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HORA CERTA - HORA DE BRASÍLIA

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sábado, 25 de setembro de 2010

Década de 60: Comissárias como objetos do desejo: novas atrações+aviões maiores=demanda de público...

A década iniciou com os Boeings 707 e seus jatos rivais que a grandes companhias aéreas forneceram com serviços diretos entre as principais grandes cidades do mundo. Os voos entre as principais cidades foram realizadas em tempo recorde, que atravessavam o Atlântico, de Nova York a Paris, levando menos de seis horas.

Os aviões fabricados em planos de tubo ou de charutos eram rápidos, mas foram considerados grandes berços de dormir ou mesmo salas de bar na década de 50... Possuíam também salões luxuosos onde os passageiros passavam, ou se distraiam horas no voo tomando drinques e papeando com outros viajantes. Com os novos aviões, bem mais rápidos significava que os comissários de bordo tinham um menor tempo para realizar suas funções durante o voo, mas o que importava era que poderiam conhecer muitos destinos internacionais.

Socialmente, a década de 1960 não se parecia em nada com os anos 1950. Se a mulher arquetípica ocidental da década de 1950 era considerada esposa e mãe, em contrapartida nos anos 60, a mulher era considerada livre espiritualmente, tomava pílulas e gostava de ser única. A revolução sexual havia chegado.

Novos uniformes tornavam as comissárias mais sexys...

Outras empresas valorizavam a elegância e o conforto...

Comissária PAN AM posando para uma foto em um motor de B-707...

Comissária PAN AMERICAN com uniforme típico da década de 60...

"Pense que ela é sua mãe"... Promovia a American em seu anúncio...



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Muitas milhas voadas, muitas refeições servidas antes do casamento...



De acordo com um artigo de 1958 na revista americana Life, a maior parte das comissárias de vôo, renunciaram a carreira com no prazo de dois anos para se casar. Nesses dois anos, as comissárias chegaram a voar em média 1.900 horas e, em terra, a espera dos vôos mais 1100 horas, tendo ajudado a aproximadamente 15.000 passageiros e serviram 8.000 refeições. Elas fizeram cerca de 3.500 partidas e desembarques e mais 600 mil milhas voadas antes do casamento.

A década de 1950 abriu caminhos para que a década de 1960 houvesse nos serviços aéreos uma grande experiência no servir, assim como uma grande percepção e admiração do público. O que as comissárias não percebiam era que, com o casamento, e o abandono da carreira, suas vidas iriam mudar em breve, dramaticamente.

 
***Hoje foi o último post sobre os anos 50 da história das comissárias... E para comemorar, abaixo posto algumas fotos antigas da VARIG....
Viajantes habituais da VARIG: JK e João Goulart

A atriz Susan Hayword em sua poltrona; à frente, um exemplar de 3 Américas, a revista de bordo da VARIG nos anos 50 e 60... 

Chegada de um DC6. Note-se a sofisticação da escada de três lances que está sendo preparada para o desembarque dos passageiros...

 Bellini, capitão da histórica seleção de 58, desfruta do serviço de bordo da VARIG.

Craques de uma das muitas seleções brasileiras transportadas pela VARIG: da esquerda em diante, Altair, Orlando e Bellini...

O genial craque Garrincha, a Alegria do Povo, em um momento de reflexão...

O compositor Ari Barroso, autor de clássicos populares como Aquarela do Brasil, sob a turbina de um Caravelle...

O presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, caminha à frente de um Boeing 707 da Varig.

Junto a um Constellation, no antigo aeroporto do Galeão, a atriz americana Jeanne Crain.

O governador de São Paulo, Adhemar de Barros junto com sua esposa, Dona Leonor Mendes de Barros.

Crédito das fotos: Livro: "VARIG - 75 anos - histórias de viagem" - livro impresso em abril de 2002, por ocasião da comemoração dos 75 anos da VARIG.
 *** Videos históricos...

VARIG 707 - Ciranda cirandinha...



Lembram-se das últimas postagens em que comentei sobre o COMET? Abaixo, vemos um vídeo sobre ele...



E, um vídeo atual e muito bem feito da AVIANCA...


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Agradecimento de aniversário de um mês do blog GOSTO NAS ALTURAS !!!!!

