As empresas aéreas, tais como a Emirates e a Singapore Airlines juntaram-se com as mais tradicionais marcas de luxo italiana e francesa como por exemplo, Bulgari, Ferragamo e Givenchy para oferecer mais qualidade a seus clientes durante os vôos como kits de higiene, necessaires, novos utensílios de mesa, cobertores e pijamas, para as classes nobres.
Kits de Higiene e de dormir da casa Salvatore Ferragamo para a Singapore Airlines. |
Pratos de serviço da Singapore com o logotipo da Givenchy. Travesseiros confeccionados pela Givenchy para a Singapore Airlines. Kit de pijamas Givenchy para a Singapore Airlines. |
A KLM, companhia aérea holandesa pensou em abordar esses kits de uma forma mais folclórica, pois com a sua experiência na distribuíção desses materiais, preferiu somente atualizar esses kits. Ao invés de juntar-se com as lojas de luxo, a empresa está enfocando a sua origem holandesa contemporânea, em parceria com os estilistas holandeses Viktor & Rolf e Marcel Wanders para a criação de suas comodidades a bordo. De acordo com a KLM, os clientes indicaram que eles apreciam os produtos tipicamente holandeses, levando a KLM, decidindo abraçar design e a cultura holandesa.
Casinhas de Delft Blue oferecidos aos clientes da KLM.
Viktor & Rolf na KLM
Ao iniciar no último dia 27 de março de 2011, o horário de verão europeu, a KLM lançou kits de conforto para os seus clientes da Viktor & Rolf, na sua classe Executiva, nos vôos de longa distância, como por exemplo os voos Amsterdam-São Paulo-Amsterdam; Esses kits são distribuídos para homens e mulheres, além de contar com o logotipo Viktor & Rolf nas escovas de dentes, nos cremes dentais, nas meias de conforto, nas máscaras de olhos, nos batons hidratantes, nas canetas e nos tampões para os ouvidos; Um novo projeto será criado todo o ano, durante quatro anos, e uma nova cor nas necessaires serão exibidas a cada seis meses.
Os estilistas Viktor & Rolf.
Necessaries para homens e mulheres oferecidos pela KLM. Necessaires para mulheres que voam na KLM. Necessaire oferecidos para os homens que viajam pela KLM, da marca Viktor & Rolf. |
Marcel Wanders
Também em 27 de março último, a KLM também começou a oferecer suas refeições na classe Executiva, nos voos de curto, médio e longos percursos, em louças com o design de Marcel Wanders. O designer criou porcelanas, copos, talheres, roupas de cama e uma bandeja para a empresa aérea com seu logotipo gravado em cada ítem. Ao projetar os elementos para os novos serviços, Wanders levou em consideração desejos dos clientes, os procedimentos de trabalho dos comissários de voo, além dos limites de peso e de espaço para as viagens aéreas, que nunca devemos de não levar em conta.
O designer Marcel Wanders, nascido em Amsterdam, criou um serviço de jantar para a companhia aérea holandesa KLM .
O projeto envolveu a criação de uma novas porcelana, copos, talheres, panos e bandejas.
O serviço está sendo utilizado nos vôos da World Business Class desde de março de 2011.
Acima, mostramos mais alguns detalhes da nova proposta de Marcel Wanders para a KLM.
Toda a apresentação dos pratos e das bebidas foi completamente renovado para divulgar a jornada de inspiração da KLM, que se esforça para oferecer aos seus clientes.
Ao projetar os elementos dos novos serviços, Marcel Wanders tem, sob pedido da KLM, levando em conta os desejos de seus clientes, os procedimentos de trabalho dos comissários de bordo, bem como considerações ambientais.
Design tipicamente holandês, a pedido dos clientes que voam KLM.
KLM decidiu abraçar este novo design, trabalhando com chefs e designers holandeses, valorizando sua cultura.
A parceria da KLM com o designer holandês Marcel Wanders, reflete esta filosofia.
Um peso otimizado em seus materiais de serviço de bordo, reduzindo também o impacto ambiental.
O blog "Gosto nas alturas" lembra à seus leitores que : Quanto mais leve for a carga a bordo de uma aeronave, a aeronave queima menos combustível, resultando em menores emissões de CO2.
A KLM vê-se orgulhosa em oferecer aos seus clientes da World Business Class um produto inédito, leve.
Conforme informações da direção executiva da KLM, a empresa está investindo nessa classe e todos os especialistas estão constantemente se esforçando para melhorar ainda mais seus produtos e serviços.
Conforme Marcel Wanders, com a introdução deste novo serviço na KLM, um desejo de longa data foi cumprido.
Como passageiro frequente da KLM, Marcel Wanders achou muito fácil começar uma nova sensação para a atribuição dos novos serviços e trazer uma "metamorfose" nos elementos do serviço existente.
Devido a orientações ergonômicas, técnicas, econômicas e logísticas para este projeto, o novo serviço coincide com o padrão de qualidade dos melhores restaurantes do mundo.
O que seria a "democratização do design"?
Através das parcerias da KLM com Viktor & Rolf e Marcel Wanders, atualmente ocorre uma ampla tendência utilizadas pelas grandes empresas, não só as aéreas, a tal "democratização do design", em que equipes de moda e de design estudam as marcas mais famosas do mundo para que, com os estudos possam divulgar seus desenhos para o público em geral (como por exemplo, emprestar uma exclusividade para a marca em parceria). Exemplificando, a marca Viktor & Rolf, em 2009, lançou uma coleção para a grande loja de roupas do Hemisfério Norte, a H&M, enquanto que Marcel Wanders, no mesmo ano, criou uma coleção de férias para a loja varejista Target, dos Estados Unidos.
Design de produtos de casa de Marcel Wanders para a Target.
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