Primeiramente
agradeço pelos mais de 20 mil acessos de nosso blog: Nosso, porque são de vocês! Este blog, sem fins lucrativos, mostra curiosidades sobre o
mundo da gastronomia. Um mundo que ninguém imaginou que existisse, saindo de
uma gastronomia convencional, de novas culturas que desconhecemos, querendo
este incrementar e adicionar novos conhecimentos a todos; Espero que até o fim
deste ano de 2012, o blog possa dobrar esse número de acessos e este depende
exclusivamente de todos vocês! Ao pedir sugestões, algumas novas informações,
muitas pessoas conversam comigo, gostam do projeto e me afirmam que não há um
blog parecido com esse, confiável e, que as informações são muito escassas, na
presença da gastronomia nos meios de transporte, principalmente no do aéreo.
Mesmo assim, peço quem quiser compartilhar informações que estão por aí,
esquecidas, memórias etc., que nos escrevam através do e-mail gostonasalturas@hotmail.com
contando experiências ou curiosidades... Enviando-nos fotos, porém sempre com
nome e e-mail para divulgação. E não me esqueci da matéria especial sobre a
história da Varig para os saudosistas desta querida empresa aérea. E, em minha
página no "Facebook" que é http://www.facebook.com/luisbnunez,
pode-se consultar algumas dicas de gastronomia sustentável, curiosidades do
mundo da culinária, vídeos especiais de aviação do "youtube" e
conhecer novos amigos...
Comissário de bordo ferroviário. Foto de Kari Kohvakka. |
Muitos leitores de
nossa última reportagem pediram para que eu postasse algo sobre o catering
ferroviário e o catering escolar, como alternativas e/ou completar o catering
aéreo. Não existem, infelizmente, referências ou reportagens sobre o assunto.
Mas irei à busca de tais matérias ou tentar estudar para reproduzir um novo
artigo. A seguir, postarei um novo artigo baseando-se em uma reportagem da
revista do setor de catering chamada “PAX International” de fevereiro de 2010,
de Rick Lundstrom, adaptado por mim para os dias atuais, através das pesquisas
realizadas nas empresas RENFE, referência mundial em ferrovias (a Renfe Operadora é uma das entidades públicas empresariais que explora a rede ferroviária
espanhola. Como o seu nome indica é herdeira do legado da RENFE (Red Nacional
de los Ferrocarriles Españoles), empresa criada em 1941, da qual se desprendeu
a Renfe Operadora, no dia 1º de Janeiro de 2005, passando a RENFE a chamar-se
ADIF (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias). A criação da Renfe
Operadora deveu-se à Lei do Setor Ferroviário (LSF), que exigia a separação da
exploração dos serviços de transporte e da administração de infraestruturas,
pelo que se teve que se formar duas empresas, sendo a ADIF e a RENFE Operadora)
e dos
caterings Rail Gourmet (da Gate Group) e do grupo italiano Cremonini que
realiza catering ferroviário na Europa.
No ano de 1998, quando a associação internacional de catering aéreo, conhecido
atualmente como ITCA, realizou sua conferência na cidade espanhola de Sevilha, com
a presença de muitos dirigentes que resolveram testar na época, os serviços que
eram oferecidos a bordo de um trem de alta velocidade, o AVE, ao invés da
costumeira viagem de avião saindo da capital Madrid, que os levaram em uma
viagem eficiente, sem passar pelos pormenores que o aeroporto oferece aos seus
clientes, rápido como um pássaro, uma ave.
O AVE, abreviatura de “Alta Velocidad España”, é um meio de transporte que oferece comodidade, segurança, rapidez y translada ao seu cliente ao coração das principais cidades espanholas.
A alta velocidade na Espanha supõe uma nova forma de
viajar e conhecer o país, tanto para os viajantes domésticos como para os
estrangeiros. As cidades em que opera o AVE permite a esse turista conhecer a
Espanha através da sua variedade cultural, gastronômica e seu popular folclore,
em uma única viagem, ofertando as expectativas e satisfação da viagem.
