Bem vindos a uma nova reportagem do nosso blog "Gosto nas Alturas". Continuo agradecendo os acessos e os comentários pessoais que nos alegram a continuação deste grande canal de comunicação inovador. Estamos nos aproximando dos 30 mil acessos que, espero que seja antes de 2013 chegar; Os leitores me cobram o que venho prometendo faz algum tempo sobre a história da pioneira, a Varig. Estou ainda selecionando reportagens inéditas para publicação que serão divulgadas em primeira mão aqui no blog. É só acompanhar que iremos informar! E muitas outras novidades iremos informar durante 2013! Obrigado!
O número 7 da nossa lista das
companhias aéreas mais inovadoras do mundo em 2012 é uma empresa não é tão
“chique” quanto a Virgin, da Inglaterra: é a sua subsidiária Virgin America.
Fácil de reconhecer graças à sua iluminação de cabine que é um ícone nas
viagens aéreas, a Virgin America estabeleceu-se firmemente como uma escolha opcional
na hora de voar, principalmente devido à sua alta tecnologia.
Airbus da Virgin America sobrevoando a costa oeste americana. Fonte: Virgin America. |
A companhia aérea não oficial
do Vale do Silício, ou “Silicon Valley” americana é também a única operadora
dos Estados Unidos em oferecer entradas USB em todos os assentos, e foi à primeira
companhia aérea dos EUA a oferecer em voo, Wi-Fi em todas as aeronaves da
frota. Fiel à sua marca, uma das aeronaves da frota faz uma homenagem ao
falecido Steve Jobs, desenhando em sua fuselagem, a famosa frase dita por ele:
"Stay Hungry, Stay Foolish" na lateral, enquanto outra aeronave da
empresa é chamada de pássaro “nerd”, graças ao grande número de passageiros que
utilizam o serviço de Wi-Fi na rota San Francisco-Boston.
Com sua base fora do aeroporto
internacional de São Francisco, na Califórnia, a, Virgin America passou a focar
inicialmente nas rotas domésticas de longa distância, incluindo agora as rotas
intermediárias, acrescentando mais destinos dentro dos Estados Unidos. A
empresa também já voa para três destinos turísticos mais procurados do México.
A empresa que possui um capital fechado, tem se esforçado para transformar a
experiência de viagem que usualmente é padronizada e para a “grande massa”, experiência
puramente funcional, ultimamente utilizada pelas grandes empresas americanas,
em algo muito mais sugestivo e elegante. Começando com muitas áreas de check-in
nos terminais da Virgin America (como no caso do aeroporto de Los Angeles), o
cliente imediatamente percebe uma suave batucada de uma música do clube e uma iluminação
distinta que dá o tom para o início de uma experiência de viagem única.
Interior das aeronaves da Virgin America... Inconfundível! Fonte: Virgin America. |
Video da Virgin: "Virgin America in two minutes (and 12 seconds)".
A qualidade ao invés do tamanho.
A Virgin America continuou a impulsionar
um crescimento significativo em 2011,
expandindo sua frota de 34 aeronaves A320 em janeiro de 2011, para 51 aeronaves em maio de 2012. A companhia aérea não tinha
crescido ou não teve anos lucrativos desde o início de suas operações em 2007 e experimentou uma
perda líquida de USD30, 8 milhões para o quarto trimestre de 2011, ano em que as receitas cresceram 45%, passando para USD276, 8 milhões.
No entanto, a Virgin America
tem planos agressivos de expansão em mente e é alvo de uma série de novos
destinos nas principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos. De acordo com
o responsável da companhia aérea David Cush, a Virgin America foi concebida
para ser uma companhia aérea para viajantes de negócios e como tal quer estar
presente nos principais e dominantes mercados de negócios dos EUA, citando a
influência dos programas de passageiros frequentes e programas de vendas
corporativas como sendo os dois maiores obstáculos para uma empresa em
crescimento como a Virgin, afirma que, apesar de uma economia forte e de dura
concorrência, acredita que a Virgin irá prosperar devido aos seus serviços
exclusivos e suas amenidades.
Assentos de couro na cabine principal das aeronaves da Virgin America. Fonte:Virgin America. |
Exemplo do serviço de bordo oferecido pela Virgin America. Fonte: Pinterest. |
A Virgin America voa
atualmente para 17 cidades - principalmente desde São Francisco, mas está tentando
chegar até 30 ou 40 destinos dentro dos próximos cinco anos. A companhia aérea
planeja dobrar sua frota para 111 aviões em 2019, e no início de 2011 anunciou
que teria solicitado a compra de 60 aeronaves, tornando principal cliente de
lançamento do novo Airbus A320 neo-jet, com entregas programadas para começar
no verão de 2013.
