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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As dez maiores empresas aéreas inovadores de 2012 - O nono lugar...






Olá a todos aos visitantes do nosso blog... estamos aqui com a segunda entrega das empresas aéreas mais inovadoras de 2012, em seu nono lugar. Aproveitando, o nosso blog agora está com uma pequena página no Facebook, com acesso exclusivo no final da página... É só entrar e curtir... Lá mostraremos várias fotos dos serviços de bordo que são oferecidas pelas empresas aéreas no mundo todo mostradas por diversas páginas na internet... Boa leitura! 
 

9ºLUGAR: AIR ASIA
 
 

Em 2001, quando o maior executivo da empresa, Tony Fernandes comprou a AirAsia dando um sinal de aproximadamente US$13 milhões de dólares de dívidas, era considerada uma empresa aérea regional praticamente falida, que possuia somente duas aeronaves. Em apenas uma década, a empresa de baixo custo baseada em Kuala Lumpur tornou-se uma empresa mantida por um grupo de variadas empresas asiáticas atendendo a mais de 75 destinos, com uma frota de mais de 100 aeronaves.

Em junho de 2011 a companhia aérea assinou um acordo de USD 18 bilhões com a Airbus, para a entrega de 200 aeronaves A320 durante o período de 15 anos.

Além de possuir uma participação na sua irmã de longas distâncias, a empresa aérea AirAsiaX, a AirAsia tem subsidiárias locais na Tailândia e na Indonésia, empreendimentos conjuntos, nas Filipinas e no Vietnã, enquanto possui um acordo com a All Nippon Airways, transformando-se na AirAsia Japão, para iniciar os seus serviços até o final deste ano, como vimos na reportagem passada do blog (até então foi informado que iniciaria até o final de agosto deste ano de 2012).


A maior parte da frota da Air Asia e da Air asia X é formada pela família Airbus.
 
Uma das principais vantagens da AirAsia esteve de estar no lugar certo e na hora certa. Com um ritmo de uma companhia de crescimento - o que se tornou a maior empresa de baixo custo da Ásia com uma capitalização de mercado de US$ 3 bilhões de dólares - é sustentada por regiões asiáticas economicamente emergentes, cuja média de crescimento anual é de cerca de 7% que, continuamente, faz com que as pessoas tenham em seus orçamentos, possibilidades de ter acesso a esse meio de transporte que antes não eram acessíveis.

Publicidade Air Asia. Fonte: Air Asia.

 
Posicionamento.

O objetivo declarado da AirAsia é ser "a companhia aérea de baixo custo em todos os mercados que serve" e seu principal foco sobre as despesas são as cobranças de taxas para passageiros que desejam utilizar os balcões de check-ins nos aeroportos. Até o momento, esse exemplo somente se aplica nos voos domésticos, sendo este, apenas um exemplo que levou a AirAsia a operar com os menores custos e preços do mercado do mundo inteiro (em termos de assento-quilômetro oferecido), sendo mais baixos do que a Southwest Airlines, nos Estados Unidos - que inventou o modelo de baixo custo e a Ryanair, que é considerada a empresa aérea de baixíssimo custo da Europa.

Publicidade Air Asia. Fonte: Air Asia.

Publicidade Air Asia. Fonte: Air Asia.
 
No ar, AirAsia é uma empresa clássica de baixo custo que oferece poucos benefícios adicionais aos seus clientes.  A AirAsia possui uma frota de mais de 100 aeronaves Airbus A320 com 186 assentos de couro, onde os seus clientes pagam mais se querem despachar bagagens, reservar assentos ou se alimentar à bordo de suas aeronaves.

Interior da classe econômica das aeronaves Airbus da Air Asia.

Já em solo, no seu centro de operações no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, no entanto, a AirAsia adicionou mais características de mobilidade aos seus clientes como transîtos rápidos de um voo ao outro, chamados de transferências “Fly-Thru”. Em março de 2011, a companhia lançou o serviço “Red Carpet” ou carpete vermelho em oito aeroportos, incluindo Kuala Lumpur, Cingapura e Jacarta, onde pagando uma taxa de 35 dólares, os clientes poderiam utilizar o check-in prioritário, via expressa de checagem de documentos na imigração, sala vip, como também prioridade de embarque e desembarque de bagagens.


Um dos serviços eficientes da "Low cost" Air Asia.
 
Além disso, em 2011, a AirAsia lançou seu programa de fidelidade próprio e foi pioneira no lançamento de uma experiência de primeiros processos de imigração à bordo no mundo da aviação.
 