O AVE compõe-se atualmente, em quatro corredores
principais: com mais de 2.600 quilômetros em serviço, essa rede de alta
velocidade é a mais extensa da Europa e, atrás da China, é a segunda em todo o
mundo. Atualmente, a marca AVE é valorizada internacionalmente, como
projeto-modelo da implantação da alta-velocidade ferroviária. Paises como os
Estados Unidos, a China, a Noruega e o próprio Brasil visitam o sistema para
obter informações, assessoramento e implantar esse modelo espanhol. Em nosso
país ainda é uma incognita como ficará o sistema ferroviário entre o Estado de
São Paulo e o Rio de Janeiro que, pelo meu ponto de vista, não vejo um
progresso próximo. A Árabia Saudita está implementando os serviços AVE naquele
país, por ser um sistema e uma gestão de confiabilidade.
Essas cidades que são atendidas pelo AVE apresenta dezoito destinos que estão
conectados, de uma forma ágil, cômoda, segura e sustentável, através de uma
oferta flexível que permite o cliente personalizar cada viagem, cada destino:
Antequera, Barcelona, Calatayud, Ciudad Real, Córdoba, Cuenca,
Guadalajara, Huesca, Lleida, Madrid, Puente Genil, Puertollano, Segovia,
Sevilla, Tarragona, Valencia, Valladolid e Zaragoza, são os
destinos que formam parte deste projeto de promoção turística conhecidas como
as “Cidades AVE”.
Vagão-Bar dos trens AVE da RENFE. |
Como vimos em nosso último artigo, as empresas aéreas estão lutando em busca de fornecedores e desenvolvendo um novo sistema de trabalho na citada indústria, criando maneiras de tornar seus produtos acessíveis para os clientes; na atual conjuntura de crise que vive o mundo, sendo que, desde então, o mercado ferroviário de alta velocidade na Espanha cresce cada vez mais, e é considerado entre os mais abrangentes na Europa e que se aproxima, segundo alguns estudos relizados, com sistema ferroviário semelhante presente no Japão.
Este serviço ferroviário da Espanha também foca na presença
dos viajanets de negócios, os executivos, além dos turistas e incrementando
ainda mais o seu programa de fidelidade em troca de serviços regulares de alta
velocidade, cumprindo os horários programados e, principalmente no serviço de
bordo gastronômico de extrema. E, desde o final de 2009,
a RENFE que opera o AVE, selou o maior contrato ferroviário de restauração no
período de quatro anos com a Cremonini
Rail Iberica SA,
a filial espanhola do Grupo Cremonini da Itália.
Cabine "Preferente' do Trenhotel RENFE. |
Cabine "Gran Clase" do Trenhotel RENFE. Possuem cabines de uma ou duas camas com banheiro com chuveiro individual. |
Esse acordo abrange o
complexo de três “lotes”, conforme a Cremonini, atendendo as linhas do Nordeste
e Transversais Norte-Leste do Mediterrâneo e as cidades do sul da Espanha.
Os 665 milhões de
dólares aproximados, gastos no contrato, incluí a gestão dos serviços de
catering nos vagões com bar e no atendimento para as classes “Club” e
“Preferente” com os serviços de bandejas em assentos e na gestão dos
vagões-restaurantes (transportes de logística e serviço de bordo completo) para
os trens noturnos da RENFE “Trenhotel”, “Elipsos” e o “Lusitania” que atende a
várias cidades europeias. Além disso, a Cremonini será a responsável pela
produção do serviço de bordo da tripulação desses trens.
Abastecimento de bebidas variadas em um vagão-restaurante em um dos trens da RENFE. Foto de Kari Kohvakka. |
Esse contrato posicionou os produtos da Cremonini
e o seu fornecedor de alimentos, que é a
Gate Gourmet na frente, em um potencial
de atendimento de aproximadamente 24 milhões de
passageiros por ano, atendendo e conquistando o foco que, conforme dito
anteriormente, aqueles viajantes de executivos que, utilizam o
serviço ferroviário para escapar da burocracia do transporte aéreo, atrasos,
cancelamentos, onde esses serviços ferroviários respondem pelas
crescentes eficiências na prestação dos serviços e redução dos tempos das viagens em toda a área ferroviária operativa.
São produzidas e fornecidas até 15 mil refeições por dia, com uma
diversificação de cardápios, chegando a mais de 400 menus para cobrir todas as
classes de serviços e os trajetos realizados, resultando um contrato de sucesso
entre a RENFE, a Cremonini e a Gate Group, representando conforme as
espectativas do sistema ferroviário europeu em demanda, representando
oportunidades significativas como increemntação do catering aéreo, provando
esta matéria o último artigo realizado.
Vagão-bar dos trens da RENFE. Acima, comissária oferecendo jornais aos clientes. Foto de Kari Kohvakka |
A Cremonini Group
atende, além dos serviços ferroviários da Espanha, uma rede de clientes de
aproximadamente 1200 trens de passageiros que ligam a Europa a partir do Eurostar
em Londres, para a Alemanha, Itália e
Suíça, bem como 80% da rede ferroviária
francesa.
Durante o esses
anos de atendimento, a Cremonini aperfeiçoou o serviço gastronômico, realizando uma seleção
especializada de fornecedores para
concentrar sua prestação de serviços com
um toque distintamente espanhol.
A empresa realiza práticas ambientais e
sustentáveis, que fizeram com que a RENFE acertasse o contrato com a empresa
no processo do concurso, sendo esta também, atualmente, uma característica muito bem-vinda entre os grupos
crescentes dos viajantes socialmente
conscientes.
Trenhotel Elipsos da RENFE que realiza os serviços Espanha-França, Espanha-Suíça e Espanha- Itália. |
Dos planos do Trenhotel parado em estações. A foto de acima é o Trenhotel Lusitania que realiza os serviços Espanha-Portugal. Foto de Sergio Rosso. |
Interior do vagão-restaurante do Lusitania. Foto de Sergio Rosso. |
Isto também significou uma melhoria significativa nas
receitas na divisão do Gruppo
Cremonini, onde sinalizou uma decisiva etapa de crescimento,
com receitas superiores a 650 milhões de euros, somente
no ano de 2010, através do contrato com a RENFE.
Foto externa do vagão-restaurante do trem Talgo da RENFE que agora circulará nos Estados Unidos com a Amtrak. |
Ao longo dos anos, a Cremonini desenvolveu uma vasta rede de fornecedores de produtos frescos em toda a Espanha, dando à empresa a capacidade de facilmente obter os produtos locais que faz parte dos serviços e parte do sucesso do concurso. A empresa também fez contratos com fornecedores especializados para pequenos itens, produtos ou materiais que os grandes fornecedores não possuem.
Estilos de trolleys utilizados nos serviços ferrovíários. A foto acima é da empresa fornecedora, a Cinnamon. |
Uma das principais virtudes que Cremonini e os seus fornecedores foram capazes de oferecer para a RENFE é a capacidade de práticas de sustentabilidade, destacando um extenso programa político chamado de “Green Touch", programa este que enfatiza a capacidade da empresa de oferecer produtos de origem local, fornecer harmonicamente refeições com um número mínimo de etapas de produção, além de oferecer produtos de papel ambientalmente recicláveis, ou produtos e materiais que respeitam o meio ambiente, minimizando o uso do plástico.
O viajante executivo notou as diferenças que a RENFE presta e prestou nos últimos anos, como por exemplo, no embarque desse passageiro, terá direito a um completo serviço de café da manhã, almoço ou jantar com uma séria de diferentes opções com um ciclo de cardápios que se modificam cada seis meses. Os passageiros da classe “Clube” do Ave, que equivale a uma primeira classe nos aviões, em um trem da rota Madrid-Barcelona, por exemplo, poderá escolher a partir de um serviço de cardápio quente ou frio. Dentro da oferta do almoço há uma seleção de peixes variados ou carnes. Eles também terão uma opção de serviço que será oferecido no café da manhã, enquanto que um passageiro da “Clase Preferente” terá um cardápio fixo.
Um dos vagões do Trenhotel RENFE. |
Trem RENFE Altaria que faz serviços domésticos da empresa. Foto de Juanjo R por Flickr, através do link: http://www.flickr.com/photos/thereeler/5862700928/. |
Interior dos trens domésticos RENFE. |
Enfim, a ferrovia
na Espanha tem investido mais do que qualquer
outro operador ferroviário na oferta de alimentos e serviço
de bordo, considerado pela RENFE uma parte importante na oferta do produto,
além da velocidade, confiabilidade e conveniências, que continuarão
atraindo novos clientes. Bem que esse sistema de serviço
poderia ser aplicado no Brasil, onde encontramos, infelizmente, um sistema
ferroviário sucateado, com linhas, estações abandonadas, descaso político,
superfaturamento de obras quando são realizadas em algumas estações metropolitanas
das nossas cidades para atender passageiros que precisam e necessitam desses
serviços (no nosso caso, dos trens urbanos).