No entretenimento a bordo.
Um serviço diferenciador-chave
para a Virgin America é o seu sofisticado voo de entretenimento a bordo e uma
plataforma de comunicações (IFEC), conhecido como “Red”, que pode muito bem ser
mais do mundo rico em recursos do sistema IFEC. As telas de televisão de toque
de nove polegadas de alta definição em cada encosto via satélite ao vivo, possui
uma plataforma inédita de compras digital, um serviço de guia de bordo, e mapas
interativos do Google que permite visualizar terreno que rastreia a localização
do voo em tempo real.
As aeronaves da Virgin America possuem em todos seus assentos, vídeos individuais (sistema IFE), chamados pela empresa de "Red". Fonte: Virgin America. |
Os passageiros também podem
usar o sistema para conversar com outros passageiros, jogar jogos 3D, como o
Doom, comprar lanches, refeições e bebidas a bordo desde seus lugares através do
sistema “Red”. Os assistentes de bordo irão receber os pedidos através de um
dispositivo (tablet), levando os itens solicitados diretamente aos assentos.
Assentos da classe executiva da Virgin America. Fonte: Virgin America. |
Plataforma híbrida.
Além disso, aumentando as
apostas, a Virgin America escolheu a implantação de sua nova plataforma de
entretenimento a bordo, o “Red”, em cooperação com a Lufthansa Systems. Além de
oferecer entretenimento através de maiores de alta definição, com “touchscreen”,
ou toques na tela, nos assentos, a plataforma híbrida - que está previsto para
lançamento em final de 2012 - também irá oferecer aos passageiros,
conectividade Wi-Fi à internet desde os assentos e conectividade de seus
dispositivos pessoais, bem como acesso sem fio ofertando conteúdos armazenados
em um servidor de bordo.
Detalhe do sistema "Red" da Virgin America para a solicitação do serviço de bordo pago da empresa. Fonte: Virgin America. |
David Cush afirma que o novo
sistema “Red” permitirá que a companhia aérea ofereça aos seus clientes em voo,
a capacidade de executar múltiplas tarefas em todas as plataformas como se os
clientes estivessem em terra.
O terminal dois do Aeroporto de São Francisco.
Foto do dia da inauguração do terninal 2 do aeroporto de São Francisco da Virgin America. Fonte: Virgin America. |
A Virgin America tem o seu
centro operacional no terminal dois do aeroporto internacional de São Francisco,
inaugurado em abril de 2011. Os recursos do terminal corresponderam à filosofia
corporativa da empresa em muitas maneiras com o objetivo de refazer a
experiência de viagem com inovação, design, e focando na tecnologia, com um olhar
para o eco sustentabilidade. Deveria ser exemplo de engenharia para a construção do terminal 3 do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos pela nova concessionária, administradora daquele aeroporto.
Detalhe da entrada do T2 do aeroporto de SFO: edifício eco-sustentável. Fonte: Virgin America. |
Reconstruído no local do
antigo terminal internacional, o terminal dois é o primeiro terminal americano
com certificação LEED Gold e foram reutilizados cerca de 90% dos materiais do
edifício original, incluindo piso “terrazzo” produzida a partir de
microplaquetas de vidro reciclado. Outras técnicas de construção sustentável
incluem vitrais que faz com que a iluminação artificial esteja presente durante
o dia, há uma estação de reabastecimento de água potável, e um novo sistema de
ventilação que requer energia 20% menor.
Acima: Três fotos detalhando as partes de check-in, sagões e portões de embarque do terminal 2 da Virgin America, no aeroporto internacional de São Francisco (SFO). Fonte: Virgin America. |
Vídeo institucional:"A day in the life of SFO's T2".
Parcerias com marcas.
A empresa aérea descreve seus clientes
como influenciadores, críticas e formadores de opinião, que trabalham em
indústrias orientadas para a inovação, como por exemplo, indústrias da moda,
cinema, mídia, tecnologia, design, a Virgin America tem sido rápida com sua
equipe para formar parcerias com marcas, fazer propagandas de produtos. Após formar
parcerias com a marca de produtos de limpeza eco sustentável, a Method, e
produtos de lingerie como a Victoria Secret, a Virgin America uniu-se no ano
passado com o Google permitindo aos seus clientes participarem de um “test-fly”
de laptops da nova gigante tecnológica Samsung, o Chromebook gratuitamente. Os
clientes da Virgin America poderiam utilizar os computadores de bordo em seus voos
e nos portões dos aeroportos desde julho de 2011 até o último mês de janeiro de
2012. As propagandas que permitiram utilizar os laptops Chromebook também poderiam
utilizar uma sessão de acesso Wi-Fi a bordo.
