Muita
gente me perguntou: "Puxa Luis, faz quase dois meses que você não publica
nada, o que aconteceu?" Bem, como muito de vocês sabem, no próximo mês de setembro, concluo finalmente, meu Master em Comunicação e MKT! Então imaginem como andam as
coisas! Finalzinho de curso, adicionando o curso de pedagogia e o trabalho! Como
consegui uma "brechinha", vou publicar essa pesquisa muito
interessante nestas semanas, para que vocês conheçam quais são as empresas aéreas
que mais se destacam em inovações... Nestes tempos de crise mundial, a criatividade
vem em boa hora...
Gosto
muito de pesquisar pela rede, a tendência do mundo do serviço de catering nos
transportes e trazer para vocês aqui no blog. Há muitos sites que oferecem
essas informações e, com isso podemos facilitar essas informações, porem muitos
deles são em inglês e muitos, não entendem. Através do gosto nas alturas,
traduzimos e interpretamos para que possam estar “antenados” com o mundo da
gastronomia nas alturas...
Um excelente site que traz essas novidades é o airlinetrends.com que continuamente informa sobre produtos e serviços inovadores implantados pelas empresas aéreas ao redor do mundo, respondendo ás necessidades dos clientes e a evolução do setor, como pudemos observar em matérias anteriores do blog. Esse blog referencial, o airlinetrends.com faz uma votação anual e escolhe as dez melhores empresas aéreas em todo o mundo, que na opinião deles, lançaram uma vasta gama de produtos e serviços inovadores em 2011, seja como parte de uma cultura empresarial de inovação contínua, de uma estratégia para desafiar o “status quo” da indústria, ou mesmo como parte dos esforços para recuperar “o atraso” depois de anos de sub-investimento.
Conforme o site airlinetrens.com, e confrontando com as informações nos sites das empresas citadas nas reportagens abaixo, as companhias aéreas inovadoras desse “ranking” não necessariamente são características das pesquisas oficiais realizadas que, compõem requisitos das melhores empresas aéreas do mundo. Ao melhor, essa pesquisa teve como objetivo, selecionar as companhias aéreas que surgiram com inovações interessantes ou as que tornam as experiências de clientes das empresas aéreas, inigualáveis.
A ANA possui produtos exclusivos nos aeroportos de Tóquio-Haneda (base central), através de seus serviços exclusivos e inovadores. Fonte: airlinetrends.com |
A ANA inovou com a separação de toaletes exclusivos para mulheres. Fonte: airlinetrends.com |
Quando essa pesquisa, ou melhor, “ranking”, foi realizada no ano passado, a empresa aérea japonesa All Nippon Airways (ANA), recebeu um segundo lugar devido à sua inovadora inspiração nas cabines e conceitos em serviços dedicados ao Japão e, em especial, a abertura de um novo terminal internacional em terminal central localizado no aeroporto de Tóquio-Haneda; Esses serviços também incluíram a sua nova classe executiva, o ANA Business Jet, o programa auxiliar de pontos, o MyChoice, bem como as comodidades recebidas pelos clientes, tais como os toaletes especiais para as mulheres à bordo, os kits noturnos que são distribuídos nos voos longos noturnos e os carregadores de celulares e serviços wireless disponíveis inclusive em seus salões de serviços domésticos.
Serviços de "amenities" oferecidos aos clientes da primeira e da classe executiva. Fonte: airlinetrends.com |
Propaganda ANA 2012. Propriedade All Nippon Airways.
Movimentos estratégicos de impacto.
Instalações aeroportuárias do aeroporto internacional de Tóquio-Haneda, base de operações da ANA. |
Com o objetivo de
preencher o vazio deixado pela reestruturação da Japan Airlines, a ANA - que é
atualmente a nona companhia aérea maior do mundo em faturamento e a maior do
Japão em número de passageiros– disputa entre uma das principais companhias
aéreas na Ásia. Pilar desta estratégia ambiciosa faz planos para expandir a
capacidade internacional em 22% nos próximos dois anos, capitalizando seus
novos Boeing 787 Dreamliner, dos quais terá 20 em operação até o mês de março
de 2013. Além disso, a companhia aérea terá foco em novos segmentos de clientes
com a criação de duas transportadoras de baixo custo ainda neste ano de 2012.
A operação do Boeing 787 Dreamliner.