Dia 19 último, completamos 1 mês de blog... De presente, pela sua visita, vamos postar hoje três vídeos... Uma da LADECO (LINEAS AEREAS DEL COBRE), do Chile que, foi absorvida pela LAN CHILE. Ela operou nos anos 70-80 nos aeroportos de Viracopos e Congonhas com os seus Boeing 727. A LADECO foi conhecida como exemplo de hospitalidade em seus serviços de bordo. Mais adiante vamos abordar a história mágica desta fantástica empresa.

O segundo vídeo é um comercial muito legal da IBERIA, mostrando a hospitalidade de suas atendentes no aeroporto internacional de Madrid-Barajas e no voo a um cliente muito especial!

O último vídeo é sobre o TRENHOTEL da RENFE, grande empresa ferroviária espanhola. Mais adiante, também iremos abordar tudo sobre o CATERING FERROVIÁRIO, que aqui no Brasil, ainda é um pouco desconhecido. Conhecemos esse serviço um pouco, com o maravilhoso TREM DE PRATA que operou nos anos 90 entre São Paulo e Rio de Janeiro. Espero que essa tendência das viagens de trens de passageiros volte em nosso país com qualidade e seriedade...

Obrigado a todos, espero que continuem visitando o blog, colaborando, divulgando e prestigiando...

Luis Blanco.

P.S.: Lembro que a fonte dos vídeos são da IBERIA e da RENFE. E vamos continuar postando vídeos de muitas empresas de transporte, gratuitamente, pois as empresas que prestam a excelencia na hospitalidade devem ser divulgados cada vez mais, dando exemplos às empresas e instituições que não prestam esse serviço aos seus clientes. E este blog é uma escola do bem-servir...

Vídeo LADECO



Propaganda IBERIA - Lineas Aereas de España



Demonstração RENFE - TRENHOTEL


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pré-requisitos exóticos para as Comissárias de Voo


Com tanto luxo nas alturas e tantas oportunidades de ver o mundo inteiro, não nos admira que as comissárias ficaram conhecidas como as garotas do glamour. Isso já comentei em outras postagens do blog, não é mesmo?Eles faziam compras das mais varias roupas de couro na Itália, assistiam bailes-espetáculos de dançarinos nativos da Tailândia, compravam objetos artesanais em Java e Bali, e poderiam até trazer abacaxis frescos do Hawaii para os seus amigos e familiares, quando fosse inverno na terra delas. Elas poderiam até jantar em um dos melhores restaurantes de Tóquio e Sydney, e além do mais, descobrir as delícias turísticas de várias ilhas do Caribe. Elas poderiam ver hoje os pontos turísticos de Nova York, e amanhã poderiam se divertir nas ondas do Pacífico... Até que chegasse a hora do casamento, onde a carreira de comissária, a anfitriã do ar terminaria...








Abaixo, conheça o Connie da PAN AM...


                             



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Boas vindas à era do jato...

Comet AEROLINEAS ARGENTINAS
A Grã-Bretanha projetou e fabricou o De Havilland Comet, o primeiro avião comercial à jato do mundo. Ele fez distâncias na metade do tempo dos aviões a hélice e foi popular na Europa. Em seguida, uma série de acidentes, devido à um fenômeno chamado de fadiga do metal, efetivamente fundamentou os Comet.











Em outubro de 1958, a Pan Am inaugurou o serviço entre Nova York e Paris, nos moderníssimos Boeing 707, dando início à visão da era do jato nos Estados Unidos. Logo, os 707 foram os favoritos de frotas. A viagem era tranquila e suave em comparação com os aviões a hélice. Também era uma aeronave muito mais rápida que os seus antecessores; A American Airlines fez à viagem de Los Angeles a Nova York, em cinco horas e meia! O conforto foi uma característica popular dos 707. A Continental Aiorlines tinha o serviço Carpet Gold ligando Chicago, Los Angeles, Denver e Kansas e prometia: "Vocês vão saborear o champanhe e assistir televisão,apreciando os dois salões espaçosos." Os excelentes vinhos Vintage, canapés de peito de aves de caça, doces e licores fizeram parte dos novos menus gourmet.

Rápido e longo jato para a Europa... TWA.

 
Anúncio do Boeing 707 da PANAM.