Estações modernas fazem parte do trajeto de todos od trens da RENFE. Acima estação de Zaragoza- Delícias. Foto de carlos Ferrater por Flickr. |
O novo e o moderno. Combinação perfeita nas estações ferroviárias espanholas. Acima estação de Bilbao - Abando. Foto: Vialia-Adif. |
A criação de uma
ferrovia de qualidade no Brasil, com o seu auge no governo de Getúlio Vargas e
decaindo com a “decisão modernista” do então presidente Juscelino Kubtscheck,
pensando no plano americano de investimento em estradas-automóveis e serviços
aéreos, fez descaso às nossas ferrovias, sucateadas até hoje (como a educação e
a saúde), onde facilitaria ainda mais o transporte de passageiros e de cargas
do norte ao sul do Brasil, reduzindo custos, acidentes, e deterioração de um
sistema de transportes tão deficiente que, não vejo mudanças em um futuro
próximo nem longo. Esta reportagem serve como uma reflexão de como poderia ser
melhor ao serviço aéreo e rodoviário se existissem as ferrovias para complemento
alternativo. Falta estudo, falta inteligência de nossos governantes para fazer
deste serviço um sucesso nacional.
Excelente foto de Thiago Teixeira mostra o oposto da nossa reportagem... A deselegância à toda altura. O descaso dos governantes brasileiros mostram estações como acima, a de Evangelista de Souza, que faz marte do ramal de Jurubatuba à Santos, por Embú Guaçú. O blog www.estacoesferroviarias.com mostra esse total descaso com nossas estações. |
Descrevendo ainda coisas boas, em seus trajetos ferroviários regionais, a RENFE serve aos seus clientes, as especialidades gastronômicas de cada região espanhola como cerejas, “manzanillas” (bebida típica do sul da Espanha) juntamente com os “picos” (pequenos aperitivos) e a sopa de gazpacho (sopa fria de tomates e pepinos), além do “pão con aceite y tomate”, (aperitivo de pão torrado regado com azeite e untado com tomate) uma especialidade da Andaluzia e da região da Catalunha (correspondendo às cidades de Barcelona, Tarragona, Lleida e Girona); Na Catalunha também a RENFE oferece vinhos da região, juntamente com os “chorizos” (salsichas típicas) e “jamón ibérico y serrano” (carnes curadas). Nos serviços para a região da Comunidade Valenciana é servido a típica “paella valeciana” e outros pratos típicos da região. As especialidades regionais também estão disponíveis nos vagões-bar juntamente com as tradicionais refeições quentes; Os clientes continuam insistindo nos tradicionais e amados produtos típicos espanhóis em todo o país e em todas as classes que oferecem serviços de bordo como o presunto ibérico, o lombo de porco curado, a tortilla espanhola (de batatas), azeitonas recheadas com anchovas e os famosos vinhos de Rioja e da Ribera del Duero, que estão disponíveis em todas as classes e em cada tipo de trem; Os cardápios são totalmente espanhóis com uma abundância de peixes variados e carnes grelhadas, com seus molhos e acompanhamentos tradicionais, como o prato de “escalibada”, que é servida na Catalunha, correspondendo a um grelhado, salada de legumes, além das “tapas” e “pinchos” (variados aperitivos) para o serviço de lanche, sem deixar de falar de que a Espanha tem quase todos os tipos de frutas, legumes e vegetais na Europa, igualmente que na França.
Em nossas próximas reportagens, contaremos como são conhecidos os "trens-hotéis" da Renfe por dentro e também publicaremos algo sobre o inesquecível "Trem de Prata".
Essa matéria foi realizada em homenagem a Ralph Giesbrecht, referência em história ferroviária no Brasil, que tem um site maravilhoso sobre ferrovias que é o www.estacoesferroviarias.com.br e para o gestor da Gate Gourmet em Guarulhos, Ademar Miranda que era responsável pelo carregamento do Trem de Prata, onde na época, trabalhávamos na LSG/Sky Chefs Catering e atualmente, presta um excelente serviço frente às contas das empresas aéreas sob sua responsabilidade na Gate, em Guarulhos.
Conheça os fornecedores e a empresa espanhola RENFE, através dos sites:
Cremonini Rail Iberica: www.cremonini.es
Grupo Gate Gourmet: www.gategourmet.com
RENFE: www.renfe.es