A
ANA foi a primeira companhia aérea a receber o Dreamliner B787, em setembro de
2011. Até agora, recebeu o primeiro dos seis aviões, de um total de 55 Boeings
787, que será o equipamento-chave para sua expansão na Ásia e na Europa. O 787
é um avião de corredor duplo, que pode acomodar até 250 passageiros em voos de
até 15.200 quilômetros. É o primeiro jato de passageiros de grande porte que
tem mais da metade de sua estrutura feita de material leve composto ao invés de
alumínio; o 787-combustível “efficitnet” é o avião de médio porte só capaz de
rotas de longo alcance, fazendo o chamado "rotas finas” economicamente
viáveis.
Boeing 787 Dreamliner - Foto: Boeing |
O
interior do 787 Dreamliner oferece aos passageiros uma experiência mais
espaçoso do que em outros aviões de corredor duplo, por causa de um teto
"abobadado", grandes janelas com máscaras eletrônicas, enquanto o
conforto dos passageiros é melhorada por níveis mais elevados de umidade e
mantem a pressão do ar equivalente a uma altitude de 6.000 pés ou 1.800 metros
de altura em comparação com 8.000 pés de outra aeronave.
Visão interna do Boeing 787 da ANA com a vista de suas amplas janelas. |
O
novo 787 da ANA, possui uma cabine conhecida "Inspiration of Japan"
ou "Inspiração do Japão", lançada no final de 2011 e possui duas
classes: a Business e a Econômica. A capacidade varia de 158 assentos (46 na
classe Executiva, com os assentos conhecidos como "Sicma Sky Lounge
seats" e 112 lugares na classe Econômica, com os assentos conhecidos como
"SicmaAIRgonomic FX seats") para aeronaves que voam rotas de longo
percurso e a capacidade de 222 assentos (sendo 42 assentos na classe executiva
e 180 assentos na classe econômica) nas rotas de curta distância.
Compartimento do Boeing 787 da ANA do serviço de bar permanente que é oferecido aos seus clientes. |
Vídeo institucional ANA sobre a introdução dos serviços "Inspirations of Japan", nos Boeings 777. Fonte: USN.
A Peach, e a Air Asia, no Japão.
A competição no Japão no mercado aéreo foi
prejudicada pela falta de “slots” nas aterrissagens em seus principais
aeroportos, cobrança de altas taxas aeroportuárias e, até a desregulamentação
em 2008, sobre o valor dos descontos permitidos nos bilhetes de passagens.
Além disso, o foco nos altos atendimentos em
serviços foi usado como uma “desculpa”pelas empresas de baixo custo, que
possivelmente não poderiam ganhar uma posição no país, onde o mercado aéreo é
considerado a terceira maior do mundo e onde a quota de mercado das empresas de
baixo custo é menor do que 10%.
Como um crescente número do mercado de empresas
aéreas de baixo custo sul-coreanas e chinesas - bem como as de longo percurso e
de baixo custo como a Jetstar (que realiza as rotas da Austrália e de
Cingapura) e a Air Asia X (que realiza as rotas a partir de Kuala Lumpur) -
estão tomando partido da liberalização do mercado no Japão, onde a ANA e a
Japan Airlines estão também entrando no segmento de baixo-custo. Além disso, a
extensa rede ferroviária de alta-velocidade do Japão conseguiu bons lucros,
prejudicando um pouco o faturamento o faturamento dos voos domésticos da ANA.
Para cortar custos, a ANA em 2010 introduziu o
serviço de bordo pago (que inclui produtos frescos, cervejas e café Starbucks)
nos voos domésticos, mas para tornar as viagens aéreas mais alternativas e
competitivas, bem como para atrair um novo segmento de clientes, a ANA lançou
uma operação de baixo custo - em Osaka e lançou outra companhia aérea de baixo
custo - em Tóquio no final deste ano.
A Peach.
A ANA lançou em março 2012, uma nova subsidiária de
baixo custo chamada "Peach" - em parceria com a Hong Kong – First
Investment Group. A Peach (que traduzida a palavra traduzida do inglês ao português significa pêssego) atualmente opera voos entre Osaka-Aeroporto
Internacional de Kansai, Fukuoka, Sapporo, Nagasaki e Kagoshima, com Seul e
Taipei posteriormente. Com tarifas que são cerca de 50% menores do que as das
linhas principais oferecidas pela operação normal da ANA, a Peach tem como
objetivo estimular uma demanda adicional pelos serviços de transporte aéreo.
