A AirBaltic, empresa fundada na Letônia, é considerada uma empresa aérea inovadora que, nos últimos anos, se transformou em uma empresa de baixo custo ponto-a-ponto, onde sua base, que fica na capital, Riga, conhecida como o “North Hub” passou a ser um ponto de trânsito de viajantes entre o Norte da Europa, Europa Oriental, sul da Europa e a Ásia Central. A AirBaltic oferece aos seus clientes que conectarem através do aeroporto de Riga, 25 minutos nos tempos de conexão, entre outras inovadoras características da companhia aérea que incluem desde serviços básicos que são oferecidas pelas maiorias das empresas, como uma cabine Business Class separada da classe turista, salas vips em aeroportos e um programa de passageiros frequentes. A AirBaltic ainda dispõe de um custo de assento por quilômetro que está na média das empresas como a Easyjet e cerca de
Tripulação da
AirBaltic.
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A AirBaltic cresceu rapidamente a sua rede de forma rápida nos últimos anos e, atualmente, atende a mais de 60 destinos a partir de Riga. A companhia aérea transportou cerca de 3,3 milhões de passageiros em 2011, em comparação com 1,4 milhões em 2006. No entanto, a estratégia ambiosa da formação do hub da AirBaltic (dos 50% dos passageiros em trânsito em Riga) ainda não se concretizou em uma operação rentável para a companhia aérea. De acordo com a nova direção da AirBaltic, as perdas que ocorreram em 2011, atingiu mais de 85 milhões de euros.
Particularmente, a AirBaltic é uma empresa relativamente antiga, a frota ineficiente
de Boeings 737-300/500s e Fokker
50 (o último será extinto no final de 2012) constituem um dreno para
o desempenho no custo operacional da companhia
aérea. Além disso, a situação financeira da companhia aérea levou a uma luta pública no ano passado entre as duas acionistas da AirBaltic, o ex-presidente Flick Bertolt
(que possuía 47% das ações) e o
governo da Letónia (que possuia 52%) no
controle da companhia aérea.
Visualização da aeronave da AirBaltic. |
Após uma longa e corrida saga, Flick desligou-se da companhia aérea,
em outubro de 2011 como parte de um
acordo para aumentar o capital de ações da empresa pelo
governo da Letônia, que também utilizou
a falência de um dos bancos
da Letónia para assumir o controle total
da companhia aérea. O novo presidente da AirBaltic, o ex diretor da húngara Malev, Martin Gauss,
acaba de lançar um plano de
reestruturação, o que irá reduzir os custos da empresa,
através da redução do número de aviões e modernização da frota. A AirBaltic também terá seu foco para movimentar
seus trânsitos em seu hub “north Hub Riga” para um ponto mais próximo.
Desenho arquitetônico do terminal da AirBaltic em Riga. |
Uma delegação da Letônia também visitou recentemente
a região do Golfo, como parte de uma
apresentação da empresa aérea a potenciais investidores, que incluiram a
Etihad e a Qatar Airways.
Há rumores que outras companhias aéreas, como a Turkish
Airlines e Hainan Airlines, da
China estariam interessadas na empresa aérea.
As inovações.
Apesar de toda a turbulência interna, a AirBaltic continua
chamando a atenção pelas suas inovações. Junto com
a diferenciada Business Class, que serve seus clientes
com até três tipos de refeições com base em produtos orgânicos
e especialemente sazonais de localidades da agricultura
da Letônia, o magnífico café Nespresso totalmente fresco
e a oferta de iPads de cortesia a
bordo aos seus clientes e, na sua sala vip do aeroporto
de Riga, a AirBaltic chegou com uma
série de produtos auxiliares inovadores e
diversas campanhas de marketing criativas e a companhia aérea é uma das primeiras operadoras a lançar o serviço chamado de “social seating” ou "assento social".
Sala Vip da AirBaltic no aeroporto de Riga. Fonte: AirBaltic.
O “Social seating”.
Após iniciativas anteriores das companhias aéreas KLM e Malaysia Airlines, a AirBaltic lançou seu próprio acaba de lançar seu próprio “SeatBuddy”, ou “assento camarada” que é um serviço oferecido pela empresa incentivando, através de panfletos, a sentar-se socialmente, um ao lado do outro, como antigamente, nos salões traseiros dos antigos Electras da ponte aérea São Paulo-Rio da Varig, lembram-se? No site da companhia aérea, os passageiros podem optar como desejam viajam, conforme o seu “humor social” (conversa de negócios ou um bate-papo formal) ou um bate-papo mais informal e, se eles gostariam que seu vizinho de assento tivesse a mesma personalidade ou fosse diferente. Difícil, não é? Esse conceito estranho utiliza os serviços sociais como o Facebook, o LinkedIn e o Twitter para encontrar os melhores resultados, e esses clientes, com os assentos atribuidos, receberão uma mensagem informando o que eles têm em comum com o seu amigo vizinho de assento.
As informações dos clientes são coletadas em um
banco de dados seguro e a
correspondência mais aproximada acessível no mesmo vôo será identificado automaticamente sem revelar a identidade do passageiro ou
quaisquer dados pessoais. Por ora,
esse serviço social, é gratuito, e a direção de vendas e marketing da AirBaltic
espera que, com esse serviço, seja um potencial para um futuro comércio de
exploração. Os vôos utiçizando este novo
serviço já estão sendo testados pela companhia desde junho deste ano.
Com a
"AirBaltic Seat Buddy", através da internet, você escolhe com quem
quer sentar.
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As receitas auxiliares.
Nos últimos anos, a AirBaltic cresceu rapidamente as suas receitas auxiliares. De acordo com o vice-presidente de comunicações da AirBaltic
Janis Vanags, a receita extra
por passageiro excedeu 12 euros no ano passado, em comparação com
2007, que eram 2 euros, aproximadamente; e o percentual da
companhia aérea de receitas
auxiliares, como parte da receita total se aproxima de 15%. As
principais fontes de renda auxiliar para
AirBaltic são obtidas através das cobranças
de excessos de bagagens, taxas de pagamentos, produtos adicionais como seguros,
verificados saco de taxas,
taxas de pagamento, fianças, hotéis e compras em seu
duty free shop de produtos que são vendidos à bordo.
Delícias da
culinária da Letônia são servidas à bordo da AirBaltic.
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Demonstração (vídeo em inglês) do serviço de bordo pelo chef da AirBaltic. Fonte: AirBaltic.
Bandeja oferecida aos clientes da classe business da AirBaltic. |
O que é a “megastore” da AirBaltic de viagem?
Mais uma inovação da AirBaltic para adicionar suas receitas auxiliares é abordar uma “megastore” de viagens, onde seus clientes podem comprar tudo o necessário para a viagem antes do vôo, durante o vôo, e depois do voo. O cliente compra com um bilhete, em seguida, pode adicionar um hotel, faz um aluguel de carro, pode comprar um par de óculos de sol para as suas férias na praia, pode comprar malas para sua viagem ou comprar flores para a sua namorada a 11 mil quilômetros no céu, por exemplo. Os clientes podem pegar seus óculos de sol no avião, como se estivessem em uma loja. O bilhete de avião é como se fosse apenas a entrada para a “megastore” e, sendo mais barato o bilhete, o cliente poderá comprar mais produtos da companhia, conforme diz o responsável por vendas e marketing da companhia aérea.
"Portfolio" da empresa AirBaltic. Fonte: Schiphol TV.com.
A bagagem da AirBaltic.
Um exemplo de um produto acessório inovador é a “AirBalticBag” da companhia aérea. A AirBaltic normalmente cobra na classe econômica aos seus clientes, uma taxa de EUR20 a 30 por bagagem despachada, em um voo de ida. No entanto, ao invés de apenas outra operação mundana, em voos regulares com a companhia aérea, pode-se comprar uma mala Samsonite que vem com o logotipo da AirBaltic, vendida em dois tamanhos, por EUR169 e EUR181, respectivamente, e levá-la como bagagem despachada livre, em um número ilimitado de voos da AirBaltic, durante doze meses.
As bagagens que são vendidas pela AirBaltic. Fonte. airlinetrends.net. |
Os passageiros devem registrar-se noprograma de passageiro frequente da AirBaltic, conhecido como
“BalticMiles” a fim de receber uma
etiqueta de bagagem personalizada,
com seu nome completo e número do
BalticMiles, que deve ser colocada à
mala Samsonite e,
corresponder com o nome no bilhete
aéreo para ter o direito deste serviço inovador e interessante.
O BalticTaxi.
Esticando o serviço de viagens da
AirBaltic de transportes de e para o
aeroporto, a companhia aérea em 2010, estabeleceu a sua própria empresa de táxi, a BalticTAXI, devido
aos motoristas de táxi em Riga estavam geralmente cobrando aos
visitantes estrangeiros da cidade, valores altos pelas corridas e com isso, a AirBaltic
sentiu que isto estava prejudicando
a imagem do seu hub. Por isso,
criou a BalticTAXI, utilizando uma frota de veículos Toyota Corolla, formadas por profissionais
uniformizados, e com um preço fixo
cobrado para a viagem do aeroporto para qualquer local, em Riga. Os passageiros podem comprar pré-comprovantes
de táxi pagos a
bordo dos voos da AirBaltic, e os
membros do programa de fidelidade da companhia aérea BalticMiles, recebem um desconto de 10%. Para promover o serviço de táxi, há anúncios
de BalticTAXI na revista de bordo
e a tripulação de cabine faz o anúncio é
feito após o pouso da aeronave em Riga.