As máquinas deveriam ser devolvidas
na chegada dos voos nos portões e havia uma equipe do Google disponível para
auxiliar os passageiros no Google Chrome Zone no aeroporto de São Francisco. Em
dezembro de 2011, a Virgin America e a Banana Republic realizaram uma surpresa aos
passageiros que esperavam suas bagagens no aeroporto de São Francisco: ganhar
um pacote turístico; Outra promoção foi inspirada em uma promoção semelhante realizada
pela extinta empresa espanhola Spanair, onde caixas de presente com presentes
da Banana Republic foram distribuídos aos clientes na esteira de bagagens do
voo VX837.
Exemplos dos uniformes dos funcionários e comissários de bordo sob confecção da Banana Republic. Fonte: Virgin America. |
As mídias sociais:
A Virgin America também tem
sido uma empresa aérea pioneira na área da mídia digital e social e, muitas
vezes foi uma das primeiras a experimentar novas ferramentas, plataformas e de
mídia social.
Vídeo institucional: "Free WiFi from Google. Only on Virgin America".
Campanha “Twin Tested”.
Em setembro do ano passado,
uma campanha promocional da Virgin America utilizou gêmeos idênticos para
revelar os benefícios do seu serviço sobre as outras companhias aéreas
concorrentes. Chamado de "Twin Tested” ou “gêmeos testados”, cada gêmeo
foi convidado a viajar individualmente em voos diferentes; um viajou com a
Virgin America e a outra, com um concorrente não revelado. Um vídeo diário da
viagem foi realizado, e no final esses gêmeos reuniram-se para discutir suas
experiências que tiveram em tais voos. Os vídeos são parte do site promocional
chamado "Switch to Virgin America", que também conta com jogos e
cupons para os consumidores.
Vídeo institucional: "Twin Tested - Larry and Gary".
Em fevereiro de 2011, a Virgin
America foi à primeira companhia aérea nos Estados Unidos a iniciar uma
campanha no Groupon para promover seus novos serviços, Chicago a São Francisco
e Chicago a Los Angeles. A oferta teve 77 dólares de sobre a tarifa de 350
dólares cobrada, para aqueles que gastaram sete dólares obtidos no cupom da
promoção. Na típica moda de ofertas do Groupon, esta oferta esgotou-se em
apenas 8 minutos, em Chicago e em 45 minutos em San Francisco e Los Angeles,
respectivamente. Estimulado pela popularidade da sua oferta de Chicago, a
Virgin America ofereceu outra promoção no início de março para os voos de
Dallas/Forth Worth. Aproximadamente três mil pessoas se inscreveram nesta
promoção.
Vídeo institucional: "Virgin America's New Service to Philadelphia".
"Gilt City" e a influência da mídia.
Em novembro de 2011, a Virgin America, em parceria com um site que trata
de negócios de luxo, o Gilt City, ofereceu ao público um voo charter de ida e
volta em qualquer lugar que a Virgin America opera nos Estados Unidos por 60
mil dólares. Além do voo, o comprador iria ter seu nome batizado em algum nome
da frota de aviões da Virgin America.
Esforços pioneiros adicionais da mídia social no mundo aéreo ofereceram
e oferecem bilhetes grátis ou com descontos, influenciados, por exemplo, pelo
Twitter, em parceria com a Klout, com o Twitter anunciando gincanas, oferecendo recompensas de tarifas com desconto e outros eventos especiais de vendas, que doaram recursos para a
caridade, por exemplo.
Fontes de consulta desta reportagem:
Virgin America: www.virginamerica.com
Gilt City: www.giltcilty.com
Twitter: www.twitter.com
Klout: www.klout.com
Conheça sobre o Groupon no site "Wikipedia": http://pt.wikipedia.org/wiki/Groupon
Airline Trends: www.airlinetrends.com
Propaganda Virgin America: "Yum When You Want It".
Propaganda Virgin America: "Get Down At Any Elevation".
Fontes de consulta desta reportagem:
Virgin America: www.virginamerica.com
Gilt City: www.giltcilty.com
Twitter: www.twitter.com
Klout: www.klout.com
Conheça sobre o Groupon no site "Wikipedia": http://pt.wikipedia.org/wiki/Groupon
Airline Trends: www.airlinetrends.com