A frota da Peach será composta de dez A320 até o
final de 2012, e a companhia aérea tem como objetivo transportar seis milhões
de passageiros anualmente, no prazo de cinco anos de operação. Operando de
forma independente da ANA, a Peach começou com uma nota boa: a transportadora
desfrutou de uma taxa de ocupação média em seu primeiro mês de operação com
83%, ultrapassando a sua previsão de 75% previstos.
Os Airbus A320 da Peach acomodam até 180
passageiros e possuem assentos de couro com capas que apresentam duas cores:
roxa e preta. A Peach oferece uma estrutura tarifária simples de dois níveis: A
tarifa “Happy Peach” que inclui em sua tarifa sem incremento de taxas o assento
sem escolha e o direito a uma peça de bagagem, enquanto que a tarifa“Happy
Peach Plus” inclui bagagem despachada, a escolha do assento básico, e não há
taxas para alterar voos, além de possuir taxas para cancelamento de voos
reduzidos.
A Peach dispõe também de venda de serviço de bordo,
porém o serviço de entretenimento (IFE) não, e os assentos extras podem ser
reservados com o pagamento de uma taxa pelo serviço. Com esses tipos de
serviços que as empresas de baixo custo começam a oferecer ao público japonês,
está gerando certo choque cultural, não acostumado a pagar por isso.
A AirAsia
Japan.
A ANA também se uniu com a AirAsia para formar a
AirAsia Japan, uma companhia de baixo custo que terá suas operações no
aeroporto de Narita, em Tóquio. Iniciou voos para Fukuoka, Okinawa e Sapporo e
voos internacionais para Busan e Seul a seguir, em outubro deste ano. AirAsia
Japan está contando com a parte da AirAsia de operações e marketing para
ajudá-los a transportar 10 milhões de passageiros anualmente, no prazo de cinco
anos; Conforme diretores da ANA, decidiram estabelecer um caminho de formar uma
empresa de baixo custo mais rápido combinando o modelo da Air Asia de negócio e
marca com a profundidade da ANA de conhecimento do mercado japonês, trazendo um
novo valor para seus clientes e gerar uma nova demanda, com o objetivo de que
famílias aproveitem seus momentos de lazer e dar outras opções viáveis de
transporte, que viajem em um avião tão facilmente como viajar em um ônibus.
Vídeo que mostra serviços da inauguração dos voos da AirAsia. Fonte: AirAsia.
A AirAsia Japan também
planeja realizar trechos de longa distância, como serviços para a Tailândia,
Cingapura, Indonésia, Havaí, Guam, Austrália e Nova Zelândia, com aeronaves
Airbus A330, aeronaves de fuselagem larga que será incorporado à frota a partir
de 2013. A AirAsia informa que a base operacional da AirAsia Japan será no
aeroporto de Narita, em Tóquio, podendo servir como um ponto de ligação entre o
Sudeste Asiático e os Estados Unidos para a AirAsia.
Estratégia
para a formação de uma nova marca.
Comentando
sobre o lançamento de duas marcas de baixo custo ao invés de uma, a ANA disse
que tem procurado oportunidades para lançar um negócio de baixo custo, com uma
nova sede em Tóquio e, após análise, concluiu que a parceria com uma empresa
aérea de baixo custo existente foi a melhor opção. Além disso, com uma
população de 20 milhões, a região em torno de Osaka/ Kansai é relativamente
grande para receber outra empresa aérea de baixo custo que é a Peach.
Inauguração dos serviços da Peach. Fonte: youtube por komupi.
Na
sequência sua entrada em negócios de baixo custo, a ANA também vai adotar uma
nova estrutura corporativa até abril de 2013 para refletir a sua posição como
companhia aérea, tanto em um serviço completo e em uma companhia aérea de baixo
custo. A ANA, a AirAsia Japan e a Peach serão marcas que irão operar sob a
empresa holding, que a ANA acredita que será sob uma estrutura organizacional
mais ideal para a construção de uma estratégia multimarcas, que otimize entre a
marca ANA existente e as novas marcas de baixo custo.
Fontes para consulta:
All Nippon Airways: http://www.ana.co.jp/asw/wws/us/e/
Peach Aviation: http://www.flypeach.com/home.aspx
AirAsia Japan: http://www.airasia.com/jp/en/home.page
The Boeing Company: http://www.boeing.com/
Site Airlinetrends.com: http://www.airlinetrends.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário