Comet AEROLINEAS ARGENTINAS |
A Grã-Bretanha projetou e fabricou o De Havilland Comet, o primeiro avião comercial à jato do mundo. Ele fez distâncias na metade do tempo dos aviões a hélice e foi popular na Europa. Em seguida, uma série de acidentes, devido à um fenômeno chamado de fadiga do metal, efetivamente fundamentou os Comet.
Em outubro de 1958, a Pan Am inaugurou o serviço entre Nova York e Paris, nos moderníssimos Boeing 707, dando início à visão da era do jato nos Estados Unidos. Logo, os 707 foram os favoritos de frotas. A viagem era tranquila e suave em comparação com os aviões a hélice. Também era uma aeronave muito mais rápida que os seus antecessores; A American Airlines fez à viagem de Los Angeles a Nova York, em cinco horas e meia! O conforto foi uma característica popular dos 707. A Continental Aiorlines tinha o serviço Carpet Gold ligando Chicago, Los Angeles, Denver e Kansas e prometia: "Vocês vão saborear o champanhe e assistir televisão,apreciando os dois salões espaçosos." Os excelentes vinhos Vintage, canapés de peito de aves de caça, doces e licores fizeram parte dos novos menus gourmet.
Rápido e longo jato para a Europa... TWA. |
Anúncio do Boeing 707 da PANAM. |
CANTINHO DA CURIOSIDADE
Acidente com o COMET da Aerolineas Argentinas em Viracopos - Campinas
O Acidente aéreo de 1961 em Campinas foi um desastre aeronáutico ocorrido com o Voo Aerolíneas Argentinas 322 que causou a morte de 52 pessoas no município de Campinas, no Brasil.
Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos, provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo.
O acidente: A aeronave que vinha de Buenos Aires, fez uma breve escala em Campinas, de onde seguiria para Trinidad. Ainda era madrugada quando a aeronave acionou seus motores para partir rumo ao seu destino. Aparentemente, o co-piloto, inexperiente, estava no comando da aeronave, enquanto era instruído pelo piloto, para obter aprendizado no comando desse jato. No entanto, devido à inexperiência, o co-piloto teve problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir um eucaliptal situado a 500 metros da cabeceira da pista na zona rural do município de Campinas.
Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra uma pequena colina, onde acabou por explodir.
Na época o impacto não atingiu nenhuma habitação. Porém, atualmente as cercanias do local onde ocorreu esse acidente foi invadido pelo MST, constituindo-se numa das maiores áreas de invasão do município de Campinas, assentamento do Campo Belo. Esse assentamento já foi reconhecido e os terrenos cedidos a população, constituindo-se em um grave problema potencial caso venha a se registrar a ocorrência de um novo acidente.
Fonte: WIKIPEDIA
Notícia do acidente em VCP. |
Desembarque em um Comet da AEROLÍNEAS |
Luuu...
ResponderExcluirA fofão passou por aqui. Fiquei passada com o acidente com o avião da "aeroláines"...não sabia.
Beijas