No último dia 8 de março, vários telespectadores ficaram sintonizados no Reino Unido (no Channel Four) para ver seu grande chef Heston Blumenthal (categorizado pelo guia gourmet Michelan e possuidor das famosas e concorridas estrelas), enfrentar os desafios da empresa aérea de seu país, a British Airways, ao servir refeições de qualidade a altas altitudes, em sua popular série de TV, "Missão Impossível ", semelhante com os programas "realities" de seus concorrentes de alto nível, como os chefes Jamie Oliver e Gordon Ramsay.
O chef de cozinha britânico, Heston Blumenthal.
Heston que está em uma missão de revolucionar as refeições nas principais corporações britânicas, levou aos céus um dos seus episódios, para tentar elevar ainda mais os padrões gastronômicos no catering de voo da British Airways .
Catering premiado mundialmente, o da British Airways. Fonte: BA.
Participar de um voo da British Airways para Dubai, juntamente com os competentes chefes de voo, os comissários Jackie e Simon, Heston descobriu e conheceu os desafios logísticos de servir refeições de qualidade aos clientes, em uma cabine pressurizada, com seus fornos de convecção que pode aquecer o alimento em apenas dois ajustes de temperatura, para o reduzido espaço confinado em galleys (cozinhas) das aeronaves .
Em terra, Heston visitou o catering fornecedor dos serviços de bordo para a British, em Londres, a Gate Gourmet, que chega a produzir para a companhia mais de 17 mil refeições por dia.
Notando falhas nos métodos de cocção nas refeições da British Airways (e de cada uma das companhias aéreas) que trabalham ao redor das limitações logísticas das galleys do avião com os alimentos pré-cozidos que são produzidos no catering, Heston estabeleceu menús apropriados, para que sejam realizados a bordo dos aviões, desde o princípio, aumentando a qualidade a ser oferecido aos clientes.
De volta aos céus, a galley daquela aeronave estava uma verdadeira desordem, coisa que Ramsay não gostaria de ver, levando Heston e a tripulação envolvida a lutar para cozinhar o salmão cru e produzir os 30 serviços para os clientes presentes na Business Class da empresa. Enquanto o feedback dos clientes foi produtivo, a missão do chef Heston falhou, ocasionando significativa demora para a preparação das refeições, levando aos clientes não comer no horário previsto.
Heston estuda a melhor forma de confeccionar os alimentos, com os competentes tripulantes de bordo da British Airways.
O próximo desafio de Heston era convencer um cético chef da Gate Gourmet, Steve Walpole, que os gostos alimentares eram diferentes, a milhares de metros de altura. O chef cético finalmente acreditou em Heston, após provar alimentos (provas de paladar e olfato), como se estivesse a uma altutude de cruzeiro (altutude onde é realizado o serviço de bordo), porém em uma câmara hiperbárica, que simula as condições reais a bordo de aeronaves..
Com o chef executivo a bordo, Heston apresentou uma bandeja de frios que evitaria qualquer cozimento demorado, e que sem dúvida "seduziria os sentidos" dos clientes mais exigentes.
Com uma visão de oferecer algo novo e fresco para o menu de bordo da British Airways, Heston criou uma "caixas para altas altitudes", realizado com base aos ingredientes alimentares, que ajudariam a conservar sabores e a umidade do ar.
Recipientes especiais ajudariam a manter os alimentos úmidos e com sabor.
Essas caixas especiais ocasionaram um verdadeiro "assalto" aos sentidos - desde o peixe cavala, tiras de goma com sabores de chá verde e limão, pequenas pílulas que se transformaram em toalhas de mão perfumadas e gomas de mascar com o sabor de vinho, realizados realmente com o melhor vinho, geléias de laranja e de beterraba, além de "gazpacho" servido frio.
Heston também testou no catering, e em seguida, a bordo, as refeições que seriam servidas aos clientes da primeira classe, em um vôo para Nova York, juntamente com os membros da British Airways responsáveis pela degustação a bordo.
Os desafios logísticos prevaleceram, após Heston e toda a equipe, se esforçarem para criar e servir as bandejas de uma só vez, com suas decorações complexas.
Elegância e criatividade nas montagens nos serviços de bordo da British Airways.
Antes da "experiencia" sensorial, os clientes foram orientados a limpar o nariz através de um spray especial, um exemplo de "ducha nasal" para cada narina, no ínicio de cada prato. Apesar do pedido obscuro, que não conseguiu impressionar o pessoal de degustação da British Airways, os clientes ficaram impressionados com a criatividade e os toques culinários de Heston.
Apesar de contratempos logísticos, os responsáveis pela degustação da British Airways, descartaram essas caixas especiais para os menus complexos, porem no futuro, eles concordaram em fazer mudanças, com a pesquisa e a aprovação dos clientes, de alguns itens, ocasionando um grande avanço na história do catering aéreo.
Mesmo assim, não convenceu o chef Heston. O principal objetivo do chef Heston era de mudar esse jogo, de produzir uma receita que pudesse manter todos os sabores no ar, juntamente com a Gate Gourmet. Mas com os estudos, conseguiram chegar em um consenso: a produção de um prato clássico britânico com uma pequena mudança: uma torta de algas dos pastores (seaweed shepherds pie), que poderia ser preparado no catering e ser servido sem nenhum problema na classe econômica.
Um prato britânico clássico: torta de algas dos pastores, ou seaweed shepherds pie.
O prato conseguiu ser um enorme sucesso, especialmente entre o público da classe econômica e, mais importante ainda, para o pessoal do setor de serviço de bordo da empresa.
Mas será que essa experiência nada mais foi do que um golpe de publicidade? Será que a British Airways investirá nas novas ideias do chef Heston, ou continuará a servir refeições semi-prontas congeladas na classe econômica? O resultado está agora nas mãos da British Airways. Mas iremos descobrir na próxima vez que voar na British, quem sabe essa tal torta estranha, a seaweed shepherds pie, pouse em nossa mesa, na bandeja!
Pequeno vídeo do programa "Mission Impossible", transmitido pelo Channel Four, da Grã Bretanha.
Fontes: Channel Four e o site britânico Terminal U.
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