Olá leitores do nosso
blog... Atingimos antes do fim do ano de 2012, mais de 30 mil acessos. Agradeço
a todos vocês que diariamente comentam, gostam e parabenizam o trabalho. Agradeço
também os comentários dos usuários que postam mensagens muito agradáveis em meu
e-mail, porém peço que coloquem o nome para que possamos aqui citar os nomes. É
o caso de funcionários-voluntários da empresa aérea chinesa HAINAN Airlines,
que irão abrir um blog, que comentam: "We're
a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your
web site offered us with valuable information to work on. You have done an
impressive job and our entire community will be grateful to you"; Agradeço também à leitora Dra. Elisabeth
Sartori Crevelari que, comentou sobre a reportagem: Sonhos verdes... O que
fazer para se ter um catering sustentável?: “na ultima viagem que fiz com a
Delta me chamou atenção à reciclagem da enorme quantidade de lixo produzido a bordo.
Muito bom este esclarecimento".
Provavelmente esta será a
última reportagem de 2012, um pouco turbulento para o mundo da aviação. Esperamos
que o ano de 2013 seja mais sensível às causas trabalhistas, porém ainda
percebo um ano muito difícil para todos. Por isso, devemos investir na
criatividade, nos esforços, na hospitalidade entre todas as partes
(funcionários, empresas e clientes) e, principalmente na inovação e na
educação. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013, terminaremos esta
imensa reportagem das empresas inovadoras que, espero que em 2013 haja muito
mais para que possamos citar aqui. E espero também que possamos atingir até o
final de 2013 os 40 mil acessos. Boas festas e um excelente ano 2013 a todos os
leitores e colaboradores do blog.
A TAM, ou Taxi Aéreo Marília, foi fundada no ano 1976 como uma companhia
regional, pelo comandante Rolim Adolfo Amaro, tornando-se rapidamente a empresa
aérea de bandeira brasileira, a TAM, Transportes Aéreos, após o desaparecimento
da Varig no ano de 2006. A
TAM que nesse ano fez a fusão com o grupo LAN, do Chile, criou um dos maiores
grupos de companhias aéreas em todo o mundo, a LATAM Airlines Group. Essa fusão
é uma resposta para a consolidação da indústria aérea nos Estados Unidos e na
Europa, bem como o surgimento do chamado "Gulf Gullivers", como a Emirates,
a Qatar, que estão aumentando sua presença e perspectivas na América Latina,
devido ao alto crescimento.
A TAM possui suas maiores bases em dois aeroportos em São Paulo,
respectivamente em Congonhas (onde são operados somente alguns vôos domésticos)
e no aeroporto internacional de Guarulhos. Em 2011, a TAM atendeu
aproximadamente 37,7 milhões de passageiros e atualmente voa para 42 destinos
no Brasil e 19 destinos internacionais, com uma frota de 156 aeronaves. A
companhia aérea tem crescido rapidamente nos últimos anos, aproveitando-se da
classe média em ascensão no Brasil, muitos dos quais estão abandonando os
ônibus intermunicipais e voando pela primeira vez em aviões. Em 2011, a demanda por voos
domésticos no Brasil aumentou em 16% e o crescimento deverá continuar de 7 a 9% até o final de 2012. A TAM também deverá
se beneficiar com a Copa do Mundo de futebol, a ser realizada no ano de 2014 e
os Jogos Olímpicos, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2016.
Após um aumento de receita de 22% em suas operações internacionais em 2011, a companhia aérea prevê
a entrega de oito Boeing B777s durante este ano de 2012 e durante o ano de
2013.
Vídeo institucional "TAM nas nuvens" na fábrica da Boeing, em Seattle, EUA. Fonte: TAM Airlines.
Além de sua rápida expansão, a TAM pretende diferenciar-se com produtos
e serviços inovadores, como por exemplo, oferecer aos seus clientes uma
experiência “retro” a bordo como nos primeiros anos de operação ou a
possibilidade das crianças ajudarem aos comissários a distribuir doces antes do
vôo decolar, como já contamos anteriormente aqui em nosso blog. A companhia
aérea também tem sido a primeira operadora da América Latina a apresentar
conectividade a bordo e a operar com biocombustível, além de apresentar suas
cabines de interiores totalmente redesenhadas, para marcar sua chegada ao
cenário mundial, desenvolvendo a marca.
Acima, o idealizador e fundador da antiga Taxi Aéreo Marília, inaugurada no ano de 1976, comandante Rolim Adolfo Amaro, falecido em julho de 2001. |
Acima, passagens históricas da TAM através da imagem do Comandante Rolim que prezava a excelência nos serviços. |
Cabines redesenhadas e reformulação interna.