Zonas de check-in da Air Asia.

Como em muitas empresas aéreas de baixo custo, as receitas auxiliares são grandes geradoras de dinheiro, como foi para a AirAsia. Em 2010, a companhia aérea registrou 18,7% do total das receitas provenientes de fontes auxiliares, tornando-os como exemplos de maiores percentuais do caso do espaço das empresas de baixo custo no mundo.





Publicidade Air Asia. Fonte: Air Asia.

 
Empresa de baixo custo para longas distâncias.


Lançado em novembro de 2007, a AirAsia X tem sido uma das pioneiras no conceito de empresas de baixo custo para trechos de longas distâncias. A companhia aérea, que é de propriedade de vários investidores, incluindo a  AirAsia, onde Tony Fernandes é o seu fundador e inserido no grupo de Richard Branson da empresa aérea britânica Virgin, opera atualmente com uma frota de onze Airbus A330 e A340, com vinte A330 e dez A350-900s em sua ordem.





Richard Branson, da Virgin Airlines, apresentando sua nova rota para Cancun, México.

Nos últimos anos, a AirAsia X abriu as suas rotas para a Europa, Austrália, China e Índia, mas no ano passado reduziu rotas. Citando os altos custos dos combustíveis e as taxas aeroportuárias crescentes, como sendo as duas razões principais, a AirAsia X suspendeu as suas rotas para Londres, Paris, Christchurch, Abu Dhabi, Nova Deli e Mumbai.

Publicidade Air Asia. Fonte: Air Asia.


De acordo com executivos da AirAsia X, a companhia irá focar, principalmente nos mercados da região da Ásia-Pacífico, onde possuí dimensão suficiente, podendo ser rentável. Como parte de seu foco renovado sobre o alto crescimento das regiões asiáticas, a AirAsia X planeja adicionar voos para o Japão e abrirá rotas para Adelaide, Fukuoka e Busan.

 
 
Experiência a bordo.

A AirAsia X oferece aos seus clientes da classe executiva, um assento mais inclinado e amplo – produto melhorado do que suas rivais de baixo custo de longas distâncias e para os clientes de sua econômica “premium”, poltronas mais reclináveis e catering gratis.

Interior da classe Premium da Air Asia X utilizados nos trajetos longos.
 
A companhia aérea também está estando um sistema de entretenimento “wireless”, com parte do conteúdo disponível gratuitamente para os passageiros. O sistema que é fornecido pela Tune-Box, que faz parte do grupo da AirAsia, a Tune Group, irá também fornecer “tablets” Galaxy da Samsung.
 
Propaganda das comodidades oferecidas pelo assento da classe "Premium" da Air Asia X.
 

Publicidade Air Asia. Fonte: Air Asia.


Receitas auxiliares.

Com USD 41.60 dólares por passageiro, a AirAsia X possui a maior receita auxiliar da indústria da aviação por passageiro. Seu mais novo produto é conhecido como a "opção do assento vazio", desenvolvido para a companhia aérea por uma empresa chamada Optiontown. A opção do assento vazio promete aos passageiros a chance de reservar um ou dois assentos vazios ao lado deles, pagando uma taxa no ato da reserva, que varia de USD 10 a 16 dólares. A AirAsia X envia um e-mail sobre o status da disponibilidade do(s) assento(s) vazio(s) para o cliente, entre quatro e 72 horas antes da partida do voo. Se o(s) assento(s) vazio(s) finalmente é (for) reservado(s) por outro(s) passageiro(s), a taxa será devolvido automaticamente para este cliente que solicitou o serviço.

Pagando uma taxa a mais, o cliente, quando disponível, tem a possibilidade de usufruir de assentos livres, com exclusividade.
 
Não somente esses assentos que não são utilizados faz a experiência de uma viagem mais confortável para os passageiros, mas justamente são estes que dão a empresa aérea a oportunidade de gerar alguma receita onde não geram lucro algum, ou bens produtivos, uma vez que as portas do avião são fechadas. A companhia estima ganhos de até US$ 1 milhão de dólares neste ano de 2012, com a opção da compra dos assentos vazios.


As mídias sociais.

A AirAsia também é uma das companhias aéreas mais ativas na rede social, com uma ampla presença no Twitter (com mais de 350.000 seguidores) e no Facebook (com mais de 1,4 milhões de fãs), bem como as redes sociais da China, conhecidas como China’s Sina e RenRen. A agência Eezeer que audita os acessos sociais da AirAsia, constantemente classifica a empresa como uma das contas mais ativas e talvez a mais importante, "que escuta as opiniões dos clientes nas redes sociais”.