AirBaltic Taxi no aeroporto de Riga. Fonte AirBaltic. |
O aluguel de IPads.
A AirBaltic também está alugando iPads para os passageiros que viajam na
classe econômica, nos voos mais longos, maiores de 2 horas
e 30 minutos, pagando uma taxa de 9 euros. Até 10 iPads são disponíbilizados
em cada voo. A AirBaltic aluga esses iPads da LSG catering sob um acordo de partilha de lucros.
A AirBaltic oferece aos seus clientes alugueis de IPads a quem desejar, mediante pagamento de uma taxa de uso. |
A opção de “upgrades”, e as garantias no caso de voos atrasados.
Dois outros produtos inovadores lançados pela AirBaltic, os ambos incluem em um jogo de apostas e chances. Por uma
taxa de 3 EUR, passageiros que
viajam na classe econômica, podem participar de uma espécie de uma “loteria” para ganhar,
em um sorteio, um “upgrade” para a classe executiva, no último minuto do
encerramento do voo, pagando uma taxa bem menor.
Outro produto da AirBaltic é a "Garantia de voos atrasados”, permite
que os passageiros possam apostar
contra uma chegada tardia de
seu vôo. Pagando uma taxa não reembolsável de EUR24, somente para uma jornada,
os passageiros recebem um reembolso dobrado no preço de seu bilhete, se a empresa aérea chegar com uma
hora de atraso ao seu destino.
Bilhetes com descontos, compras de produtos como aparelhos de TVs, aluguéis de carros, hotéis de férias, lojas de vendas, conceitos que, literalmente, a AirBaltic nos últimos dois anos, tem realizado várias campanhas de varejo a bordo em que, são oferecidos aos passageiros, a opção de comprar bilhetes de avião com desconto, aparelhos de TV de tela plana e até mesmo sob encomenda, um carro “Mini Cooper” projetado nas cores da AirBaltic e ostentando a frase “I Love Flyin”.
Mini Cooper AirBaltic. |
Até agora, os resultados das campanhas
de varejo a bordo têm sido variados. A
companhia observou que, as vendas
diretas de aparelhos de TV a
bordo foram menores do que o
previsto, embora várias pessoas tenham
comprado vouchers de 50 euros, que
lhes dá a opção de comprar um
Mini Cooper.
Apesar dos resultados modestos de vendas, os
negócios têm criado um burburinho significativo
para a companhia aérea. A próxima
campanha pode oferecer aos
passageiros a oportunidade de comprar uma mansão ou uma
casa na praia, a bordo de suas aeronaves,
em uma promoção chamada de "Castles in the Sky", ou
castelos no céu. Conforme Vanigs da AirBaltic, afirma
que esses produtos acrescentam muito a
visibilidade, expandem a marca da empresa e que muitas vezes
não é a tecnologia, mas as
limitações criativas que
restringem a geração de novas
receitas auxiliares, não tendo medo do experimento, apesar do fato de que o sucesso dessa promoção não é garantida.
Propaganda veiculada pela AirBaltic.
Inovação nos anúncios em sapatos ou o “Shoevertising”.
No ano passado, a AirBaltic lançou uma nova campanha publicitária que contou com modelos de sapatos com cores temáticos da companhia aérea. Os sapatos foram feitos para ilustrar as várias razões por trás da decisão de um consumidor, tirando proveito de uma tarifa promocional, e foram apresentados em vários anúncios impressos, em outdoors e banners online.
A propaganda inovadora aplicada em tênis, o
"shoevertising".
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A bicicleta da AirBaltic ou a BalticBike.
Em 2010, a AirBaltic lançou um regime de emprestimo da BalticBike, uma
bicicleta, em Riga e na estância balnear de Jurmala, para promover uma barata, ecológica e amigável maneira
para os visitantes que chegam na cidade. Os membros registrados podem pegar uma das 150 bicicletas em 19 locais em Riga e
3 em Jurmala gastando
1 Euro por hora, gastando com um máximo 11.40EUR por
dia e de 100 euros por mês. Para alugar uma bicicleta, os membros devem
ligar para o número de telefone impresso
na bicicleta para receber um código que desbloqueia a bicicleta. As bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação e outra chamada
completa o aluguel. Mesmo assim,
a BalticBike também é muito popular entre
os moradores da cidade e
turistas, é extremamente visível,
e tão insubstituível na publicidade.
A BalticBike, sistema similar utilizada na cidade de Sao Paulo pela seguradora Porto Seguro.
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FONTES DA PESQUISA:
AirBaltic: www.airbaltic.com
Boarding.no: www.boarding.no
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