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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Conheça a sétima empresa aérea mais inovadora de 2012: A Virgin America.

Bem vindos a uma nova reportagem do nosso blog "Gosto nas Alturas". Continuo agradecendo os acessos e os comentários pessoais que nos alegram a continuação deste grande canal de comunicação inovador. Estamos nos aproximando dos 30 mil acessos que, espero que seja antes de 2013 chegar; Os leitores me cobram o que venho prometendo faz algum tempo sobre a história da pioneira, a Varig. Estou ainda selecionando reportagens inéditas para publicação que serão divulgadas em primeira mão aqui no blog. É só acompanhar que iremos informar! E muitas outras novidades iremos informar durante 2013! Obrigado!



O número 7 da nossa lista das companhias aéreas mais inovadoras do mundo em 2012 é uma empresa não é tão “chique” quanto a Virgin, da Inglaterra: é a sua subsidiária Virgin America. Fácil de reconhecer graças à sua iluminação de cabine que é um ícone nas viagens aéreas, a Virgin America estabeleceu-se firmemente como uma escolha opcional na hora de voar, principalmente devido à sua alta tecnologia.

Airbus da Virgin America sobrevoando a costa oeste americana. Fonte: Virgin America.
 

A companhia aérea não oficial do Vale do Silício, ou “Silicon Valley” americana é também a única operadora dos Estados Unidos em oferecer entradas USB em todos os assentos, e foi à primeira companhia aérea dos EUA a oferecer em voo, Wi-Fi em todas as aeronaves da frota. Fiel à sua marca, uma das aeronaves da frota faz uma homenagem ao falecido Steve Jobs, desenhando em sua fuselagem, a famosa frase dita por ele: "Stay Hungry, Stay Foolish" na lateral, enquanto outra aeronave da empresa é chamada de pássaro “nerd”, graças ao grande número de passageiros que utilizam o serviço de Wi-Fi na rota San Francisco-Boston.

Airbus "nerdbird" da Virgin America. Fonte: Virgin America.
 
Com sua base fora do aeroporto internacional de São Francisco, na Califórnia, a, Virgin America passou a focar inicialmente nas rotas domésticas de longa distância, incluindo agora as rotas intermediárias, acrescentando mais destinos dentro dos Estados Unidos. A empresa também já voa para três destinos turísticos mais procurados do México. A empresa que possui um capital fechado, tem se esforçado para transformar a experiência de viagem que usualmente é padronizada e para a “grande massa”, experiência puramente funcional, ultimamente utilizada pelas grandes empresas americanas, em algo muito mais sugestivo e elegante. Começando com muitas áreas de check-in nos terminais da Virgin America (como no caso do aeroporto de Los Angeles), o cliente imediatamente percebe uma suave batucada de uma música do clube e uma iluminação distinta que dá o tom para o início de uma experiência de viagem única.

Interior das aeronaves da Virgin America... Inconfundível! Fonte: Virgin America.
 
Video da Virgin: "Virgin America in two minutes (and 12 seconds)".
 

A qualidade ao invés do tamanho.

A Virgin America continuou a impulsionar um crescimento significativo em 2011, expandindo sua frota de 34 aeronaves A320 em janeiro de 2011, para 51 aeronaves em maio de 2012. A companhia aérea não tinha crescido ou não teve anos lucrativos desde o início de suas operações em 2007 e experimentou uma perda líquida de USD30, 8 milhões para o quarto trimestre de 2011, ano em que as receitas cresceram 45%, passando para USD276, 8 milhões.

 

No entanto, a Virgin America tem planos agressivos de expansão em mente e é alvo de uma série de novos destinos nas principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos. De acordo com o responsável da companhia aérea David Cush, a Virgin America foi concebida para ser uma companhia aérea para viajantes de negócios e como tal quer estar presente nos principais e dominantes mercados de negócios dos EUA, citando a influência dos programas de passageiros frequentes e programas de vendas corporativas como sendo os dois maiores obstáculos para uma empresa em crescimento como a Virgin, afirma que, apesar de uma economia forte e de dura concorrência, acredita que a Virgin irá prosperar devido aos seus serviços exclusivos e suas amenidades.

Assentos de couro na cabine principal das aeronaves da Virgin America. Fonte:Virgin America.
 
Exemplo do serviço de bordo oferecido pela Virgin America. Fonte: Pinterest.