CANTINHO DA CURIOSIDADE

Acidente com o COMET da Aerolineas Argentinas em Viracopos - Campinas

O Acidente aéreo de 1961 em Campinas foi um desastre aeronáutico ocorrido com o Voo Aerolíneas Argentinas 322 que causou a morte de 52 pessoas no município de Campinas, no Brasil.

Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos, provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo.

O acidente: A aeronave que vinha de Buenos Aires, fez uma breve escala em Campinas, de onde seguiria para Trinidad. Ainda era madrugada quando a aeronave acionou seus motores para partir rumo ao seu destino. Aparentemente, o co-piloto, inexperiente, estava no comando da aeronave, enquanto era instruído pelo piloto, para obter aprendizado no comando desse jato. No entanto, devido à inexperiência, o co-piloto teve problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir um eucaliptal situado a 500 metros da cabeceira da pista na zona rural do município de Campinas.

Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra uma pequena colina, onde acabou por explodir.

Na época o impacto não atingiu nenhuma habitação. Porém, atualmente as cercanias do local onde ocorreu esse acidente foi invadido pelo MST, constituindo-se numa das maiores áreas de invasão do município de Campinas, assentamento do Campo Belo. Esse assentamento já foi reconhecido e os terrenos cedidos a população, constituindo-se em um grave problema potencial caso venha a se registrar a ocorrência de um novo acidente.

Fonte: WIKIPEDIA

Notícia do acidente em VCP.
Desembarque em um Comet da AEROLÍNEAS




segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um cigarro, uma bebida, um jogo de cartas: divertindo-se nas luxuosas cabines das grandes empresas aéreas...


A socialização nos ares era comum antigamente...
Socializar no ar foi uma das principais características das viagens aéreas do pós-guerra. As comissárias incentivavam aos passageiros à jogar cartas ou encontrar companheiros para beber e fumar cigarros. Muitas das principais líderes mundiais de companhias aéreas, incluindo Qantas, a Thai, a Air France e a KLM estavam usando o equipamento Lockheed Super Constellation, conhecido como Connies, enquanto as gigantes empresas como a British Overseas Airways Corporation possuía uma frota dos grandes Stratocruisers, de luxo, aviões de dois andares, doble-decker, que eram mais silenciosos e rápidos do que o modelo citado anteriormente.

As decorações mais exóticas, refeições elaboradas e um extenso serviço de bordo foram usados para atrair passageiros e diferenciar as companhias aéreas. A maioria das companhias aéreas em destaque, possuiam cabines com temas interessantes para despertar a imaginação dos viajantes. A BOAC, com a clase de serviço Monarch, oferecia um assento- cama durante os voos noturnos de Londres a Nova York, além de oferecer aos passageiros um jantar com sete pratos e cocktails variados, beliches privados e uma saleta no deck em que se poderia conhecer outros viajantes.
Serviço Monarch da BOAC.

A TWA teve sua sala de jantar glamouroso e a United tinha a cabine “Red Carpet”. Em 1955, a Northwest introduziu suas cabines Fujiyama, em que no salão do nível mais baixo do decker do Stratocruiser, decorado com o esplendor da Ásia “simbolizando outras terras servidas além do Pacífico. Quando você descer a escada do convés principal do Stratocruiser da NWA, no salão Fujiyama, você entrará em um outro mundo, provando o encanto do Oriente ", atraía o anuncio da empresa. "Aqui você vai desfrutar iguarias da nossa bandeja Fujiyama. Serviços de coqueteis também. Na hora do chá, oferecemos o chá de jasmim oriental. E também refeições suculentas como filets e saladas frescas de frutos do mar.... "
 
Muitas companhias aéreas européias ofereciam serviços similares nos voos. A Lufthansa celebrou a Oktoberfest apresentando comissárias vestindo Dirndl (roupas típicas) serviam canecas de cervejas local utilizando um barril. As tripulantes preparavam bebidas para os passageiros em carrinhos de serviço, enquanto um chef preparava pratos tradicionais alemães ao vivo para os clientes da primeira classe.

"Stratocruiser" da NWA.
Bandeja "vintage" da UNITED.
Comissária UNITED garantindo a ordem e a paz dos passageiros.

"Connie" da TWA