Após cada voo realizado, as comissárias de bordo também tinham que continuar mantendo as aparências, até a chegada em casa.
A maioria das companhias aéreas tinham as salas de espera para a tripulações, os departamentos operacionais, que sempre possuiam espelhos nas paredes, assim sendo as comissárias procuravam seguir a risca normas dadas pelas empresas que as questionavam…
"Comissária de voo...
• O seu sorriso é simpático e sincero?
• A sua postura está ereta e equilibrada?
• A sua maquiagem é pura e natural?
• As suas unhas estão feitas e polidas?
• As luvas e seus complementos estão brancos?
• O seu uniforme está limpo e bem passado?
• A sua bolsa está ordenada e polida?
• Os seus sapatos estão reparados e engraxados?
• Está com a sua insignia (identificação) brilhando?
• O seu cabelo está curto ou preso e com estilo?"
Muitas companhias aéreas insistiam que os seus empregados seguissem a risca o manual de estilo. Os supervisores verificavam se estava tudo de acordo com elas. Durante o voo, esses supervisores eran obrigados a fazer um relatório das atitudes de cada comissária, as aparências e os uniformes; As empresas aéreas possuiam instrutores e conselheiros para ajudar a cumprir as normas estabelecidas. Pequenos chapéus, saltos altos, luvas e cintos caracterizavam a moda daquela década.
Comissária da IBERIA à direita: impecável... |
Comissária JAL: Elegância total... |
Comissária KLM - Royal Dutch Airlines. |
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