Após ter vivido as crises
dos últimos anos, a British Airways (BA), devido a um conjunto de
fatores, entre elas, a crise financeira global contra a alta exposição da BA
para o mercado viagens de negócios que resultou em grandes perdas, as intermináveis
negociações de fusão
com a Iberia e as disputas trabalhistas que forçaram o cancelamento de voos e
encalhamento de frotas, como já foi citado anteriormente, e com isso, a
abertura em 2008 do terminal 5, do aeroporto de Londres Heathrow. Com essa temporada
difícil para a empresa, parece ter recuperado com vários dos principais
programas inovadores e planos colocados em prática principalmente no ano
passado.
Esses programas
inovadores, que custarão, aproximadamente, 5 bilhões de libras, já anunciados, desde setembro de 2011, vem focando novas aeronaves, cabines renovadas da First
Class e com atualizações das classes econômicas (World Traveller Plus e World
Traveller), além de uma série de melhorias no serviço de bordo, com serviços
personalizados e mais saborosos.
To Fly. To Serve.
Campanha publicitária
que tem o objetivo de “acender uma paixão e crença” na marca BA, entre os seus
clientes e funcionários. O lema “para voar, para servir” em si, é encontrado no
brasão de armas da BA e nos uniformes de seus tripulantes. A campanha
destina-se a refletir a longa história da British airways ser os pioneiros
genuínos da aviação comercial, desde os seus primeiros dias da era moderna, e
para evocar uma imagem de confiança de uma marca distintamente britânica,
enfatizando traços da excelência britânica transparecendo calma, confiança,
competência, profissionalismo e devoção ao serviço.
Essa campanha foi estreada através do Facebook, na página da companhia aérea. O apoio à campanha por parte da imprensa e ao ar livre inclui anúncios diferentes, destacando a experiência ea habilidade da equipe da British Airways. Por exemplo, um anúncio impresso onde aparece um bebê enrolado em um casaco da BA, para destacar o fato de que os funcionários são treinados para cuidar de bebês se fosse necessário.
British Airways: To fly. To serve! Fonte: BA.
Atualizações da frota e das cabines.
Nos céus, a British
Airways encomendou da Airbus, 12 aeronaves A380 para manter concorrência e está
pendente com a polêmica dos serviços dos Boeings 787, que havia encomendado 24
unidades dos Dreamliners. A British já remodelou seus Boeings 777-200 para
combinar com as novas cabines que já estão instalados nos novos Boeings 777-300ER.
Essas cabines atualizadas possuem um novo sistema de entretenimento de bordo da
Thales, com telas maiores e com mais escolhas, além de oferecer assentos mais
confortáveis tanto na classe
econômica, como na Premium Economy, como já foi relatado anteriormente em nosso
blog, antes dos jogos Olímpicos do ano passado.
Vídeo de demonstração da pintura do novo A380 da British Airways.
First Class no Airbus A380 da British. Fonte: BA. |
Escadas para o upper-deck do Airbus A380 da British. Fonte: BA. |
Nos Boeings 767 de
longo curso da British Airways, os assentos da Club World foram renovados com novas
capas e espumas, semelhantes aos do Airbus A318 da companhia aérea, utilizados
na única classe, a classe executiva, que realizam a rota London City - Nova
York/JFK. O projeto de atualização começou em outubro de 2011 e está prevista
para terminar neste primeiro semestre de 2013. O próximo produto que a British
irá oferecer de renovação de cabines está prevista ainda para este ano de 2013,
com a chegada de seus aviões. A transportadora também aperfeiçoou os serviços
gastronômicos, e lembrando que, desde outubro de 2011, inovou oferecendo refeições
da Business Class em sua cabine da Premium Economy.
Airbus A318 da British que atende a rota London City - Nova York, em uma única classe, a Club World. Fonte: BA. |
As poltronas da Club World nos Boeings 767 da British Airways serão idênticas ao da foto acima, aos do Airbus A318, que realizam a rota London City- Kennedy. Fonte: BA. |
Lounges British Airways e os aeroportos de Londres.
Inovações no serviço de bordo.
O plano de negócios
principal da empresa é reconhecer seus clientes “top tier”, ou os mais
exclusivos, relações estas que foram prejudicadas por mais de dois anos de
relações controversas entre os sindicatos de tripulações de cabine e a British
que geraram greves caras à empresa. Com o acordo alcançado, já em 2011 com os
sindicatos, a British desde então, vem investindo em treinamento de seus
comissários de bordo, além de equipar muitos deles com o iPad, chamado de
“plataforma reforçada de serviços”, que consiste em possuir vários aplicativos que
permitem que os comissários de bordo possam armazenar e receber informações
relevantes de seus clientes em tempo real tais como itinerários, preferências
alimentares e outros dados em geral que facilitem o trabalho de toda a equipe a
bordo e a serviço do voo. Esses iPads informam ao chefe de equipe, por exemplo,
o menu de alimentos de um determinado voo incluindo fotos dos alimentos,
cardápios de vinhos e informações sobre origem e destino.
Os funcionários da British auxiliam os seus clientes, tanto em terra quanto à bordo com iPads. Fonte: airlinetrends.com |
Os iPads também serão
disponibilizados para o pessoal de terra da British no aeroporto de Gatwick, em
Londres.
Além disso, a British
está testando um programa em longo prazo de rotas onde um membro da tripulação
é designado como um consultor de viagens a bordo. Equipado com um iPad,
contendo um pré-conteúdo carregado sobre o destino de chegada, a tripulação de
cabine é capaz de dar conselhos e recomendações de viagem para seus clientes.
Cozinha às alturas.
A parceria iniciado
entre a British Airways e o chefe de cozinha inglês de renome internacional,
Heston Blumenthal (onde fizemos neste blog uma ampla matéria a respeito), o
projeto “cozinha às alturas” iniciou-se em 2011 com cardápios renomados,
inovadores, com o intuito das refeições culinárias aéreas servidas terem
“melhores sabores”.
Em vez de usar mais
açúcares e temperos para manter o sabor em grandes altitudes, o departamento de
catering da British juntamente com a Gate Gourmet fez uma parceria e, com muita
persuasão, utilizaram mais ingredientes ricos, os chamados “umami”. Em seus
próprios pratos e restaurantes, Blumenthal há muito tempo utilizada o umami, um
sabor salgado conhecido como o "quinto sabor", que ocorre
naturalmente em muitos alimentos.
O que é o sabor "umami"?
Ao
degustar um alimento, sentimos seu sabor delicioso por meio dos cinco sentidos
como olfato, visão e tato, sendo o paladar aquele que determina o tipo de sabor.
Os elementos essenciais na
aceitabilidade do alimento são "doce", "azedo",
"salgado", "amargo", e "umami", conhecidos
como os gostos básicos. O gosto básico é independente, não podendo ser criado
através da combinação de outros sabores.
Entre os gostos básicos, o Doutor Kikunae Ikeda descobriu o umami em
1908, analisando o gosto do kombu dashi (caldo feito de algas marinhas),
onde revelou que o glutamato era o componente que proporcionava um gosto, o
qual ele denominou umami.
A língua possui receptores da substância umami.
A superfície da língua possui três tipos de papilas gustativas, sendo cada uma composta de botões gustativos. Afirma-se que adultos possuem aproximadamente entre 7.500 e 12.000 botões gustativos, formados por células gustativas cujos receptores localizam-se na sua superfície. Os receptores recebem as substâncias do gosto. Os mecanismos da língua humana identificam os gostos básicos doce, azedo, salgado, amargo e umami, e transmitem as informações para os nervos gustativos. Estes receptores reconhecem os cinco gostos básicos, fisiologicamente. A comunidade acadêmica reconheceu o umami como sendo um gosto básico pelo fato de existir um receptor específico que o identifica e transmite o sinal para o cérebro por meio de um nervo gustativo, assim como ocorre com os demais gostos básicos.
As principais substâncias umami.
As três principais substâncias umami são: glutamato, inosinato e guanilato. O glutamato é um aminoácido comum encontrado em grande quantidade na natureza. Os nucleotídeos inosinato e guanilato, substâncias que conferem mais o gosto umamitambém estão presentes em diversos alimentos. Cientistas japoneses descobriram estas três principais substâncias umami, e hoje o umami é um gosto universal presente em alimentos do mundo inteiro.
Abaixo: o chef Heston Blumenthal redesenhou todos os cardápios da British, focando o estudo dos sabores dos alimentos em grandes altitudes. Fonte: BA. |
O melhor da British e seus produtos britânicos.
Comissária da British abastece e verifica o "Club Kitchen" na Club World da British Airways. Fonte: BA. |
Procurando marcas
britânicas exclusivas a oferecer em seu “Club Kitchen” - um self-service na galley
da cabine da classe executiva, onde os passageiros podem servir-se com bebidas
e refeições ligeiras durante o percurso do voo – a British oferece a seus
clientes produtos da rede de supermercados Waitrose, bem como uma seleção de
produtos artísticos de famosas marcas britânicas como a The Ice Cream Union,
Teonis e Beckleberry’s.