Em 2009, a
TAM redesenhou completamente a parte interna de suas aeronaves, oferecendo uma
melhor experiência para seus clientes nos vôos da empresa, modificando a
arquitetura das cabines, os assentos, as galleys e toaletes, além dos uniformes
dos colaboradores e as melhorias nas prestações dos serviços em vôo como o
serviço de bordo. Foi modificado também o design da interface gráfica de
usuário (GUI) do sistema IFE de entretenimento de bordo que é da Panasonic. Esse
novo interior fez sua estréia no Boeing 777- 300 ER da TAM, no último mês de agosto
e a partir deste, aos poucos, foram-se renovando toda a sua frota, de estreita
e longa fuselagem.
A TAM trabalha e se desenvolve aperfeiçoando a sua marca para dar ao seu
cliente a melhor experiência durante a passagem pela empresa, dando a
oportunidade desta em se tornar uma grande operadora internacional, oferecendo
ferramentas necessárias para competir com as grandes operadoras internacionais
e mostrar o que o Brasil tem para oferecer de melhor, como por exemplo, o
padrão do piso dos banheiros que é inspirada nas calçadas famosas de Copacabana,
no Rio de Janeiro.
Tripulação da TAM tradicional. Fonte: TAM Airlines. |
Quatro classes de serviço:
O interior da nova cabine de passageiros da TAM já fez a sua estreia nos
três novos Boeing 777-300ER entregue à companhia aérea nos últimos meses. Os
novos B777s podem acomodar 368 passageiros em quatro classes: Primeira,
Business, Classe + Espaço e Econômica.
Classe econômica e a nova classe Espaço +.
A nova cabine da classe econômica da TAM recebeu neste ano, uma reforma
colorida e novas características nas fileiras dos assentos, que são fabricados
pela empresa Weber. Prevalecem várias cores brilhantes que refletem a origem da
transportadora brasileira, como as cores verde limão, azul-claro e um tom de
vermelho mais brilhante que é a cor corporativa da TAM. A TAM também irá lançar
um novo produto, a classe econômica “Espaço +”, que é um novo produto que oferece
assentos semelhantes como na classe econômica, porém com um espaço maior entre os
assentos e com uma maior reclinação e cores diferentes.
Este tipo de classe de serviço também é oferecido similarmente pelas companhias
aéreas, como a United, a Delta e a KLM.
Classe econômica "Espaço + da TAM. Fonte: TAM Airlines. |
A classe executiva:Business Class.
A classe “business” ou executiva da TAM contará com assentos
completamente planos, projetados e fabricados pela Recaro. Os 48 assentos terão
um novo tipo de desenho, permitindo que eles estejam escalonados em uma
configuração de 2 por 4 por 2, tornando-se facilmente localizável pelos seus
clientes a bordo e com melhores acessos para os clientes que estiverem
localizados nos assentos do meio, ou seja, um melhor acesso pelos corredores. Esses
dois assentos do meio são colocados ligeiramente à frente do assento adjacente que
são destinados aos clientes que viajam juntos, enquanto que os que se localizam
em cada lado do assento individual, dão acesso direto ao corredor.
Em comparação com o colorido interior da classe econômica, a cabine da classe executiva terá um olhar mais corporativo, com o objetivo de oferecer aos seus clientes um verdadeiro escritório, como se estivesse em trabalhando em casa, em plenas nuvens. As cores de cabine da classe executiva serão neutras com cores brilhantes ao fundo, e com cores acentuadas nos compartimentos de armazenamento de bagagens. Os assentos da nova classe executiva da TAM estarão previstos para ser lançados a partir do segundo semestre de 2013 em diante, e a empresa planeja oferecer uma solução intermediária para substituir seus assentos reclináveis que estão sendo utilizados atualmente.
Primeiro Boeing B777-300, na linha de montagem da fábrica da Boeing em Seattle, Estados Unidos. Fonte: Boeing. |
Boeing B777, ao ser entregue à empresa, na fábrica da Boeing em Seattle Boeing Field, Estados Unidos. Fonte: Boeing. |
Primeira classe – Recria uma nova sala de estar em pleno ar.
Detalhes da nova Primeira Classe da TAM. Fonte:TAM Airlines. |
Focando em proporcionar aos
seus clientes da primeira classe com uma experiência como se estivesse em casa,
longe de casa, a nova cabine da primeira classe da TAM parece assemelhar-se a
uma sala de estar, enfatizando a socialização. Oferecendo um design contemporâneo,
a nova primeira classe da empresa foi inspirada em móveis e materiais que há
geralmente nas nossas próprias salas de estar: cores suaves, tecidos luxuosos,
mesas de madeira maciça reais, personalizadas, com luzes de leitura produzidas
a partir de alumínio sólido e níquel, criando um olhar suave. Composta de
apenas quatro lugares, desenvolvidos pela B/E Aerospace, onde os almofadões dos
dois assentos do meio podem ser transformados em um sofá (com cintos de
segurança), conhecido como sofá Otomano, os pais podem, por exemplo, convidar
seus filhos para se juntar a eles para o jantar.