Outra forma de estratégia social da AirAsia é a implementação da plataforma CRM conhecida como "Ask AirAsia” ou “Pergunte AirAsia”, acessível via site da AirAsia e da página no Facebook, onde o serviço ao cliente é fornecida através de chat ao vivo, webmail, twitter e respostas automatizadas. A companhia aérea recentemente fechou o seu canal de serviço telefônico e redirecionando todos os clientes para os canais on-line da empresa.
 
Exemplo de serviço "online" oferecido pelo site AirAsia.com.
 
A AirAsia versus a Malaysia Airlines.

 



Em agosto de 2011, a AirAsia, que faz parte do grupo da Tune Air, tomou a decisão sem precedentes de adquirir 20,5% da companhia aérea nacional da Malásia, a Malaysia Airlines (MAS), em troca de 10% da AirAsia e da AirAsia X pela Khazanah, que é uma seguradora, além de acionista soberano e majoritário Malaysia Airlines.
Tripulante da Malaysia Airlines atendendo ao seu cliente.

A troca de ações foi destinado a ajudar as empresas aéreas a competir contra as concorrentes multimarcas, tais como a Scoot-Tiger Airways- Singapore Airlines e  a Jetstar-Qantas uma vez que o sudeste asiático está com a política do “open skys”, ou céus abertos, que entrará em vigor a partir de 2015. Além disso, muitos da rotas domésticas e regionais da Malaysia Airlines foram absorvidas pela AirAsia, enquanto que a Malaysia está deixando de realizar algumas rotas de longas e médias distâncias para reduzir custos,  cortar despesas e reforçar seus balanços.


Tripulantes da Malaysia Airlines.
 
No entanto, o acordo da fusão de propriedades entre as duas companhias aéreas foi recentemente cancelada devido às fortes greves em oposição à esse tratado por cerca de 15 mil empregados da Malaysia Airlianes Employees Union, ou melhor, o sindicado de funcionários da Malaysia Airlines, preocupados com demissões e a influência da AirAsia, Atualmente, por enquanto, ambas as companhias aéreas planejam colaborar somente nas principais áreas operacionais, tais como assistência nas escalas e nos treinamentos.

 
Publicidade veiculada pela Malaysia Airlines. Fonte: Malaysia Airlines.

Quem é o empreendedor Tony Fernandes?

Além de fundador da AirAsia e da AirAsiaX, o empreendedor do grupo da AirAsia, Tony Fernandes também comanda o Grupo Tune, companhia majoritária da AirAsia que, como o grupo de Richard Branson da Virgin, se aventurou em diversificar negócios como hotéis, agências de viagens online (Expedia Ásia), serviços de correio, uma empresa de telefonia celular (Tune Talk), serviços financeiros (Tune Money), de entretenimento (Tune Tones) e esportes (Tune Sports). Fernandes também é conhecido como o Donald Trump asiático e fez aparições na primeira edição do “O aprendiz Ásia”, que será transmitido ainda em 2012.

Tony Fernandes (à esquerda), empreendedor do Grupo Tune.
  
Além disso, Fernandes planeja fundar uma empresa aérea regional de serviço “premium”, ou de primeira linha, que possivelmente se chamará Caterham Jet. O nome é derivado da compra, no ano passado por Fernandes, de carros esportivos Caterham Cars, de fabricação britânica, onde foi utilizado seu nome na corrida de Formula 1, na Lotus, como Fernandes’ Formula 1 para os carros de corrida da Caterham. A empresa Caterham Jet - que ainda deve ser concedida uma licença para a sua exploração através do governo da Malásia, está prevista para operar no aeroporto de Subang, o antigo aeroporto internacional de Kuala Lumpur, que está localizado consideravelmente mais próximo do centro da cidade do que o atual aeroporto, localizado em Sepang.

Tony Fernandes, juntamente com as tripulantes da Air Asia, exibindo prêmio da Skytrax.


 
Publicidade veiculada pela Air Asia. Fonte: Air Asia.



Acordo entre a Air Asia e a All Nippon Airways (ANA), com Fernandes, à direita.

 
Fontes para consulta:



 

Site Airlinetrends.com: http://www.airlinetrends.com/
 
 
Fonte da matéria: airlinetrends.com e interpretada por Luis Blanco. Todas as fotos e as informações são de propriedade das empresas declarantes. Este blog é apenas uma fonte de informações, de consultas e de pesquisa aos interessados ao assunto.

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