A Virgin America voa atualmente para 17 cidades - principalmente desde São Francisco, mas está tentando chegar até 30 ou 40 destinos dentro dos próximos cinco anos. A companhia aérea planeja dobrar sua frota para 111 aviões em 2019, e no início de 2011 anunciou que teria solicitado a compra de 60 aeronaves, tornando principal cliente de lançamento do novo Airbus A320 neo-jet, com entregas programadas para começar no verão de 2013.

 
No entretenimento a bordo.
 

Um serviço diferenciador-chave para a Virgin America é o seu sofisticado voo de entretenimento a bordo e uma plataforma de comunicações (IFEC), conhecido como “Red”, que pode muito bem ser mais do mundo rico em recursos do sistema IFEC. As telas de televisão de toque de nove polegadas de alta definição em cada encosto via satélite ao vivo, possui uma plataforma inédita de compras digital, um serviço de guia de bordo, e mapas interativos do Google que permite visualizar terreno que rastreia a localização do voo em tempo real.

As aeronaves da Virgin America possuem em todos seus assentos, vídeos individuais (sistema IFE), chamados pela empresa de "Red". Fonte: Virgin America.
 

Os passageiros também podem usar o sistema para conversar com outros passageiros, jogar jogos 3D, como o Doom, comprar lanches, refeições e bebidas a bordo desde seus lugares através do sistema “Red”. Os assistentes de bordo irão receber os pedidos através de um dispositivo (tablet), levando os itens solicitados diretamente aos assentos.

Assentos da classe executiva da Virgin America. Fonte: Virgin America.
 
 
Plataforma híbrida.

Além disso, aumentando as apostas, a Virgin America escolheu a implantação de sua nova plataforma de entretenimento a bordo, o “Red”, em cooperação com a Lufthansa Systems. Além de oferecer entretenimento através de maiores de alta definição, com “touchscreen”, ou toques na tela, nos assentos, a plataforma híbrida - que está previsto para lançamento em final de 2012 - também irá oferecer aos passageiros, conectividade Wi-Fi à internet desde os assentos e conectividade de seus dispositivos pessoais, bem como acesso sem fio ofertando conteúdos armazenados em um servidor de bordo.

Detalhe do sistema "Red" da Virgin America para a solicitação do serviço de bordo pago da empresa. Fonte: Virgin America.
 
 
David Cush afirma que o novo sistema “Red” permitirá que a companhia aérea ofereça aos seus clientes em voo, a capacidade de executar múltiplas tarefas em todas as plataformas como se os clientes estivessem em terra.

 


O terminal dois do Aeroporto de São Francisco.


Foto do dia da inauguração do terninal 2 do aeroporto de São Francisco da Virgin America. Fonte: Virgin America.


A Virgin America tem o seu centro operacional no terminal dois do aeroporto internacional de São Francisco, inaugurado em abril de 2011. Os recursos do terminal corresponderam à filosofia corporativa da empresa em muitas maneiras com o objetivo de refazer a experiência de viagem com inovação, design, e focando na tecnologia, com um olhar para o eco sustentabilidade. Deveria ser exemplo de engenharia para a construção do terminal 3 do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos pela nova concessionária, administradora daquele aeroporto.
 
Detalhe da entrada do T2 do aeroporto de SFO: edifício eco-sustentável. Fonte: Virgin America.
 
 
Reconstruído no local do antigo terminal internacional, o terminal dois é o primeiro terminal americano com certificação LEED Gold e foram reutilizados cerca de 90% dos materiais do edifício original, incluindo piso “terrazzo” produzida a partir de microplaquetas de vidro reciclado. Outras técnicas de construção sustentável incluem vitrais que faz com que a iluminação artificial esteja presente durante o dia, há uma estação de reabastecimento de água potável, e um novo sistema de ventilação que requer energia 20% menor.



Acima: Três fotos detalhando as partes de check-in, sagões e portões de embarque do terminal 2 da Virgin America, no aeroporto internacional de São Francisco (SFO). Fonte: Virgin America.
  
Vídeo institucional:"A day in the life of SFO's T2".
 

Parcerias com marcas.

A empresa aérea descreve seus clientes como influenciadores, críticas e formadores de opinião, que trabalham em indústrias orientadas para a inovação, como por exemplo, indústrias da moda, cinema, mídia, tecnologia, design, a Virgin America tem sido rápida com sua equipe para formar parcerias com marcas, fazer propagandas de produtos. Após formar parcerias com a marca de produtos de limpeza eco sustentável, a Method, e produtos de lingerie como a Victoria Secret, a Virgin America uniu-se no ano passado com o Google permitindo aos seus clientes participarem de um “test-fly” de laptops da nova gigante tecnológica Samsung, o Chromebook gratuitamente. Os clientes da Virgin America poderiam utilizar os computadores de bordo em seus voos e nos portões dos aeroportos desde julho de 2011 até o último mês de janeiro de 2012. As propagandas que permitiram utilizar os laptops Chromebook também poderiam utilizar uma sessão de acesso Wi-Fi a bordo.