Acima, detalhes do IFE da TAM. Fonte: TAM Airlines. |
Por esta razão, a mesa para refeições, dobrável, foi fabricada em um
tamanho extragrande. Há uma luz ambiente no chão, que é usada para criar um
visual leve e amplo dos assentos, enquanto que a falta dos bagageiros que se
encontram em cima destes, oferece aos clientes uma cabine mais espaçosa. Um
toque agradável do design reflete o conceito de uma "sala de estar",
com uma estante embutida na parede frontal da cabine. A cabine da primeira classe
apresenta cores neutras, naturais que se acentuam com toques suaves na cor
verde.
Outros detalhes da nova Primeira Classe da TAM. Fonte:TAM Airlines. |
Os clientes das classes executiva e da primeira também serão servidos
com um café acabado de moer proveniente das máquinas de café da marca Nespresso,
refletindo a cultura de café no Brasil, além de oferecer aos seus clientes uma
ampla uma biblioteca com livros, guias de viagem e uma ampla gama de revistas.
Cada passageiro pode também fazer uso de um guarda-roupa individual para
armazenar casacos e outros pertences pessoais. Embora a cabine tenha uma
definição muito aberta, há também uma opção para uma tela de privativa entre os
dois assentos do meio da aeronave.
As telas de entretenimento IFE da primeira classe também foram adaptadas
ao ambiente desta “cabine-sala”, ou seja, as telas são maiores, contribuindo
para esse ambiente de hospitalidade, integrando o uso da conectividade, com a
literatura da empresa aérea e guias de viagens e além de tudo, telas de
qualidade superior que suportem o uso frequente e ocasionalmente choques e
colisões.
Conforme a TAM os novos interiores de cabine serão lançados em toda a sua frota nos próximos anos.
Serviços inovadores.
A TAM foi a primeira companhia aérea da América Latina a permitir que os
seus clientes pudessem utilizar seus telefones celulares para chamadas, SMS e
Internet. Fornecida pela OnAir, o serviço está disponível atualmente em 31
aeronaves e a TAM é também a primeira companhia aérea a introduzir uma taxa, 50%
mais barata para o uso de celulares a bordo do que as comumente taxas
internacionais utilizadas pelas empresas de telefonias em seus serviços de roaming.
No ano passado, a companhia aérea também anunciou irá equipar toda a sua frota
de longo percurso, celulares OnAir serviço wifi.
Mais um serviço inovador TAM: Para separar o que pode ser reciclado, nós equipamos nossas aeronaves com trolleys
(os carrinhos utilizados no serviço de bordo) diferenciados e
adaptados. Agora, os equipamentos usados para recolher o lixo possuem
compartimentos separados para os itens que poderão ser reciclados, ou
não, pelas cooperativas que efetuam este trabalho.
Códigos QR na TAM.
No final de 2011, a TAM apresentou o que chama de "uma nova plataforma
de mídia", que consiste em um aplicativo chamado de "QR CODE TAM”, que
são os adesivos de código QR, de resposta rápida. As etiquetas de código de QR
podem ser colocadas em qualquer superfície para quando um cliente colocar a
câmara de seus aplicativos possa transmitir a informação que desejar. A TAM
utilizou a tecnologia pela primeira vez durante a época do Natal de 2011,
colocando esses adesivos QR nas janelas de suas aeronaves, que foram ligadas a
uma animação virtual do Papai Noel. O aplicativo não requer conectividade a
bordo, onde todo o conteúdo era pré-carregado quando o usuário fosse realizar o
download do aplicativo ou quando fosse atualizá-lo.
O programa “TAM Kids”.
Cartão de embarque com código "QR". Fonte:TAM Airlines. |
Um conceito muito simpático lançado pela TAM, que já foi matéria há
tempos atrás pelo nosso blog, que faz parte do programa da companhia aérea para
as crianças, como o personagem “Comandante Kid”. Com o consentimento dos pais,
as crianças de até 12 anos de idade podem se inscrever no programa TAM Kids e recebem
um crachá oficial do “Comandante Kid”.
Essas crianças que voam com a TAM e usam o crachá são convidadas a
ajudar a tripulação a bordo, acolhendo os clientes através dos sistemas de
anúncio da aeronave ou podem distribuir doces antes da partida do voo. As
crianças também podem visitar a cabine de comando, o cockpit, após o pouso da
aeronave.
Programa TAM retro-vintage.