A marca de chás "Twinings" é uma das marcas inglesas parceiras da British, para o atendimento ao "Club Kitchen". Fonte: BA. |
E, como nenhuma outra
bebida é mais exclusivamente britânica do que o chá, a British oferece aos seus passageiros
em primeiro lugar, um "chá da tarde” servido pela Dorchester. Composta de
sanduíches finamente preparados, biscoitos e doces (e, claro, o melhor chá) a BA
adotou uma peça elegante da herança britânica de diferenciar a experiência do
passageiro. A companhia aérea também realizou uma parceria com a fornecedora
britânica de chá, a Twinings, para ser o
fornecedor exclusivo de chás em todos seus voos.
Serviços "Premium".
Devido à cidade de
Londres ser considerada como um centro financeiro global, a British Airways tem
uma porcentagem muito elevada de viajantes de negócios. Geralmente, estes
executivos estão concentrados na área do Canary Wharf, o local financeiro da
cidade. Nos últimos anos, a companhia aérea tem atualizado suas salas-vips no
aeroporto de Heathrow e lançou uma nova cabine de First Class, ou de primeira
classe.
Com 100 milhões de
libras esterlinas de investimento em sua nova cabine da primeira classe, a British
tem procurado diminuir a diferença dos padrões de luxo oferecidos pelos concorrentes do
Oriente Médio e da Ásia, principalmente na sala-vip que atende o aeroporto de
London City, onde é operado o voo para a cidade de Nova York/JFK, com o
equipamento A318, com apenas 32 assentos, onde todo o equipamento com a classe
executiva ou conhecida como “Club World London City Service”, oferece ainda conectividade
em voo fornecido pela OnAir, um portal wireless 'Club Mobile', e o entretenimento
a bordo consiste em um iPad pré-carregado com filmes e diversos outros conteúdos.
A British Airways no Aeroporto de London City. Fonte: BA.
British Airways Airbus A318 - Embarque no Aeroporto central de London City e desembarque no aeroporto de Nova York/JFK, sem ter que ir ao Heathrow ou Gatwick. Fonte: BA.
Atuando nos mercados emergentes.
A British Airways, já
retomou desde o mês de dezembro de 2011, voos para Seul e, com a aliança recente
entre a Malaysian Airlines, há códigos de voos compartidos entre as empresas
ligando Londres com Kuala Lumpur. A British
implantará seus próximos A380 em suas rotas mais distantes , entre
Londres e destinos como Hong Kong, Pequim e Cingapura, e outros destinos programados
para nova expansão potencial de crescimento em alta, que são os mercados
asiáticos.
Propaganda British Airways: Canton Fair, na China. Fonte: BA.
Atualmente, serve três destinos na China, onde a British também expressou o desejo de realizar os seus serviços de rampa, ou “handling” naquele país.
Os clientes da Club World contam com um excelente atendimento a bordo, para os que viajam à negócios. Fonte: BA. |
Os clientes da Club World também contam, na chegada em Heathrow, com o Elemis Travel Spa, onde podem relaxar e tomar um bom banho para iniciar o seu dia de trabalho. Fonte: BA. |
As fotos acima mostram a nova classe World Traveller Plus da British Airways, a econômica plus. Moderna, arrojada, mais confortável, com serviços de bordo e de entretenimento premiados. Fonte: BA. |
A British Airways investindo na reformulação de suas classes, também investiu em sua classe econômica, tornando-se uma das melhores classes econômicas do mercado. Fonte: BA. |
A British Airways e o centro de turismo da Grã Bretanha, a VisitBritain, patrocinam em conjunto, desta vez na cidade de Moscou, na Rússia, em um "flashmob". Fonte: BA.
Fontes de consulta desta reportagem:
British Airways (Site universal): http://www.ba.com
British Airways (Site universal): http://www.ba.com
British Airways (Site de informação não-oficial): http://thebasource.com
Open Skies: http://www.flyopenskies.com
Temperos Ajinomoto: http://www.ajinomoto.com.br
"British Airways Shuttle": uma propaganda retrô (anos 80) da empresa aérea.
muito legal a reportagem !
ResponderExcluirFelipe, muito obrigado! Peço que, para visualizar os vídeos, veja o nosso blog no computador, pois pelo iPad, eles não ficam disponíveis!
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