Os aviões da Virgin America são completamente equipados para acessos aos diversos dispositivos como laptops, Ipads, Ipods, entre outros e variados dispositivos existentes no mercados. Fonte: Virgin America.
 

As máquinas deveriam ser devolvidas na chegada dos voos nos portões e havia uma equipe do Google disponível para auxiliar os passageiros no Google Chrome Zone no aeroporto de São Francisco. Em dezembro de 2011, a Virgin America e a Banana Republic realizaram uma surpresa aos passageiros que esperavam suas bagagens no aeroporto de São Francisco: ganhar um pacote turístico; Outra promoção foi inspirada em uma promoção semelhante realizada pela extinta empresa espanhola Spanair, onde caixas de presente com presentes da Banana Republic foram distribuídos aos clientes na esteira de bagagens do voo VX837.

Exemplos dos uniformes dos funcionários e comissários de bordo sob confecção da Banana Republic. Fonte: Virgin America.

 
As mídias sociais:
 
A Virgin America também tem sido uma empresa aérea pioneira na área da mídia digital e social e, muitas vezes foi uma das primeiras a experimentar novas ferramentas, plataformas e de mídia social.

Vídeo institucional: "Free WiFi from Google. Only on Virgin America".


Campanha “Twin Tested”.
 
Em setembro do ano passado, uma campanha promocional da Virgin America utilizou gêmeos idênticos para revelar os benefícios do seu serviço sobre as outras companhias aéreas concorrentes. Chamado de "Twin Tested” ou “gêmeos testados”, cada gêmeo foi convidado a viajar individualmente em voos diferentes; um viajou com a Virgin America e a outra, com um concorrente não revelado. Um vídeo diário da viagem foi realizado, e no final esses gêmeos reuniram-se para discutir suas experiências que tiveram em tais voos. Os vídeos são parte do site promocional chamado "Switch to Virgin America", que também conta com jogos e cupons para os consumidores.

Vídeo institucional: "Twin Tested - Larry and Gary".

 
"Groupon”.
 
Em fevereiro de 2011, a Virgin America foi à primeira companhia aérea nos Estados Unidos a iniciar uma campanha no Groupon para promover seus novos serviços, Chicago a São Francisco e Chicago a Los Angeles. A oferta teve 77 dólares de sobre a tarifa de 350 dólares cobrada, para aqueles que gastaram sete dólares obtidos no cupom da promoção. Na típica moda de ofertas do Groupon, esta oferta esgotou-se em apenas 8 minutos, em Chicago e em 45 minutos em San Francisco e Los Angeles, respectivamente. Estimulado pela popularidade da sua oferta de Chicago, a Virgin America ofereceu outra promoção no início de março para os voos de Dallas/Forth Worth. Aproximadamente três mil pessoas se inscreveram nesta promoção.

Vídeo institucional: "Virgin America's New Service to Philadelphia".
 
"Gilt City" e a influência da mídia.
 
Em novembro de 2011, a Virgin America, em parceria com um site que trata de negócios de luxo, o Gilt City, ofereceu ao público um voo charter de ida e volta em qualquer lugar que a Virgin America opera nos Estados Unidos por 60 mil dólares. Além do voo, o comprador iria ter seu nome batizado em algum nome da frota de aviões da Virgin America.
 
Esforços pioneiros adicionais da mídia social no mundo aéreo ofereceram e oferecem bilhetes grátis ou com descontos, influenciados, por exemplo, pelo Twitter, em parceria com a Klout, com o Twitter anunciando gincanas, oferecendo recompensas de tarifas com desconto e outros eventos especiais de vendas, que doaram recursos para a caridade, por exemplo.

Propaganda Virgin America: "Yum When You Want It".
 
 
Propaganda Virgin America: "Get Down At Any Elevation".
 
 
Fontes de consulta desta reportagem:

Virgin America: www.virginamerica.com

Gilt City: www.giltcilty.com

Twitter: www.twitter.com

Klout: www.klout.com

Conheça sobre o Groupon no site "Wikipedia": http://pt.wikipedia.org/wiki/Groupon

Airline Trends: www.airlinetrends.com