Enquanto as maiorias das companhias aéreas pintam suas aeronaves em cores
“retro” mostrando sua herança na aviação, a TAM passou por diversas etapas,
durante um período de 18 meses, oferecendo aos seus clientes um clima retro
envolvente, em experiência em duas aeronaves A319 voando entre São Paulo e Rio
de Janeiro. Segundo a TAM, o objetivo do projeto “TAM Vintage” foi o de
fortalecer as suas raízes em um momento em que a companhia aérea está crescendo
rapidamente. Destacando dois momentos importantes da história da companhia
aérea, um avião foi pintado nas cores da TAM, que data dos anos 70, quando a
empresa iniciou suas operações regionais, enquanto que o outro avião foi
pintado num esquema de cores dos anos 90, em uma época de grande expansão e
reconhecimento a nível nacional.
Airbus da TAM pintada no esquema retro/vintage. |
Vídeo de segurança "retro/vintage" TAM. Fonte: TAM Airlines.
Os interiores de ambas as aeronaves também receberam uma decoração
retro, com tampas de assento, tapetes e cortinas remodelados no tecido e padrão
dos anos setenta e noventa. As tripulações de cabine e os pilotos usavam
uniformes retro, as refeições eram servidas no antigo talher descartável, em
moda na época, enquanto o vídeo de segurança a bordo e folheto de segurança
também foram produzidos num estilo que eram utilizados nas épocas citadas.
TAM Vintage: Vídeo conceito do projeto. Fonte: TAM Airlines.
A nova classe média brasileira: emergente.
Segundo a TAM, a classe média no Brasil cresceu três vezes mais rapidamente
que a população em geral, na última década, onde um número estimado de 10,7
milhões de brasileiros ganharam os céus pela primeira vez em 2011, 8,7 milhões dos
quais pertencem às chamadas "classes emergentes". No entanto, 53% da
classe média brasileira nunca viajaram de avião e ainda viaja longas distâncias
em ônibus, como grande número da população brasileira trabalha fora de seu
estado natal.
Em um esforço para tornar as viagens aéreas mais acessíveis à população brasileira em geral, para poder concorrer com a crescente demanda das empresas de baixo custo, como a GOL e a Azul, e elevar o volume de passageiros no horário de pico, a TAM, em 2010 lançou um projeto inovador que se destinava a alcançar a “nova classe média” que, com o fortalecimento da economia brasileira nos últimos anos, aumentou o poder de consumo no país, onde se comprova que o privilégio de voar já não está limitado a apenas alguns clientes.
Tarifas variáveis para atender aos mais variados clientes. Fonte: TAM Airlines.
Tráfegos locais em alta.
A TAM é alvo a classe média emergente com novos canais de vendas. Por
exemplo, a companhia aérea vende bilhetes com desconto através da cadeia de
varejo Casas Bahia, em São Paulo, que atende principalmente a baixa renda, onde
os clientes e a maioria das lojas estão localizados nos bairros mais populares.
Os clientes podem comprar passagens aéreas nas lojas e tem a opção de
pagar por elas através de um máximo de 12 parcelas sem juros. As operadoras
rivais como a Gol e a Azul também oferecem opções de planos semelhantes de
pagamento.
Desde agosto de 2011, a TAM opera cinco quiosques nas estações de metrô de
São Paulo e no Rio de Janeiro, e também assinou um acordo com a empresa de
ônibus Princesa do Agreste, uma empresa que atende cerca de 30 cidades do norte-oriente
do país – há venda de bilhetes da empresa de ônibus em lojas da TAM em troca da
venda de bilhetes aéreos nas lojas da empresa de ônibus nas rodoviárias. A meta
da TAM é encontrar com o cliente onde ele está realmente, não esperando que o
passageiro vá até o aeroporto ou em uma das lojas da companhia aérea para
adquirir uma viagem de avião.
Anúncio TAM: Diálogos de clientes. Fonte:TAM Airlines.
Conselhos
de viagem.
Os
funcionários da TAM que trabalham nos quiosques também podem ajudar os
viajantes novatos com panfletos, na escolha das melhores opções de viagem,
horas de voo e financiamentos nesses pontos de venda. Eles também explicam os
procedimentos de viagens aéreas, como chegar até o aeroporto, realizar o check-in,
regras para o despacho de bagagens, documentações etc.
Além
disso, os clientes recebem um livreto impresso com informações úteis ao voar
pela primeira vez. A companhia também lançou um microsite "Como Viajar", onde as pessoas podem se
familiarizar com o transporte aéreo, bem como a terminologia comumente usada em
inglês. Nos aeroportos, tanto os funcionários do check-in como a tripulação de
voo são treinados para ajudar os novos viajantes.
Através do vídeo TAM nas nuvens, funcionários e reportagens dão dicas de viagens. Fonte:TAM Airlines.
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