três
meses. Chamado de "Air Mos
Burger," o hambúrguer teriyaki foi oferecido nos
mesmos cinco vôos internacionais
da JAL, igualmente ao da campanha deste ano, com o “Air Yoshinoya”.
Loja da "Mos Burger" em Tóquio. |
Para evitar que a textura do pão fique
prejudicada com o contato com a carne, quando aquecido, foram adicionadas duas folhas
antiaderentes, colocadas em cada lado da do hamburguer
de carne. Os clientes poderiam se
orientar com a montagem do hamburguer através de uma folha de instrução bilingue.
O "Air Mos" montado em uma bandeja da JAL. |