A socialização nos ares era comum antigamente... |
Socializar no ar foi uma das principais características das viagens aéreas do pós-guerra. As comissárias incentivavam aos passageiros à jogar cartas ou encontrar companheiros para beber e fumar cigarros. Muitas das principais líderes mundiais de companhias aéreas, incluindo Qantas, a Thai, a Air France e a KLM estavam usando o equipamento Lockheed Super Constellation, conhecido como Connies, enquanto as gigantes empresas como a British Overseas Airways Corporation possuía uma frota dos grandes Stratocruisers, de luxo, aviões de dois andares, doble-decker, que eram mais silenciosos e rápidos do que o modelo citado anteriormente.
As decorações mais exóticas, refeições elaboradas e um extenso serviço de bordo foram usados para atrair passageiros e diferenciar as companhias aéreas. A maioria das companhias aéreas em destaque, possuiam cabines com temas interessantes para despertar a imaginação dos viajantes. A BOAC, com a clase de serviço Monarch, oferecia um assento- cama durante os voos noturnos de Londres a Nova York, além de oferecer aos passageiros um jantar com sete pratos e cocktails variados, beliches privados e uma saleta no deck em que se poderia conhecer outros viajantes.
Serviço Monarch da BOAC. |
A TWA teve sua sala de jantar glamouroso e a United tinha a cabine “Red Carpet”. Em 1955, a Northwest introduziu suas cabines Fujiyama, em que no salão do nível mais baixo do decker do Stratocruiser, decorado com o esplendor da Ásia “simbolizando outras terras servidas além do Pacífico. Quando você descer a escada do convés principal do Stratocruiser da NWA, no salão Fujiyama, você entrará em um outro mundo, provando o encanto do Oriente ", atraía o anuncio da empresa. "Aqui você vai desfrutar iguarias da nossa bandeja Fujiyama. Serviços de coqueteis também. Na hora do chá, oferecemos o chá de jasmim oriental. E também refeições suculentas como filets e saladas frescas de frutos do mar.... "
Muitas companhias aéreas européias ofereciam serviços similares nos voos. A Lufthansa celebrou a Oktoberfest apresentando comissárias vestindo Dirndl (roupas típicas) serviam canecas de cervejas local utilizando um barril. As tripulantes preparavam bebidas para os passageiros em carrinhos de serviço, enquanto um chef preparava pratos tradicionais alemães ao vivo para os clientes da primeira classe.
"Stratocruiser" da NWA. |
Bandeja "vintage" da UNITED. |
Comissária UNITED garantindo a ordem e a paz dos passageiros. |
"Connie" da TWA |
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